- Zeppelin
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
C4 soltou a roda no trânsito
Bom dia pessoal,
Devido às chuvas aqui em BH, caí com a roda dianteira esq. em 2 crateras o que causou 2 bolhas no pneu. Já estava procurando pneu para comprar qndo passei em um buraco bem menor e o pneu foi pro saco de vez. Como estava perto de casa e já eram quase 23:00h, rodei até em casa e coloquei o estepe na garagem do prédio.
No outro dia fui trabalhar rodando com o estepe e saí para almoçar com amigos. Na volta, após passar em outro buraco pequeno, o carro começou a fazer um barulho estranho e eu pensei que havia furado outro pneu. Parei e olhei os 4 pneus, mas não era isto. Como estava em um local perigoso e inclinado, resolvi rodar mais um pouco para chegar em algum local plano e seguro para poder olhar debaixo do carro e verificar o que foi danificado. O barulho aumentou e comecei a procurar um local para encostar qndo de repente o estepe sai do carro e o carro cai com o disco de freio no chão. (ai que dor no coração)
Antes de perguntarem, apertei sim a porcaria do estepe. Lembro-me perfeitamente disto, até pq o fiz xingando muito pois o pneu furou qndo saí de casa para fazer compras para o condomínio que acabo de me tornar síndico (mto a contragosto).
Não sei o que ocorreu, mas o que achei estranho é que os furos da roda do estepe são menores que a parte cônica da cabeça do parafuso, o que faz com que a arruela não chegue nem perto da roda. Talvez a vibração do asfalto horrível daqui de BH tenha feito os parafusos desapertarem e saírem.
Pode ser que faltou dar "aquela" apertada de fazer suar e doer as mãos de tanto fazer força, coisa que nunca fiz com o estepe, pois logo iria trocá-lo novamente. Eu sempre procurei dar uma boa apertada nos parafusos, mas sem exagerar e sempre verifico o aperto dos 4 parafusos novamente. Nunca havia ocorrido qualquer tipo de problemas.
Foi difícil conseguir colocar 3 parafusos na roda, pois as roscas dos parafusos e do cubo espanaram. Consegui fazê-lo e levei o carro na CSS onde eles refizeram a rosca do cubo, colocaram parafusos novos e me garantiram que eu podia rodar com o estepe.
No outro dia troquei os pneus dianteiros, mas o carro agora apresenta uma vibração no lado que ocorreu o problema. Esta vibração ocorre qndo rodo de 30 a 40 km/h e parece que é o rolamento. Marquei na CSS, mas para evitar uma facada muito grande gostaria de ter uma idéia do que poderia ter sido danificado. Alguém tem algum palpite do que pode ser?
Devido às chuvas aqui em BH, caí com a roda dianteira esq. em 2 crateras o que causou 2 bolhas no pneu. Já estava procurando pneu para comprar qndo passei em um buraco bem menor e o pneu foi pro saco de vez. Como estava perto de casa e já eram quase 23:00h, rodei até em casa e coloquei o estepe na garagem do prédio.
No outro dia fui trabalhar rodando com o estepe e saí para almoçar com amigos. Na volta, após passar em outro buraco pequeno, o carro começou a fazer um barulho estranho e eu pensei que havia furado outro pneu. Parei e olhei os 4 pneus, mas não era isto. Como estava em um local perigoso e inclinado, resolvi rodar mais um pouco para chegar em algum local plano e seguro para poder olhar debaixo do carro e verificar o que foi danificado. O barulho aumentou e comecei a procurar um local para encostar qndo de repente o estepe sai do carro e o carro cai com o disco de freio no chão. (ai que dor no coração)
Antes de perguntarem, apertei sim a porcaria do estepe. Lembro-me perfeitamente disto, até pq o fiz xingando muito pois o pneu furou qndo saí de casa para fazer compras para o condomínio que acabo de me tornar síndico (mto a contragosto).
Não sei o que ocorreu, mas o que achei estranho é que os furos da roda do estepe são menores que a parte cônica da cabeça do parafuso, o que faz com que a arruela não chegue nem perto da roda. Talvez a vibração do asfalto horrível daqui de BH tenha feito os parafusos desapertarem e saírem.
Pode ser que faltou dar "aquela" apertada de fazer suar e doer as mãos de tanto fazer força, coisa que nunca fiz com o estepe, pois logo iria trocá-lo novamente. Eu sempre procurei dar uma boa apertada nos parafusos, mas sem exagerar e sempre verifico o aperto dos 4 parafusos novamente. Nunca havia ocorrido qualquer tipo de problemas.
Foi difícil conseguir colocar 3 parafusos na roda, pois as roscas dos parafusos e do cubo espanaram. Consegui fazê-lo e levei o carro na CSS onde eles refizeram a rosca do cubo, colocaram parafusos novos e me garantiram que eu podia rodar com o estepe.
No outro dia troquei os pneus dianteiros, mas o carro agora apresenta uma vibração no lado que ocorreu o problema. Esta vibração ocorre qndo rodo de 30 a 40 km/h e parece que é o rolamento. Marquei na CSS, mas para evitar uma facada muito grande gostaria de ter uma idéia do que poderia ter sido danificado. Alguém tem algum palpite do que pode ser?
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black

viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

- fabio_sd
- Moderador
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: C4 soltou a roda no trânsito
Os furos do estepe estão certos. Eles são menores e tem assento cônico, enquanto as rodas de liga originais os furos são maiores e tem assento paralelo. Quando coloca o estepe os parafusos parecem que ficam meio "para fora" e as arruelas não encostam na roda de aço. É assim mesmo. O que pode ter acontecido no seu caso foi você ter colocado a roda um pouco fora de centro, meio "enjanbrada", apertou os parafuso, mas ao andar a roda foi para a posição normal e aí os parafusos ficaram frouxos. Pode ser uma hipótese. Você, depois que fez o primeiro aperto manual, rodou a roda no ar para ver se estava alinhada? Apertou os parafusos cruzados? Tem que pensar, pois não era para ter acontecido isto.
Quanto a vibração, quando ela aparece em baixa velocidade costuma ser roda empenada ou pneu com lona deslocada. Ou será que empenou o cubo da roda com o impacto? Está sentindo algo no freio? Não sei se rolamento dá isto. De qualquer forma, fique atento com o serviço que a concessionária vai fazer, pois eles adoram sair trocando tudo quanto é peça para fazer o problema sumir na marra, antes de um diagnóstico técnico adequado. Uma das coisas que boa parte dos mecãnicos de autorizado não entendem é justamente de mecânica. Costumam ser, no máximo, trocadores de peça e operadores de Proxia, e olhe lá... Quando eles aprendem alguma coisa, fazendo experiência no carro da gente, saem de lá e montam uma oficina pra eles. Lamentável isto, mas é verdade...
Quanto a vibração, quando ela aparece em baixa velocidade costuma ser roda empenada ou pneu com lona deslocada. Ou será que empenou o cubo da roda com o impacto? Está sentindo algo no freio? Não sei se rolamento dá isto. De qualquer forma, fique atento com o serviço que a concessionária vai fazer, pois eles adoram sair trocando tudo quanto é peça para fazer o problema sumir na marra, antes de um diagnóstico técnico adequado. Uma das coisas que boa parte dos mecãnicos de autorizado não entendem é justamente de mecânica. Costumam ser, no máximo, trocadores de peça e operadores de Proxia, e olhe lá... Quando eles aprendem alguma coisa, fazendo experiência no carro da gente, saem de lá e montam uma oficina pra eles. Lamentável isto, mas é verdade...
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Assino embaixo de tudo q vc escreveu, Fabião!fabio_sd escreveu:Os furos do estepe estão certos. Eles são menores e tem assento cônico, enquanto as rodas de liga originais os furos são maiores e tem assento paralelo. Quando coloca o estepe os parafusos parecem que ficam meio "para fora" e as arruelas não encostam na roda de aço. É assim mesmo. O que pode ter acontecido no seu caso foi você ter colocado a roda um pouco fora de centro, meio "enjanbrada", apertou os parafuso, mas ao andar a roda foi para a posição normal e aí os parafusos ficaram frouxos. Pode ser uma hipótese. Você, depois que fez o primeiro aperto manual, rodou a roda no ar para ver se estava alinhada? Apertou os parafusos cruzados? Tem que pensar, pois não era para ter acontecido isto.
Sobre a vibração em baixa velocidade, pode ser cubo de roda empenado ou rolamento. Porém, não podemos esquecer q o primeiro elemento q caiu no chão foi o disco de freio! O disco pode ter empenado...
Boa sorte nesa verificação!!
Abração,
Rodrigo.
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
Que zica heim? Dá pena ver um carro novo e super bem cuidado como o seu ser vítima de um problema assim. Mas no fim vai ficar tudo 100%.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
- Zeppelin
- Membros
Fala Fábio!fabio_sd escreveu:Os furos do estepe estão certos. Eles são menores e tem assento cônico, enquanto as rodas de liga originais os furos são maiores e tem assento paralelo. Quando coloca o estepe os parafusos parecem que ficam meio "para fora" e as arruelas não encostam na roda de aço. É assim mesmo. O que pode ter acontecido no seu caso foi você ter colocado a roda um pouco fora de centro, meio "enjanbrada", apertou os parafuso, mas ao andar a roda foi para a posição normal e aí os parafusos ficaram frouxos. Pode ser uma hipótese. Você, depois que fez o primeiro aperto manual, rodou a roda no ar para ver se estava alinhada? Apertou os parafusos cruzados? Tem que pensar, pois não era para ter acontecido isto.
Depois de ter quebrado mto a cabeça, cheguei a mesma conclusão que vc. Acho que o que aconteceu foi como vc disse, a roda não estava na posição correta e eu apertei os parafusos desta maneira. Ao rodar e passar pelo buraco ela mudou a posição e afrouxou os parafusos fazendo o barulho. Como eu nunca tinha passado pela situação de roda desapertada, imaginei um monte de coisas menos que a roda estava soltando.
Qnto à vibração, os pneus novos e a roda que passou no buraco foram para traseira, então eu descartei estas hipóteses. No freio aparentemente não há nada.
A vibração começa com aproximadamente 30 km/h e para ao passar de 45 km/h. O incômodo máximo acontece com 37 km/h. Qndo ela acontece eu sinto pelo assoalho do carro a rodagem da roda, parece que há atrito ao ela girar. Por isso parece que é o rolamento, mas pode ser também o cubo ou também o disco que amassou e está pegando na pinça, mas como já disse não notei nada de diferente no freio.
Vou na CSS na terça-feira e só vou trocar alguma peça se o mecânico me provar se é ela que está com defeito, pois também acredito que eles vão querer trocar tudo e acabar com o problema. Depois deixo aqui o que foi trocado.
Nem me fala Bruno, qndo vi meu carro sem roda com o disco de freio no asfalto quase chorei de tristeza, é f0da. Mas espero que semana que vem esteja tudo perfeito novamente. Vlw!bruno figueiredo escreveu:Que zica heim? Dá pena ver um carro novo e super bem cuidado como o seu ser vítima de um problema assim. Mas no fim vai ficar tudo 100%.
Abs.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black

-
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Os parafusos da roda de liga leve e do estepe (de ferro) são diferentes, ando com um kit no carro de cada uma delas.
A vibração nesses parafusos e a força que sofrem é imensa, so o carro pesa 1260 Kg. Ao apertar pode subir em cima da chave de roda, a mesma força que normalmente tem que fazer para soltar.
So apertar com o braço corre o risco da roda se soltar.
Um abraço,
A vibração nesses parafusos e a força que sofrem é imensa, so o carro pesa 1260 Kg. Ao apertar pode subir em cima da chave de roda, a mesma força que normalmente tem que fazer para soltar.
Um abraço,
- fabio_sd
- Moderador
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Se você está utilizando rodas de liga-leve original da Citroen, estepe original da Citroen e parafusos originais da Citroen, não precisa ter dois jogos de parafusos, pois o jogo de parafusos originais serve para as duas rodas. O parafuso original tem o assento paralelo para as rodas de liga e o assento cônico em diâmetro menor para as rodas de aço. Veja a figura abaixo:sergioty escreveu:Os parafusos da roda de liga leve e do estepe (de ferro) são diferentes, ando com um kit no carro de cada uma delas.

O tamanho da haste da chave de roda é projetado para dar o torque necessário ao aperto adequado do parafuso. Não precisa subir em cima ou colocar um prolongador. Basta apertar firmemente seguindo as recomendações do manual do carro. Subir na chave de roda, bater, usar chaves pneumática ou colocar prolongadores pode resultar num torque excessivo, ao ponto de até danificar a roda, danificar o parafuso, espanar a rosca, etc.sergioty escreveu:A vibração nesses parafusos e a força que sofrem é imensa, so o carro pesa 1260 Kg. Ao apertar pode subir em cima da chave de roda, a mesma força que normalmente tem que fazer para soltar.
Um abraço,
Fabio_SD
- Zeppelin
- Membros
Deixei meu carro na CSS hoje, mas antes rodei com o consultor para mostrar o problema da vibração.
Segundo ele esta vibração parece com a que ocorre nos C3 qndo fazem o rodízios dos pneu com 30k. Achei estranho pois meu carro e os pneus estão com menos de 15k e também nunca me aconteceu isto.
Ele colocará rodas e pneus originais e andará com o carro para ver se a vibração desaparece, se isso acontecer será bem melhor para o meu bolso. De qualquer forma disse para ele pedir ao mecânico para dar uma verificada no lado que aconteceu o problema para ver se está tudo ok mesmo.
Abs.
Segundo ele esta vibração parece com a que ocorre nos C3 qndo fazem o rodízios dos pneu com 30k. Achei estranho pois meu carro e os pneus estão com menos de 15k e também nunca me aconteceu isto.
Ele colocará rodas e pneus originais e andará com o carro para ver se a vibração desaparece, se isso acontecer será bem melhor para o meu bolso. De qualquer forma disse para ele pedir ao mecânico para dar uma verificada no lado que aconteceu o problema para ver se está tudo ok mesmo.
Abs.

- Zeppelin
- Membros
Peguei o carro ontem na CSS e o consultor trocou as rodas/pneus do carro e disse que a vibração sumiu completamente, ou seja, segundo ele não há problema na suspensão do carro.
Perguntei se algum mecânico verificou a suspensão e ele me disse que foi olhado novamente e que não foi identificada nenhuma avaria, que eu poderia rodar tranquilo.
Agora eu fiquei mais tranquilo, mas ainda não estou totalmente convencido. Vou continuar observando o comportamento do carro, se não melhorar vou fazer o rodízio novamente para ver se melhora.
Perguntei se algum mecânico verificou a suspensão e ele me disse que foi olhado novamente e que não foi identificada nenhuma avaria, que eu poderia rodar tranquilo.
Agora eu fiquei mais tranquilo, mas ainda não estou totalmente convencido. Vou continuar observando o comportamento do carro, se não melhorar vou fazer o rodízio novamente para ver se melhora.

- fmiglior
- Moderador
- Veiculo: C4 VTR
procure alguma loja que faça balanceamento no local (com a roda no carro), fique de olho quando a pessoa fizer pois da pra perceber se existe algum problema na roda ou pneu.
EX C4 VTR