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[VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Então, fiz esse vídeo com um ar até de vitória, pois é difícil conseguir captar esse momento.
Aumentem o volume ou coloquem um fone de ouvido.
Esse "roncar" aparece 1x-2x por semana, em ocasião indefinida. Normalmente quando estou andando devagar (10-20km/h).
Não é um barulho frequente, como se tivesse algo ralando no chão, por exemplo; é como se fosse algo na roda, tanto que inicialmente achei q era o disco empenado encostando na pastilha de freio em só um ponto do disco (um "zummm (silencio) zummmm (silencio) zummmm)... mas descartei essa idéia pq se fosse isso, teria q apresentar SEMPRE que eu estivesse em tal velocidade ou pelo menos, depois q tivesse feito o barulho, teria q continuar fazendo ao trafegar na mesma velocidade ...
Antes mesmo de conseguir filmar (já estava rodando a uns 30min, uns 20km) o barulho tinha aparecido rapidamente e sumiu. Passei quase 20 min rodando e nada de barulho... Simulei a mesma condição em que havia aparecido inicialmente, rodei a 5km/h, 10km/h, 15km/h e nada.... quando menos espero, o barulho voltou e eu consegui filmar.
Depois q captei com a filmagem , já com a cam desligada, o zunido apareceu uns 10min depois quando eu estava a quase 40km/h.... Depois disso rodei mais uns 30min, anda e para do trânsito e não mais apareceu.
Aumentem o volume ou coloquem um fone de ouvido.
Esse "roncar" aparece 1x-2x por semana, em ocasião indefinida. Normalmente quando estou andando devagar (10-20km/h).
Não é um barulho frequente, como se tivesse algo ralando no chão, por exemplo; é como se fosse algo na roda, tanto que inicialmente achei q era o disco empenado encostando na pastilha de freio em só um ponto do disco (um "zummm (silencio) zummmm (silencio) zummmm)... mas descartei essa idéia pq se fosse isso, teria q apresentar SEMPRE que eu estivesse em tal velocidade ou pelo menos, depois q tivesse feito o barulho, teria q continuar fazendo ao trafegar na mesma velocidade ...
Antes mesmo de conseguir filmar (já estava rodando a uns 30min, uns 20km) o barulho tinha aparecido rapidamente e sumiu. Passei quase 20 min rodando e nada de barulho... Simulei a mesma condição em que havia aparecido inicialmente, rodei a 5km/h, 10km/h, 15km/h e nada.... quando menos espero, o barulho voltou e eu consegui filmar.
Depois q captei com a filmagem , já com a cam desligada, o zunido apareceu uns 10min depois quando eu estava a quase 40km/h.... Depois disso rodei mais uns 30min, anda e para do trânsito e não mais apareceu.

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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Cara, é complicado dar opinião só pelo vídeo. Realmente parece que tem a ver com o giro da roda, quando o barulho aconteceu aos 40km/h tu percebeu se a frequência do "ciclo" do barulho aumentou, tipo proporcional a 40km/h? Não sei se consegui explicar direito, qualquer coisa eu refaço minha pergunta.
Só para constar, as rodas estão bem apertadas? uma vez no meu gol tive um barulho parecido mas era constante, andei apenas duas quadras e vi que a roda não estava bem apertada.
abraço.
Só para constar, as rodas estão bem apertadas? uma vez no meu gol tive um barulho parecido mas era constante, andei apenas duas quadras e vi que a roda não estava bem apertada.
abraço.

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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Opa! Entendi sim seu questionamento. Aos 40km/h o barulho não foi proporcional não... ele foi exatamente na mesma intensidade e frequência de quando eu estava a 10km/h... por isso já estou descartando ser roda, disco e tal... As rodas estão apertadas. Foi a 1a coisa q fui olhar... :S

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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Pois é, assim descarto os mesmos itens que você e também acredito que não seja motor pela pausa entre os barulhos ser longa...
Cara complicado dar opinião... Sei lá, você disse que sente no volante né? Então já percebeu se sente na manopla também? Quando vê pode ser algo na caixa. (um belo chute)
Cara complicado dar opinião... Sei lá, você disse que sente no volante né? Então já percebeu se sente na manopla também? Quando vê pode ser algo na caixa. (um belo chute)

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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
É freio e acho que é o traseiro ainda... Se seu carro tem mais de 2 anos, troque o fluido do circuito.
Verifique empenamentos de disco.
Grande cagada é solicitar os freios por tempo longo aquecendo o sistema de fricção e empurrar o carro em uma poça de água depois produzindo um gradiente de resfriamento exagerado. É empenamento na certa se isso ocorrer.
Verifique empenamentos de disco.
Grande cagada é solicitar os freios por tempo longo aquecendo o sistema de fricção e empurrar o carro em uma poça de água depois produzindo um gradiente de resfriamento exagerado. É empenamento na certa se isso ocorrer.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Fala pessoal. Hj levei o carro na citroen e constatamos com o relógio comparador que NAO existe empeno nos discos... Mas uma coisa nos chamou a atenção. A roda dianteira direita estava meio presa... enquanto a esquerda ao girar na mão, dava uns 3 voltas, a da direita dava apenas 1,5 volta e parava. Era nítido que ela estava mais "pesada" ao ser girada. Desmontamos o sistema de freio do lado em questão , lubrificamos o embolo que recebe tipo um "parafuso sem rosca" (é o que une a pinça ao seu suporte, que fica do outro lado do disco. Ele já vem com graxa, só demos mais 1 camadinha) e remontamos...
Aproveitamos o ensejo e já fizemos a sangria pra ver se n era ar no sistema. Pronto, tudo montado, giramos com a mão e a roda ficou soltinha soltinha... girou umas 4x ao ser impulsionada.
Então fomos rodar para depois repor o carro no elevador e ver se ela se mantinha "solta" ou se já estaria novamente girando com algo a a segurar. E foi o que aconteceu: ela já estava mais presa de novo. Não tanto quanto antes, mas deu umas 2 voltas apenas e sentia-se que o atrito ao rotacionar era maior dq a do outro lado.
Os mecânicos ficaram encucados, mas uma suposição veio a tona e eu acho que tem sentido: problema na pinça de freio. Pode ser que ela estava "semi-travando" o êmbolo e assim a pastilha não retorna completamente e fica roçando no disco... É uma idéia que parece ter fundamento.
Bronca é gastar 400 reais na pinça + mão de obra e o tiro sair fora da culatra...
Alguma outra sugestão? Outra luz?
Abraço pessoal!
Aproveitamos o ensejo e já fizemos a sangria pra ver se n era ar no sistema. Pronto, tudo montado, giramos com a mão e a roda ficou soltinha soltinha... girou umas 4x ao ser impulsionada.
Então fomos rodar para depois repor o carro no elevador e ver se ela se mantinha "solta" ou se já estaria novamente girando com algo a a segurar. E foi o que aconteceu: ela já estava mais presa de novo. Não tanto quanto antes, mas deu umas 2 voltas apenas e sentia-se que o atrito ao rotacionar era maior dq a do outro lado.
Os mecânicos ficaram encucados, mas uma suposição veio a tona e eu acho que tem sentido: problema na pinça de freio. Pode ser que ela estava "semi-travando" o êmbolo e assim a pastilha não retorna completamente e fica roçando no disco... É uma idéia que parece ter fundamento.
Bronca é gastar 400 reais na pinça + mão de obra e o tiro sair fora da culatra...
Alguma outra sugestão? Outra luz?
Abraço pessoal!

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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Retire a roda e pastilhas e acione o pedal de freio até os pistões (não sei se são um ou dois...) alcançarem sua extensão máxima. Verifique se não há sujeira ali que possa estar travando a peça. Lubrifique e com WD40 e remova o excesso. Vai ter que empurrar os pistões de volta com alguma alavanca, cuidado para não amassar.
Aproveite e troque todo o fluído de freio.
Verifique novamente as partes móveis e pinos da pinça para ver se não há nenhum agarrando. Pinça é difícil dar problema.
Se continuar agarrando pode ser o burrinho de freio que está impedindo a volta do fluído. O circuito é cruzado, se for o burrinho pode estar agarrando a roda traseira do lado contrário.
O ronco só acontece com os freios quentes ou desde que começa a rodar? Você sente o pedal agindo com muita diferença ou baixando quando frio ou quente?
Não sou especialista em freio, mas quem sabe meu chutômetro não pode ajudar, hehehe
Aproveite e troque todo o fluído de freio.
Verifique novamente as partes móveis e pinos da pinça para ver se não há nenhum agarrando. Pinça é difícil dar problema.
Se continuar agarrando pode ser o burrinho de freio que está impedindo a volta do fluído. O circuito é cruzado, se for o burrinho pode estar agarrando a roda traseira do lado contrário.
O ronco só acontece com os freios quentes ou desde que começa a rodar? Você sente o pedal agindo com muita diferença ou baixando quando frio ou quente?
Não sou especialista em freio, mas quem sabe meu chutômetro não pode ajudar, hehehe
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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
Excelente contribuição Arr!
Se for o burrinho que impede a volta do fluído, como proceder?
O barulho acontece "do nada". Depois q fiz o vídeo, em seguida mesmo, passei quase 30min rodando na mesma condição, mesma pista, mesma velocidade e nada. Não mais apresentou.
Hj rodei 100km na cidade e só fez barulho 1x.
Mas já apresentou o barulho com o carro frio sim. O pedal não muda o comportamento.
Abraço!
Se for o burrinho que impede a volta do fluído, como proceder?
O barulho acontece "do nada". Depois q fiz o vídeo, em seguida mesmo, passei quase 30min rodando na mesma condição, mesma pista, mesma velocidade e nada. Não mais apresentou.
Hj rodei 100km na cidade e só fez barulho 1x.
Mas já apresentou o barulho com o carro frio sim. O pedal não muda o comportamento.
Abraço!
Editado pela última vez por [ abarth ] em 07 Jun 2012, 21:47, em um total de 1 vez.

- [ abarth ]
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Re: [VÍDEO] Ronco aqui não! :S
O burrinho não está nesse esquema não.
Fica na outra ponta do circuito, são acionados pelo pedal de freio, é a peça que "empurra" o fluido. Deve ter dois, um para cada circuito. Não sei como é o acesso... deve ser mais fácil por baixo do carro.
Quando corria de moto era mais ou menos comum dar problemas, principalmente no freio traseiro. Podia acontecer de dois modos: ficava sem freio duma vez ou o pedal ia endurecendo, endurecendo até travar a roda e não soltar mais.
Trocávamos um kit de reparo do burrinho e tudo voltava ao normal.
Não sei se o C4 permite trocar o reparo ou só a bomba toda.
Fica na outra ponta do circuito, são acionados pelo pedal de freio, é a peça que "empurra" o fluido. Deve ter dois, um para cada circuito. Não sei como é o acesso... deve ser mais fácil por baixo do carro.
Quando corria de moto era mais ou menos comum dar problemas, principalmente no freio traseiro. Podia acontecer de dois modos: ficava sem freio duma vez ou o pedal ia endurecendo, endurecendo até travar a roda e não soltar mais.
Trocávamos um kit de reparo do burrinho e tudo voltava ao normal.
Não sei se o C4 permite trocar o reparo ou só a bomba toda.