Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
riquati
Membros
Estado: MT
Veiculo: Outros

Achei um sensor pendurado nos pedais... alguém sabe o que é?

Mensagem por riquati »

Salve pessoal!!!

Estava montando meu sonzinho caprichado no C4 hatch 1.6, quando precisei passar a fiação dos falantes pela região dos pedais... tirei aquele forro (carpete) moldado, e estava tranquilo fixando os cabos no lugar quando me deparei com 'algo', que parece um sensor (de pressão, relê reed, temperatura, sei lá) pendurado, solto, perto do pedal de embreagem. Pior, ele tem um ponto para fixação (parafuso ou trava) e não achei 'onde' ele deveria ficar... na base do pedal não há lugar, ao menos não ví.

Alguém sabe o que é? Tirei uma foto para facilitar (é o treco preto com dois fios saindo, bem no topo do pedal, um fio amarelo e outro azul). Será que tem a ver com a embreagem?? Será que se fixado corretamente resolve a porcaria do problema das 'saídas' do 1.6??? Eu ia perguntar na autorizada, mas daí pra explicar o 'como' cheguei lá...hehe... num dá, né??? kkkkkk......

abração a todos,
Ricardo.

a foto do objeto "alienígena" pendurado pelo chicote:

Imagem Imagem

portocarrero
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Re: Achei um sensor pendurado nos pedais... alguém sabe o que é?

Mensagem por portocarrero »

riquati escreveu:Salve pessoal!!!
...

...Eu ia perguntar na autorizada...

...
Rapaiz... Eu duvido que alguem na concessionária saiba o que é isso!

É perigoso mecherem aí e estragarem alguma outra coisa...

Abraço!

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Pelas fotos não deu pra saber. O que ocorre na linha C4, é que muitas coisas vem no chicote elétrico sem uma conexão. Isto se deve a um modelo mais amplo de chicote que já dispõe de conexão para eventuais acessórios que às vezes nossos carros não tem. Um exemplo é o farol de neblina que tem toda a fiação e até o interruptor pronto, mesmo no caso dos GLX que não dispõe do equipamento. Ao desmontar o painel do C4 já me deparei com vários interruptores assim. Não esquenta a cabeça se tudo estiver funcionando normalmente.
Imagem

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Portocarrero, este era meu medo... ter de ligar pra França!!! kkkkk....

Cyro, tudo funciona 100% no meu carro, exceto a saída em primeira marcha (o problema do acelerador do 1.6). Pensei que se a trosobinha pendurada lá fosse um (olha a viagem mental....rs...) reed-switch que 'lesse' a posição da embreagem (!) e permitisse outra resposta do motor, talvez resolvesse o problema. A peça é blindada, e tá ligada em dois fios. Não é sensor de pressão pelo jeito (apertei com vontade e não se mexe, plástico duro), então, sobrou sensor térmico (pouco provável) ou magnético (o reed). Ótico não parece tbem pq. não tem entrada, saída, nada... esta esperança de resolver os trancos de primeira do meu carro não me abandona!!! :)

abração, e obrigado a ambos pela colaboração!

shidodehizar
Membros
Estado: PI
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por shidodehizar »

Agora que vc colocou, eu estava limpando debaixo dos bancos: motorista e passageiro, existem dois sensores em cada um. o que pode ser?

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Shido, grandes chances de serem os conectores ou sensores de presença do airbag... eu não mexeria neles não, especialmente com a chave no contato. Em alguns carros, se vc. desconecta estes sensores ou chicotes, a luz do airbag acende e só apaga depois que o computador da concessionária libera. Tem recomendações pra tirar o banco (desligar a bateria, ligar as luzes para esgotar qualquer resquício de energia, etc) e daí sim desplugar o chicote; não sei se na linha Citroën é assim também. No meu, há apenas no banco do motorista, uma caixinha sinistra do lado esquerdo.. inclusive, eu pensei em montar o amp do som alí e tive de repensar a idéia.

[]s,
Ricardo.

CFcabrera
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por CFcabrera »

Deve ser do alarme, pois o meu caiu da amarração e pifou. Como eu sempre digo, tudo neste carro parece enjambrado. Deve ser a fabricação argentina.

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

CFCabrera, é parecido mesmo com o do alarme (botão mestre), mas o meu tá em outro canto e é bem menor... este sai direto do chicote do carro, parece um sensor ou coisa parecida. Não tem partes móveis nele (nada pra apertar), e pior, não tem um local onde se possa fixá-lo (do tipo, 'tava aqui e escapou'). Mistéeeeeeeeerio... kkkkkkkkkkk.....

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

riquati escreveu:Portocarrero, este era meu medo... ter de ligar pra França!!! kkkkk....

Cyro, tudo funciona 100% no meu carro, exceto a saída em primeira marcha (o problema do acelerador do 1.6). Pensei que se a trosobinha pendurada lá fosse um (olha a viagem mental....rs...) reed-switch que 'lesse' a posição da embreagem (!) e permitisse outra resposta do motor, talvez resolvesse o problema. A peça é blindada, e tá ligada em dois fios. Não é sensor de pressão pelo jeito (apertei com vontade e não se mexe, plástico duro), então, sobrou sensor térmico (pouco provável) ou magnético (o reed). Ótico não parece tbem pq. não tem entrada, saída, nada... esta esperança de resolver os trancos de primeira do meu carro não me abandona!!! :)

abração, e obrigado a ambos pela colaboração!
Sensor de pum?

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

kkkkkkkkk.... Marcelo, se for, tbem, não vou testar. Ainda mais que o hatch GLX não tem 'perfumador de ambiente'!!! :)

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”