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sergioty
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por sergioty »

Outro dia li de um especialista que para carros normais não faz diferença alguma usar oleo comum, semi sintetico ou sintético.

Tomar cuidado com esses oleos 5w30, seriam recomendáveis para paises com temperatura ambiente baixa, o Brasil é tropical onde as temperaturas são altas, assim teoricamente apesar de um consumo menor o desgaste do motor poderia ser maior se a temperatura ambiente for alta.

O óleo que colocam nas concessionárias, 15W50, o consumo seria teoricamente um pouco superior mas menor desgate do motor em temperaturas ambientais altas.


Um abraço,

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dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por dacoregio »

Sergio, acho que a temperatura ambiente do pais só faz diferença na hora de acionar o motor.

Quando ele esta em funcionamento com temperatura de regime, o óleo do motor nem sabe que lá fora esta -10°C ou +40°C, pois no motor a temperatura é constante, no flex mais ou menos 105°C.

Uso a seguinte analogia para entender o funcionamento do óleo fino:

Duas piscinas, uma com água e outra com mel.

1) Onde é mais fácil nadar?
2) Em qual piscina tu te molha mais?
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sergioty
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por sergioty »

dacoregio escreveu:Sergio, acho que a temperatura ambiente do pais só faz diferença na hora de acionar o motor.

Quando ele esta em funcionamento com temperatura de regime, o óleo do motor nem sabe que lá fora esta -10°C ou +40°C, pois no motor a temperatura é constante, no flex mais ou menos 105°C.

Uso a seguinte analogia para entender o funcionamento do óleo fino:

Duas piscinas, uma com água e outra com mel.

1) Onde é mais fácil nadar?
2) Em qual piscina tu te molha mais?
Dacoregio,

Se colocar agua no lugar do oleo, as peças do motor vão uma se esfregar na outra, o motor não dura dois minutos.

Precisa colocar algo entre as peças do motor para que elas não encostem uma nas outras, esse é o papel do óleo.

Quanto maior a temperatura, mais fino o óleo, mais fácil uma peça encostar na outra.

Quanto mais grosso o oleo seria melhor, as se for muito grosso ele não consegue entrar entre as peças metalicas do motor.

Assim existe uma viscosidade ótima, para proteger o motor para não deixar as peças encostarem uma nas outras, ele ser fino suficiente para penetrar entre as peças e não ser tão pesado para não consumir muito.

Quanto a temperatura, se ficar parado com o carro pode ser que a temperatura do motor va ficar constante no 105C que você menciona. No caso de condução esportiva, condução em cidade, serra, ou em ambientes quentes, o motor é submetido a elevadas temperaturas, chega por exemplo a 135C. Ou seja, quanto mais alto a temperatura ambiente mais provável que ela va subir, o oleo fino ficar muito fino e as peças metálicas podem enconstar uma nas outras....


Cada tipo de óleo 10w40, 5w30, 20w50 é especificado para trabalhar em um range de temperatura ambiente, considerando que ela vai afetar a temperatura real de funcionamento do motor.

5w30 até 40C
15w40 até 50C

Vide no link abaixo ele mostra o range de temperatura especificado para cada tipo de óleo, e ele também fala que não é recomendável oleo 5w30 para lugares com temperatura ambiente superior a 30 ~35C. No norte, nordeste, centro-oeste deve chegar uns 50C no asfalto.

http://papoautomotivo.wordpress.com/201 ... bre-oleos/


"As exceções desta regra são veículos em regiões muito quentes, acima dos 30~35ºC na média anual. Aí sim, poderemos considerar o uso de um óleo de viscosidade 40."

Ou seja, se o óleo for mais fino pode até economizar, mas se estiver quente e afundar o pé no acelerador pode começar baixar óleo do motor....

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dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por dacoregio »

Sergio, acho que houve um engano. Eu não quis dizer que é para usar água no lugar do óleo. Foi uma analogia para que a questão da viscosidade fosse melhor entendida.

O papel do óleo vai muito alem do não esfregar de peças.

1) Lubrificação (o não esfregar de peças uma na outra que você citou)
2) Transporte e distribuição de calor. Repare que a capa do carter fica exposta justamente para trocar calor com o meio externo.
3) Condução de impurezas ao filtro e ao fundo do carter quando o sistema estiver desligado facilitando sua retirada quando o sistema for esgotado.

Absolutamente não. Quando mais quente, mais "menos" viscoso ou menos grosso fica o óleo automotivo. Ele não se comporta como um fluido comum. Ele é adicionado de componentes parafínicos do petróleo que fornecem tal característica.

Com o motor frio o óleo deveria ser fino e com o motor quente, grosso.

Tudo que tu leu a respeito de que o óleo do carro deve ser retirado ainda quente para facilitar seu escoamento, esta errado. Até no site da Petrobrás esta escrito este absurdo.

A situação ideal é retirar óleo com o motor frio, pois irá escorrer mais fácil e com as impurezas não captadas pelo filtro sedimentadas no fundo do carter. Alem disso, motor recém desligado tem óleo espalhado de cima até embaixo. Deste modo, muito óleo velho fica na parte de cima do motor e não tem tempo para escoar até a saída do carter.

O óleo deve ser fino com o motor frio para permitir a mais rápida lubrificação do motor quando ele esta parado por muito tempo.

Com o motor quente, o óleo deve deixar de afinar não subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. O motor quente tem suas folgas maiores. O motor frio trabalha apertado porque o pistão é de alumínio e a camisa dos cilindros é feita de ferro fundido (em alguns motores como os do C4 o bloco todo é de Ferro Fundido). Os materiais diferentes tem coeficiente de dilatação diferentes e sendo assim, esse é o motivo para nunca exigir mais que a rotação de torque máximo quando o motor não estiver completamente aquecido.

A lubrificação do motor é sob pressão. Há injetores calculadamente posicionado nos pontos de lubrificação. A caixa de cambio não. Ela exige óleo grosso para manter o lubrificante fixado entre os dentes da roda dentada.

Se óleo grosso fosse o ideal, rodaríamos com óleo SAE 90 de caixa de cambio também no motor. A Formula 1 que tem motores de baixa perda de compressão utiliza óleo SAE ZERO.

A temperatura do motor fica contante a + ou - 105° C. Quando ela ultrapassa este limite superior a ventoinha é acionada. Se a temperatura continua a subir, uma luz de aviso é ligado no painel. Em alguns sistemas eletrônicos, se tu desligar o motor ele não permitirá uma nova partida como proteção. Somente quando a temperatura baixar. Motores a Diesel modernos operam desta forma.

O próprio site que tu me recomendou (que eu já conhecia, pois foi de lá que tirei a analogia da piscina com mel) diz o seguinte:

"...Muitos pensam que quanto maior o ‘número’ do óleo, melhor é. Nada disso. Os motores de hoje trabalham sob pressão e temperatura muito maiores que os de 10, 20 anos atrás. Um óleo grosso é mais difícil de circular, fica mais tempo ‘escoando’ pelas peças, retendo mais temperatura, o que causa superaquecimento do mesmo e formação de borra..."

e também;

"...Minha recomendação é a de que você use o óleo mais fino indicado pelo fabricante, no nosso exemplo o 5W30. O motor rodará mais solto e econômico, sem comprometer a lubrificação..."

Dai tu citou que:

"As exceções desta regra são veículos em regiões muito quentes, acima dos 30~35ºC na média anual. Aí sim, poderemos considerar o uso de um óleo de viscosidade 40."

e

Ou seja, se o óleo for mais fino pode até economizar, mas se estiver quente e afundar o pé no acelerador pode começar baixar óleo do motor...."

Se baixar óleo, tu completa o limite. O único perigo é tu esquecer de completar e não prestar atenção no aviso do painel.

O gráfico com os limites de temperatura indicam justamente este ponto. Não há perigo em usar óleo fino. Baixar óleo é normal. Só vai elevar o consumo de óleo e nada mais.

Confie em mim. Tenho formação na área (Técnico e Engenheiro Mecânico), sou Coordenador Técnico e instrutor do SENAI e inspetor veicular do Inmetro.

Esse papo de óleo fino tem deixado todos apavorados pois estamos ainda sob o estigma do óleo grosso. Até hoje, gasolina aditiva não pegou 100% pois dizem que deixa sujeira solta dentro do motor. Um absurdo sem tamanho. A do óleo fino vai levar mais tempo ainda.

O pessoal de venda ajuda a manter o mito pois óleo grosso é barato. Óleo barato é a vaca leiteira deles, pois é ali que a margem de lucro é maior. No óleo fino, mais caro, a margem tem que ser menor, caso contrario ele encalha na pratilheira. Por isso colocam pilha para que a gente use o mesmo óleo que o meu avô colocava no Fusca dele...

A Citroen... coitada... usa óleo API SJ quando o manual é claro quando diz que a classe de aditivação deve ser no minimo API SL. Esse Total Quartz disponibilizado no Brasil é ultrapassado.

Em Pato Branco a autorizada chamada Provence, usa óleo para motor a Diesel da Jumper no motores 2.0 flex e a gasolina dizendo que a fabrica que recomendou.

Ou eu jogo no lixo tudo que estudei ou alguém aqui onde eu moro esta fazendo a maior besteira que já vi no mundo automotivo.

Como eu sei que estou certo? É que óleo para motor ciclo Diesel tem padrão de aditivação C (de Cetano presente no Diesel).
Óleo para motor ciclo Otto (o nosso) tem padrão de aditivação S (de Spark, ou faísca em inglês, que é o modo como a mistura ar combustível é inflamada).

Um óleo tipo SL/CF por exemplo pode ser usado em motores ciclo Diesel e Ciclo Otto.
Um óleo tipo SL só pode ser usado em motores Ciclo Otto
Um óleo tipo CF só pode ser usado em motores Ciclo Diesel.

Pois foi ai que pegue o furo da bala, pois aqui, estão abastecendo os motores ciclo Otto com óleo tipo CF!!! E os caras lá dizem que foi a fabrica que mandou!!!

Dai quando eu quis colocar Mobil no meu carro, veio um animalzinho dizer que nem era permitido a presença daquele óleo na área da oficina. Aprendi que eles não sabem nada de lubrificante. Fiquei até com medo de precisar de um serviço mais competente deles futuramente, pois há erros conceituais graves no trabalho executado lá.

Se eu, como Engenheiro da área não tenho potencial critico para modular o tema? Quem tem?
Um colega de classe chamado Ricardo Penteado era o chefe da equipe de engenheiros do motor do Fernando Alonso da Formula 1 na época que ele estava na Renault em 2003 a 2006 sendo campeão em 2005 e 2006. Nossa formação na área foi pesada.

Estamos cercados de pseudos profissionais que buscam nosso dinheiro exclusivamente. Nos contam um história recheadas de informações técnicas que nem eles sabem a relevância.

Entre em um site de venda de óleo na Austrália (pais de primeiro mundo com as mesmas temperaturas que nós no litoral). Veja as opções de viscosidade de óleo para venda. A maioria é óleo fino.

http://sa.gumtree.com.au/f-Cars-Vehicle ... lleryZtrue

Tem uma opção de óleo grosso da Castrol. Os outros todos são SAE 10W 40 ou 50.

Alias, em um comparativo entre 10 óleo, feito nos EUA, a Castrol ficou em 8° e 9° lugar com 2 óleo. A Mobil em 3° e 4°. Em 1° ficou uma marca desconhecida aqui e em 2° a BP.

http://www.performanceoilnews.com/oils_ ... oils.shtml

1. AMSOIL
2. BP Visco 5000
3&4. Both Mobil 1 (difference between price)
5. Hi-Tec HTO
6. Shell Helix Ultra
7. Royal Purple
8. Castrol R
9. Castrol SLX
10. Torco


Manuais de muitos carros (Citroen e VW por exemplo) citam que é normal queima de até 1 litro de óleo para cada 1.000 km rodados. Tu acha mesmo isso normal? Eu acho absurdo!!

Imagina tu indo comprar 15 litros de óleo para o uso no motor PSA 2.0!!! Sim, porque 5 vai no motor e os outros 10 serão queimado durante o uso.

Errada então esta a minha Parati 1.8 fabricada em 1990 que com 272 mil km originais e de motor nunca aberto não baixa nada de óleo 5W30, o mesmo Mobil que coloquei no C4. Vou la dizer a ela para que baixe óleo pois o manual diz que pode até 1 l/1000 km.

A gente pode ser facilmente ludibriado ao entrar na conversa dessa corja de vendedores e escritores de sites de internet. Qual a formação deles para opinarem?

Esse é o trunfo deste tipo de forum e do nosso coleguismo por aqui, onde um ajuda o outro sobre o que é bom ou não a nossos carros.

Pode comprar o teu Mobil 5W30 que vai dar tudo certo. Tu vai colocar um dos melhor óleo disponível no Brasil hoje e ainda leva 4% menos consumo de combustível, fato que eu atestei como verídico.

Não é como produtos que prometem milagres bíblicos como o poderoso MILITEC-1... Não existe milagre na Mecânica. Existe fato. É uma ciência cartesiana, cercada por normas e exigente de discernimento.


Abração
Editado pela última vez por dacoregio em 01 Jun 2012, 15:07, em um total de 1 vez.
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fmiglior
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por fmiglior »

dacoregio escreveu: Absolutamente não. Quando mais quente, mais viscoso ou grosso fica o óleo automotivo. Ele não se comporta como um fluido comum. Ele é adicionado de componentes parafínicos do petróleo que fornecem tal característica.
não é o contrário? quando mais quente menos viscoso o óleo fica (mais fino).

inclusive o óleo que uso apresenta as seguintes caracteristicas:
  • Motul 8100 X-CESS 5W40
    Densidade a 15°C (59°F) 0,854
    Viscosidade a 100°C (212°F) 14,0 mm²/s
    Viscosidade a 40°C (104°F) 83,1 mm²/s

    Índice de Viscosidade 173
    Ponto de Congelamnto -39°C
    Ponto de Fulgor 228°C
    TBN 11,2 mg KOH/g
ele se torna menos viscoso a 100ºc do q a 40º

O manual técnico da CITROEN recomenda que a troca de óleo seja feita com o motor a pelo menos 80ºC
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dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por dacoregio »

Não, quanto mais quente, no caso do óleo automotivo multiviscoso, mais MENOS grosso.

Inclusive o dado que tu passou indica isto.
A 100ºC ele escorre cobrindo uma área pequena por segundo; 14 mm²
A 40ºC ele escorre mais por estar mais fino cobrindo em 1 segundo uma área de 83,1 mm².

Mas este óleo que tu usa já é bom pela configuração dele.

A frio é idêntico ao que eu recomendei (SAE 5), mas não vi a aditivação dele. O padrão SJ utilizado pela Citroen esta ultrapassado. O SL é comum mas já há melhores. O que eu recomendei é SM. E já tem o SN que o "top oil" atual.


Lembre que eu disse no outro tópico que o óleo mais quente leva mais para escorrer. Sabemos disso pois ele fica mais grosso.

Quem escorre mais rápido então é o óleo quando esta mais fino.

Pergunta 1: O que leva mais tempo então para escorrer, óleo fino ou grosso.
Pergunta 2: A Citroen não cobra a mão de obra por hora? Uns R$ 90... seja para apertar um parafuso, se levar 1 hora é R$ 90. Se for para pensar sobre a solução de um problema... R$ 90.

Dá lucro apertar parafuso a R$ 90 a hora. Por isso, o que puder ser demorado, será.

Mas ai tu pergunta: Mas ganha tão pouco em um carro. Sim, mas em todos ganha um montão. Isso se chama economia em escala.

Um belo exemplo:

A Gol faz a uns 4 anos o que a Delta nos EUA fazem a mais de 20.
Eles pousam o avião normalmente com 2 motores. No Track Back pela pista após um periodo de 90 segundos de redução de rotação e resfriamento, o motor da esquerda (o da direita é responsável pelo condicionamento de ar) é desligado. Assim, o da direita tera que ter sua rotação elevada para compensar a falta do desligado. Com isso, se aproxima a rotação do ponto de eficiencia de queima.

O avião irá puxar para o lado por conta de assimetria de empuxo? Vai, mais ai tu compensa no manete de direção que fica ao lado esquerdo do manche do comandante. A velocidade em solo nem é elevada. A máxima permitida é de 20 knots que dá 36 km/h. Facilmente controlável.

Por pouso eles economizam R$ 66 de QAV JET (querosene para jato).
Faça a conta... Um avião que pousa 10 vezes por dia... são R$ 666 de economia.
Igual aos outros 150 que ela opera... R$ 99.900 / dia.
Multiplicado por 360 dias em um ano... R$ 36.463.500,00

Um premio acumulado da Sena. Isso se chama economia em escala.

Funciona, basta alguém saber fazer a conta.

Hoje de manha a Autorizada da GM me convidou para um test drive com o Cruze. Dando uma namorada no motor dele encontrei a seguinte inscrição/instrução na tampa de óleo:

Imagem

Que é o óleo que eu recomendei.

Imagem

Abaixo, foto do computador de bordo do meu carro rodando com gasolina aditivada Petrobras:

Imagem

Aqui, rodando com Alcool abastecido em posto Petrobras:

Imagem
Editado pela última vez por dacoregio em 01 Jun 2012, 15:11, em um total de 1 vez.
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por Jhow©®™ »

Cara com tantos argumento vc ja me convenceu qual o melhor óleo!! porem eu fiquei meio confuso ainda na parte do oleo ficar mais grosso quando esta quente e fino quando frio..por causa deste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Rozs4IX1qNg[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=Rozs4IX1qNg

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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por dacoregio »

Os elementos líquidos naturais e comuns já são da maneira que ele falou. Por exemplo:

Mel: Coloque no frezzer - ele fica duro
Coloque em banho maria - ele fica fino

Assim, o óleo não precisaria de tratamento algum.

Então bolaram o óleo monoviscoso na década de 40. Ele mantinha a viscosidade dentro da faixa de temperatura de projeto. Ou seja, poderia estar 5°C, a viscosidade seria SAE 40. Se a temperatura fosse para 86°C (temperatura tipica do motor a gasolina) ele se manteria em SAE 40.

O Fusca usava esse óleo.

Na decada de 60 apareceu o óleo multiviscoso. Ele teria uma variação de viscosidade com a temperatura.

Segundo How Stuff Works em http://carros.hsw.uol.com.br/questao164.htm ;

"...Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são resultado da adição de polímeros ao lubrificante. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional.

Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números (SAE 5). À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100° C o óleo alcançou o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade (SAE 30)..."


Assim, mantenho minha opinião.

Vocês firam a foto acima do Cruze, carro mundial da Chevrolet que indica o óleo 5W30. Não foi a GM brasileira que disse, foi a Americana que supervisiona a mundial.

Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), a pagina 19 comenta que o óleo 5W30 é uma configuração que pode ser utilizada.

Baixe e confira:

http://pt.scribd.com/doc/36890625/Manua ... Citroen-C4

Quando tu desliga o motor e passa uma noite, todo o óleo escorre para o carter praticamente.
Ao acionar o motor após este período o óleo deve percorrer as tubulações de lubrificação o mais rápido possível até os pontos de trabalho.

Quem faz isso mais rápido? O óleo fino ou o grosso?

Após o motor estar quente e as folgas internas se elevarem. Que óleo não passara nestas folgas internas? O óleo fino ou o grosso?

Veja a característica do óleo que o nosso colega nos passou acima:

Motul 8100 X-CESS 5W40
Densidade a 15°C (59°F) 0,854
Viscosidade a 100°C (212°F) 14,0 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) 83,1 mm²/s

Índice de Viscosidade 173
Ponto de Congelamnto -39°C
Ponto de Fulgor 228°C
TBN 11,2 mg KOH/g

Significa que:
A 100ºC ele escorre cobrindo uma área pequena por segundo; 14 mm²
A 40ºC ele escorre mais por estar mais fino cobrindo em 1 segundo uma área de 83,1 mm².
Editado pela última vez por dacoregio em 01 Jun 2012, 15:13, em um total de 2 vezes.
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

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Cara tu modo meu conceito véi....como que pode, tudo faz sentido...hahahaha (acho que vo faze engenharia mano =P)

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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por dacoregio »

Pois faça mesmo. Segura o tranco lá por 5 anos e cai no mundo. O Brasil forma 30 mil engenheiros por ano. O Japão e a China juntos formam 4 MILHÕES por ano!!!

Veja eles e veja a gente. Da vergonha.

Precisamos de Engenheiros, ou melhor que isso, de resolvedores de problemas.
Não de alguém que falta na aula de Elementos de Máquinas e depois aparece no You Tube tentando aparentar o que não é buscando promoção própria.

Tu acha que ele ta la de graça? Ele quer que alguma emissora compre o passe dele a qualquer momento. Enquanto isso ele vai parecendo um cara legal...

Ele manja mesmo. Só que essa do óleo foi de cair o fiofó da bunda. É o segundo video que assisto dele. Ele leva muito tempo para explicar as coisas. Na tentativa de ser didático, ele fica monótono.

Me sinto bem por tu ter ficado satisfeito com as respostas.

Porem, leia o link abaixo para saber em que tu vai te meter...
Tenho concordado que muita coisa é verdade.

http://engenhariaehfoda.blogspot.com/20 ... heiro.html

Abraço
Marcelo Monteiro Da Correggio

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