Página 2 de 3

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 26 Mai 2008, 21:57
por Dec0 VTR
Senhores, alguns fatos comprovados fisicamente, e outros de interpretação dessa reportagem da 4 patas;


1o - Rodas maiores (desde que tenham a tala mais larga e o perfil mais fino):

Melhoram a aderencia do carro, consequentemente seus valores de frenagem e aceleração lateral, assim como
também a estabilidade.

Isto se deve pelo fato da area de contato com o chão tornar-se maior, também aumentando os limites de atrito que os 4 pneus podem suportar antes de acontecer a famosa "derrapagem" ou "patinada", outra coisa que influi, é que com um perfil mais "baixo" ou "fino" o pneu apesar de perder em conforto, dobra com mais dificuldade em uma curva, deixando o carro mais estável, este efeito porém, tem o seu lado negativo representado pela perda de conforto ao absorver impactos do solo, pois o espaço entre o pneu e a roda, preenchido pela camara de ar, é menor em um pneu de perfil baixo.

Também estas, aumentam a velocidade final que o carro pode alcançar, pelo maior diametro de rodagem da banda, que aumenta de acordo com o aro da roda, porém, este efeito gera o seu inverso, que é a piora da aceleraçao do automovel (o famoso 0-100), tanto por que a roda tem que dar uma volta maior para completar um giro inteiro, quanto pelo fato de que esta é agora mais pesada, uma roda aro 18 naum pesa o mesmo que uma aro 15.


2o - Uma suspensão mais baixa e mais rígida;


Melhora a estabilidade do carro, pelo simples fato deste com a nova suspensão o automovel gozar de um centro de gravidade mais baixo, auxiliando nas curvas, assim como também curvar menos a carroceria para o lado contrario da curva, pelo fato da suspensao ser mais rigida.... este efeito tembém gera uma deficiencia no conforto, sem falar outros problemas como o carro raspando no chão muitas vezes.



3o - Sobre a reportagem da 4 rodas;


Lembro que esta reportagem tratava de duas situaçoes, uma era o comportamento de rodas de diferentes tamanhos nas condicoes de chuva forte, com uma consideravel lamina de agua no chao, para simular a situação de aquaplanagem. A outra era no asfalto seco.


Sobre o asfalto seco:

A reportagem mostrou exatamente o que eu expliquei acima, com a roda maior o carro perde conforto e aceleraçao, mas ganha estabilidade e velocidade final. Lembro-me que a reportagem atentava para o fato de que as rodas maiores, apesar de aguentarem limites mais altos no que tange a curvas e frenagem, davam menos dicas de quando o carro estaria na eminencia de se descontrolar, sendo entaum recomendadas para motoristas mais experientes.


Sobre a simulacao de aquaplanagem:


Rodas com uma tala maior estão SIM, mais sujeitas a aquaplanagem, é por isto que deve-se ter cuidado redobrado quando dirige-se em chuva forte com rodas maiores.

A explicação é obvia, eh mais complicado e dificil escoar a agua sob uma superficie maior, trabalho desempenhado pelas ranhuras dos pneus.
Assim como também, como o peso do carro estaria distribuído sobre uma area maior, em cada ponto de contato com o solo o pneu então estaria exercendo menos peso, do que um pneu de tala fina por exemplo, é o mesmo principio do ski aquatico, o esqui é largo para te manter sobre a superficie da agua, se este fosse fino, vc precisaria de uma velocidade cada vez maior para esquiar.

PS: Caminhonetes de rodas largas naum enfrentam este problema, pois sao bem mais pesadas que carros comuns, o que compensa a maior distribuicao de peso sobre a area de contato dos pneus com o solo. Se vc pega um onibus por exemplo, que eh super pesado, vc nunca vai ver ele aquaplanar.










Espero ter esclarecido.

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 26 Mai 2008, 22:01
por Souza
Deco falou tudo! mato a pau.. é isso ai....


Abs,
Souza

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 02 Jun 2008, 11:57
por Lucas Fernando
Cara parabens pelo carro....LINDO D+++++++++

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 02 Jun 2008, 15:06
por fabimartin
Caraca que rodassss ficou lindoooo!!! que inveja uhahuhuahuauha

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 02 Jun 2008, 16:25
por Souza
Valeu galera!!!!


Abs,
Souza

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 07 Jun 2008, 15:14
por henriquecouto
Só digo uma coisa: colocarei rodas 20", mas já estou preocupado... Essa caixa de roda é MUITO grande. As 19" parecem 17 em um Vectra... Fácil! :P
Parabéns pelo carro.

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 07 Jun 2008, 20:35
por Dec0 VTR
O loko cara, colcoa foto esse Pallas com aro 20 ai, deve ter ficado d+

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 07 Jun 2008, 21:19
por Souza
henriquecouto escreveu:Só digo uma coisa: colocarei rodas 20", mas já estou preocupado... Essa caixa de roda é MUITO grande. As 19" parecem 17 em um Vectra... Fácil! :P
Parabéns pelo carro.

É real a cx é enorme, se vacilar entra até um aro 22" com perfil 30

Nesta foto aqui da pra ter um noção melhor:
Imagem


Abs,
Souza

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 07 Jun 2008, 23:48
por Dec0 VTR
Amanha no auto esporte da Globo teremos uma reportagem boa pra variar um pouco.

Se entendi bem, são testes em carros com suspensao rebaixada, afim de apurar mudancas no desempenho.

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Enviado: 08 Jun 2008, 10:24
por Souza
Dec0 VTR escreveu:Amanha no auto esporte da Globo teremos uma reportagem boa pra variar um pouco.

Se entendi bem, são testes em carros com suspensao rebaixada, afim de apurar mudancas no desempenho.
Eu vi a reportagem, resumindo, suspensão rebaixanda melhora em um tocada mais agressiva, e se perde no conforto...


Abs,
Souza