Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach
Enviado: 26 Mai 2008, 21:57
Senhores, alguns fatos comprovados fisicamente, e outros de interpretação dessa reportagem da 4 patas;
1o - Rodas maiores (desde que tenham a tala mais larga e o perfil mais fino):
Melhoram a aderencia do carro, consequentemente seus valores de frenagem e aceleração lateral, assim como
também a estabilidade.
Isto se deve pelo fato da area de contato com o chão tornar-se maior, também aumentando os limites de atrito que os 4 pneus podem suportar antes de acontecer a famosa "derrapagem" ou "patinada", outra coisa que influi, é que com um perfil mais "baixo" ou "fino" o pneu apesar de perder em conforto, dobra com mais dificuldade em uma curva, deixando o carro mais estável, este efeito porém, tem o seu lado negativo representado pela perda de conforto ao absorver impactos do solo, pois o espaço entre o pneu e a roda, preenchido pela camara de ar, é menor em um pneu de perfil baixo.
Também estas, aumentam a velocidade final que o carro pode alcançar, pelo maior diametro de rodagem da banda, que aumenta de acordo com o aro da roda, porém, este efeito gera o seu inverso, que é a piora da aceleraçao do automovel (o famoso 0-100), tanto por que a roda tem que dar uma volta maior para completar um giro inteiro, quanto pelo fato de que esta é agora mais pesada, uma roda aro 18 naum pesa o mesmo que uma aro 15.
2o - Uma suspensão mais baixa e mais rígida;
Melhora a estabilidade do carro, pelo simples fato deste com a nova suspensão o automovel gozar de um centro de gravidade mais baixo, auxiliando nas curvas, assim como também curvar menos a carroceria para o lado contrario da curva, pelo fato da suspensao ser mais rigida.... este efeito tembém gera uma deficiencia no conforto, sem falar outros problemas como o carro raspando no chão muitas vezes.
3o - Sobre a reportagem da 4 rodas;
Lembro que esta reportagem tratava de duas situaçoes, uma era o comportamento de rodas de diferentes tamanhos nas condicoes de chuva forte, com uma consideravel lamina de agua no chao, para simular a situação de aquaplanagem. A outra era no asfalto seco.
Sobre o asfalto seco:
A reportagem mostrou exatamente o que eu expliquei acima, com a roda maior o carro perde conforto e aceleraçao, mas ganha estabilidade e velocidade final. Lembro-me que a reportagem atentava para o fato de que as rodas maiores, apesar de aguentarem limites mais altos no que tange a curvas e frenagem, davam menos dicas de quando o carro estaria na eminencia de se descontrolar, sendo entaum recomendadas para motoristas mais experientes.
Sobre a simulacao de aquaplanagem:
Rodas com uma tala maior estão SIM, mais sujeitas a aquaplanagem, é por isto que deve-se ter cuidado redobrado quando dirige-se em chuva forte com rodas maiores.
A explicação é obvia, eh mais complicado e dificil escoar a agua sob uma superficie maior, trabalho desempenhado pelas ranhuras dos pneus.
Assim como também, como o peso do carro estaria distribuído sobre uma area maior, em cada ponto de contato com o solo o pneu então estaria exercendo menos peso, do que um pneu de tala fina por exemplo, é o mesmo principio do ski aquatico, o esqui é largo para te manter sobre a superficie da agua, se este fosse fino, vc precisaria de uma velocidade cada vez maior para esquiar.
PS: Caminhonetes de rodas largas naum enfrentam este problema, pois sao bem mais pesadas que carros comuns, o que compensa a maior distribuicao de peso sobre a area de contato dos pneus com o solo. Se vc pega um onibus por exemplo, que eh super pesado, vc nunca vai ver ele aquaplanar.
Espero ter esclarecido.
1o - Rodas maiores (desde que tenham a tala mais larga e o perfil mais fino):
Melhoram a aderencia do carro, consequentemente seus valores de frenagem e aceleração lateral, assim como
também a estabilidade.
Isto se deve pelo fato da area de contato com o chão tornar-se maior, também aumentando os limites de atrito que os 4 pneus podem suportar antes de acontecer a famosa "derrapagem" ou "patinada", outra coisa que influi, é que com um perfil mais "baixo" ou "fino" o pneu apesar de perder em conforto, dobra com mais dificuldade em uma curva, deixando o carro mais estável, este efeito porém, tem o seu lado negativo representado pela perda de conforto ao absorver impactos do solo, pois o espaço entre o pneu e a roda, preenchido pela camara de ar, é menor em um pneu de perfil baixo.
Também estas, aumentam a velocidade final que o carro pode alcançar, pelo maior diametro de rodagem da banda, que aumenta de acordo com o aro da roda, porém, este efeito gera o seu inverso, que é a piora da aceleraçao do automovel (o famoso 0-100), tanto por que a roda tem que dar uma volta maior para completar um giro inteiro, quanto pelo fato de que esta é agora mais pesada, uma roda aro 18 naum pesa o mesmo que uma aro 15.
2o - Uma suspensão mais baixa e mais rígida;
Melhora a estabilidade do carro, pelo simples fato deste com a nova suspensão o automovel gozar de um centro de gravidade mais baixo, auxiliando nas curvas, assim como também curvar menos a carroceria para o lado contrario da curva, pelo fato da suspensao ser mais rigida.... este efeito tembém gera uma deficiencia no conforto, sem falar outros problemas como o carro raspando no chão muitas vezes.
3o - Sobre a reportagem da 4 rodas;
Lembro que esta reportagem tratava de duas situaçoes, uma era o comportamento de rodas de diferentes tamanhos nas condicoes de chuva forte, com uma consideravel lamina de agua no chao, para simular a situação de aquaplanagem. A outra era no asfalto seco.
Sobre o asfalto seco:
A reportagem mostrou exatamente o que eu expliquei acima, com a roda maior o carro perde conforto e aceleraçao, mas ganha estabilidade e velocidade final. Lembro-me que a reportagem atentava para o fato de que as rodas maiores, apesar de aguentarem limites mais altos no que tange a curvas e frenagem, davam menos dicas de quando o carro estaria na eminencia de se descontrolar, sendo entaum recomendadas para motoristas mais experientes.
Sobre a simulacao de aquaplanagem:
Rodas com uma tala maior estão SIM, mais sujeitas a aquaplanagem, é por isto que deve-se ter cuidado redobrado quando dirige-se em chuva forte com rodas maiores.
A explicação é obvia, eh mais complicado e dificil escoar a agua sob uma superficie maior, trabalho desempenhado pelas ranhuras dos pneus.
Assim como também, como o peso do carro estaria distribuído sobre uma area maior, em cada ponto de contato com o solo o pneu então estaria exercendo menos peso, do que um pneu de tala fina por exemplo, é o mesmo principio do ski aquatico, o esqui é largo para te manter sobre a superficie da agua, se este fosse fino, vc precisaria de uma velocidade cada vez maior para esquiar.
PS: Caminhonetes de rodas largas naum enfrentam este problema, pois sao bem mais pesadas que carros comuns, o que compensa a maior distribuicao de peso sobre a area de contato dos pneus com o solo. Se vc pega um onibus por exemplo, que eh super pesado, vc nunca vai ver ele aquaplanar.
Espero ter esclarecido.