Re: converter C4 exclusive em flex
Enviado: 19 Jun 2009, 06:39
Pessoal..
Vou dar aqui a minha opinião técnica...
- Características MOTOR C4 Pallas gasola:
Taxa de compressão 10,8:1
Diâmetro e curso 85 x 88 mm
143cv a 6000rpm
20,4mkgf a 4000rpm
- Características MOTOR C4 Pallas fRex:
Taxa de compressão 10,8:1
Dâmetro e curso 85 x 88 mm
Gasola = 143cv à 6000rpm e 20,4mkgf a 4000rpm
ÁRcool = 151cv à 6000rpm e 21,6mkgf a 4000rpm
--------------------------------------------------------------
Bem, como vcs podem ver, a Citroën optou por MANTER a taxa de compressão do EW10A em ambas as versões, ou seja, eu já posso adiantar ao pessoal que tem o motor fRex que, se abastecerem com gasola, seu carro vai render exatamente como o modelo que só anda com gasolina!
Então, o que a Citroën deve ter feito, foi mexer nos tempos de injeção e avanço do motor quando o carro percebe que foi abastecido com Álcool. NADA MAIS! Por isso, esse motor flex está consumindo álcool a dar com pau!... Porque, para funcionar bem, a Citroën teve que aumentar MUITO a injeção de combustível (álcool) para compensar a falta de taxa de compressão desse motor (para usar álcool).
Infelizmente, essa é a verdade!
Sendo assim, para o colega que quer transforma seu C4 Pallas para álcool, ou fRex, o veredito é: POSSÍVEL!
No seu caso, recomendo a troca da bomba de combustível por uma adequada ao álcool (acho que dá pra adaptar uma bomba de Astra Flex, por exemplo), pesquisar por um módulo flex aftermarket que consiga mexer não só nos tempos de injeção (o que é mais comum), mas também no avanço do motor! Isso vai lhe garantir ter um carro NUNCA PERFEITO, mas vai funcionar na cana beeeeeeem parecido com o original flex.
Ou seja, vai gastar muito combustível, poderá dar umas engasgadas de vez em quando... e, ao longo do tempo, se a adaptação não for bem feita, poderá prejudicar a vida útil do seu motor. Então, pense muito bem antes de fazer!
Mas, o que eu queria mostrar, é que essa conversão é possível! Existem uns sistemas de uma empresa (vc acha no Mercado Livre no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4bicos-_JM) da marca "Tury" que, por tudo o que já vi a respeito, me parecem ser um dos produtos mais sérios, aftermarket, para transformar seu carro em flex. Eles são os únicos que garantem isso e você ainda pode instalar, opcionalmente, um variador de avanço que trabalha junto com o módulo principal, ou seja, você terá variação de tempo de injeção e variação de avanço, mais kit de partida à frio automático (eles tbém fornecem!)! Em vista de outros produtos ridículos que eu já vi, esse é o que EU testaria no meu carro!
Quanto a velas, bicos de injeção e outros elementos, não se preocupe! Tudo deverá funcionar e não se desgastar prematuramente, se o ajuste que for feito pelos dois módulos (avanço e tempos de injeção) for um bom ajuste. Infelizmente, eu não tenho como testar o módulo pra lhe assegurar se é bom ou não de verdade! Mas, pelo o que já li..., como eu já disse, me parece ser o produto mais sério que já vi para o fim que você procura.
Abração e boa sorte,
Rodrigo.
Vou dar aqui a minha opinião técnica...
- Características MOTOR C4 Pallas gasola:
Taxa de compressão 10,8:1
Diâmetro e curso 85 x 88 mm
143cv a 6000rpm
20,4mkgf a 4000rpm
- Características MOTOR C4 Pallas fRex:
Taxa de compressão 10,8:1
Dâmetro e curso 85 x 88 mm
Gasola = 143cv à 6000rpm e 20,4mkgf a 4000rpm
ÁRcool = 151cv à 6000rpm e 21,6mkgf a 4000rpm
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Bem, como vcs podem ver, a Citroën optou por MANTER a taxa de compressão do EW10A em ambas as versões, ou seja, eu já posso adiantar ao pessoal que tem o motor fRex que, se abastecerem com gasola, seu carro vai render exatamente como o modelo que só anda com gasolina!
Então, o que a Citroën deve ter feito, foi mexer nos tempos de injeção e avanço do motor quando o carro percebe que foi abastecido com Álcool. NADA MAIS! Por isso, esse motor flex está consumindo álcool a dar com pau!... Porque, para funcionar bem, a Citroën teve que aumentar MUITO a injeção de combustível (álcool) para compensar a falta de taxa de compressão desse motor (para usar álcool).
Infelizmente, essa é a verdade!
Sendo assim, para o colega que quer transforma seu C4 Pallas para álcool, ou fRex, o veredito é: POSSÍVEL!
No seu caso, recomendo a troca da bomba de combustível por uma adequada ao álcool (acho que dá pra adaptar uma bomba de Astra Flex, por exemplo), pesquisar por um módulo flex aftermarket que consiga mexer não só nos tempos de injeção (o que é mais comum), mas também no avanço do motor! Isso vai lhe garantir ter um carro NUNCA PERFEITO, mas vai funcionar na cana beeeeeeem parecido com o original flex.
Ou seja, vai gastar muito combustível, poderá dar umas engasgadas de vez em quando... e, ao longo do tempo, se a adaptação não for bem feita, poderá prejudicar a vida útil do seu motor. Então, pense muito bem antes de fazer!
Mas, o que eu queria mostrar, é que essa conversão é possível! Existem uns sistemas de uma empresa (vc acha no Mercado Livre no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4bicos-_JM) da marca "Tury" que, por tudo o que já vi a respeito, me parecem ser um dos produtos mais sérios, aftermarket, para transformar seu carro em flex. Eles são os únicos que garantem isso e você ainda pode instalar, opcionalmente, um variador de avanço que trabalha junto com o módulo principal, ou seja, você terá variação de tempo de injeção e variação de avanço, mais kit de partida à frio automático (eles tbém fornecem!)! Em vista de outros produtos ridículos que eu já vi, esse é o que EU testaria no meu carro!
Quanto a velas, bicos de injeção e outros elementos, não se preocupe! Tudo deverá funcionar e não se desgastar prematuramente, se o ajuste que for feito pelos dois módulos (avanço e tempos de injeção) for um bom ajuste. Infelizmente, eu não tenho como testar o módulo pra lhe assegurar se é bom ou não de verdade! Mas, pelo o que já li..., como eu já disse, me parece ser o produto mais sério que já vi para o fim que você procura.
Abração e boa sorte,
Rodrigo.