Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: calibragem VTR pneus originais

Mensagem por bruno figueiredo »

Bem, na minha opinião. Não é uma questão de opinião.
Todos temos o direito de usar a calibragem que bem entendermos. Mas o correto é seguir o que manda o fabricante.
A calibragem deve ser seguida a risca, se quisermos ter a maior vida útil possível dos pneus, e termos o desempenho de freios e suspensão otimizados.
No seu caso, que usa as rodas e pneus originais, não tem erro, é só usar o que está recomendado na etiqueta.
Abs
Bruno Figueiredo.

Benito
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Benito »

eu acho que o carro fica muito duro com 35 libras!

No meu eu to usando 28. Acho ideal! A cidade é hiper esburacada e 35 acho que "judia" um pouco em buracos e valetas!

abraços

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

É Benito, eu tb acho. Mas daí a diminuirmos 20% da pressão recomendada. Me parece um pouco exagerado.
Vc prefere que o seu colesterol fique abaixo de 200, ou tá bom se ele estiver em 240. Que tal nossa pressão em 14,4, quando o normal é 12?
Com certeza o carro vai ficar mais confortável com os pneus calibrados com 28 libras. Mas será que numa curva com o carro em velocidade um pouco acima da normal, ele vai responder ao seu contrôle? E se precisar parar de repente, será que dá tempo? E o consumo dos pneus, não vai ser mais acelerado? Os componentes da suspensão, não vão se desgastar prematuramente? Não sei, penso que sim. De qualquer maneira, como não sou expert no assunto, prefiro obedecer a recomendação do fabricante.
Pensem nisto. As vezes, negligenciamos coisas que nos parecem sem importância, mas que são fundamentais para nossa segurança.
Abs
Bruno Figueiredo.

Benito
Membros
Estado: PR

Mensagem por Benito »

Bruno,

concordo com tudo o que vc escreveu ai em cima! Só discordo que prejudica a suspensão... na minha ignorancia, com os pneus mais murchos eles absorvem mais impacto, poupando a suspensão do veículo! Claro que o pneu se desgastará um pouco mais rápido do que com a calibragem correta, mas ainda acho que vale a pena!

Tenho vários conhecidos em MT, GO, MS, que devido as precárias condições das rodovias, murcham os pneus da camionetes para absorver mais impactos e poupar rodas e suspensão. To me valendo da mesma tecnica...

Não que eu recomende fugir das recomendações do fabricante, isso fica a critério de cada um! O correto é utilizar 35 e 30.

Abraços

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Eu não teria coragem de andar em alta velocidade de pneu murcho...mas se é pra andar de camionete devagar em estrada ruim..acho até válido...desde que seja pouco abaixo do recomendado..Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Tá certo gente. Me perdoem se parecí intransigente nos meus comentários. Mas é que me preocupo com esta questão da segurança. E é como falei, não tenho conhecimentos técnicos para aconcelhar sobre quantas libras se pode usar prá + ou prá -, sem comprometer a segurança. Então, com fica td no campo do "achismo", opto por usar o que manda o fabricante.
Abs
Bruno Figueiredo.

FrEaKaZoiD:.
Membros
Estado: SP

Mensagem por FrEaKaZoiD:. »

Ia postar justamente algo parecido.

Há tempos tava reclamando da suspensão traseira q batia muito seco em buracos até pequenos.
Desde que o carro saiu da oficina onde tive q trocar o eixo, não mexia nos pneus e antes disso tb não cheguei a calibrá-los pois ainda era muito novo.
Esse FDS resolvi viajar e fui checar os pneus. Os 4 estavam com 35 !!

Ja usei aro 17 com perfil baixo e nunca calibrei com tanto! Cheguei a botar 32 e judiou demais o conjunto. Com os aros 15 do C4, achei 35 um absurdo.
Talves essa calibragem seja a mais correta para ser usada na Europa, de onde o carro é importado (os VTR pelo menos) pois o clima lá é mais frio (fazendo o ar dos pneus comprimirem) e as estradas são melhores.
Pra essa viagem calibrei os 4 com 30 libras e PASMEM!!!!!! Os barulhos traseiros melhoraram 80% !! aquela batida seca q eu tanto reclamava era a calibragem dos pneus !!!
Ele tá rodando muito mais macio, com a banda toda encostando no chao (o q evita desgaste irregular), com o ombro (lateral do pneu) sem deformações nem nada.

Apesar do fabricante estampar a calibragem a 35 libras, particularmente continuarei usando 30 q deixou o carro muito mais confortável pro MEU modo de direção. Se um dia eu resolver dirigir mais esportivamente, com certeza deixarei a traseira com 35.

Então sempre levem em consideração a maneira como dirigem tb.

ABS

colpaulo
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por colpaulo »

Freaka, sempre usei 30, e depois de ter lido um tópico aqui passei a usar 34 libras. Mas depois de algumas semanas voltei usar 30, é mais confortável. Mas isso é muito pessoal.

ABS
colpaulo - São Paulo

AM.
Membros

Calibragem Pneus

Mensagem por AM. »

Pessoal, e ai como vao todos?
Queria saber qual a calibragem q vcs estao usando para o VTR sem peso de pessoas (soh com vcs msm) e com porta-malas vazio? nunca calibrei meu carro e nao estou achando meu manual hahaha

De qto em qto tempo tb eh bom fazer a calibragem dos pneus do carro? ouvi dizer q pneu vazio pode acionar o ESP sem q seja necessario e o carro fica travado pra andar.

O q mais eh bom checar periodicamente no posto alem da calibragem dos pneus e da agua?

Abraços e obrigado mais uma vez!

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Re: Calibragem Pneus

A calibragem do pneu não consta no manual. Vc encontra em uma etiqueta no batente da porta do motorista.
Quanto ao posto de gasolina, não deixo que eles olhem nada no meu carro. Nem água, nem óleo, apenas a calibragem. Estes frentistas não entendem nada, e ainda ficam tentando vender produtos para o carro.
Abs
Bruno Figueiredo.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”