Re: TO PRA TROCAR MEU ABARTH POR UM VTR - Quero Opiniões
Enviado: 15 Set 2009, 14:40
O escalonamento do cambio é um ajuste um tanto complicado, porém MUITO importante pro desempenho do carro.
Nem todas as fabricas dão tanta atencao a isso, mas acho que quando lança-se um modelo com proposta esportiva, o teste exaustivo afim de conseguir a relação perfeita é condição chave pra um carro prazeiroso de se dirigir.
Vide:
Nem todo fabricante tem dado atenção a esse elemento
que interage com o motor na definição do câmbio
Texto: Fabrício Samahá
Parafraseando o que se ouve bastante hoje em dia nos noticiários de economia, a questão do caráter do câmbio de um veículo não é técnica, mas política. Assim, a discussão que envolve curto e longo não está -- até certo ponto -- no certo e no errado, mas na decisão do fabricante. Há também certa confusão entre curto/longo e escalonamento fechado/aberto, e é isso que vamos procurar esclarecer para o leitor.
Os conceitos de câmbio curto e longo dizem respeito à velocidade do veículo em relação à rotação do motor. Já câmbio aberto e fechado são definidos pelo intervalo numérico entre as marchas, ou escalonamento. Esses quatro elementos podem perfeitamente misturar-se entre si. Pode haver câmbio curto de escalonamento aberto e longo de escalonamento fechado, como é possível curto de escalonamento fechado e longo de escalonamento aberto.
Quando se trata de transmitir força motriz às rodas, a missão do engenheiro é promover um "casamento perfeito". Seu objetivo é calcular as relações de transmissão de maneira a aproveitar o melhor possível os dotes do motor -- nunca deve pensar em obter desempenhos espetaculares por meio de sua engenhosidade ao definir essas relações. Isso porque não se ganha desempenho com um cálculo perfeito -- mas pode-se perdê-lo se for errado.
O escalonamento pode ser visualizado como uma escada e seus degraus: degraus mais altos seriam o escalonamento aberto, e mais baixos, o fechado.
Chama-se staging em inglês e étagement em francês, ambas as palavras indicando estágio. Os italianos, com seu poético idioma, chamam o escalonamento fechado de raviccinato, avizinhado, aproximado.
O escalonamento é ditado pelas características do motor. Como regra, a cada troca ascendente de marcha feita na rotação de potência máxima, a rotação deve cair no máximo para a de torque máximo, jamais abaixo desse ponto. Isso porque é entre esses dois picos de rotação, o de torque e o de potência máximos, que a potência se desenvolve mais rapidamente.
À medida em que a velocidade sobe, porém, a resistência do ar cresce de maneira desproporcional -- ao quadrado. Por exemplo, a resistência do ar a 160 km/h não é o dobro de a 80 km/h, mas quatro vezes aquela. Desse modo, os intervalos -- os degraus -- entre as marchas precisam ser cada vez menores, para que o motor fique em condição de produzir potência cada vez maior após cada troca ascendente...
Nem todas as fabricas dão tanta atencao a isso, mas acho que quando lança-se um modelo com proposta esportiva, o teste exaustivo afim de conseguir a relação perfeita é condição chave pra um carro prazeiroso de se dirigir.
Vide:
Nem todo fabricante tem dado atenção a esse elemento
que interage com o motor na definição do câmbio
Texto: Fabrício Samahá
Parafraseando o que se ouve bastante hoje em dia nos noticiários de economia, a questão do caráter do câmbio de um veículo não é técnica, mas política. Assim, a discussão que envolve curto e longo não está -- até certo ponto -- no certo e no errado, mas na decisão do fabricante. Há também certa confusão entre curto/longo e escalonamento fechado/aberto, e é isso que vamos procurar esclarecer para o leitor.
Os conceitos de câmbio curto e longo dizem respeito à velocidade do veículo em relação à rotação do motor. Já câmbio aberto e fechado são definidos pelo intervalo numérico entre as marchas, ou escalonamento. Esses quatro elementos podem perfeitamente misturar-se entre si. Pode haver câmbio curto de escalonamento aberto e longo de escalonamento fechado, como é possível curto de escalonamento fechado e longo de escalonamento aberto.
Quando se trata de transmitir força motriz às rodas, a missão do engenheiro é promover um "casamento perfeito". Seu objetivo é calcular as relações de transmissão de maneira a aproveitar o melhor possível os dotes do motor -- nunca deve pensar em obter desempenhos espetaculares por meio de sua engenhosidade ao definir essas relações. Isso porque não se ganha desempenho com um cálculo perfeito -- mas pode-se perdê-lo se for errado.
O escalonamento pode ser visualizado como uma escada e seus degraus: degraus mais altos seriam o escalonamento aberto, e mais baixos, o fechado.
Chama-se staging em inglês e étagement em francês, ambas as palavras indicando estágio. Os italianos, com seu poético idioma, chamam o escalonamento fechado de raviccinato, avizinhado, aproximado.
O escalonamento é ditado pelas características do motor. Como regra, a cada troca ascendente de marcha feita na rotação de potência máxima, a rotação deve cair no máximo para a de torque máximo, jamais abaixo desse ponto. Isso porque é entre esses dois picos de rotação, o de torque e o de potência máximos, que a potência se desenvolve mais rapidamente.
À medida em que a velocidade sobe, porém, a resistência do ar cresce de maneira desproporcional -- ao quadrado. Por exemplo, a resistência do ar a 160 km/h não é o dobro de a 80 km/h, mas quatro vezes aquela. Desse modo, os intervalos -- os degraus -- entre as marchas precisam ser cada vez menores, para que o motor fique em condição de produzir potência cada vez maior após cada troca ascendente...