Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
ernanidamasceno
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Pneu 205/60/R16 Alguém já usou? Para maior conforto

Mensagem por ernanidamasceno »

Bom,
Eu não faria tal alteração, pois acho o carro já confortável. A proposito, estou fazendo ao contrário, instalando aros 18” com perfil de pneus mais baixos. Mas isso é questão de gosto. Só acho que tem que ser feito direito.
Alterar o perfil para 60 vai realmente te dar mais conforto, mas vamos ver os pontos negativos, além do visual que perderá certo charme.

Fazendo as contas, vi que com os pneus 205/60 r16 vc vai ganhar em torno de 10,25 mm de altura no perfil, porem alterando para (10,25 x 2) 20,5 mm no diâmetro total. Isso é superior a 3% de aumento, o que não é recomendado.
Você citou como exemplo de pessoas que utilizam aro 20, porem as pessoas que fazem essa alteração, costumam usar, ou deveriam, pneus com perfil bem mais baixo para poder compensar e não ultrapassar o limite de 3 % de diâmetro total.

Exemplo: Um aro 20” com pneus 225/30, altera o diâmetro total para 1,7 % a mais somente e utilizando 215/30, altera para 0,8%. Ambos aceitável.

Respeitar isso é muito importante para o funcionamento do velocímetro, esp, abs e o calculo do computador de bordo. Aumentando o perfil, sem aumentar a largura do pneus, provavelmente perderá estabilidade. A 100km/h em uma curva, seu carro não será mais o mesmo, isso sem contar, que vai alterar o centro de gravidade do carro, que fará jogar mais nas curvas.

Modo correto:

A opção que vc tem para aumentar o perfil e ganhar mais conforto, respeitando o diâmetro total e perdendo muito pouca estabilidade (praticamente nenhuma), seria o arrumar um jg de rodas aro 15 dos (preferencia do VTR) e instalar pneus 215/60 r15.

Assim, vc vai alterar no diâmetro insignificantes 1,1 %, e ainda vai te dar mais conforto do que sua própria proposta, pois os 205/60 r16 proposto por ti, que aumenta 10,25 mm de perfil, quando o 215/60 r15 aumentará 16,50 mm de perfil. Comparando com os pneus que vc utiliza hoje.

Ou seja, muito mais conforto mantendo o carro na mesma altura. Terá menos perda de estabilidade (praticamente nehuma), pois compensará com a largura dos pneus maiores, mantendo mais contato e aderência com solo, e ainda respeitará o mesmo diâmetro do conjunto.
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”