Hoje vou escrever sobre as rodas e suspensão.
As molas
A escolha do conjunto de molas não foi muito difícil. Apesar de eu ter ficado bem na dúvida entre H&R e Eibach, fui pela Eibach mesmo, por já ter usado no meu antigo veículo. Durante compra das molas já aproveitei pra dar uma olhada em umas rodas também por lá. As molas estavam em ótimo estado, numa caixa praticamente nova. Tive que trocar as buchas dos amortecedores, mas nada que quebre o bolso nem o coração. Já pedi para ajustarem o camber das rodas dianteiras em -0.5º e as traseiras em -1.5º.
Antes
Depois
O veredicto: Pretendo colocar essas molas em todo o carro no qual eu colocar as mãos! O carro fica outro pra andar. Como prefiro carros firmes, essas molas foram a escolha ideal. Gostaria de esbanjar uns coilovers pra poder baixar mais ainda em TrackDays ou quando tivesse vontade, mas isso é uma história completamente diferente. Pessoalmente achei que o carro baixou pouco, apesar de que pelas fotos dá pra percerber bem. Acho que mais um ou dois dedos a menos de curso ficaria bem legal.
As rodas
Ahhh como me encomodei em busca de rodas! Não que eu não gostasse das minhas rodas, até achava elas legais e tal, porém odiava aquele offset. Acho que o antigo dono não sabia muito nem pesquisou, mas as rodas KRMai K15 que ele comprou tinham offset 40, 15mm a mais que o padrão Citroën. Cheguei a comprar espaçadores para PSA de um jovem de Jaraguá, que usava em um Peugeot. Os espaçadores tinham 18mm de espessura e serviam como luva na roda, com uma restrição: as porcas de roda não permitiam que eu colocasse a capa de volta na roda.
Os espaçadores:
Montados:
Não me adaptei muito com espaçadores, primeiro porquê deixaram a roda menos atraente e também como eu não sou o motorista dos mais calmos, sempre tive uma coceira na orelha sobre eles, além de desbalancear caso pegasse algum tipo de solavanco mais forte. Até que me surgiu uma oportunidade de um membro do clube de Jaraguá se desfazer do seu VTR e tinha as sonhadas Resolfen para negociar, mas acabou fechando o negócio com outro sortudo. Mesmo assim continuei procurando, fui até uma loja em CWB dar uma olhada em algumas rodas. Montaram para mim com pneus para ver como ficaria no carro, por cima dos espaçadores mesmo. Até gostei das rodas, mas não me faziam sentir vontade de entrar naquele carro e sair pra dar um rolê.
As pretendentes:
Montadas:
Continuei minha árdua busca na internet pela roda perfeita. Cogitei até mesmo colocar as KR K57, réplicas da TE37. Offset 32, com tala 8 não ficariam "pra dentro", mas eu não acho que elas combinariam no carro tão harmonicamente. Então finalmente achei as rodas do C4 Gran Picasso, que para mim estão no nível das Resolfen. Sempre gostei das rodas mas não sabia se ficariam legais no meu VTR. Então surgiu um anúncio de Broosklyn (Brusque) de um rapaz vendendo um jogo dessas por 800 dilmas. Voei para falar com ele, fui ver as rodas e acabei levando na mesma hora. No anúncio ele deixou bem claro que elas precisavam de pintura, mas nem me encomodei, minha preucupação mais forte era se estivessem empenadas, com solda, trincaras ou coisa do tipo.
As rodas antes da pintura (estavam realmente feias):
Detalhe:
Valia a pena correr o risco, até mesmo porquê depois poderia revendê-las por mais. Optei por pintar de grafite brilhante, pedi que tentassem deixar o mais parecido com a cor do meu aerofólio que pudessem. As rodas ficaram em um tom levemente mais claro, porém muito bonitas.
As rodas após a pintura:
Montadas:
O veredicto: O resultado realmente me impressionou! Desde ao modelo das rodas até a pintura e escolha da cor. Creio que melhor que isso seria próximo ao impossível. Acabei gostando mais do que as Resolfen (sem preconceitos, teria um jogo de Resolfen sem reclamar hehehe).
No final das contas, o pessoal da recuperadora me disse que as rodas estavam levemente tortas, mas nem precisou de passe de torno para consertar e balanceamento ficou perfeito. Gostaria de poder apresentar uma foto de alta resolução com as novas rodas, mas não tenho nenhuma ainda.
Finalmente estou com um carro que tem o meu toque.
Espero que tenham gostado, pretendo ainda este ano fazer coletor, escapamento e remap, mas vou postando sempre que conseguir aqui, como dicas de limpeza - como já devem ter percebido gosto de ter o carro impecável, sempre que possível - e manutenção - o que considero mais importante do que a estética.
Um abraço!