bom, dependendo do risco, realmente não afeta o fundo.
Mas oengenheiro, uma peça repintada (serviço bem feito) não quer dizer em hipotese alguma que o carro sofreu uma colisão grave. Existem outras maneiras de determinar isso.
Outro detalhe é q, mexendo com meus carros do jeito que eu mexo posso dizer com toda certeza que nem toda lataria é galvanizada.:
Meu VTR está com um risco fundo no paralamas traseiro q realmente não tem nenhum sinal de deterioração mas em compensação o capo do meu peugeot 206 2009 ficou 1 semana com um risco superficial ano passado (feito à chave) e deu sinais de oxidação nesse tempo. 206 é nacional e o VTR é frances (ambos fabricados pela PSA).
Outro 206 que vendi ano passado foi vendido com laudo tecnico a pedido da concessionaria q pegou ele. Tenho uma cópia desse laudo guardado justamente pra saber quais são os detalhes vistoriados e no laudo consta detalhes como risco leve e colisão apontando a região onde (realmente) houve esses incidentes. No meu caso houve uma clara diferenciação pelo estado geral das peças, alinhamento de lataria e até uma resina q as fábricas colocam na junção das peças (não lembro o nome agora) e não somente pela pintura.
Um detalhe no conserto de um detalhe pequeno como esse é que tem oficinas que repintam somente a região afetada e outras repintam a peça inteira para não dar diferença de cor fazendo isso com tinta original preparada com o código correto.
Essa é a diferença q a caneta que vc comentou detecta: Se a peça foi reparada, a expessura da camada de tinta tende a ser mais grossa e a caneta, q nada mais é q um dispositivo com um imã na ponta, consegue medir o tamanho da camada. Qdo o reparo é mais pesado e envolve aplicação de massa a caneta nem pega... Esse comportamento da caneta já determina se é repintura ou colisão.
Qdo a peça é reparada inteiramente essa camada tente a ser uniforme de novo e a caneta já não detecta diferenças. Só q essa tecnica já é antiga... hj em dia um luximetro pode detectar melhor diferenças na cor para determinar se houve repintura, mas é um equipamento mais caro.
Um teste legal pra quem não tem a caneta é passar um imã embrulhado em uma flanela pela lataria. Se ele desprender do metal, é porque existem reparos feitos com massa plástica.
Muito se fala na imprensa escrita sobre essa prática de preferir comprar um veículo riscado do que um em estado "impecável". Muita gente mal intencionada (tem muito nesse ramo) simplesmente "deixa" um ou outro risquinho aqui ou acolá num carro avariado só pra despistar.
Claro que não estou generalizando, tá? cada caso é um caso e numa compra de um veículo usado desse porte tem q se ter muita atenção.
Desculpe se meu comentário anterior o incomodou de alguma forma, mas justamente por saber desses detalhes eu nunca deixaria meu carro riscado só pra provar, numa futura revenda, q ele está em ótimas condições. Cada cabeça uma sentença, né? se vc já teve más experiências nesse sentido tem mais é q fazer aquilo que lhe deixa mais tranquilo.
Boa sorte e ABS !
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
Re: Paralama traseiro amassado
FrEaKaZoiD, é por isso que eu gosto deste site, existe muita gente com bons conhecimentos por aqui e por isso lancei essa ideia (aparentemente absurda) de manter os riscos no carro para ver até que ponto chegariamos com essa "polemica" que acabei criando.
Tanto os seus comentarios quanto os do Bruno e demais frequentadores do site, foram de extrema importancia agregando ainda mais conhecimento para aqueles que são, até certo ponto, leigos no assunto como eu.
Veredito final: Vou desamassar o carro em um martelinho de confiança e levar na concessionaria para fazer a pintura
Em breve mandarei fotos do carro riscado.
Abraços e obrigado.
Tanto os seus comentarios quanto os do Bruno e demais frequentadores do site, foram de extrema importancia agregando ainda mais conhecimento para aqueles que são, até certo ponto, leigos no assunto como eu.
Veredito final: Vou desamassar o carro em um martelinho de confiança e levar na concessionaria para fazer a pintura
Em breve mandarei fotos do carro riscado.
Abraços e obrigado.