Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
HERON
Membros
Mensagens: 362
Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Localização: Brasília - DF

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por HERON »

Catarioca escreveu:Sobre o RPM, se no automatico vc está a 5300rpm a 198km/h...... então o automatico tem a maxima maior q o mecanico????
Pois no mecanico está a praticamente 6000rpm!!!!!
Acredito que não.
Com o câmbio manual fica em 6000 rpm em 4ª, não é? Mas ainda tem a 5ª.
No automático a 4ª é a última (o escalonamento é diferente) e não é possível ultrapassar 6000 rpm.
Heron

Avatar do usuário
bruno figueiredo
Moderador
Mensagens: 10182
Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: Outros
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por bruno figueiredo »

Não, neste caso, é apenas a relação de marcha que é diferente. No manual as marchas são mais curtas, pois existem 5 marchas, enquanto no automático são apenas 4. O meu carro, que teve os parâmetros da injeção modificados, o corte foi elevado para 7.500rpm, e posso te garantir que chegar as 6.000rpms não vai quebrar o seu motor, de jeito nenhum.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Catarioca
Membros
Mensagens: 284
Registrado em: 05 Ago 2009, 12:28
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por Catarioca »

Com o câmbio manual fica em 6000 rpm em 4ª, não é? Mas ainda tem a 5ª.
No automático a 4ª é a última (o escalonamento é diferente) e não é possível ultrapassar 6000 rpm.[/quote]

Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!

HERON
Membros
Mensagens: 362
Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Localização: Brasília - DF

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por HERON »

Catarioca escreveu:Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!
Então a relação de marchas do câmbio manual é realmente muito curta!
Nesse caso, sem modificação dos parâmetros da injeção (como fez o Bruno, por exemplo), não passaria muito dessa velocidade. Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
Para fins de comparação, o automático chega a 160km/h em 3ª a 6.000 rpm, quando ele passa para a 4ª mesmo que esteja no Tiptronic (mas prosseguindo em 4ª, imagino que ele supere 200km/h facilmente).
Heron

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por Arr »

Acho que foi no Best Cars que lí num teste o comentário técnico que o C4 manual tinha um escalonamento de câmbio que utilizava 100% do motor. Ou seja ele atinge a velocidade máxima em última marcha aproveitando a potência máxima do motor.

O C4 automático chegaria, veja bem "chegaria", a algo entre 220 a 230 km/h em 6 mil giros ( a 120km/h esta entre 3100/3200 giros em 4ª). Mas lembre-se que câmbio mais longo não significa maior velocidade máxima. Muitos carros manuais atingem a máxima em 4ª marcha, enquanto a 5ª é "overdrive" e não tem força para empurrar mais o veículo.

Avatar do usuário
bruno figueiredo
Moderador
Mensagens: 10182
Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: Outros
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por bruno figueiredo »

HERON escreveu:
Catarioca escreveu:Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!
Então a relação de marchas do câmbio manual é realmente muito curta!
Nesse caso, sem modificação dos parâmetros da injeção (como fez o Bruno, por exemplo), não passaria muito dessa velocidade. Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
Para fins de comparação, o automático chega a 160km/h em 3ª a 6.000 rpm, quando ele passa para a 4ª mesmo que esteja no Tiptronic (mas prosseguindo em 4ª, imagino que ele supere 200km/h facilmente).
Vcs estão fazendo um pouco de confusão.

O C4 automático não tem velocidade final maior que o C4 manual. O manual possui 5 marchas, e todas elas vão até 6.000rpm, ou mais, se vc alterar o corte da ignição para cima. Em 4ª marcha, a 6.000 rpm, o manual vai estar aproximadamente a 170km/h. Quando vc passar a 5ª, o giro vai cair um pouco, e depois continuar subindo até atingir o giro de corte do motor, de 6.000rpm, se o carro estiver original. Nesta hora, a sua velocidade vai ser de aproximadamente 210km/h, que é a velocidade máxima atingida pelos nossos carros. No caso do automático, vc vai estar em 4ª marcha, e a velocidade final vai ser de aproximadamente 200km/h, pois o câmbio automático rouba mais potência que o manual. Então, o desempenho do manual, sempre vai ser melhor que o do automático, tanto em aceleração, como em velocidade final.
No caso dos carros com a programação alterada, conhecidos com "chipados", vc pode elevar o limite de corte para 7.500rpm ou até 8.000rpm, e aumentar um pouco a velocidade máxima de cada marcha, já que vc pode levar o motor até rotações maiores antes de cambiar. Mas a velocidade máxima final, não vai ser muito alterada, pois para isto é preciso mexer na relação final de marchas (espero que os expert em mecânica passem por aqui para explicar melhor este ponto).
Espero ter ajudado.

Abs.
Bruno Figueiredo.

HERON
Membros
Mensagens: 362
Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Localização: Brasília - DF

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por HERON »

HERON escreveu:Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
bruno figueiredo escreveu:No caso do automático, vc vai estar em 4ª marcha, e a velocidade final vai ser de aproximadamente 200km/h, pois o câmbio automático rouba mais potência que o manual. Então, o desempenho do manual, sempre vai ser melhor que o do automático, tanto em aceleração, como em velocidade final.
É isso aí. Quando disse "acho estranho", na verdade quis dizer que não é possível.
Heron

igorvix
Membros
Mensagens: 166
Registrado em: 21 Dez 2009, 13:52
Veiculo: C4 Picasso

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por igorvix »

Uma pergunta posso responder!

Em 198 Km/h de quinta marcha, eu estava a 5.5 RPM
Imagem Igor-vix

Catarioca
Membros
Mensagens: 284
Registrado em: 05 Ago 2009, 12:28
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por Catarioca »

O q o Bruno falou é corretíssimo!!!!!

Quando estiquei a 4º até acender o vermelho.... estava por volta dos 175km/h!
Joguei a 5º e cheguei a 198km/h.... não reparei q RPM estava, mas não chegou acender o vermelho!!!!!
Quando estava nessa velocidade, senti uma dificuldade do carro pra passar dos 200km/h!!!!! Já estava praticamente quase no limite!!!!!
Outra coisa tb..... a essa velocidade o carro parece q tá no ar!!!!! Não passa muita segurança.....
Mas tb né?! Muita gente fala em 200km/h como se fosse normal..... mas é MUITA VELOCIDADE!!!!!!!!!!!!

HERON
Membros
Mensagens: 362
Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Localização: Brasília - DF

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por HERON »

Catarioca escreveu:Muita gente fala em 200km/h como se fosse normal..... mas é MUITA VELOCIDADE!!!!!!!!!!!!
Realmente, 200km/h é bastante coisa para nós, motoristas comuns. Mas olha a velocidade máxima desse Venom GT:

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... VALOS.html

Esse sim dá para chamar de esportivo.
Heron

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”