HERON escreveu:Catarioca escreveu:Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!
Então a relação de marchas do câmbio manual é realmente muito curta!
Nesse caso, sem modificação dos parâmetros da injeção (como fez o Bruno, por exemplo), não passaria muito dessa velocidade. Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
Para fins de comparação, o automático chega a 160km/h em 3ª a 6.000 rpm, quando ele passa para a 4ª mesmo que esteja no Tiptronic (mas prosseguindo em 4ª, imagino que ele supere 200km/h facilmente).
Vcs estão fazendo um pouco de confusão.
O C4 automático não tem velocidade final maior que o C4 manual. O manual possui 5 marchas, e todas elas vão até 6.000rpm, ou mais, se vc alterar o corte da ignição para cima. Em 4ª marcha, a 6.000 rpm, o manual vai estar aproximadamente a 170km/h. Quando vc passar a 5ª, o giro vai cair um pouco, e depois continuar subindo até atingir o giro de corte do motor, de 6.000rpm, se o carro estiver original. Nesta hora, a sua velocidade vai ser de aproximadamente 210km/h, que é a velocidade máxima atingida pelos nossos carros. No caso do automático, vc vai estar em 4ª marcha, e a velocidade final vai ser de aproximadamente 200km/h, pois o câmbio automático rouba mais potência que o manual. Então, o desempenho do manual, sempre vai ser melhor que o do automático, tanto em aceleração, como em velocidade final.
No caso dos carros com a programação alterada, conhecidos com "chipados", vc pode elevar o limite de corte para 7.500rpm ou até 8.000rpm, e aumentar um pouco a velocidade máxima de cada marcha, já que vc pode levar o motor até rotações maiores antes de cambiar. Mas a velocidade máxima final, não vai ser muito alterada, pois para isto é preciso mexer na relação final de marchas (espero que os expert em mecânica passem por aqui para explicar melhor este ponto).
Espero ter ajudado.
Abs.