Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
HERON
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!

Mensagem por HERON »

Catarioca escreveu:Sobre o RPM, se no automatico vc está a 5300rpm a 198km/h...... então o automatico tem a maxima maior q o mecanico????
Pois no mecanico está a praticamente 6000rpm!!!!!
Acredito que não.
Com o câmbio manual fica em 6000 rpm em 4ª, não é? Mas ainda tem a 5ª.
No automático a 4ª é a última (o escalonamento é diferente) e não é possível ultrapassar 6000 rpm.
Heron

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Não, neste caso, é apenas a relação de marcha que é diferente. No manual as marchas são mais curtas, pois existem 5 marchas, enquanto no automático são apenas 4. O meu carro, que teve os parâmetros da injeção modificados, o corte foi elevado para 7.500rpm, e posso te garantir que chegar as 6.000rpms não vai quebrar o seu motor, de jeito nenhum.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Catarioca
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Catarioca »

Com o câmbio manual fica em 6000 rpm em 4ª, não é? Mas ainda tem a 5ª.
No automático a 4ª é a última (o escalonamento é diferente) e não é possível ultrapassar 6000 rpm.[/quote]

Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!

HERON
Membros

Mensagem por HERON »

Catarioca escreveu:Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!
Então a relação de marchas do câmbio manual é realmente muito curta!
Nesse caso, sem modificação dos parâmetros da injeção (como fez o Bruno, por exemplo), não passaria muito dessa velocidade. Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
Para fins de comparação, o automático chega a 160km/h em 3ª a 6.000 rpm, quando ele passa para a 4ª mesmo que esteja no Tiptronic (mas prosseguindo em 4ª, imagino que ele supere 200km/h facilmente).
Heron

Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Acho que foi no Best Cars que lí num teste o comentário técnico que o C4 manual tinha um escalonamento de câmbio que utilizava 100% do motor. Ou seja ele atinge a velocidade máxima em última marcha aproveitando a potência máxima do motor.

O C4 automático chegaria, veja bem "chegaria", a algo entre 220 a 230 km/h em 6 mil giros ( a 120km/h esta entre 3100/3200 giros em 4ª). Mas lembre-se que câmbio mais longo não significa maior velocidade máxima. Muitos carros manuais atingem a máxima em 4ª marcha, enquanto a 5ª é "overdrive" e não tem força para empurrar mais o veículo.

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

HERON escreveu:
Catarioca escreveu:Não.... 6000 rpm já em 5º marcha!
Então a relação de marchas do câmbio manual é realmente muito curta!
Nesse caso, sem modificação dos parâmetros da injeção (como fez o Bruno, por exemplo), não passaria muito dessa velocidade. Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
Para fins de comparação, o automático chega a 160km/h em 3ª a 6.000 rpm, quando ele passa para a 4ª mesmo que esteja no Tiptronic (mas prosseguindo em 4ª, imagino que ele supere 200km/h facilmente).
Vcs estão fazendo um pouco de confusão.

O C4 automático não tem velocidade final maior que o C4 manual. O manual possui 5 marchas, e todas elas vão até 6.000rpm, ou mais, se vc alterar o corte da ignição para cima. Em 4ª marcha, a 6.000 rpm, o manual vai estar aproximadamente a 170km/h. Quando vc passar a 5ª, o giro vai cair um pouco, e depois continuar subindo até atingir o giro de corte do motor, de 6.000rpm, se o carro estiver original. Nesta hora, a sua velocidade vai ser de aproximadamente 210km/h, que é a velocidade máxima atingida pelos nossos carros. No caso do automático, vc vai estar em 4ª marcha, e a velocidade final vai ser de aproximadamente 200km/h, pois o câmbio automático rouba mais potência que o manual. Então, o desempenho do manual, sempre vai ser melhor que o do automático, tanto em aceleração, como em velocidade final.
No caso dos carros com a programação alterada, conhecidos com "chipados", vc pode elevar o limite de corte para 7.500rpm ou até 8.000rpm, e aumentar um pouco a velocidade máxima de cada marcha, já que vc pode levar o motor até rotações maiores antes de cambiar. Mas a velocidade máxima final, não vai ser muito alterada, pois para isto é preciso mexer na relação final de marchas (espero que os expert em mecânica passem por aqui para explicar melhor este ponto).
Espero ter ajudado.

Abs.
Bruno Figueiredo.

HERON
Membros

Mensagem por HERON »

HERON escreveu:Mas ainda acho estranho o modelo automático (que costuma ser mais limitado em termos de desempenho) ter uma máxima superior ao modelo manual.
bruno figueiredo escreveu:No caso do automático, vc vai estar em 4ª marcha, e a velocidade final vai ser de aproximadamente 200km/h, pois o câmbio automático rouba mais potência que o manual. Então, o desempenho do manual, sempre vai ser melhor que o do automático, tanto em aceleração, como em velocidade final.
É isso aí. Quando disse "acho estranho", na verdade quis dizer que não é possível.
Heron

igorvix
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por igorvix »

Uma pergunta posso responder!

Em 198 Km/h de quinta marcha, eu estava a 5.5 RPM
Imagem Igor-vix

Catarioca
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por Catarioca »

O q o Bruno falou é corretíssimo!!!!!

Quando estiquei a 4º até acender o vermelho.... estava por volta dos 175km/h!
Joguei a 5º e cheguei a 198km/h.... não reparei q RPM estava, mas não chegou acender o vermelho!!!!!
Quando estava nessa velocidade, senti uma dificuldade do carro pra passar dos 200km/h!!!!! Já estava praticamente quase no limite!!!!!
Outra coisa tb..... a essa velocidade o carro parece q tá no ar!!!!! Não passa muita segurança.....
Mas tb né?! Muita gente fala em 200km/h como se fosse normal..... mas é MUITA VELOCIDADE!!!!!!!!!!!!

HERON
Membros

Mensagem por HERON »

Catarioca escreveu:Muita gente fala em 200km/h como se fosse normal..... mas é MUITA VELOCIDADE!!!!!!!!!!!!
Realmente, 200km/h é bastante coisa para nós, motoristas comuns. Mas olha a velocidade máxima desse Venom GT:

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... VALOS.html

Esse sim dá para chamar de esportivo.
Heron

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”