Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Mensagem por fabio_sd »

feh_pexoto escreveu:
fabio_sd escreveu:Olha só o que a ferramenta de busca do fórum (search.php) achou
Boa, nada como sarcasmo hahaha
Rapaz, esta ferramenta de busca é boa demais da conta! É como se fosse um filhote do Google dentro do C4Clube: acha tudo!
Fabio_SD

Marcelo_Sapiranga
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Marcelo_Sapiranga »

E olha que eu usei ela antes de postar a dúvida... :(

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Marcelo_Sapiranga escreveu:E olha que eu usei ela antes de postar a dúvida... :(
É exatamente como no Google: a questão está na escolha das palavras-chave. As que usei foram:

cambio automatico neutro

e depois

cambio automático economia

Daí pra frente ficou fácil achar.

Mas o mais importante é que estamos todos aqui pra ajudar, dentro da ideia da cooperação e ajuda mútua. Este é o C4Clube.
Fabio_SD

ThiagoJansen
Membros

Mensagem por ThiagoJansen »

Arr escreveu:- Na injeção eletrônica existe um recurso chamado "cut-off" que corta a alimentação de combustível quando o acelerador não está acionado e o motor gira por inércia. Então numa descida com o acelerador fechado o consumo é zero como já disse o Edgard.

- Ao final da descida vc teria que parar para engatar o câmbio novamente (pelo menos se quiser preservá-lo por algum tempo), só isso ao meu ver já descartaria tal prática qualquer que fosse a economia (se ela existisse).

- Desgaste/superaquecimento dos freios.

- Segurança.

Nas serras use o tiptronic com marchas altas para soltar o carro nas retas e marchas mais baixas para segurar o carro antes das curvas.
Pessoal,
Sobre o sistema cut-off, tenho dúvidas. Foi avisado que a 60kmh por uns 350 metros uma vez soltado o acelerador o consumo de combustível seria nulo pois o sistema entende. Quando chegarmos ao fim dos 350 metros hipoteticos e o sinal ainda permanecer em vermelho o que nos obriga a parar o veiculo totalmente, logicamente vamos continuar sem apertar o acelerador. Eis a questão, após parado o consumo ainda será nulo? Pois soube que nossos motores 2.0 assim como qq outro são bastantes beberrões quando parados. Surgiu um certo conflito nas informações..hehe
espero que me ajudem na dúvida!
Thiago

Arr
Membros
Estado: SP

Mensagem por Arr »

ThiagoJansen escreveu: Pessoal,
Sobre o sistema cut-off, tenho dúvidas. Foi avisado que a 60kmh por uns 350 metros uma vez soltado o acelerador o consumo de combustível seria nulo pois o sistema entende. Quando chegarmos ao fim dos 350 metros hipoteticos e o sinal ainda permanecer em vermelho o que nos obriga a parar o veiculo totalmente, logicamente vamos continuar sem apertar o acelerador. Eis a questão, após parado o consumo ainda será nulo? Pois soube que nossos motores 2.0 assim como qq outro são bastantes beberrões quando parados. Surgiu um certo conflito nas informações..hehe
espero que me ajudem na dúvida!
Thiago
Não amigo, quando o motor se aproxima da rotação de marcha lenta a injeção volta atuar, mesmo com o carro ainda andando. Não seria possível o motor funcionar em marcha lenta sem combustível, então logicamente ele está sendo alimentado e consumindo quando parado.
Só se desligar o motor ou tiver sistema start/stop como alguns modelos no exterior que desligam o motor nas paradas e religam ao se encostar o pé no acelerador.

O cut-off só entra em ação quando o movimento das rodas gira o motor. Acho que ficou claro agora ;-)

ThiagoJansen
Membros

Mensagem por ThiagoJansen »

Arr escreveu:
ThiagoJansen escreveu: Pessoal,
... quando parados. ... na dúvida!
Thiago
Não amigo, quando o motor se aproxima da rotação de marcha lenta a injeção volta atuar, mesmo com o carro ainda andando. Não seria possível o motor funcionar em marcha lenta sem combustível, então logicamente ele está sendo alimentado e consumindo quando parado.
Só se desligar o motor ou tiver sistema start/stop como alguns modelos no exterior que desligam o motor nas paradas e religam ao se encostar o pé no acelerador.

O cut-off só entra em ação quando o movimento das rodas gira o motor. Acho que ficou claro agora ;-)
Arr, valeu! Totalmente entendido, uma vez que o movimento das rodas auxiliam o giro do motor.
Thiago Jansen

desordeiro
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por desordeiro »

....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:39, em um total de 1 vez.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

desordeiro escreveu:Estão esquecendo do principal fator para não usar ponto morto no Cambio automatico.. o conversor de torque..

Na hora que for engrenar a marcha D , a velocidade irá forçar o conversor de torque e com o tempo isso trará sérios problemas...
Bem lembrado... mas já tinha comentado isso na primeira resposta ;-)

"- Ao final da descida vc teria que parar para engatar o câmbio novamente (pelo menos se quiser preservá-lo por algum tempo), só isso ao meu ver já descartaria tal prática qualquer que fosse a economia (se ela existisse)."

SANFLORIPA
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por SANFLORIPA »

Pessoal, isso de colacar em D com o carro em movimento é o melhor meio de moer a transmissão automática, só para ter idéia se você for fazer balanceamento no lugar de uma das rodas girando e a outra no chão, quando o cara terminar o balaneamento o câmbio já foi pro pau. Então rodando quando vc fizer qualquer curva uma das rodas vão ter rotações diferenciadas, e ai vai moendo o conversor, e adeus caixa.

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Uma coisa que vivo me perguntando (agora que tenho carro (quer dizer, picanto) automático:

E quando eu estiver descendo um morro ou serra e quiser (ou precisar) usar a reduzida (no picanto tem 3) ou o tiptronic, passando as marchas, quando eu quiser sair do tiptronic ou da reduzida pro Drive, tenho que parar o carro?

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”