-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
Re: RNEG MyWay Berlingo
Não vejo, por que não funcionar, acredito que so haja problema na parte dos consumos, já que o aircross/picasso, não aprece na tela do rneg, e sim na tela do painel, e talvez o rneg utilizado nestes veiculos, nao possua a interface, mas talvez na hora da codificação com o lexia seja instalado/liberado esta função.
Eu tenho um rneg europeu no meu c4, tem algumas incompatibilidades, que segundo o pessoal dos foruns europeus, se deve, ou de onde veio o rneg ( fabricado para um 207, p ex), o que eu não concordo, pois ja que na hora que ligamos o lexia e fazemos a codificação no carro, teoricamente as funções para cada veiculo seriam habilitadas ou então se deve a carros com bsi com softawares mais antigos, que também gerariam a incompatibilidade. Esta incompatibilidade, faz com que a rodinha inferior do lado direito não funcione, e os registros de consumo, não possam ser zerados. Este ultimo problema, tem uma solução paleativa, que é manter a tela do cb de bordo conectada, isto permite zerar os consumos, mas ocorre uma desincronização entre o que aparece na tela do rneg e o que aparece na tela do cb, fazendo que as vezes zeremos o consumo 1, e na verdade o que zera é 2 e vice versa.
Tenho por mim que isto é problema na hora da codificação, eu tive que fazer muito rapido pois foi na boa vontade do pessoal da oficina da citroen, sem poder olhar todas as funções, e realmente liberar tudo, e inclusive marcar que o carro não possuia mais a tela do pc de bordo.
Espero que de certo com o rneg nacional, pois é mais completo que o europeu pelas entradas usb e p2 e tem o mapa funcionando.
Eu tenho um rneg europeu no meu c4, tem algumas incompatibilidades, que segundo o pessoal dos foruns europeus, se deve, ou de onde veio o rneg ( fabricado para um 207, p ex), o que eu não concordo, pois ja que na hora que ligamos o lexia e fazemos a codificação no carro, teoricamente as funções para cada veiculo seriam habilitadas ou então se deve a carros com bsi com softawares mais antigos, que também gerariam a incompatibilidade. Esta incompatibilidade, faz com que a rodinha inferior do lado direito não funcione, e os registros de consumo, não possam ser zerados. Este ultimo problema, tem uma solução paleativa, que é manter a tela do cb de bordo conectada, isto permite zerar os consumos, mas ocorre uma desincronização entre o que aparece na tela do rneg e o que aparece na tela do cb, fazendo que as vezes zeremos o consumo 1, e na verdade o que zera é 2 e vice versa.
Tenho por mim que isto é problema na hora da codificação, eu tive que fazer muito rapido pois foi na boa vontade do pessoal da oficina da citroen, sem poder olhar todas as funções, e realmente liberar tudo, e inclusive marcar que o carro não possuia mais a tela do pc de bordo.
Espero que de certo com o rneg nacional, pois é mais completo que o europeu pelas entradas usb e p2 e tem o mapa funcionando.
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box
- filipe411
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe
Pois é Pedro, já tinha visto seus posts lá no C4atreros sobre o problema do reset e vou fazer questão de desabilitar a telinha da CB + RD4 + Bluetooth (segundo o pessoal de lá é um módulo a parte, mas vou verificar) antes de habilitar a "caixa telemática". Quanto aos consumos estou indo na fé que eles têm sua tela própria e vão aparecer pra mim quando estiver tudo instalado hahaha.
Agora, vi lá no Atreros e em uns outros lugares que é necessário alterar a pinagem do Quadblock ao instalar os RTx/RNEG europeu..contudo não sei se a pinagem do Quad do RNEG daqui é igual ao do europeu..acho que a melhor maneira de descobrir seria comparando o do meu carro com os C3P/Aircross com e sem o MyWay..bem sei lá, quando estiver com tudo em mãos vou analisar bem antes para não fazer m***a..
Abraços e feliz 2012 galera!
Agora, vi lá no Atreros e em uns outros lugares que é necessário alterar a pinagem do Quadblock ao instalar os RTx/RNEG europeu..contudo não sei se a pinagem do Quad do RNEG daqui é igual ao do europeu..acho que a melhor maneira de descobrir seria comparando o do meu carro com os C3P/Aircross com e sem o MyWay..bem sei lá, quando estiver com tudo em mãos vou analisar bem antes para não fazer m***a..
-
- Membros
Não é complicada a instalação, tendo o digrama da pinagem é mole, eu mesmo fiz a instalação do meu.filipe411 escreveu:Pois é Pedro, já tinha visto seus posts lá no C4atreros sobre o problema do reset e vou fazer questão de desabilitar a telinha da CB + RD4 + Bluetooth (segundo o pessoal de lá é um módulo a parte, mas vou verificar) antes de habilitar a "caixa telemática". Quanto aos consumos estou indo na fé que eles têm sua tela própria e vão aparecer pra mim quando estiver tudo instalado hahaha.
Como comprei uma central multimídia, vou tirar o rneg do meu carro, e provavelmente venderei, e se vc tiver interesse na tela mais o cabo dela e a antena do gps, podemos negociar, ai fica faltando só vc arrumar a head unit.
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box
- filipe411
- Membros
Obrigado pela oferta Pedro, mas já tenho todo o sistema aqui...só tá faltando instalar mesmo!
A adaptação do Quadblock, vc lembra como fez? Olhei lá no C4Atreros, e parece que é mais ou menos assim o diagrama da pinagem:
E outra, tem que remover os pinos com alicate, trocar de lugar, ou so inverter os fios? Não entendi muito bem.
Abs.
A adaptação do Quadblock, vc lembra como fez? Olhei lá no C4Atreros, e parece que é mais ou menos assim o diagrama da pinagem:
E outra, tem que remover os pinos com alicate, trocar de lugar, ou so inverter os fios? Não entendi muito bem.
Espero que o diagrama da pinagem do RNEG brasileiro seja igual ao europeu, pq sei que não quer dizer nada, mas achei fotos da parte de trás do RNEG de lá e é diferente do daqui...espero que sejam apenas diferenças estéticas e que a parte elétrica não se altere..vou ter que dar uma olhada nisso..RNEG Pin 9 ---> Tela Pin1
RNEG Pin 10 ---> RD4 Pin 10
RNEG Pin 12 ---> RD4 Pin 12
RNEG Pin 13 ---> RD4 Pin 13
RNEG Pin 15 ---> Tela Pin 3
RNEG Pin 16 ---> RD4 Pin 16
RNEG Pin 5B --> Tela Pin 2
Abs.
-
- Membros
Eu usei o diagrama deste site.
http://rt4.wikidot.com/pinouts
No bloco A, se não em engano, uma das ligações usa um dos conectores vazios e a outra vc tem que desconectar o fio.
Na parte B, eu fiz um conector novo com conector de cabo flat de HD.
Não esquece que vc vai ter que fazer uma ponte no microfone para este bloco.
http://rt4.wikidot.com/pinouts
No bloco A, se não em engano, uma das ligações usa um dos conectores vazios e a outra vc tem que desconectar o fio.
Na parte B, eu fiz um conector novo com conector de cabo flat de HD.
Não esquece que vc vai ter que fazer uma ponte no microfone para este bloco.
- filipe411
- Membros
Coloquei o RNEG2 no meu carro ontem, no tópico do meu carro fiz uma descrição detalhada (viewtopic.php?f=26&t=7350&start=50#p115970).
Aqui vai o esquema dos PINs que eu utilizei, mesmo sendo diferente do RNEG europeu do Pedro H, a pinagem foi a mesma - que tb é igual a do RT4.
Abs.
Editado: já ia me esquecendo do microfone, que provavelmente fiz algo errado na minha instalação.
Segundo o Luisiss, o que se deve fazer é (preguiça de traduzir):
Aqui vai o esquema dos PINs que eu utilizei, mesmo sendo diferente do RNEG europeu do Pedro H, a pinagem foi a mesma - que tb é igual a do RT4.
Crédito: Ammuar e Luisiss, do C4atreros.es.
Pin 1 do conector marrom da tela vai no pin 9 do Quadlock Parte A
Pin 3 do conector marrom da tela vai no pin 15 do Quadlock Parte A
Pin 2 d do conector marrom da tela vai no pin 5 do Quadlock Parte B
Ou seja, basicamente as conexões são as mesmas do RT4.
E atenção: o cabo que vai ligado originalmente no pin 15 do Quadblock Parte A do carro tem que ser removido e substituído como foi dito, caso contrário pode queimar a headunit, pq ele é positivo, e nos navidrives, tem que ser negativo.
Abs.
Editado: já ia me esquecendo do microfone, que provavelmente fiz algo errado na minha instalação.
Segundo o Luisiss, o que se deve fazer é (preguiça de traduzir):
El micro va en los pines 3 (masa) y 9 (señal) del conector B, donde van las entradas aux (4->derecho, 10->izquierdo, 11-> masa, igual que las originales del RD4) y donde va conectado en el pin 5 el reostato de la pantalla, para bajar la iluminación al dar las luces, como te dijeron por ahí arriba.
-
- Membros
Cara vc ligou o microfone direto nesses pinos da parte b? Tem que fazer isso, puxar um fio la do microfone, que fica na luz do teto e ligar nesses pinos, ai vai funcionar. Como ficou a funcao dos consumos, perdeu mesmo? E os controles do volante, algo parou de funcinar?
- filipe411
- Membros
Pedro, o microfone fiz exatamente como na citação do Luisiss do meu post anterior. Estou testando bem o eMyWay esses dias e fazendo uma checklist de tudo que tem que ser acertado...
Uma coisa que aconteceu é que quando o RNEG tava sendo colocando no lugar sem querer o cabo amarelo (que alimentava o RD4) ficou imprensado entre o aparelho e o painel, e mesmo isolado e encapado saíram faíscas. Isolei o cabo mais ainda, e depois disso reparei que a luz de teto principal parou de funcionar (mas não havia testado mic, luzes de leitura e do espelho do quebra-Sol), e foi só trocar um fusível que voltou. Mas só depois fui testar as outras coisas do teto, e vi que não estão funcionando (ainda tenho que ver o retrovisor eletrocrômico ou seja lá o nome)...espero que ao trocar os fusíveis responsáveis as coisas voltem ao normal...
Já os sensores de estacionamento, apesar de terem uma animação em colorido na tela, pioraram bastante. O volume dos beeps está bem baixo, e parece que estão mais "abobados", pois antes qualquer coisinha era TUTUTUTUUUU e agora o tempo de resposta aumentou (delay) e a sensibilidade diminuiu. Também percebi que só funcionam ao engatar a ré ou ao andar pra frente, e se não me engano antes no CB original mesmo parado no ponto morto se alguma coisa chegasse perto o sensor já apitava — se alguém com sensores originais frente-trás e CB pudesse confirmar ficaria muito grato.
A tela dos consumos, sim, perdi, mas como quase nunca a usava tá de boa. Comprei o Lexoa/Diagbox no eBay e quando chegar quero fuçar bem as configurações, pois vi que tinha até opção de saída aux. de vídeo (ia ficar muito bom na tela de alta resolução). Também perdi o menu do estado de alertas/funções e o menu de ativação do xenon direcional e timer dele quando se desliga o carro (mas isso dá pra trocar pelo Lexia). Simplesmente é que o aparelho está funcionando exatamente como no C3 Aircross/Picasso, mas acredito que se conseguisse telecodificá-lo com meu VIN algumas coisas poderiam até mudar.
Mapas: em alguns locais são precisos mas em outros são bem largados, com indicações erradas e talz..vou ver se faço a última atualização, pq parece que minha cartografia é a primeira que lançou junto com o Aircross.
Por fim, os comandos no volante estão todos funcionando. Só reparei que duas coisas mudaram: a tecla menu redireciona a um menu escrito navegação e com varios pontos (como se cada um deles fosse uma opção, mas não consigo mover por eles) e esse suposto menu não é acessado por nenhum botão do rádio em si; e a outra coisa é que a rodinha que usava para navegar pelas músicas da lista não funciona na tela da lista, mas de qualquer maneira a rodela que tem no centro da headunit do navi é muito mais rápida. Uma coisa que ainda quero muito fazer é acertar a cor dos LEDs dos botões da headunit, que estão destoando do painel (no Aircross é o mesmo laranja do C5).
Outro dia botei infos do primeiro dia de teste no tópico do meu carro, caso alguém esteja acompanhando por aqui e tenha deixado passar despercebido ;)
Abras!
Uma coisa que aconteceu é que quando o RNEG tava sendo colocando no lugar sem querer o cabo amarelo (que alimentava o RD4) ficou imprensado entre o aparelho e o painel, e mesmo isolado e encapado saíram faíscas. Isolei o cabo mais ainda, e depois disso reparei que a luz de teto principal parou de funcionar (mas não havia testado mic, luzes de leitura e do espelho do quebra-Sol), e foi só trocar um fusível que voltou. Mas só depois fui testar as outras coisas do teto, e vi que não estão funcionando (ainda tenho que ver o retrovisor eletrocrômico ou seja lá o nome)...espero que ao trocar os fusíveis responsáveis as coisas voltem ao normal...
Já os sensores de estacionamento, apesar de terem uma animação em colorido na tela, pioraram bastante. O volume dos beeps está bem baixo, e parece que estão mais "abobados", pois antes qualquer coisinha era TUTUTUTUUUU e agora o tempo de resposta aumentou (delay) e a sensibilidade diminuiu. Também percebi que só funcionam ao engatar a ré ou ao andar pra frente, e se não me engano antes no CB original mesmo parado no ponto morto se alguma coisa chegasse perto o sensor já apitava — se alguém com sensores originais frente-trás e CB pudesse confirmar ficaria muito grato.
A tela dos consumos, sim, perdi, mas como quase nunca a usava tá de boa. Comprei o Lexoa/Diagbox no eBay e quando chegar quero fuçar bem as configurações, pois vi que tinha até opção de saída aux. de vídeo (ia ficar muito bom na tela de alta resolução). Também perdi o menu do estado de alertas/funções e o menu de ativação do xenon direcional e timer dele quando se desliga o carro (mas isso dá pra trocar pelo Lexia). Simplesmente é que o aparelho está funcionando exatamente como no C3 Aircross/Picasso, mas acredito que se conseguisse telecodificá-lo com meu VIN algumas coisas poderiam até mudar.
Mapas: em alguns locais são precisos mas em outros são bem largados, com indicações erradas e talz..vou ver se faço a última atualização, pq parece que minha cartografia é a primeira que lançou junto com o Aircross.
Por fim, os comandos no volante estão todos funcionando. Só reparei que duas coisas mudaram: a tecla menu redireciona a um menu escrito navegação e com varios pontos (como se cada um deles fosse uma opção, mas não consigo mover por eles) e esse suposto menu não é acessado por nenhum botão do rádio em si; e a outra coisa é que a rodinha que usava para navegar pelas músicas da lista não funciona na tela da lista, mas de qualquer maneira a rodela que tem no centro da headunit do navi é muito mais rápida. Uma coisa que ainda quero muito fazer é acertar a cor dos LEDs dos botões da headunit, que estão destoando do painel (no Aircross é o mesmo laranja do C5).
Outro dia botei infos do primeiro dia de teste no tópico do meu carro, caso alguém esteja acompanhando por aqui e tenha deixado passar despercebido ;)
Abras!
-
- Membros
Quando eu instalei meu rneg tambem tive que trocar o fusivel que alimenta a luz do teto. Sobre o microfone, como vc tinha o bluetooth original, a ligação dele ia ate a bsi e essa fazia a ligação na caixa nomade, assim, para utilizar o rneg, ou vc faz uma ponte ate a bsi, ou liga direto do microfone ate a parte B da head unit, que fica muito mais facil, pois nao precisa encontrar aonde o microfone liga na bsi.
Sobre os bips, no VTR so tem os traseiros, e tanto com RD4 quanto com o rneg, so funciona quando engatava a ré. Nao percebi piora em relação ao RD4, to sofrendo agora com os bips da Central multimidia, esses sim são bem lerdos.
Ja tem a tualização dos mapas? como é feita? via usb? voce tem os arquivos? Sera que essa atualização, se colocada no SD do meu rneg funciona?
Engraçado que vc nao precisou codificar com o VIN, no meu ficava apitando quando eu ligava o carro até codificar.
Sobre os bips, no VTR so tem os traseiros, e tanto com RD4 quanto com o rneg, so funciona quando engatava a ré. Nao percebi piora em relação ao RD4, to sofrendo agora com os bips da Central multimidia, esses sim são bem lerdos.
Ja tem a tualização dos mapas? como é feita? via usb? voce tem os arquivos? Sera que essa atualização, se colocada no SD do meu rneg funciona?
Engraçado que vc nao precisou codificar com o VIN, no meu ficava apitando quando eu ligava o carro até codificar.
- filipe411
- Membros
Olá!
1- Desconectar os cabos/fusíveis do sistema de estacionamento e ver se ele reseta ou algo do tipo;
2- Ligar no Lexia e ver se seria alguma configuração (não creio);
3- Trocar os meus sensores (a bolinha em si) pelo do C3 Picasso ou derepente até mesmo minha centralina que gerencia o sistema.
Por fim eu tinha falado ontem de um menu que só é acessado pelo volante mas que não conseguia operá-lo. Aconteceu que hoje fiquei entrando e saindo nele e derepente girei a rodela da headunit e a bolinha se moveu pro ponto seguinte! O curioso é que depois da 2ª opção (acho que é telefone), vc gira e ele salta duas opções, indo direto pra 5ª opção (não me lembro bem, acho que é ajustes básicos da tela)..acredito que essas duas opções que não podem ser selecionadas sejam a tela de consumos e entrada de vídeo externa que não estão telecodificadas - espero!
Por enquanto é só!
Abras.
Então, isso foi o que eu já falei que eu fiz, liguei os fios do micro na parte B da headunit. Antes eles iam até uma centralina específica pro Bluetooth, que ficava mais ou menos embaixo do porta-luvas e daí pra BSI. Acho que ou o fusível do mic queimou, ou o mic queimou ou os fios ficaram mal conectados ao bocal da headunit...de qualquer maneira vou ter que abrir pra ver..Pedro H escreveu:Quando eu instalei meu rneg tambem tive que trocar o fusivel que alimenta a luz do teto. Sobre o microfone, como vc tinha o bluetooth original, a ligação dele ia ate a bsi e essa fazia a ligação na caixa nomade, assim, para utilizar o rneg, ou vc faz uma ponte ate a bsi, ou liga direto do microfone ate a parte B da head unit, que fica muito mais facil, pois nao precisa encontrar aonde o microfone liga na bsi.
Hmm às vezes o meu era assim tb e eu que viajei.. Mas que o sensor piorou na sensibilidade e criou um delay, não tenho dúvidas. Voltei da casa de praia hj e quando fui botar o carro na minha garagem fiz um teste, eu tava quase encostando já no carro do vizinho e o sensor da ponta (que mostra as barrinhas inclinadas quase até a lateral) nem aí, só depois que deu um beep. Os dois do meio não estão tão ruins mas tb pioraram. Pensei em 3 coisas:Pedro H escreveu:Sobre os bips, no VTR so tem os traseiros, e tanto com RD4 quanto com o rneg, so funciona quando engatava a ré. Nao percebi piora em relação ao RD4, to sofrendo agora com os bips da Central multimidia, esses sim são bem lerdos.
1- Desconectar os cabos/fusíveis do sistema de estacionamento e ver se ele reseta ou algo do tipo;
2- Ligar no Lexia e ver se seria alguma configuração (não creio);
3- Trocar os meus sensores (a bolinha em si) pelo do C3 Picasso ou derepente até mesmo minha centralina que gerencia o sistema.
Parece que já tem atualização dos mapas (e de software tb) sim, mas não tenho os arquivos ainda. Pelo que vi, a atualização vêm em um CD e aí tem que ser copiada para um pendrive virgem e inserida no bocal USB do carro. Olha, pode até ser que funcione pq tanto o meu navi quanto o seu usam mapas da Navteq, mas por outro lado pode ser incompatível, já que o meu aparelho é da Magneti Marelli e o seu da Harman Becker.Pedro H escreveu:Ja tem a tualização dos mapas? como é feita? via usb? voce tem os arquivos? Sera que essa atualização, se colocada no SD do meu rneg funciona?
É esquisito mesmo, na documentação elétrica do C3 Picasso que consegui com o technician, falava que se não fosse configurado o VIN do carro, entraria no modo mute, mas não entrou. E li em algum fórum estrangeiro, acho que no Planete-Citroën, que a imagem que aparece ao ligar o sistema depende do VIN do carro, se for VIN de Pug, aparece o leão da Peugeot, se for VIN de Citro, aparece o nome Citroën e uma silhueta de carro (até me lembro de ligar um Aircross top na CSS há meses atrás e ter notado isso), e bem, no meu carro quando liga aparece grandão MAGNETI MARELLI, ou seja, no VIN code for me ahuahuahua...Pedro H escreveu:Engraçado que vc nao precisou codificar com o VIN, no meu ficava apitando quando eu ligava o carro até codificar.
Por fim eu tinha falado ontem de um menu que só é acessado pelo volante mas que não conseguia operá-lo. Aconteceu que hoje fiquei entrando e saindo nele e derepente girei a rodela da headunit e a bolinha se moveu pro ponto seguinte! O curioso é que depois da 2ª opção (acho que é telefone), vc gira e ele salta duas opções, indo direto pra 5ª opção (não me lembro bem, acho que é ajustes básicos da tela)..acredito que essas duas opções que não podem ser selecionadas sejam a tela de consumos e entrada de vídeo externa que não estão telecodificadas - espero!
Por enquanto é só!
Abras.