mmbdp escreveu:Esse péssimo atendimento varia muito de grupo de concessionárias (em quase todas as marcas). Nas coreanas existem dois tipos de lojas: as de grupos que só vendem carros da marca e as que vêm de outros grupos. Aqui em Niterói a ccs KIA é grupo DIRIJA, que tem lojas GM, Ford.
Nesses grupos "mistos" o atendimento em geral é mediano, com alguns vendedores muito bons e outros nem tanto. Mas esse não dão tanta bola para a escassez do carro.
Já lojas de grupos monomarca são terríveis quando há escassez do carro. Quando fui ver um ix-35 o cara fez cara de nojo, só faltou nos xingar. È que eles fazem uma fila, igual loja de shopping, cada vendedor tem sua vez. Quando a vez chega e o cara pede para ver um carro que não existe (dois meses pra entregar, p.ex.), o vendedor fica pluto, com alguma razão, afinal vive de vender carros "que existem".
Depois de dois a três meses, todos os vendedores que nos trataram com desprezo passaram a nos ligar para oferecer os carros (ix-35, sportage). Aí já com tamanha gentileza que era de se estranhar.
Nos primeiros, o cara hoje está na kia, amanhã pode estar em outra marca do mesmo grupo, então, a opinião do cliente importa e a observação dos superiores também.
A KIA hoje parece a mim que sofre de "grave problema". Os carros têm boa mecânica - eficiente e estável. O design do Peter Schreyer (http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Schreyer) é impecável. Só que a fábrica não está dando conta da demanda.
A hyundai tem se saído melhor no trazer os carros para o Brasil, mas seus carros não são tão desejados pelo design quanto os kia. Por isso tanto investimento em propaganda.
O difícil é esperar o carro chegar. Talvez valha a pena, mas não sei se o faria.
Nenhum carro vale o que pedem no Brasil, mas não dá para comprar fora e "entrar dirigindo"...Mas o acabamento dos kia é melhor que muito carro por aí.
Pois eh...fora essa questao da rede de concessionarios, se eh monomarca (ou melhor MONOPOLIO) ou multimarcas, o problema maior eh a OFERTA E PROCURA... nao tem jeito, isso sempre vai acontecer enquanto nao revisarem os estoques vs. demanda.
Lembro na epoca quando lançou o NEW CIVIC (era uma febre), fui com meu irmao e familia para conhecer o carro na css DAITAN na Av. Ibirapuera (creio q seja uma das css mais NOJENTAS da honda), pra variar estava LOTADA e finalmente qdo fomos atendidos (pela superv. de vendas), ela nem falou bom dia e jah soltou "eh pra comprar new civic??? 2k de agio!! kerem ou nao??)... ridiculo, nem respondemos e fomos embora...rsss... agora o pessoal da honda liga oferecendo NEW CIVIC LXL SE (tem q meter bastante sigla em cima pra vender rss) por 59,9k... quase mando ir tomar no c.. rsss