Pessoal tinha o mesmo problema no meu vtr..
pisava no freio com força e ja vinha aquele bafo de gasolina horivel..
Bom depois de ler o topico decidi meter a cara e trocar o tal do canister, fui na concessionária aqui em caxias rs e encomendei um novo, demoro 8 dias uteis para chegar , paguei R$320.00 e uns quebrados!
Fiz a troca em casa mesmo e realmente era o causador do problema, ja andei bastante e nada do cheiro!!
Bom vo tentar ajudar quem ta querendo trocar ,não eh nda muito complexo , mas vo tentar falar bem explicado, não tirei nenhuma foto na hora da troca porque tinha chovido e tava cheio de barro no paralama dai ja viu, celular barro não ia dar certo, rsrs..
Mas qualquer duvida to ai pra ajudar!
Bom começando o canister ta dentro do para-barro dianteiro do lado do carona, quem quiser tirar a roda facilita, mas eu fiz tudo com a roda no lugar mesmo!
Tem que tirar todas as presilhas do para-barro(aquelas de plastico com engate no meio) força com uma fenda que o engate abre e a presilha sai , depois tem que tirar os 2 parafusos 10 (chave de boca) que seguram o protetor de carter( eh so olhar o carro por baixo que ja da pra ver) .. e por ultimo tem mais 2 parafusos tork em baixo , que seguram aquela proteçao de plastico que tem embaixo do carro!
Dai eh so desencaixar e tirar o para-barro, caso deixe a roda eh so força pra baixo que ele se encaixa bem encima da roda, fica meio apertado mais com jeito vai!
O canister ta bem na lateral do paralama tem que enfiar a cabeça pra dentro pra enxergar!
essa foto eh do canister estragado que tirei do carro..
O canister ta preso por 2 presilhas (A e B) e um guia ( C ) !
se voce olhar para o canister vai ver umas presilhas de plastico que seguram estas indicadas na foto, essas presilhas de plastico são meio amareladas em um formato tipo uma estrela, ela tem umas 5 "perninhas" 2 são maiores que a outras , coloca uma fenda atras de uma das pernas maiores da presilha que ela vai saindo.. Começa com a presilha B ( da foto) solta toda ela e depois solta toda a outra ( A ) !
foto da presilha tipo estrela(circulo verde)que falei.. A presilha ta ali embaixo da pra ver a perna maior da estrela.. peguei a foto na internet
A guia A ( da foto) ela não eh presa , eh so uma guia que so esta encaixada, então depois de tirar as 2 primeiras ( A e B) voce so precisa puxar para o lado do farol (pra frente) o canister que ele sai da guia C! Pronto o canister ta solto..

Agora eh so tirar as mangueira que fica no 1 e 2(da foto) elas são naquele sistema plug and play
bem facil de tirar!
Ai antes de colocar o canister novo no lugar, voce recoloca as presilhas no lugar e ja pode encaixar o novo ali ...encaixa primeiro a guia C depois a A e por ultimo a B, reencaixa as mangueiras do jeito que voce tirou e pronto!!
codigo da peça na concessionaria
Obs importantes..
1.O meu carro eh um vtr 2008 , e como o canister que comprei eh novo ele tem o mesmo código que o original do vtr mas porem não eh igual!
Ele vem com uma tomada a mais(um conector eletrico) que acredito que seja um sensor de aviso no computador de bordo do c4 mais novos que o vtr não tem .. Então nos carros que não tiver basta não conectar que não tem problema!
2. Comprei meu carro usado e ja veio com esse cheiro.. quando vi o canister no lugar, vi que o antigo dono(a) ja tinha feito o esquema da mangueira pra desviar o cheiro , mas como falei o carro tava fedendo a gasolina , então não adiantou muito!
Foto da adaptação..
3.Pra quem ta na duvida se o problema eh o canister e ja tentou as outras dicas do topico!
Recomendo antes de comprar um novo fazer o processo de retirada do canister e com ele fora sacuda ele e escute se não da um barulho tipo areia solta dentro ( o bom não deve dar barulho) , acredito que a gasolina que entra no canister ( quando se enche demais o tanque) deve desmanchar o carvão ativo com o tempo, por isso o barulho!
Se voce sacudiu e não escutou nada, sacuda de novo e coloque o nariz aonde ta enfiado essa mangueira(da foto de cima) e sinta se não tem cheiro de gasolina nesse local, se voce sentir o cheiro
batata pode trocar o canister, se não sentir o cheiro ou não escutar o barulho acredito que o problema seja outro!
Valeu galera..
qualquer coisa so pedir!