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Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 02 Jul 2010, 15:31
por 28spawn
RodVTS98 escreveu:Fala pessoal.

Ontem pude dirigir o C4 Hatch Exclusive 2.0 Flex do Bold e pude constatar pessoalmente os problemas de resposta ao comando do acelerador desse carro.

O carro é manual, portanto está eliminado qualquer efeito do câmbio automático.

Os efeitos percebidos foram:

1- Atraso à resposta de aceleração - Quando se pressiona o pedal do acelerador, o motor demora de 0,5 a 1 seg para responder ao comando. É um problema sob o ponto de vista de prontidão de resposta, pois vc gostaria de acelerar 0,5 a 1 seg antes do que ele responde e isso é desagradável, mas nada mais que isso!

2- Atraso na desaceleração - Quando vc está acelerando o carro, o motor demora cerca de 1 seg para para de acelerar e começar a desacelerar depois que vc já parou de pressionar o pedal do acelerador. É um problema de segurança (na minha opinião), pois continuar acelerando depois que vc já soltou o pedal do acelerador, pode causar acidentes! Com certeza, isso não deve ser normal e deve ser corrigido pela Citroën.


Portanto, para ambos os problemas eu indico as seguintes resoluções:

1- Reprogramar a ECU do carro na Nascarchips (por exemplo), pois depois que eu reprogramei o meu C4 esse delay na resposta do acelerador, sumiu! Acho que a Citroën não vai resolver isso, pois precisaria de uma reprog mais profunda, o que nenhum concessionário está preparado/autorizado a fazer. Vai depender da fábrica, então melhor fazer uma reprog em uma empresa especializada nisso;

2- Reclamar na Citroën, pois isso pode não desaparecer com a reprogramação e pode ainda amplificar o problema. Portanto, entendo que o problema de continuar acelerando depois que já soltou o pedal do acelerador, deve ser endereçado à Citroën que DEVE corrigir isso aí!... É um problema que pode causar acidentes!

De resto, o C4 Hatch Flex 2.0 me surpreendeu por seu desempenho e tenho certeza que está um patamar acima de qualquer um de seus concorrentes! EXCELENTE CARRO!

Abraços,
Rodrigo.
"Reprogramar a ECU do carro na Nascarchips (por exemplo), pois depois que eu reprogramei o meu C4 esse delay na resposta do acelerador, sumiu!"

Rod e a todos que interessar, tava vendo mapa de injeção do C4 (consegui umas Screens dum conhecido), é nitido no mapa que se voce pegar e meter o pé no acelerador ele injeta menos do que se vc deixar ele em meio fio, isso é fato.

Quando voce remapeia, é são mudados os valores de resposta em 100% de "pisada", o sensor do acelerador fornece um valor que é convertido para 0-100% em todos, ou quase todos os carros para uso diario sem mapeamento essa resposta em 100% é menor que em 70%, sem contar que seu carro gasta mais gasolina rendendo menos pq com o pedal no fim de curso a borboleta abre mais, e entra menos gasosa (por causa do mapa) e ai da mistura baixa (mto o2 e pouco combustivel), ja no remapeamento ele responde melhor pq no 100% há um incremento de 5 a 7% do valor injetado original entao o delay é menor.

provavelmente vai vir mó galera falar q nao tem nada a ver mas sei la é o que eu vi, em retomada, nunca pise 100% no acelerador(enfiar o pé) pise uns 60-70% , vc vai ver que o motor começa a crescer mais facil do que em 100% (experiencia propria)



abraços

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 03 Jul 2010, 01:55
por Maluko
Ja notei tbem q enfiar o pé não muda mto, parece q engorda o carro.

To pensando seriamente no chip, pois a preparação chip + filtro no motor flex deve beirar 170cv (iria pedir tbem para deixar o motor girar ateh uns 7000rpm), oq num carro com 1270kg com essa potencia e cambio curto (7,47kg/cv) deve ficar bem legal. Fora a melhora do delay.

Quem sabe não me dou de aniversário.

Será q esse chip zoa o carro? tipo pra quem tem pé meio de chumbo, rodo mto.
E a garantia como fica?


Abraço.
Falow....

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 03 Jul 2010, 13:20
por RodVTS98
28spawn escreveu:
"Reprogramar a ECU do carro na Nascarchips (por exemplo), pois depois que eu reprogramei o meu C4 esse delay na resposta do acelerador, sumiu!"

Rod e a todos que interessar, tava vendo mapa de injeção do C4 (consegui umas Screens dum conhecido), é nitido no mapa que se voce pegar e meter o pé no acelerador ele injeta menos do que se vc deixar ele em meio fio, isso é fato.

Quando voce remapeia, é são mudados os valores de resposta em 100% de "pisada", o sensor do acelerador fornece um valor que é convertido para 0-100% em todos, ou quase todos os carros para uso diario sem mapeamento essa resposta em 100% é menor que em 70%, sem contar que seu carro gasta mais gasolina rendendo menos pq com o pedal no fim de curso a borboleta abre mais, e entra menos gasosa (por causa do mapa) e ai da mistura baixa (mto o2 e pouco combustivel), ja no remapeamento ele responde melhor pq no 100% há um incremento de 5 a 7% do valor injetado original entao o delay é menor.

provavelmente vai vir mó galera falar q nao tem nada a ver mas sei la é o que eu vi, em retomada, nunca pise 100% no acelerador(enfiar o pé) pise uns 60-70% , vc vai ver que o motor começa a crescer mais facil do que em 100% (experiencia propria)

abraços[/quote]

É mais ou menos isso, 28spawn!

O fato é que em uma programação original, as fábricas costumam deixar a mistura mais fina em baixa rpm (ou seja, uma relação estequiómetrica com menos combustível pra uma parte de O2), depois engorda um pouco em média rpm e vai afinando de novo pra alta rpm. O que os reprogramadores fazem, é aumentar a relação estequiométrica em baixa onde o carro precisa de mais torque e depois vão afinando a mistura pra procurar a melhor relação de sonda pra potência. Em uma sonda Wide, você poderá ver os valores de sonda com precisão e valores de sonda lambda em torno de 0,84 ~0,86 é onde se encontra a melhor relação para potência.

Por isso que um carro reprogramado normalmente ganha mais em torque de baixa rpm do que de potência em alta rpm, já que as fábricas já procuram essa maior potência em alta (com uma folga maior), mas nunca o maior torque em baixa, pois isso se traduz em consumo maior! Um carro reprogramado, para economia, vc deve dirigir mais próximo ao ponto de torque máximo, pois ele vai ficar mais economico que se dirigido em baixa rpm e pisando no acelerador.

Além disso, os reprogramadores mais experientes, conseguem extender um pouco mais a resposta do motor e o aumento de rpm pode ajudar no resultado do carro como um todo.

Enfim, são muitos detalhes e de carro pra carro, isso pode mudar! Por isso o retrabalho é algo feito à mão!

Abraço,
Rodrigo.

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 03 Jul 2010, 13:31
por Maluko
Mas será q essa reprogramação judia d+ do motor? digo isso pois gosto de acelerar e derrepente fico uns 3 anos com esse carro.

Alguem saberia me dizer isso?

Abraço.
Falow...

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 05 Jul 2010, 17:33
por fljp
Maluko escreveu:Mas será q essa reprogramação judia d+ do motor? digo isso pois gosto de acelerar e derrepente fico uns 3 anos com esse carro.

Alguem saberia me dizer isso?

Abraço.
Falow...
Olha, eu reprogramei uma vez, quando tinha um Brava SX 1.6 (não vou falar a oficina pra não queimar o cara, mas era uma famosa de SP). O carro ficou bem mais esperto em baixa, só que depois de um ano o motor superaqueceu e fundiu o cabeçote (não deu tempo de ver, tava em estrada e o ponteiro de temp subiu mto rápido, qdo vi já tava no topo). Não sei se tinha relação ou não, mas não faço mais.

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 05 Jul 2010, 20:13
por El Guapo
fljp escreveu:
Maluko escreveu:Mas será q essa reprogramação judia d+ do motor? digo isso pois gosto de acelerar e derrepente fico uns 3 anos com esse carro.

Alguem saberia me dizer isso?

Abraço.
Falow...
Olha, eu reprogramei uma vez, quando tinha um Brava SX 1.6 (não vou falar a oficina pra não queimar o cara, mas era uma famosa de SP). O carro ficou bem mais esperto em baixa, só que depois de um ano o motor superaqueceu e fundiu o cabeçote (não deu tempo de ver, tava em estrada e o ponteiro de temp subiu mto rápido, qdo vi já tava no topo). Não sei se tinha relação ou não, mas não faço mais.
Pode ser, é só vc deixar faltar combustível em alta rotação (mistura pobre) e o motor superaquece e bate pino, por isso é recomendável fazer com quem realmente conhece.

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 08 Jul 2010, 11:20
por Maluko
Eu to pensando em fazer na nascar, mas to com um pouco de receio hehehe... só c eu enfiar um hallmeter daqueles pequenininhos.

Q acham?


Falow...

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 08 Jul 2010, 12:50
por 28spawn
Maluko escreveu:Ja notei tbem q enfiar o pé não muda mto, parece q engorda o carro.

To pensando seriamente no chip, pois a preparação chip + filtro no motor flex deve beirar 170cv (iria pedir tbem para deixar o motor girar ateh uns 7000rpm), oq num carro com 1270kg com essa potencia e cambio curto (7,47kg/cv) deve ficar bem legal. Fora a melhora do delay.

Quem sabe não me dou de aniversário.

Será q esse chip zoa o carro? tipo pra quem tem pé meio de chumbo, rodo mto.
E a garantia como fica?


Abraço.
Falow....
opa

garantia ja era se descobrirem q vc modificou ele aehuaieiehau

mas entao pra vc chegar nos 170cv @ 7000 vc precisa nessa rpm de 172Nm de torque ou cerca de 17kgf
atualmente no vtr por exemplo temos 143cv @ 6000 - 169Nm, ou quase os mesmos 17kgf de torque, o dificil é conseguir esse toque nessa potencia, tem q trabalhar bastante no sistema (mudar escape, coletor, admissão) e vai precisar mexer no VVT pra mudar a faixa de toque pra uma rpm maior

é tudo relativo

vou fazer uma planilha pra conseguir tirar teoricamente 200 cv do vtr, só pra passar o tempo

eakopaeokaekop

abraço

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 18 Jul 2010, 05:38
por Uala
Pelo visto ainda não temos uma solução concreta pouco traumática... Uma pena, pois se não fosse esse problema, eu diria que o carro é perfeito! Se conseguisse acabar com esse delay, melhoraria muito a minha satisfação em dirigir meu VTR.
No momento, estou tentando com as gasolinas premium e podium... Vamos ver!

Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)

Enviado: 21 Jul 2010, 12:35
por Maluko
Fiz a atualização q falaram na concessionária, parece q melhorou (tem q ver c não é psicologico hehehe) mas não resolveu tudo não, mas ja é alguma coisa.

Falow...