Área específica para publicação de fotos e vídeos dos carros dos membros do C4 Clube.
filipe411
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe

Re: C4 Hatch VTS

Mensagem por filipe411 »

Como faz bastante tempo que eu não atualizo isso aqui, resolvi tirar um pouco da poeira, e compartilharei algumas modificações que o carro recebeu nos últimos meses.

Volante do motor e polia do virabrequim: anteriormente eu havia trocado o volante do motor original do EW10A por um de EW10J4S (C4 VTS), e embora a diferença de massa, no meu caso, ter sido bem pequena (numa aferição não tão precisa, o meu volante original ficou em 6,60 kg, e o do J4S em 6,45 kg), eu tive uma pequena impressão de melhora nas saídas – não vou mentir, algo bem sutil, mas notei.

Junto com o meu volante de C4 VTS, havia importado mais um para um amigo aqui do Clube, o Juan, e no carro dele, um C4 VTR, a diferença foi mais notável! Isso se dá pois nossos volantes originais, ambos de EW10A e com o mesmo código na montadora, apresentaram massas diferentes, sendo o do VTR mais pesado, se não me engano tendo 7,1 kg. Segundo ele, ficou muito satisfeito com a mudança!

Eu não tinha planos para mudar novamente o volante do motor, estava satisfeito afinal, mas aí graças a um outro amigo aqui do Clube, que estava viajando para a Europa, me surgiu a oportunidade de adquirir um volante da inglesa TTV Racing, feito sob medida e com apenas 4,4 kg, e é claro que eu não resisti! E com isso, o meu volante do motor original de C4 VTS, com apenas uns 30-45 dias de uso encontra-se à venda, doido para ir para algum outro C4 fuçado com pretensões esportivas! :D

Imagem

Imagem

Além do volante bem mais leve, adquiri também uma polia do virabrequim usinada da Pug1Off, de apenas 640 gramas – a original do carro possui em torno de 1,4 kg!

Imagem

Imagem

O giro do carro já sobe BEM mais rápido, e curti muito o resultado! Só que nem tudo é alegria, para essa polia ser mais leve, além do material que a constitui ser diferente, ela não tem aquela camada anti-vibração "sanduichada" no miolo da polia, o que segundo alguns, acentuará o desgaste das bronzinas, principalmente sob altas RPMs... Mas é um risco, faz parte! Existem polias até mais leves, mas preferi essa da Pug1Off por ter o mesmo diâmetro da original e por isso não há necessidade de adaptar outra correia de acessórios.

Short shifter MTech: após anos desejando isto, finalmente alguém lançou um short shifter para o C4, no caso a holandesa MTech, que também faz para DS3 e 208. A pecinha torna os engates de marcha mais curtos e precisos, sendo os engates de posição para frente da alavanca (1ª, 2ª e 5ª marchas) os mais afetados, ficando bem mais curtos, e os de trás mudam pouca coisa, mas mesmo achei MUITO legal durante uma tocada mais esportiva, valendo totalmente a pena.

Imagem

Mais informações sobre o short shifter podem ser encontradas neste tópico.

Luzes de ré e lanternas de chuva dos dois lados: há bastante tempo atrás eu havia trocado a lente da lanterna de chuva pela lente da luz de ré do C4 Hatch britânico, e isolado o chicote original, deixando a traseira do carro mais simétrica, tendo luz de ré dos dois lados.

Pois bem, troquei os bocais originais por bocais de dois pólos (utilizei os da lanterna/freio do C4 Pallas), e coloquei uma lâmpada de LED bicolor, que acende em vermelho ou branco, conectando cada chicote a um dos pólos dos bocais. Assim, tenho luz de ré e lanterna de chuva dos dois lados do para-choque, e no mesmo lugar.

Imagem

Imagem

O único problema é que na construção da lâmpada, o fabricante deu prioridade à luz vermelha, então se a ré estiver engatada e você ligar a neblina, os LEDs brancos se apagam e ficam acesos os vermelhos. Mas isso é fácil de se resolver colocando um relê antes dos bocais, invertendo a prioridade para a luz branca.

Freios: como já havia postado antes, tenho um par de pinças de freio dianteiras de quatro pistões da Brembo, oriundas do Peugeot 406 Coupe V6, e a minha ideia era (ainda é, de certo modo) colocá-las no C4, mas com discos maiores, de 302 mm, da C4 Picasso/C4 Lounge THP/308 THP/DS4/DS5/C4 VTS.

Imagem

Contudo, por culpa de alguns milímetros, é necessário fazer um cavalete adaptador para que a pinça se fixe nele, e ele se fixe na manga de eixo, mas como o espaço é apertado, é bem complicado de se fazer: o cavalete tem que ser uma peça de dois níveis, e a pinça ainda precisa ser rotacionada para não haver uma colisão entre as cabeças dos parafusos. Além disso, a pinça da Brembo é mais gorda devido aos dois pistões que possui de cada lado, obrigando a usar espaçadores/flanges, para não pegar na roda. Comprei um jogo de flanges com prisioneiros, mas depois de me mandar as peças erradas duas vezes, o fornecedor, SG Metais de São Paulo (FUJA!!!), simplesmente sumiu e eu fiquei sem as flanges e sem o dinheiro...

Imagem

Imagem

Como eu precisava inevitavelmente trocar os discos, que já estavam BEM gastos, consegui um jogo de pinças de freio de C4 Picasso/C4 Lounge THP/C4 VTS/etc., e as montei com os discos de 302 mm. Antes de montar eu aproveitei e desmontei as pinças (inclusive as traseiras), pintando todas fora do carro com tinta spray Colorgin (2 camadas de branco de alta temperatura e depois 3 de "vermelho solar").

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Imagem

Além de serem P&P, melhorarem significantemente a frenagem, ainda curti muito a estética, pois os discos 302 mm preenchem mais o vazio atrás das rodas, e também fazia tempo que queria os freios vermelhos, casando com as calotinhas das rodas. Agora uns freios traseiros de DS4 cairiam bem hehehe.

O motor: meu cabeçote preparado (trabalho de fluxo, port match, válvulas maiores, molas mais rígidas, etc.) finalmente ficou pronto, e já está comigo. Espero montar em breve, mas algumas coisas estão pendentes ainda.

Imagem

Preciso fazer uma nova mangueira de EGR, pois a original do carro colide com o novo corpo de borboleta de EW10J4S (ou poderia tampar, mas prefiro preservar o sistema). Além disso, os bicos flex originais do meu carro são pequenos e não alcançam o bocal do coletor, o que implica em ou fazer uma flauta sob medida, ou trocar os bicos (estou pensando seriamente sobre os do XU10J4RS, do Xsara VTS, caso sejam de mesma impedância).

Imagem

O enquadramento dos comandos também é algo que tem me preocupado, pois a ficha técnica dos comandos fornecida pela CatCams não é muito detalhada, e embora forneça dados para enquadrar utilizando o levante de válvula em PMS como referência, não especifica NADA sobre o VVT, que defasa o comando de admissão em até, se não me engano, 40º. Ainda tenho que quebrar bastante a cabeça nisso, visto que as informações sobre esse sistema no EW10A são escassas, seja em português, inglês ou francês.

Após a montagem, na hora da "re-reprogramação", a injeção também possui um dilema para ser resolvido: em algumas marchas (1ª e 2ª, e possivelmente 6ª), o corte de giro está sendo automaticamente limitado a 6000, no máximo 6100 RPM (de 2ª). Isso está prejudicando o desempenho do carro, visto que a potência máxima, atualmente em 134 cv na roda (aproximadamente 160 cv no motor), só vem aos 6260 RPM - e o carro deveria estar cortando giro em 6660 RPM!

O que acontece é que devido ao swap para o câmbio de seis marchas, a ECU do carro ao cruzar dados de velocidade do veículo com carga do motor, não encontra valores correspondentes aos originais armazenados nela (devido às relações de marcha muito diferentes), e por isso ela "pensa" que o carro está em neutro ou que há um erro, limitando o corte. Digo isso após ter feito alguns testes com o modo leitura de parâmetros do DiagBox.

Maaaaas, apesar dos apesares e da ansiedade, acredito que tudo se resolverá na hora certa!

Abs.
Imagem

ernanidamasceno
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por ernanidamasceno »

Parabéns pelas modificações e pelos resultados.

Diante de tanta dedicação, o céu é o limite para você.
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

vsignor
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por vsignor »

Filipe,
Continuo impressionado pelo teu Hot Hatch. Muito bom gosto em todas as modificações.
Parabéns pelo trabalho.
Abs
DS4 Branco Nacre
Eibach
Kit 2 vias, módulo, sub
Ex-C4 VTR08, Ex-C4 GLX13, Ex-C4 VTR07

filipe411
Membros

Mensagem por filipe411 »

ernanidamasceno escreveu:Parabéns pelas modificações e pelos resultados.
Valeu Ernanida!!!

Diante de tanta dedicação, o céu é o limite para você.
Eita! Quem me dera! Hehehe

vsignor escreveu:Filipe,
Continuo impressionado pelo teu Hot Hatch. Muito bom gosto em todas as modificações.
Parabéns pelo trabalho.
Abs
Obrigado Vsignor! :D

Abs.
Imagem

thiago_toledo
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por thiago_toledo »

Seu projeto é impressionante.. muita dedicação, tempo, estudo e grana.
Show.. Top d+++
C4 VTR 2008 (atual)
Honda Civic LX 2006
VW Polo Hatch 1.6 2009
Fiat Palio Celebration 2008
Imagem
Gov. Valadares - MG

tserial
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por tserial »

Além do cara ser super gente fina, manja bem dos paranauês! haha.

Muito top, acompanhando fielmente! haha.

Abs!

ernanidamasceno
Membros

Esse temos mesmo que retirar o chapeu.

Muita dedicação.!

Mais uma vez, parabens pelo projeto!
Imagem

Visite Tópico Painel Azul digito branco Invertido [ u r l = viewtopic.php?f=20&t=35004 [/url]

filipe411
Membros

Mensagem por filipe411 »

Valeu pessoal!!! :D
Imagem

robsonsaopaulino
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por robsonsaopaulino »

Tópico sensacional ! Vi o carro tb no flatout e li cada trecho , apesar do fórum estar meio devagar da gosto ver um tópico assim.

ernanidamasceno
Membros

Sensacional mesmo. Tem toda razão Robson.

Depois de muito acompanhar esse projeto aqui pelo fórum, finalmente fui conhecer de perto, inclusive, tive a honra de receber um convite para dar uma volta nesse projeto Hatch VTS.

O carro é incrível!!! Em apenas 2 ou 3 boas "puxadas", deu bem pra perceber que não é brincadeira. Apelidei dizendo que o carro é um canhão. Impressionante!! Senti as costas colar nos bancos entre 60 à 150 Km/h. E por falar dos bancos, eram elétricos do C5 lindo demais. Apesar da esportividade, muito macio e muito luxo no seu interior requintado com moldura do RT6 de inox e painel coberto por couro. Fiquei também impressionado com os freios. Logo percebi que estavam preparados. Seria impossível de parar esse "canhão" em tão poucos metros.

Parabéns Filipe. Seu projeto é sensacional! E o mais incrível, é que o melhor ainda estar por vir.
Imagem

Responder

Voltar para “Fotos & Videos”