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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?


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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Lugon de Souza
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
Alguém aqui teve problemas com o câmbio do C4 pallas travando na Terceira marcha, trocou as Selanóides e o óleo e o problema voltou a se repetir ?
Ouço muito falar nesse problema com o câmbio automático do C4 pallas e fico com medo de acontecer comigo tbm.
Semana passada fechei negócio com um C4 Pallas 2008 Exclusive (Tech) e no dia que ia fazer a transferência do dinheiro o proprietário me informou q o câmbio apresentou um problema (travando na terceira marcha) e o negócio está suspenso até que o câmbio seja consertado. Estou aguardando ele resolver o problema para concluir o negócio, porém, fiquei com medo do problema voltar.
Espero que me ajudem.
Ouço muito falar nesse problema com o câmbio automático do C4 pallas e fico com medo de acontecer comigo tbm.
Semana passada fechei negócio com um C4 Pallas 2008 Exclusive (Tech) e no dia que ia fazer a transferência do dinheiro o proprietário me informou q o câmbio apresentou um problema (travando na terceira marcha) e o negócio está suspenso até que o câmbio seja consertado. Estou aguardando ele resolver o problema para concluir o negócio, porém, fiquei com medo do problema voltar.
Espero que me ajudem.
Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
Gostei da atitude do proprietário anterior em ter informado sobre o problema com o câmbio!
Agora não tem muito o que fazer, espera os reparos serem feitos, se possível, pergunta quais foram os problemas e o QUE FOI FEITO PARA SOLUCIONAR, dai então é só andar no carro frio e também andar o suficiente pra chegar na temperatura normal de funcionamento e se possível, passar o scanner no carro.
Seja lá o que for feito, eu mesmo assim faria a troca do filtro de óleo do câmbio e óleo...
UMA DÚVIDA:Fiquei sabendo que esse câmbio tem alterações de funcionamento conforme a kilometragem rodada, sendo assim, no momento que for colocado o fluido novinho, seria interessante RESETAR as informações do câmbio, ALGUÉM CONFIRMA?
Pergunt isso pois no Citroën Clube do Brasil, eles recomendam esse procedimento de zerar o câmbio após troca do fluido.
Agora não tem muito o que fazer, espera os reparos serem feitos, se possível, pergunta quais foram os problemas e o QUE FOI FEITO PARA SOLUCIONAR, dai então é só andar no carro frio e também andar o suficiente pra chegar na temperatura normal de funcionamento e se possível, passar o scanner no carro.
Seja lá o que for feito, eu mesmo assim faria a troca do filtro de óleo do câmbio e óleo...
UMA DÚVIDA:Fiquei sabendo que esse câmbio tem alterações de funcionamento conforme a kilometragem rodada, sendo assim, no momento que for colocado o fluido novinho, seria interessante RESETAR as informações do câmbio, ALGUÉM CONFIRMA?
Pergunt isso pois no Citroën Clube do Brasil, eles recomendam esse procedimento de zerar o câmbio após troca do fluido.
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
Não é um pouco diferente, não?! Só solta o freio de pé depois de levar o câmbio ao P ou ao N?Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Para desligar, eu diria:
1 - Pisar no freio até parar;
2 - Colocar em N;
3 - Soltar o freio;
4 - Puxar o freio de mão;
5 - Pisar no freio;
6 - Levar o câmbio para P;
7 - Desligar o carro.
Para ligar;
1 - Pisar no freio;
2 - Soltar o freio de mão;
3 - Levar o câmbio para D ou R;
4 - Soltar o freio de pé.
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
O proprietário está aguardando o relatório da CSS. Assim que ele me passar eu coloco aqui pra galera me dar uma luz...
Confesso q estou com receio de finalizar a compra e pouco tempo depois o câmbio apresentar o mesmo problema.
Confesso q estou com receio de finalizar a compra e pouco tempo depois o câmbio apresentar o mesmo problema.
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
Sabe que até hoje eu tenho essa dúvida? Lembro que pesquisei exaustivamente não só aqui no Fórum como no YouTube também, e há, em ambos, sugestões de sequências diferentes das que eu e você sugerimos. São várias opiniões contraditórias, apesar de bem embasadas. É de dar nó nos neurônios.Sergitow escreveu:Não é um pouco diferente, não?! Só solta o freio de pé depois de levar o câmbio ao P ou ao N?Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Para desligar, eu diria:
1 - Pisar no freio até parar;
2 - Colocar em N;
3 - Soltar o freio;
4 - Puxar o freio de mão;
5 - Pisar no freio;
6 - Levar o câmbio para P;
7 - Desligar o carro.
Para ligar;
1 - Pisar no freio;
2 - Soltar o freio de mão;
3 - Levar o câmbio para D ou R;
4 - Soltar o freio de pé.
Optei pela sequência que descrevi porque achei a mais coerente com a ideia de priorizar a segurança do câmbio transferindo o peso do carro para o freio de mão, não para o freio de pé.
Lugon de Souza
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
O 4º e o 5º passos (ao sair com o veículo) não estariam invertidos? Pois utilizo o câmbio desta maneira dita por você, ao não ser pela inversão dos dois últimos passos.Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Obrigada!
- Lugon
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Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
lange.falcao escreveu:O 4º e o 5º passos (ao sair com o veículo) não estariam invertidos? Pois utilizo o câmbio desta maneira dita por você, ao não ser pela inversão dos dois últimos passos.Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Obrigada!
Meu raciocínio é o seguinte: a partir do 2º passo (deslocar a manopla de P para N) o câmbio já não mais é sobrecarregado, dado que a posição N é a "neutra" onde não há engates das engrenagens (ao contrário das outras, P, R e D) e, portanto, os solenoides são preservados.
Assim, no meu modo de entender, independe a ordem do 4º e 5º passos. (Não vou brigar com você se usar meu carro nem você comigo se eu usar o seu, rsrsrs)
Aplico a ordem que descrevi porque gosto de usar o freio de mão como um "colchão de segurança" transferindo para ele o peso do veiculo antes de acionar o sistema de câmbio, seja para estacionar (N > P) ou para sair com o veículo (P > N).
Lugon de Souza