Re: Problema No Cambio - Tenho a solucao!
Enviado: 07 Jan 2014, 12:22
Up!!
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Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Não é um pouco diferente, não?! Só solta o freio de pé depois de levar o câmbio ao P ou ao N?Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Sabe que até hoje eu tenho essa dúvida? Lembro que pesquisei exaustivamente não só aqui no Fórum como no YouTube também, e há, em ambos, sugestões de sequências diferentes das que eu e você sugerimos. São várias opiniões contraditórias, apesar de bem embasadas. É de dar nó nos neurônios.Sergitow escreveu:Não é um pouco diferente, não?! Só solta o freio de pé depois de levar o câmbio ao P ou ao N?Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Para desligar, eu diria:
1 - Pisar no freio até parar;
2 - Colocar em N;
3 - Soltar o freio;
4 - Puxar o freio de mão;
5 - Pisar no freio;
6 - Levar o câmbio para P;
7 - Desligar o carro.
Para ligar;
1 - Pisar no freio;
2 - Soltar o freio de mão;
3 - Levar o câmbio para D ou R;
4 - Soltar o freio de pé.
O 4º e o 5º passos (ao sair com o veículo) não estariam invertidos? Pois utilizo o câmbio desta maneira dita por você, ao não ser pela inversão dos dois últimos passos.Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de freio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
lange.falcao escreveu:O 4º e o 5º passos (ao sair com o veículo) não estariam invertidos? Pois utilizo o câmbio desta maneira dita por você, ao não ser pela inversão dos dois últimos passos.Lugon escreveu:Você segue essa sequência de procedimentos?Rodrigo Santana escreveu:EU tenho um C4 Pallas, e este é o meu primeiro carro com cambbio automatico, entao nao sei se é normal ou nao, mas quando piso no freio para engatar ele faz um barulho, tipo de destravar, e da uma "tremida" na manopla.. isso é normal?!?
Ao estacionar (antes de desligar o motor):
1º Passo > Parar o carro com o pé pressionando o freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio do D para N
3º Passo > Puxar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de N para P
6º Passo > Desligar o motor
Ao sair com o carro (imediatamente após ligar o motor):
1º Passo > Pisar no freio
2º Passo > Deslocar a manopla de câmbio de P para N
3º Passo > Soltar o freio de mão
4º Passo > Tirar o pé do freio
5º Passo > Deslocar a manopla do câmbio para a posição - D ou R - desejada.
Esses procedimentos são necessários para transferir a força de frenagem do câmbio para o freio de mão. Caso, ao estacionar, esses passos não sejam respeitados, o câmbio é obrigado a suportar toda a força empregada para frear o carro: ao religar o motor e deslocar a manopla dá este estalo, que no longo prazo pode e vai comprometer a vida útil do câmbio automático, que se bem usado pode durar muito tempo sem lhe dar maiores problemas.
Obrigada!