Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Enviado: 31 Mar 2010, 17:20
Pessoal.
Apenas para complementar tudo o que já foi dito...
Um carro com câmbio manual de 5 marchas tem um escalonamento (ou seja, a relação entre as marchas) que privilegia o desempenho. É difícil um carro que tem câmbio de 5 marchas ter uma overdrive, ou seja, marcha bem longa somente para manter o giro baixo em estrada, privilegiando o consumo. Isso é de antigamente!.. Hoje em dia, as fábricas escalonam os câmbios manuais de 5 marchas para serem efetivamente utilizadas até a rotação de corte.
O mesmo carro com câmbio automático de 4 marchas, terá seu escalonamento privilegiando o conforto! Isso significa que as marchas são mais longas, já imaginando que quem comprou esse carro não se importa com esportividade. Um carro com câmbio automático de 4 marchas, normalmente, deveria atingir uma velocidade igual ou maior que o carro com 5 marchas manual, pois a relação de marchas do câmbio automático de 4 marchas é longa e pode te dar uma velocidade maior em uma mesma rotação do motor, quando comparado ao câmbio manual de 5 marchas.
PORÉM....., em alta velocidade vc tem dois fatores que contribuem negativamente para o desempenho do carro:
1- Resistência ao movimento devido ao arrasto aerodinâmico - quanto mais rápido o carro está, maior é a resistência do ar, por isso, maior é a dificuldade do carro continuar acelerando!
2- Peso do câmbio - Quanto mais alta a marcha, mais pesado é o câmbio para o motor, dificultando muito do motor conseguir empurrar o carro até a rotação de corte na sua última marcha.
Por isso que, se vcs pegarem o manual do carro e comparar a relação de marchas de 1a até a 5a marcha, verá que quanto mais alta a marcha, mais próxima é a relação da próxima marcha para a marcha anterior. Ou seja, para diminuir o efeito da resistência do ar e o peso do câmbio, as montadoras vão encurtando as próximas marchas cada vez mais, tentando jogar o motor para uma rotação sempre próxima ou acima da rotação de torque máximo do motor, permitindo assim uma maior possibilidade do carro atingir a velocidade final (no corte de injeção). Mas, no carro com câmbio automático, isso não é imprescindível, por isso a relação de marcha é mais ampla, favorecendo o conforto auditivo e não o alcance da velocidade final. Em tese, se o motor do carro com câmbio automático fosse MUUUITO forte, ele conseguiria alcançar uma velocidade final maior que o carro com câmbio manual, mas daí o projeto do câmbio manual estaria errado!... Não pode projetar um câmbio para sobrar motor, senão a velocidade final ficaria prejudicada! Então, o carro com câmbio manual de 5 marchas tem uma possibilidade muito maior de atingir a velocidade final possível para esse carro, enquanto que o mesmo carro com câmbio automático, tem uma possibilidade menor de atingir a velocidade final, pois não conseguiria empurrar o carro até essa velocidade teórica.
Tudo o que eu disse acima aplica-se usando o mesmo carro, o mesmo motor, com câmbios diferentes.
Espero que tenha ficado claro o que expliquei.
Abraço,
Rodrigo.
Apenas para complementar tudo o que já foi dito...
Um carro com câmbio manual de 5 marchas tem um escalonamento (ou seja, a relação entre as marchas) que privilegia o desempenho. É difícil um carro que tem câmbio de 5 marchas ter uma overdrive, ou seja, marcha bem longa somente para manter o giro baixo em estrada, privilegiando o consumo. Isso é de antigamente!.. Hoje em dia, as fábricas escalonam os câmbios manuais de 5 marchas para serem efetivamente utilizadas até a rotação de corte.
O mesmo carro com câmbio automático de 4 marchas, terá seu escalonamento privilegiando o conforto! Isso significa que as marchas são mais longas, já imaginando que quem comprou esse carro não se importa com esportividade. Um carro com câmbio automático de 4 marchas, normalmente, deveria atingir uma velocidade igual ou maior que o carro com 5 marchas manual, pois a relação de marchas do câmbio automático de 4 marchas é longa e pode te dar uma velocidade maior em uma mesma rotação do motor, quando comparado ao câmbio manual de 5 marchas.
PORÉM....., em alta velocidade vc tem dois fatores que contribuem negativamente para o desempenho do carro:
1- Resistência ao movimento devido ao arrasto aerodinâmico - quanto mais rápido o carro está, maior é a resistência do ar, por isso, maior é a dificuldade do carro continuar acelerando!
2- Peso do câmbio - Quanto mais alta a marcha, mais pesado é o câmbio para o motor, dificultando muito do motor conseguir empurrar o carro até a rotação de corte na sua última marcha.
Por isso que, se vcs pegarem o manual do carro e comparar a relação de marchas de 1a até a 5a marcha, verá que quanto mais alta a marcha, mais próxima é a relação da próxima marcha para a marcha anterior. Ou seja, para diminuir o efeito da resistência do ar e o peso do câmbio, as montadoras vão encurtando as próximas marchas cada vez mais, tentando jogar o motor para uma rotação sempre próxima ou acima da rotação de torque máximo do motor, permitindo assim uma maior possibilidade do carro atingir a velocidade final (no corte de injeção). Mas, no carro com câmbio automático, isso não é imprescindível, por isso a relação de marcha é mais ampla, favorecendo o conforto auditivo e não o alcance da velocidade final. Em tese, se o motor do carro com câmbio automático fosse MUUUITO forte, ele conseguiria alcançar uma velocidade final maior que o carro com câmbio manual, mas daí o projeto do câmbio manual estaria errado!... Não pode projetar um câmbio para sobrar motor, senão a velocidade final ficaria prejudicada! Então, o carro com câmbio manual de 5 marchas tem uma possibilidade muito maior de atingir a velocidade final possível para esse carro, enquanto que o mesmo carro com câmbio automático, tem uma possibilidade menor de atingir a velocidade final, pois não conseguiria empurrar o carro até essa velocidade teórica.
Tudo o que eu disse acima aplica-se usando o mesmo carro, o mesmo motor, com câmbios diferentes.
Espero que tenha ficado claro o que expliquei.
Abraço,
Rodrigo.