Página 3 de 3

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 12 Mar 2011, 10:02
por fmiglior
mmbdp escreveu:Uma coisa que vivo me perguntando (agora que tenho carro (quer dizer, picanto) automático:

E quando eu estiver descendo um morro ou serra e quiser (ou precisar) usar a reduzida (no picanto tem 3) ou o tiptronic, passando as marchas, quando eu quiser sair do tiptronic ou da reduzida pro Drive, tenho que parar o carro?
A troca de posição do cambio entre D, 3, 2 e 1 pode ser feita com o carro em movimento, tomando cuidado com o limite de giros ao reduzir, como num cambio manual.
então se esta descendo uma serra e usa o 3 para ter freio motor, assim q isso não for mais necessário basta voltar para o D.

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 12 Mar 2011, 18:14
por mmbdp
fmiglior escreveu:
mmbdp escreveu:Uma coisa que vivo me perguntando (agora que tenho carro (quer dizer, picanto) automático:

E quando eu estiver descendo um morro ou serra e quiser (ou precisar) usar a reduzida (no picanto tem 3) ou o tiptronic, passando as marchas, quando eu quiser sair do tiptronic ou da reduzida pro Drive, tenho que parar o carro?
A troca de posição do cambio entre D, 3, 2 e 1 pode ser feita com o carro em movimento, tomando cuidado com o limite de giros ao reduzir, como num cambio manual.
então se esta descendo uma serra e usa o 3 para ter freio motor, assim q isso não for mais necessário basta voltar para o D.
Obrigado.

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 03 Out 2011, 17:04
por maraxmos
Gostaria de dar minha contribuição prática. Creio que pode sim, sem problema nenhum, apenas o carro vai ficar "banguelado", e caso precise reengatar, é so colocar no drive novamente que a marcha mais apropriada irá engatar-se. Faço o procedimento de colocar meu carro na banguela todo dia nos últimos 4 km do trajeto para minha cas e vou no embalo até a última curva, quando engato novamente o cambio, que cai automaticamente na 2 ou 3 marcha (depende da velocidade em que chego na curva). O engate da marcha é preciso, macio, sem tranco ou redução.
Portanto é tranquilo e não acredito que quebre nada, apenas usa os coxins de amortecimento da troca de marchas.

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 03 Out 2011, 17:45
por rodrigoc4sport
No manual do Peugeot 207 automático que eu tinha ( mesmo cambio AL4) era taxativo:

NUNCA COLOQUE NA POSIÇÃO EM N MOVIMENTO E VICE-VERSA. ESSA TROCA PODE OCASIONAR ROMPIMENTO OU MESMO FADIGA DE ALGUMA PEÇA!

E tem outra: basta olhar o consumo instantâneo no CB em ponto morto e em quarta marcha..... Realmente em 4 marcha é menor...Desde que nao seja acionado acelerador por algum tempo.... (Ex.: Descidas longas...)

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 03 Out 2011, 21:53
por fmiglior
Não sei no cambio do C4, mas no corolla se coloca-se em NEUTRO com o carro em movimento e depois volta-se pro DRIVE, ele colocava direto a primeira marcha antes de escolher a mais apropriada pra velocidade, o q dava um tranco.

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 04 Out 2011, 01:03
por Arr
Olha gente... eu já coloquei em neutro sem querer (tentando subir marcha, achando que a alavanca estava no tiptrônic) e voltei pro drive logo em seguida. É claro que não estraga o câmbio se acontece isso de vez em quando, mas o tranco....
O câmbio não foi programado para isso.

Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?

Enviado: 05 Out 2011, 13:15
por JLM
Vou dar um pitaco...
Cambio automático se coloca no D e vai embora. Melhor forma de preservar a vida de nossas "famosas" AL4... vai por mim... Quanto menos mexer com o carro andando mais elas duram...
Outra: descer serra com carro em ponto morto é altamente perigoso do ponto de vista da segurança... fazendo isso vc abre mão do freio-motor que ajuda muito a preservar a vida útil das pastilhas, ainda mais se o cambio é auto e inteligente.... colocando em neutro, as rodas motrizes ficam livres e vcd perde (se tiver instalado no carro) inclusive a atuação do sistema de controle de tração...
Economizar combustivel em C4... acho que não dá não.... melhor trocar de carro... rsrsrsr
Abçs...