Re: COMANDO PREPARADO C4 (EW10A)
Enviado: 04 Dez 2013, 17:49
Uma triste notícia para o pessoal que chegou ao fórum mais recentemente: o MFO abandonou o projeto há muito tempo :/
Rui, seu projeto parece bastante interessante, será que poderia postar algumas fotos para nós? :)
Mas eu notei que você se confundiu e escreveu "EW10JA" hehehe... Só para esclarecer, seguem alguns nomes de motores da família EW:
- EW10J4: é o da Xsara Picasso e dos 307 mais antigos, não possui VVT e equipou os 206 GTI/S16 lá fora, e por isso possui algumas receitas na internet;
- EW10J4S: é o do C4 VTS/ 206 RC (ou GTI180 em alguns mercados), é o mais potente dos EW 2.0, possui VVT;
- EW10A: é uma evolução do EW10J4, possui VVT e no exterior não é muito bem conhecido pois equipou mais a linha C4 Picasso e os C5 automáticos. Aqui no Brasil além de possuir versão FLEX, equipa os C4 VTR/Pallas/Hatch/Picasso/Grand Picasso/Lounge e também C5, 308 e alguns 307;
- EW12J4: um motor 2.2 (2231 cilindradas) com VVT, na Europa equipou as C8, 507, 607, 807, e na China foi AMPLAMENTE utilizado nos C5. Gera na casa dos 160cv, e já li em fóruns gringos diversos projetos interessantes envolvendo cabeçotes de EW10J4 ou EW10J4S montados com parte de baixo de EW12. Infelizmente não veio para o Brasil;
- EW12A: é na verdade um upgrade do EW12J4, feito para consumir um pouco menos e render um pouquinho mais e só existe na China. É o motor EW mais recente (e provavelmente o último projeto dessa família de motores) e representa também uma bela jogada de marketing, pois aumentaram a cilindrada dele para a casa das 2250 e poucos cilindradas para que fosse considerado um 2.3 (isso pesa no facelift de um carro, né);
- EW10D: versão bem rara, um 2.0 que equipava alguns 406 e C5 (dos antigos) na Europa. É o único motor da família EW com injeção direta de combustível. Dizem que apresenta um consumo muito melhor do que o J4 comum, mas a performance é praticamente a mesma do que o 10A.
Sanando as dúvidas em relação ao COMANDO PREPARADO para EW10A, agora ele existe SIM. Há uns meses entrei em contato com a Catcams e eles me passaram 3 perfis de comandos ESPECÍFICOS para o EW10A, como se fosse "estágio I, II e III", com códigos diferentes daqueles que postaram aqui antes. Em outubro fui à Espanha e trouxe o par do estágio II (referência 4903402) - não quis pegar o III pois a abertura das vávulas aumenta consideravelmente e tal, e trocando uma idéia com o pessoal da Cat, para uso cotidiano na rua poderia ficar ruim (às vezes acho que dei mole, deveria ter pego o III mesmo).
Eu ainda NÃO instalei os comandos, como estou conduzindo o projeto de uma maneira em que o gasto seja o menor possível, assim que estiver com tudo pronto monto e gasto com reprogramação da injeção apenas uma vez (descartei a idéia da piggyback por alguns motivos...).
Até agora tenho as seguintes peças "estocadas":
- Coletor de admissão em alumínio do C4 VTS;
- Borboleta 20% maior do C4 VTS;
- Coletor de escape 4x1 do C4 VTS;
- Comandos Catcams "stage II";
- Catalisador Magnaflow 2,25" de alto fluxo;
- Cabeçote extra para retrabalhar;
- Virabrequim e volante do motor extra para retrabalhar.
Espero em breve fazer o escape todo em inox em 2,25", aí então fica faltando retrabalhar o cabeçote e instalar tudo e acertar (provavelmente tenha que comprar bicos de maior vazão, mas colocar bicos suplementares não rola no momento, afinal não quero usar piggyback). Aliviar e balancear o volante+vira ainda não tenho certeza se vou fazer...acho que fica para um momento posterior.
Estou muito ansioso! Agora não falta taaanta coisa assim... Depois do motor, vejo os freios e suspa...
Embora não tenham tantas informações disponíveis na internet como outros motores, acho que ainda teriam várias coisas legais (e caras!) para serem feitas depois, como importar bloco, vira e bielas do EW12J4, pistões de alta compressão, ITBs da Jenvey, comandos stage III... Mas aí é outro nível de brincadeira, primeiro preciso terminar o "projeto básico"...
Abraços
Rui, seu projeto parece bastante interessante, será que poderia postar algumas fotos para nós? :)
Mas eu notei que você se confundiu e escreveu "EW10JA" hehehe... Só para esclarecer, seguem alguns nomes de motores da família EW:
- EW10J4: é o da Xsara Picasso e dos 307 mais antigos, não possui VVT e equipou os 206 GTI/S16 lá fora, e por isso possui algumas receitas na internet;
- EW10J4S: é o do C4 VTS/ 206 RC (ou GTI180 em alguns mercados), é o mais potente dos EW 2.0, possui VVT;
- EW10A: é uma evolução do EW10J4, possui VVT e no exterior não é muito bem conhecido pois equipou mais a linha C4 Picasso e os C5 automáticos. Aqui no Brasil além de possuir versão FLEX, equipa os C4 VTR/Pallas/Hatch/Picasso/Grand Picasso/Lounge e também C5, 308 e alguns 307;
- EW12J4: um motor 2.2 (2231 cilindradas) com VVT, na Europa equipou as C8, 507, 607, 807, e na China foi AMPLAMENTE utilizado nos C5. Gera na casa dos 160cv, e já li em fóruns gringos diversos projetos interessantes envolvendo cabeçotes de EW10J4 ou EW10J4S montados com parte de baixo de EW12. Infelizmente não veio para o Brasil;
- EW12A: é na verdade um upgrade do EW12J4, feito para consumir um pouco menos e render um pouquinho mais e só existe na China. É o motor EW mais recente (e provavelmente o último projeto dessa família de motores) e representa também uma bela jogada de marketing, pois aumentaram a cilindrada dele para a casa das 2250 e poucos cilindradas para que fosse considerado um 2.3 (isso pesa no facelift de um carro, né);
- EW10D: versão bem rara, um 2.0 que equipava alguns 406 e C5 (dos antigos) na Europa. É o único motor da família EW com injeção direta de combustível. Dizem que apresenta um consumo muito melhor do que o J4 comum, mas a performance é praticamente a mesma do que o 10A.
Sanando as dúvidas em relação ao COMANDO PREPARADO para EW10A, agora ele existe SIM. Há uns meses entrei em contato com a Catcams e eles me passaram 3 perfis de comandos ESPECÍFICOS para o EW10A, como se fosse "estágio I, II e III", com códigos diferentes daqueles que postaram aqui antes. Em outubro fui à Espanha e trouxe o par do estágio II (referência 4903402) - não quis pegar o III pois a abertura das vávulas aumenta consideravelmente e tal, e trocando uma idéia com o pessoal da Cat, para uso cotidiano na rua poderia ficar ruim (às vezes acho que dei mole, deveria ter pego o III mesmo).
Eu ainda NÃO instalei os comandos, como estou conduzindo o projeto de uma maneira em que o gasto seja o menor possível, assim que estiver com tudo pronto monto e gasto com reprogramação da injeção apenas uma vez (descartei a idéia da piggyback por alguns motivos...).
Até agora tenho as seguintes peças "estocadas":
- Coletor de admissão em alumínio do C4 VTS;
- Borboleta 20% maior do C4 VTS;
- Coletor de escape 4x1 do C4 VTS;
- Comandos Catcams "stage II";
- Catalisador Magnaflow 2,25" de alto fluxo;
- Cabeçote extra para retrabalhar;
- Virabrequim e volante do motor extra para retrabalhar.
Espero em breve fazer o escape todo em inox em 2,25", aí então fica faltando retrabalhar o cabeçote e instalar tudo e acertar (provavelmente tenha que comprar bicos de maior vazão, mas colocar bicos suplementares não rola no momento, afinal não quero usar piggyback). Aliviar e balancear o volante+vira ainda não tenho certeza se vou fazer...acho que fica para um momento posterior.
Estou muito ansioso! Agora não falta taaanta coisa assim... Depois do motor, vejo os freios e suspa...
Embora não tenham tantas informações disponíveis na internet como outros motores, acho que ainda teriam várias coisas legais (e caras!) para serem feitas depois, como importar bloco, vira e bielas do EW12J4, pistões de alta compressão, ITBs da Jenvey, comandos stage III... Mas aí é outro nível de brincadeira, primeiro preciso terminar o "projeto básico"...
Abraços