Tudo relacionado a personalização da linha C4.
andresberze
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Re: Mudando C4 Vtr para Vts - Motor e Injeção!!!

Mensagem por andresberze »

Quero esse "veneno" no meu VTR!!

filipe411
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe

Mensagem por filipe411 »

Pessoal, estou postando algumas informações de uma mod que eu fiz, há uns 2 meses, só para constar: troca do coletor catalisador original do EW10A pelo coletor de escape 4x1 do EW10J4S (C4 VTS)! É quase Plug&Play!

Imagem
Coletor em si, após adaptação na flange. Essa adaptação trata-se em fazer um furo entre os furos existentes no meio do coletor (entre dutos 3 e 4), pois o padrão do VTS é :o:o:o:o: e o C4 comum 2.0 é :o:o-o:o:

Imagem
Vista por baixo do carro. Meu grande receio foi não ter espaço para as curvas dos dutos, mas reparem que a proteção metálica do coletor original toma bastante espaço, criando essa ilusão.

O processo de desmontagem em si é MUITO trabalhoso, como o coletor fica atrás do bloco do motor, não há nenhum acesso pelo capô, e acaba tendo que desmontar muita coisa embaixo do carro.

Imagem
Olhando o último cano da esquerda para a direita parece haver um amassado, porém procurei dezenas de fotos na internet, e em TODAS elas ele estava lá. Parece ser para possibilitar o encaixe da capa metálica original (que eu não tenho).

Imagem

Ele entra perfeitamente no lugar, na verdade tive que folgar as braçadeiras da linha de escape e movê-la um pouco, tipo 1-2cm, para o encaixe com o coletor ser perfeito.

Imagem
Como o coletor novo não possui um catalisador embutido, a sonda lambda, que antes ficava na "cabeça" do coletor, foi movida para o pequeno pedaço de cano rígido entre o flexível que vem do coletor e o catalisador principal. Outro chicote original de sonda lâmbda PSA foi usado para aumentar o comprimento do cabo da sonda. Ficou bem OEM hehehe.

Imagem
Foto do coletor antigo e seu sifão de pia desmontados.

Mas e aí, DEU GANHO? A impressão que tive nos primeiros dias após a troca do coletor foi de que o carro estava pouquinha coisa melhor em alta RPM, como se expelisse os gases com mais facilidade. Fiquei rodando um final de semana inteiro sem a sonda lambda, e a impressão que eu tive é que depois de ter sido novamente instalada a diferença que eu sentia foi sumindo, mas provavelmente eu que me acostumei ou passou o "efeito placebo" da empolgação.

Mas EU ACHO que se eu alterar o resto do escapamento e remapear (juntando dinheiro para isso), aí deve realmente haver um ganho sim, mesmo que bem pequeno - nada de "chipar, botar vela de Iridium e ganhar 20-30cv", no way, não acredito nesses milagres! :p

Fica aí o relato...em breve posto fotos da saga do coletor de ADM... Abraços
Imagem

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

Muito show o trampo ! Parabéns.
Mas eu não saquei muito bem uma coisa, vc tá rodando com um catalisador a menos ? Tá só com os dois que ficam embaixo do carro, mas sem o da curva, é isso ? E mesmo assim o carro tá quase a mesma coisa ? Eu tava bem inclinado a fazer um coletor de aço carbono, por um catalisador de alto fluxo e voltar pra surdina original, ou por um Isotta no fim e por umas surdininhas daquelas que parecem de moto no meio do caminho pra ajudar (no meu outro ou fiz isso, tinha tirado o "miolo" do catalisador/intermediário, pus uma surdininha dps dele e uma "turbão" dupla com 2 restrições no final, mas era bem barulhento do mesmo jeito).
Meu medo só é ficar com muito barulho e, pior, ressonância dentro do carro, pois uso ele no dia-a-dia e viajo com a namorada fds quase sempre.
BMW 120i

filipe411
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe

Mensagem por filipe411 »

Cara em termos de barulho andando não mudou praticamente nada. Um pouco mais barulhento mas não barra o filtro Simota rsrs.

E só pra esclarecer, esse do coletor é meio que um "pré-catalisador", sozinho ele não faz o trabalho, mas a falta dele é perceptível se ficar dentro da garagem do prédio com o motor ligado (atualizar o navidrive dentro da garagem não rola mais :p - são 20min com motor ligado e carro parado). Logo depois dele vem o catalisador central, e aquele trambolho pendurado na traseira do carro é um silencioso apenas. Ou seja, são 2 catalisadores (considerando o do coletor) e 1 silencioso.

Abs!
Imagem

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

filipe411 escreveu:Cara em termos de barulho andando não mudou praticamente nada. Um pouco mais barulhento mas não barra o filtro Simota rsrs.

E só pra esclarecer, esse do coletor é meio que um "pré-catalisador", sozinho ele não faz o trabalho, mas a falta dele é perceptível se ficar dentro da garagem do prédio com o motor ligado (atualizar o navidrive dentro da garagem não rola mais :p - são 20min com motor ligado e carro parado). Logo depois dele vem o catalisador central, e aquele trambolho pendurado na traseira do carro é um silencioso apenas. Ou seja, são 2 catalisadores (considerando o do coletor) e 1 silencioso.

Abs!
Pois é, eu sempre fiquei em dúvida, pois a maioria dos carros tem catalisador, abafador primário e abafador secundário. Mas quando eu mandei o cara (no outro carro ainda) tirar o intermediário, ele até me falou que aquilo era catalisador, mas eu achei estranho, pensei q ele tinha se confundido.
Vou ver se consigo comprar nos EUA (vou daqui 2 semanas) um catalisador Magnaflow e trazer pelo Shipito ou coisa parecida e dar um up na "periferia" do motor: CAI (já tenho o filtro, falta só um intake decente), velas, escape e rodas de ferro 15" pra dar umas voltas em track day. Acho que só nisso eu já consigo brincar bastante e não gasto absurdos.
BMW 120i

kanove
Membros

Mensagem por kanove »

ótimo trabalho.
Acompanhando.

Pedatella
Membros
Estado: GO
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por Pedatella »

filipe411 escreveu:Pessoal, estou postando algumas informações de uma mod que eu fiz, há uns 2 meses, só para constar: troca do coletor catalisador original do EW10A pelo coletor de escape 4x1 do EW10J4S (C4 VTS)! É quase Plug&Play!

Imagem
Coletor em si, após adaptação na flange. Essa adaptação trata-se em fazer um furo entre os furos existentes no meio do coletor (entre dutos 3 e 4), pois o padrão do VTS é :o:o:o:o: e o C4 comum 2.0 é :o:o-o:o:

Imagem
Vista por baixo do carro. Meu grande receio foi não ter espaço para as curvas dos dutos, mas reparem que a proteção metálica do coletor original toma bastante espaço, criando essa ilusão.

O processo de desmontagem em si é MUITO trabalhoso, como o coletor fica atrás do bloco do motor, não há nenhum acesso pelo capô, e acaba tendo que desmontar muita coisa embaixo do carro.

Imagem
Olhando o último cano da esquerda para a direita parece haver um amassado, porém procurei dezenas de fotos na internet, e em TODAS elas ele estava lá. Parece ser para possibilitar o encaixe da capa metálica original (que eu não tenho).

Imagem

Ele entra perfeitamente no lugar, na verdade tive que folgar as braçadeiras da linha de escape e movê-la um pouco, tipo 1-2cm, para o encaixe com o coletor ser perfeito.

Imagem
Como o coletor novo não possui um catalisador embutido, a sonda lambda, que antes ficava na "cabeça" do coletor, foi movida para o pequeno pedaço de cano rígido entre o flexível que vem do coletor e o catalisador principal. Outro chicote original de sonda lâmbda PSA foi usado para aumentar o comprimento do cabo da sonda. Ficou bem OEM hehehe.

Imagem
Foto do coletor antigo e seu sifão de pia desmontados.

Mas e aí, DEU GANHO? A impressão que tive nos primeiros dias após a troca do coletor foi de que o carro estava pouquinha coisa melhor em alta RPM, como se expelisse os gases com mais facilidade. Fiquei rodando um final de semana inteiro sem a sonda lambda, e a impressão que eu tive é que depois de ter sido novamente instalada a diferença que eu sentia foi sumindo, mas provavelmente eu que me acostumei ou passou o "efeito placebo" da empolgação.

Mas EU ACHO que se eu alterar o resto do escapamento e remapear (juntando dinheiro para isso), aí deve realmente haver um ganho sim, mesmo que bem pequeno - nada de "chipar, botar vela de Iridium e ganhar 20-30cv", no way, não acredito nesses milagres! :p

Fica aí o relato...em breve posto fotos da saga do coletor de ADM... Abraços

Quanto custou esse coletor de escape do VTS? como comprou? Estou querendo mudar o escape do meu pallas, será que serve tbm? Quero mudar dsd o coletor de escape ate o final do escapamento. So não sei qnt ao diametro dos tubos e tal. E essa questao dos catalisadores e silenciador, troca tbm?! Abraço!

andresberze
Membros

Mensagem por andresberze »

Alguma novidade?

dyegobelisario
Membros
Estado: PE

Mensagem por dyegobelisario »

RapAZ. comprar esse coletor ta f**a. Parecendo um parto. O meu está a 3 meses parado na receita. Alguém tem contatos??
Dyego Belisário
Imagem
http://loja.carcoating.com.br
Facebook | Instagram | Serviços
Cupom de Desconto: C4C

dyegobelisario
Membros
Estado: PE

Mensagem por dyegobelisario »

Chegou!!!
Dyego Belisário
Imagem
http://loja.carcoating.com.br
Facebook | Instagram | Serviços
Cupom de Desconto: C4C

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”