Re: Mudando C4 Vtr para Vts - Motor e Injeção!!!
Enviado: 26 Jun 2013, 01:50
Quero esse "veneno" no meu VTR!!
Fórum para os entusiastas da linha Citroën C4
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Pois é, eu sempre fiquei em dúvida, pois a maioria dos carros tem catalisador, abafador primário e abafador secundário. Mas quando eu mandei o cara (no outro carro ainda) tirar o intermediário, ele até me falou que aquilo era catalisador, mas eu achei estranho, pensei q ele tinha se confundido.filipe411 escreveu:Cara em termos de barulho andando não mudou praticamente nada. Um pouco mais barulhento mas não barra o filtro Simota rsrs.
E só pra esclarecer, esse do coletor é meio que um "pré-catalisador", sozinho ele não faz o trabalho, mas a falta dele é perceptível se ficar dentro da garagem do prédio com o motor ligado (atualizar o navidrive dentro da garagem não rola mais :p - são 20min com motor ligado e carro parado). Logo depois dele vem o catalisador central, e aquele trambolho pendurado na traseira do carro é um silencioso apenas. Ou seja, são 2 catalisadores (considerando o do coletor) e 1 silencioso.
Abs!
filipe411 escreveu:Pessoal, estou postando algumas informações de uma mod que eu fiz, há uns 2 meses, só para constar: troca do coletor catalisador original do EW10A pelo coletor de escape 4x1 do EW10J4S (C4 VTS)! É quase Plug&Play!
Coletor em si, após adaptação na flange. Essa adaptação trata-se em fazer um furo entre os furos existentes no meio do coletor (entre dutos 3 e 4), pois o padrão do VTS é :o:o:o:o: e o C4 comum 2.0 é :o:o-o:o:
Vista por baixo do carro. Meu grande receio foi não ter espaço para as curvas dos dutos, mas reparem que a proteção metálica do coletor original toma bastante espaço, criando essa ilusão.
O processo de desmontagem em si é MUITO trabalhoso, como o coletor fica atrás do bloco do motor, não há nenhum acesso pelo capô, e acaba tendo que desmontar muita coisa embaixo do carro.
Olhando o último cano da esquerda para a direita parece haver um amassado, porém procurei dezenas de fotos na internet, e em TODAS elas ele estava lá. Parece ser para possibilitar o encaixe da capa metálica original (que eu não tenho).
Ele entra perfeitamente no lugar, na verdade tive que folgar as braçadeiras da linha de escape e movê-la um pouco, tipo 1-2cm, para o encaixe com o coletor ser perfeito.
Como o coletor novo não possui um catalisador embutido, a sonda lambda, que antes ficava na "cabeça" do coletor, foi movida para o pequeno pedaço de cano rígido entre o flexível que vem do coletor e o catalisador principal. Outro chicote original de sonda lâmbda PSA foi usado para aumentar o comprimento do cabo da sonda. Ficou bem OEM hehehe.
Foto do coletor antigo e seu sifão de pia desmontados.
Mas e aí, DEU GANHO? A impressão que tive nos primeiros dias após a troca do coletor foi de que o carro estava pouquinha coisa melhor em alta RPM, como se expelisse os gases com mais facilidade. Fiquei rodando um final de semana inteiro sem a sonda lambda, e a impressão que eu tive é que depois de ter sido novamente instalada a diferença que eu sentia foi sumindo, mas provavelmente eu que me acostumei ou passou o "efeito placebo" da empolgação.
Mas EU ACHO que se eu alterar o resto do escapamento e remapear (juntando dinheiro para isso), aí deve realmente haver um ganho sim, mesmo que bem pequeno - nada de "chipar, botar vela de Iridium e ganhar 20-30cv", no way, não acredito nesses milagres! :p
Fica aí o relato...em breve posto fotos da saga do coletor de ADM... Abraços