- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
De roda e de motorista. Foi o que falei. Faz uma curva a 140 km/h com 28 libras no pneu que vai conhecer o céu mais cedo.Dec0 VTR escreveu:É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
No meu é rigoroso: 35 frente e 32 atrás, calibrado toda semana com pneu frio.

-
- Membros
- Mensagens: 165
- Registrado em: 04 Abr 2009, 13:40
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Rio de Janeiro
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Desculpa ..mas n intendi ..ahuauhuha se puder explicar melhorCyro escreveu:De roda e de motorista. Foi o que falei. Faz uma curva a 140 km/h com 28 libras no pneu que vai conhecer o céu mais cedo.Dec0 VTR escreveu:É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
No meu é rigoroso: 35 frente e 32 atrás, calibrado toda semana com pneu frio.
pq q com 28 a 140 bye bye driver ??
abc
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Se vc usar o pneu com a pressão abaixo do recomendado há uma tendência maior do pneu "dobrar" nas curvas e estourar, quando o carro tem pressão mais baixa a estabilidade piora consideravelmente...
Esse video ilustra bem o que pode acontecer com o carro estando com pneus bem descalibrados...
http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
Esse video ilustra bem o que pode acontecer com o carro estando com pneus bem descalibrados...
http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Sensacional o video.
- BICUDO
- Moderador
- Mensagens: 7058
- Registrado em: 17 Ago 2008, 13:13
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
- Localização: Jundiai/SP
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
muito bom....acho que assim fica bem explicado...Dec0 VTR escreveu:Sensacional o video.
Temos que agora conseguir uma forma de fazer os calculos, para gente poder saber a calibração coreta dos pneus
Original...no caso do VTR R15 205x65 recomendada....??????
para rodas R17 e rodas R18, fazer o mesmo para o Pallas e o outros....mas como fazer esses calculos?????
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Mais dois videos muito interessantes sobre o assunto:VTR2008 escreveu:Se vc usar o pneu com a pressão abaixo do recomendado há uma tendência maior do pneu "dobrar" nas curvas e estourar, quando o carro tem pressão mais baixa a estabilidade piora consideravelmente...
Esse video ilustra bem o que pode acontecer com o carro estando com pneus bem descalibrados...
http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=QBpI_o4urlk&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=rx82q-is ... re=related
Fabio_SD
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Não tem cálculos Bicudo. Independente das rodas ou pneus que vc estiver usando, use sempre a pressão recomendada pelo Fabricante. E atenção ao último vídeo postado. Quando vc anda mais que 3 Km, a temperatura aumenta, e com ela a pressão, embora a quantidade de ar seja a mesma. Por isto é importante calibrar sempre com o pneu frio. E se for viajar, aonde se podem enfrentar curvas fechadas em altas velocidades, coloque mais ar nos pneus, pois assim a establidade melhora ainda mais, já que o pneu não vai se dobrar em uma curva mais acentuada, e se chover o risco de aquaplanagem tb é menor.BICUDO escreveu:muito bom....acho que assim fica bem explicado...Dec0 VTR escreveu:Sensacional o video.
Temos que agora conseguir uma forma de fazer os calculos, para gente poder saber a calibração coreta dos pneus
Original...no caso do VTR R15 205x65 recomendada....??????
para rodas R17 e rodas R18, fazer o mesmo para o Pallas e o outros....mas como fazer esses calculos?????
O que não se deve fazer nunca, é diminuir a pressão abaixo da recomendada pelo Fabricante, na esperança de ter um carro mais "macio" nas Ruas esburacadas de nossas cidades, pois o prejuizo pode ser enorme.
Abs
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Mensagens: 1370
- Registrado em: 11 Mar 2009, 18:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Tem cálculos sim, Bruno...
Quotando uma resposta minha mesmo lá no Santana Fahrer Club:
Quotando uma resposta minha mesmo lá no Santana Fahrer Club:
Abraços!Thyago Szoke,5-Jun-2009, 15:25
A pressão tem a ver com a área do pneu em contato com o solo + peso exercido sobre cada pneu.
Veja a medida original do carro, a pressão utilizada e o peso por pneu (distribuição de peso entre dianteira e traseira multiplicado pelo peso total e dividido por dois).
Por exemplo, um carro de 1200 quilos com distribuição de peso 60-40, terá 720 quilos sobre o eixo dianteiro (1200*0,6) e 480 sobre o traseiro. Logo, cada pneu traseiro suportará 240 quilos, e cada dianteiro 360.
Considerando que os valores informados originalmente referem-se à calibração por ar comprimido ambiente, temos que:
Composição do Ar: 79% de N2 e 21% de O2
Massa molecular: N2=56 O2=32
Logo, temos: 0,79x56+0,21x32= 44,24+6,72=50,96 g/mol
Peso do carro=1200 kg=12000N
7200N para o eixo dianteiro e 4800N para o eixo traseiro
Logo, 3600N para cada pneu dianteiro e 2400N para cada pneu traseiro.
Equação dos gases: pv=nrt
p=F/A
n=número de mols
r=constante
t=temperatura podemos considerar 300 Kelvin
I=integral
Assim, tem que fazer uma integral de IDP/DV (integral da pressão com volume). Ele será constante caso não haja problemas, e a pressão será em função do fluxo de entrada que você poderá conhecer olhando no calibrador (geralmente essa informação está lá).
Agora eu deixo pra vocês, não tô com saco e nem tempo de calcular isso. Metade eu já fiz! :D
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Caraca que coisa complicada. Faz quase 30 anos que eu tive aula disso. Quer saber, na minha bike o método é muito mais simples de se calcular:
área da polpa digital 1 direita (cm2) X raio da roda (pol) x peso do ciclista (kg) x compactação do piso a ser utilizado no percurso (N) x distância entre eixos da bike (mm) x Constante Universal x 3,1416
Tudo isso é igual a: coloca o dedão no pneu e vê quando ficar firme o suficiente. Senta na bike e vê se arriô. Em caso positivo, vá pra um spa. hahahhahahahahhaha
área da polpa digital 1 direita (cm2) X raio da roda (pol) x peso do ciclista (kg) x compactação do piso a ser utilizado no percurso (N) x distância entre eixos da bike (mm) x Constante Universal x 3,1416
Tudo isso é igual a: coloca o dedão no pneu e vê quando ficar firme o suficiente. Senta na bike e vê se arriô. Em caso positivo, vá pra um spa. hahahhahahahahhaha
