Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
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Dec0 VTR
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Dec0 VTR »

É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.

Cyro
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Cyro »

Dec0 VTR escreveu:É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
De roda e de motorista. Foi o que falei. Faz uma curva a 140 km/h com 28 libras no pneu que vai conhecer o céu mais cedo.
No meu é rigoroso: 35 frente e 32 atrás, calibrado toda semana com pneu frio.
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dududcd
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por dududcd »

Cyro escreveu:
Dec0 VTR escreveu:É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
De roda e de motorista. Foi o que falei. Faz uma curva a 140 km/h com 28 libras no pneu que vai conhecer o céu mais cedo.
No meu é rigoroso: 35 frente e 32 atrás, calibrado toda semana com pneu frio.
Desculpa ..mas n intendi ..ahuauhuha se puder explicar melhor
pq q com 28 a 140 bye bye driver ??

abc

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VTR2008
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por VTR2008 »

Se vc usar o pneu com a pressão abaixo do recomendado há uma tendência maior do pneu "dobrar" nas curvas e estourar, quando o carro tem pressão mais baixa a estabilidade piora consideravelmente...
Esse video ilustra bem o que pode acontecer com o carro estando com pneus bem descalibrados...

http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

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Dec0 VTR
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Dec0 VTR »

Sensacional o video.

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BICUDO
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por BICUDO »

Dec0 VTR escreveu:Sensacional o video.
muito bom....acho que assim fica bem explicado...

Temos que agora conseguir uma forma de fazer os calculos, para gente poder saber a calibração coreta dos pneus
Original...no caso do VTR R15 205x65 recomendada....??????
para rodas R17 e rodas R18, fazer o mesmo para o Pallas e o outros....mas como fazer esses calculos?????

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fabio_sd
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por fabio_sd »

VTR2008 escreveu:Se vc usar o pneu com a pressão abaixo do recomendado há uma tendência maior do pneu "dobrar" nas curvas e estourar, quando o carro tem pressão mais baixa a estabilidade piora consideravelmente...
Esse video ilustra bem o que pode acontecer com o carro estando com pneus bem descalibrados...

http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
Mais dois videos muito interessantes sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=QBpI_o4urlk&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=rx82q-is ... re=related
Fabio_SD

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bruno figueiredo
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por bruno figueiredo »

BICUDO escreveu:
Dec0 VTR escreveu:Sensacional o video.
muito bom....acho que assim fica bem explicado...

Temos que agora conseguir uma forma de fazer os calculos, para gente poder saber a calibração coreta dos pneus
Original...no caso do VTR R15 205x65 recomendada....??????
para rodas R17 e rodas R18, fazer o mesmo para o Pallas e o outros....mas como fazer esses calculos?????
Não tem cálculos Bicudo. Independente das rodas ou pneus que vc estiver usando, use sempre a pressão recomendada pelo Fabricante. E atenção ao último vídeo postado. Quando vc anda mais que 3 Km, a temperatura aumenta, e com ela a pressão, embora a quantidade de ar seja a mesma. Por isto é importante calibrar sempre com o pneu frio. E se for viajar, aonde se podem enfrentar curvas fechadas em altas velocidades, coloque mais ar nos pneus, pois assim a establidade melhora ainda mais, já que o pneu não vai se dobrar em uma curva mais acentuada, e se chover o risco de aquaplanagem tb é menor.
O que não se deve fazer nunca, é diminuir a pressão abaixo da recomendada pelo Fabricante, na esperança de ter um carro mais "macio" nas Ruas esburacadas de nossas cidades, pois o prejuizo pode ser enorme.

Abs
Bruno Figueiredo.

Thyago Szoke
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Thyago Szoke »

Tem cálculos sim, Bruno...

Quotando uma resposta minha mesmo lá no Santana Fahrer Club:
Thyago Szoke,5-Jun-2009, 15:25

A pressão tem a ver com a área do pneu em contato com o solo + peso exercido sobre cada pneu.

Veja a medida original do carro, a pressão utilizada e o peso por pneu (distribuição de peso entre dianteira e traseira multiplicado pelo peso total e dividido por dois).

Por exemplo, um carro de 1200 quilos com distribuição de peso 60-40, terá 720 quilos sobre o eixo dianteiro (1200*0,6) e 480 sobre o traseiro. Logo, cada pneu traseiro suportará 240 quilos, e cada dianteiro 360.

Considerando que os valores informados originalmente referem-se à calibração por ar comprimido ambiente, temos que:

Composição do Ar: 79% de N2 e 21% de O2
Massa molecular: N2=56 O2=32

Logo, temos: 0,79x56+0,21x32= 44,24+6,72=50,96 g/mol

Peso do carro=1200 kg=12000N
7200N para o eixo dianteiro e 4800N para o eixo traseiro
Logo, 3600N para cada pneu dianteiro e 2400N para cada pneu traseiro.

Equação dos gases: pv=nrt
p=F/A
n=número de mols
r=constante
t=temperatura podemos considerar 300 Kelvin

I=integral

Assim, tem que fazer uma integral de IDP/DV (integral da pressão com volume). Ele será constante caso não haja problemas, e a pressão será em função do fluxo de entrada que você poderá conhecer olhando no calibrador (geralmente essa informação está lá).

Agora eu deixo pra vocês, não tô com saco e nem tempo de calcular isso. Metade eu já fiz! :D
Abraços!
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Cyro
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Cyro »

Caraca que coisa complicada. Faz quase 30 anos que eu tive aula disso. Quer saber, na minha bike o método é muito mais simples de se calcular:

área da polpa digital 1 direita (cm2) X raio da roda (pol) x peso do ciclista (kg) x compactação do piso a ser utilizado no percurso (N) x distância entre eixos da bike (mm) x Constante Universal x 3,1416

Tudo isso é igual a: coloca o dedão no pneu e vê quando ficar firme o suficiente. Senta na bike e vê se arriô. Em caso positivo, vá pra um spa. hahahhahahahahhaha
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