Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada
Enviado: 17 Ago 2009, 20:25
É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
Fórum para os entusiastas da linha Citroën C4
http://www.c4-clube.com/forum/
De roda e de motorista. Foi o que falei. Faz uma curva a 140 km/h com 28 libras no pneu que vai conhecer o céu mais cedo.Dec0 VTR escreveu:É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
Desculpa ..mas n intendi ..ahuauhuha se puder explicar melhorCyro escreveu:De roda e de motorista. Foi o que falei. Faz uma curva a 140 km/h com 28 libras no pneu que vai conhecer o céu mais cedo.Dec0 VTR escreveu:É Cyro, mas experimenta colcoar um pneu de perfil baixo e continuar calibrando com 28 libras por exemplo... é suicidio de roda.
No meu é rigoroso: 35 frente e 32 atrás, calibrado toda semana com pneu frio.
muito bom....acho que assim fica bem explicado...Dec0 VTR escreveu:Sensacional o video.
Mais dois videos muito interessantes sobre o assunto:VTR2008 escreveu:Se vc usar o pneu com a pressão abaixo do recomendado há uma tendência maior do pneu "dobrar" nas curvas e estourar, quando o carro tem pressão mais baixa a estabilidade piora consideravelmente...
Esse video ilustra bem o que pode acontecer com o carro estando com pneus bem descalibrados...
http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
Não tem cálculos Bicudo. Independente das rodas ou pneus que vc estiver usando, use sempre a pressão recomendada pelo Fabricante. E atenção ao último vídeo postado. Quando vc anda mais que 3 Km, a temperatura aumenta, e com ela a pressão, embora a quantidade de ar seja a mesma. Por isto é importante calibrar sempre com o pneu frio. E se for viajar, aonde se podem enfrentar curvas fechadas em altas velocidades, coloque mais ar nos pneus, pois assim a establidade melhora ainda mais, já que o pneu não vai se dobrar em uma curva mais acentuada, e se chover o risco de aquaplanagem tb é menor.BICUDO escreveu:muito bom....acho que assim fica bem explicado...Dec0 VTR escreveu:Sensacional o video.
Temos que agora conseguir uma forma de fazer os calculos, para gente poder saber a calibração coreta dos pneus
Original...no caso do VTR R15 205x65 recomendada....??????
para rodas R17 e rodas R18, fazer o mesmo para o Pallas e o outros....mas como fazer esses calculos?????
Abraços!Thyago Szoke,5-Jun-2009, 15:25
A pressão tem a ver com a área do pneu em contato com o solo + peso exercido sobre cada pneu.
Veja a medida original do carro, a pressão utilizada e o peso por pneu (distribuição de peso entre dianteira e traseira multiplicado pelo peso total e dividido por dois).
Por exemplo, um carro de 1200 quilos com distribuição de peso 60-40, terá 720 quilos sobre o eixo dianteiro (1200*0,6) e 480 sobre o traseiro. Logo, cada pneu traseiro suportará 240 quilos, e cada dianteiro 360.
Considerando que os valores informados originalmente referem-se à calibração por ar comprimido ambiente, temos que:
Composição do Ar: 79% de N2 e 21% de O2
Massa molecular: N2=56 O2=32
Logo, temos: 0,79x56+0,21x32= 44,24+6,72=50,96 g/mol
Peso do carro=1200 kg=12000N
7200N para o eixo dianteiro e 4800N para o eixo traseiro
Logo, 3600N para cada pneu dianteiro e 2400N para cada pneu traseiro.
Equação dos gases: pv=nrt
p=F/A
n=número de mols
r=constante
t=temperatura podemos considerar 300 Kelvin
I=integral
Assim, tem que fazer uma integral de IDP/DV (integral da pressão com volume). Ele será constante caso não haja problemas, e a pressão será em função do fluxo de entrada que você poderá conhecer olhando no calibrador (geralmente essa informação está lá).
Agora eu deixo pra vocês, não tô com saco e nem tempo de calcular isso. Metade eu já fiz! :D