-
- Membros
- Mensagens: 113
- Registrado em: 18 Nov 2008, 18:49
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
- Localização: Belo Horizonte MG
- Contato:
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
Luca T. Melo
email: lucacitroen@hotmail.com
C4 PALLAS ----EXCLUSIVE----- PACK TECH XENON DIRECIONAL 2009 FLEX Perla Nera AUTOMATICO

email: lucacitroen@hotmail.com
C4 PALLAS ----EXCLUSIVE----- PACK TECH XENON DIRECIONAL 2009 FLEX Perla Nera AUTOMATICO

- VTR BH
- Membros
- Mensagens: 417
- Registrado em: 29 Out 2008, 17:29
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: Outros
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
Dúvido que os guardas vão saber a diferença de um farol original de um colocado no caso do C4... Até eu ter comprado o meu, nunca tinha reparado a diferença nos faróis. Coloquei xenon em tudo no meu carro (alto, baixo e neblina 6000K) não vou tirar de forma alguma. Meus reatores ficam escondidos, eles podem olhar a vontade que parece original. Quanto aos esguichos dependendo posso tentar mandar colocar.
CITROEN C4 VTR + Eibach + TSW Sakata 17" e Toyo + xenon neblina, baixo e alto 6000K.
CITROEN XSARA VTS + turbo

CITROEN XSARA VTS + turbo

- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
Além da lampada de farol alto halogena normal, o C4 com farol xenon original de fabrica tem uma peculiariadade... ele é bi-xenon.... podem reparar, quando acionado o farol alto, o direcional do farol joga o faixo pra cima e a luminosidade da lampada muda.
-
- Membros
- Mensagens: 113
- Registrado em: 18 Nov 2008, 18:49
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
- Localização: Belo Horizonte MG
- Contato:
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
so sei q seu carro vai ter q ter regulagem automatica de altura quanto a proximidade de um veiculo e quanto ao peso do mesmo ,naum vai poder ter xenon no neblina e no alto porque nenhuma marca coloka de fabrica nele ,vai ter q ter lavadores ....
e vc vai ter q andar com o manual em seu carro para vc comprovar q é original e tambem no caso eles vao conferir se é direcional bi funçao
naum te jeito ,eles naum colokam lavadores e talzs na citroen ,tdo tem q vir de fabrica !!!
da uma olhada na materia q eu postei acima ae galera !!!!!fala dos xenons
e vc vai ter q andar com o manual em seu carro para vc comprovar q é original e tambem no caso eles vao conferir se é direcional bi funçao
naum te jeito ,eles naum colokam lavadores e talzs na citroen ,tdo tem q vir de fabrica !!!
da uma olhada na materia q eu postei acima ae galera !!!!!fala dos xenons
Luca T. Melo
email: lucacitroen@hotmail.com
C4 PALLAS ----EXCLUSIVE----- PACK TECH XENON DIRECIONAL 2009 FLEX Perla Nera AUTOMATICO

email: lucacitroen@hotmail.com
C4 PALLAS ----EXCLUSIVE----- PACK TECH XENON DIRECIONAL 2009 FLEX Perla Nera AUTOMATICO

- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
Olha só gente, relaxem um pouco. Calma, vamos dar tempo ao tempo. Afinal todos os nossos argumentos não passam de especulação. Ninguém sabe ao certo como vai ser a fiscalização. Em Janeiro, vamos ver se a coisa vai funcionar, e se haverá meios de se fazer o monitoramento de todos os veículos equipados com xenon. Depois de Janeiro é que teremos condição de traçar uma estratégia para nortear nossas ações.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Mensagens: 1
- Registrado em: 01 Dez 2008, 22:31
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
Há uma brecha na lei.
"Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2."
Quantas blits vocês já viram com medidores de lúmens.
O argumento e o seguinte, se o policial citar a lei falando sobre os farois de xenon você contra argumenta falando que seu farol tem fluxo luminoso menor que 2000 lúmens. Para atestar o que você esta dizendo ele precisa de um luximetro e eu nunca vi nenhum policial portando algum, mesmo porque o luximetro tambem serviria para fiscalizar as peliculas dos vidros também, o que nunca foi fiscalizado.
"Faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)
dispositivo(s) da limpeza do farol(4). Adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam
as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2."
Quantas blits vocês já viram com medidores de lúmens.
O argumento e o seguinte, se o policial citar a lei falando sobre os farois de xenon você contra argumenta falando que seu farol tem fluxo luminoso menor que 2000 lúmens. Para atestar o que você esta dizendo ele precisa de um luximetro e eu nunca vi nenhum policial portando algum, mesmo porque o luximetro tambem serviria para fiscalizar as peliculas dos vidros também, o que nunca foi fiscalizado.
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
Bom pra mim também tem uma questão de educação da população...se tem lei é pra ser respeitada e não ficar achando brecha...mas cada um cada um....Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
http://www.xenonlegal.com.br
KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!
A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita (Jornal O Globo de 12/11/08), quanto televisiva (JN de 05/12/08), informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.
A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.
Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:
Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.
Para ver a íntegra da Lei, clique abaixo:
http://xenonlegal.com.br/blog/index.php ... 15b6153677
################################################## ######
ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON
No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://xenonlegal.com.br/blog/index.php ... f2b4fdd6f0, deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.
1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.
2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.
3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.
4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.
5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados.
Dessa forma, concluímos que em caso de algum veículo ser autuado pelo uso do kit de xenon, a própria lei respalda o deferimento do recurso. Ainda assim, é ato perspicaz que no momento da instalação do kit de xenon, o conjunto ótico do farol seja devidamente regulado a fim de evitar que o corte de ataque do feixe de luz seja equivocadamente direcionado para cima e não para a frente com ângulo inclinado para o asfalto.
Atenciosamente,
Eduardo Brandl.
http://www.xenonlegal.com.br
KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!
A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita (Jornal O Globo de 12/11/08), quanto televisiva (JN de 05/12/08), informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.
A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.
Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:
Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.
Para ver a íntegra da Lei, clique abaixo:
http://xenonlegal.com.br/blog/index.php ... 15b6153677
################################################## ######
ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON
No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://xenonlegal.com.br/blog/index.php ... f2b4fdd6f0, deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.
1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.
2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.
3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.
4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.
5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados.
Dessa forma, concluímos que em caso de algum veículo ser autuado pelo uso do kit de xenon, a própria lei respalda o deferimento do recurso. Ainda assim, é ato perspicaz que no momento da instalação do kit de xenon, o conjunto ótico do farol seja devidamente regulado a fim de evitar que o corte de ataque do feixe de luz seja equivocadamente direcionado para cima e não para a frente com ângulo inclinado para o asfalto.
Atenciosamente,
Eduardo Brandl.
http://www.xenonlegal.com.br
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
A argumentacao e otima mais isso ira de fato funcionar quando a lei entrar em vigor???
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: RESOLUÇÃO No 294 DE 17 DE OUTUBRO DE 2008
"5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados."
Pra mim esse artigo 5) não é muito válido pelo fato que todo carro que vem com xenon de fábrica tem um farol próprio desenhado pra ele, como o C4...tem bastante diferença entre o farol de xenon e o farol com lâmpadas normais...então esse argumento pra mim não tem muito fundamento..Abs
Pra mim esse artigo 5) não é muito válido pelo fato que todo carro que vem com xenon de fábrica tem um farol próprio desenhado pra ele, como o C4...tem bastante diferença entre o farol de xenon e o farol com lâmpadas normais...então esse argumento pra mim não tem muito fundamento..Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br