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Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 24 Dez 2014, 11:54
por istogsan
Senhores! Tenho um C4 GLX 09 e agora aos 60000km ocorreu o mesmo problema. Li tb que pode ser nivel de oleo no cambio, no caso de ser eletrovalvula, qualquer mecanico consegue trocar ou terei de levar a um especialista em cambios? Concessionaria, "never"!

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 29 Dez 2014, 12:56
por sergioongaratto
Acho um absurdo isso! Acho que a Citroën tem todo direito de negar o reparo ou troca sem custo quando o carro nunca passou por um revisão conforme manual ou se fez somente as obrigatórias e depois nunca mais voltou na CC. Mas no caso do amigo eles fez TODAS as revisões até o momento na CC e portanto eu entendo que a Citroën deve cobrir sim esse tipo de defeito no câmbio. É por esta garantia que se paga bem a mais numa revisão na CC do que numa oficina comum.

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 29 Dez 2014, 19:05
por AdrianoC4
Pra minha infelicidade meu Pallas 2011 alem de estar abaixando água, hoje travou em 3° marcha e acendeu a luz service no painel....
Pelo jeito 2015 vai ser o ano que terei que trocar o meu carro, e olha que já rodei 92 mil km e efetue a troca do óleo da caixa de câmbio com 60 mil km.
Lembrando que todas as trocas de óleo e filtros são feitos nos prazos corretos.....

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 22 Jan 2015, 01:00
por rasec_ba
Olá Pessoal ! Meu nome é César (Tá parecendo reunião da Alcóolatras Anônimos...rs). Possuo um C4 Picasso 2009/2010 com 38.000 Km e fui agraciado com esse travamento em 3ª Marcha "Modo de Segurança", "Service". Antes dava somente quando de 3ª para 4ª e vice e versa. Fiz uma viagem de aprox 100 Km e deu até em alta na 4ª marcha, qdo diminui a velocidade deu um forte tranco e permanecendo em 3ª até parar, desligar e ligar novamente. Muito decepcionado comprei o KIT Eletroválvula Solenoides+Junta da Tampa+Anéis de vedação via Mercado Livre(680 reais com frete Sedex). Assim que chegar levarei o carro em um ex-mecânico da Mitsubish que entende de caixa automática, que prontificou-se a me ajudar, pois a cidade em que moro atualmente (Altamira-PA) não existe Concessionárias Citroen nem mecânicas especializadas, teremos que ler muito sobre o AL4. Uma pergunta, Após a troca das benditas peças terei que fazer uma atualização de Software? Se SIM estou ferrado, pois a Autorizada mais perto fica em Belém-PA (1024 Kms Via BR-230 Trasamazônica ou via Fluvial em Balsa). Abrs !

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 22 Jan 2015, 02:43
por rasec_ba
Pessoal, a propósito e a quem interessar possa, nas minhas noites mal dormidas, pesquisando sobre o Câmbio AL4/DPO encontrei esses manuais de treinamento Técnico em PDF (link abaixo) que pode ser de grande valia para nós e mecânicos.

Site:
http://caixautomatica.xpg.uol.com.br/

Cambio_automático-AL4
http://caixautomatica.xpg.uol.com.br/ma ... co-AL4.pdf

esquema-AL4
http://caixautomatica.xpg.uol.com.br/ma ... ma-AL4.pdf

Este último, infelizmente é continuação de algum artigo sobre Reforma e verificação do Corpo de Válvulas (continuação)

Espero ter ajudado, Abrs !

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 23 Jan 2015, 15:08
por vpmusic
Fala Galera, Sou novo aqui no fórum, comprei um C4 Pallas 2009/2010 em 19/11/2014 e no dia 30/12/2014 o carro apresentou o problema na caixa de marcha( aparece SERVICE ) e travava em terceira marcha.
Pesquisei bastante e vi que era comum esse problema no cambio automático do C4.
Sendo assim fui em uma oficina especializada aqui no RJ na qual fui indicado e o atendimento muito bom e transparente me deixou bem a vontade pois questionei se poderia comprar as peças por fora e pagar somente a mão de obra e verifiquei que não valeria a pena.

Após a caixa estar desmontada ele me mostrou o desgaste causado pelo uso normal ou por uma possível falta de troca de óleo.
Autorizei a realização do serviço que ficou em R$ 4.200 e o carro ficou pronto em 7 dias. O carro esta perfeito e ele me deu a garantia de 6 meses para o serviço.

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 02 Fev 2015, 20:56
por rasec_ba
Caros Amigos ! Hoje levei a Nave à um mecânico que conheci aqui em Altamira-PA, que já trabalhou com caixas automáticas da Mitsubishi e nunca com caixa AL4. Juntei bastante conteúdo na net (vídeos, manuais, tutoriais) e levei até o mesmo, antes disso, ele em férias, esteve em Campinas-SP e pegou algumas manhas (dicas) na "WR Automáticos". Continuando, botamos mão à obra. Juro a Vocês que a parte mais demorada de todo o trabalho foi a remoção do protetor (peito de aço) e bateria com seu suporte (facilitar a colocação do óleo novo). A troca da eletroválvulas em si foi até rápido, ele não chegou a tirar do local o corpo de válvulas, apenas puxou para fora e a mesma ainda conectada pelo chicote foi presa por um suporte (arame) pra facilitar. Trocou as 2 eletroválvulas e a junta da tampa. Ficamos na dúvida com relação a quantidade de óleo a ser reposta. Medimos a quantidade que saiu quando da abertura do dreno, por volta de 1,3 Litros e colocamos a mesma quantidade de óleo novo. Trabalho feito, saímos para testar e não deu problema algum até o presente momento. Espero não estar cantando vitória antes do tempo, mas onde sempre dava o problema (Tranco, SERVICE, trava na 3a Marcha) que era em uma longa subida próximo a minha residência não deu erro nenhum (já estava dando o erro até em terreno nivelado). Analisando tudo, conclui que não há necessidade de ser um mecânico técnico em AL4 (Citroën/Peugeot), basta ter um básico conhecimento em caixas de mudanças automáticas e paciência. Gastei mais com as peças no ML (R$ 525,00 pelo kit 2 Solenoides+Junta da tampa+frete 154,00 = 679,00) do que com a mão de obra de R$ 300,00, acho cobrou somente isso porque fui um bom auxiliar e ter me tornado amigo do mesmo...rs rs rs. Abrs !

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 16 Fev 2015, 10:04
por ricardobsb
Ola pessoal,
Moro em Brasília e tenho dois C4: um Pallas 2008 e um Picasso 2009. Tenho o Pallas há quase 3 anos e no final do ano comecei a sentir trancos na troca de marcha e os engates da manopla do câmbio começaram a ficar duros. Mas nada de travar em 3a. Numa primeira oficina que fui especialista em automáticos, a constatação clássica: troca das eletrovalvulas por 1.200,00. Não satisfeito, fui num outro mecânico e o cara, muito honesto, deu o veredicto: coxim quebrado fazia o tranco. A brincadeira ficou em 400,00 e hj o carro esta filé. Câmbio suave e sem trancos. Ou seja, se fosse confiar no primeiro mecânico ia ser enganado.
Pois bem, há 1 mês comprei um c4 Picasso e na volta de Goiânia para Brasília o famoso travamento em 3a aconteceu na viagem toda; parei umas 10 vezes no acostamento para desligar e ligar o carro para ir na 4a marcha. Foi muita falta de sorte pois fiz o test. drive no carro antes e nada de trancos ou travamentos. Desde isso só presenciei o defeito umas 2x, mas o carro está dando muito tranco ao trocar de marcha. Como os coxins estão em bom estado, fica a constatação que a troca das eletrovalvulas é necessária.
Já achei um ex mecânico da citroen que fará a troca na própria casa dele (mão de obra orçada em 250,00). Agora estou pesquisando o preço mais barato do par de eletrovalvulas e dos 4 litros de óleo do câmbio que o mecânico disse que precisa. Quando tiver feita troca passo os resultados.
Fica uma dica: se o carro esta com trancos na troca de marcha mas não trava em 3a, provavelmente o problema é coxim.

Abs

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 07 Mar 2015, 10:02
por ricardobsb
Ola pessoal,
Enfim fiz a troca das eletrovalvulas. Tive um contratempo pois indo viajar para o interior de SP, rodei 700 KM com esse problema de travamento, parando no acostamento para ligar e desligar o carro umas 20 vezes. Minha sorte foi que tinha comprado as peças para entregar no interior de SP e achei um mecânico em Sao Jose do Rio Preto que fez a troca.
Comprei as peças pelo mercado livre. As 2 eletrovalvulas eu gastei R$ 329,00 com frete incluso e comprei o modelo com final 16 (pelos posts antigos parece que é o modelo mais novo da peça). Comprei 3 litros do óleo Mobil ATF LT 71141 por R$ 78 o litro com frete incluso. E a mão de obra ficou um pouco mais cara: R$ 350,00.
A troca demorou 1h30min e como neste processo saiu uns 3 litros de óleo, a reposição foi feita pelos litros que comprei. Depois disso, ele passou o scanner no carro para ajustar a nova configuração das eletrovalvulas e zerar os contadores. Neste instante, o mecânico informou-me o scanner acusou problema com a pressão da caixa de cambio e isto estava relacionada com as eletrovalvulas.
O carro ficou bom, sem nenhum tranco e até o consumo melhorou. Consegui fazer com o C4 Picasso com 4 pessoas 12,2 km/l na volta na estrada. Mas ainda estou com alguns problemas, que acredito ser de configuração eletrônica do scanner. De vez em quando, acontecem as seguintes situações:

a) em 2x vezes o piloto automático não funcionou
b) ao ligar, coloca-se em D ou N mas o visor mostra dois pauzinhos e demora uns 15 seg para acionar

Na páscoa vou voltar para o interior de SP e ver com o mecânico esses probleminhas. Mas no geral, gostei do resultado pois as trocas de marchas agora são imperceptiveis e não travou mais em 3a marcha.

Se alguém quiser os link do mercado livre posso enviar.

Abraços.

Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA

Enviado: 07 Mar 2015, 10:19
por ernanidamasceno
ricardobsb escreveu:Ola pessoal,
Enfim fiz a troca das eletrovalvulas. Tive um contratempo pois indo viajar para o interior de SP, rodei 700 KM com esse problema de travamento, parando no acostamento para ligar e desligar o carro umas 20 vezes. Minha sorte foi que tinha comprado as peças para entregar no interior de SP e achei um mecânico em Sao Jose do Rio Preto que fez a troca.
Comprei as peças pelo mercado livre. As 2 eletrovalvulas eu gastei R$ 329,00 com frete incluso e comprei o modelo com final 16 (pelos posts antigos parece que é o modelo mais novo da peça). Comprei 3 litros do óleo Mobil ATF LT 71141 por R$ 78 o litro com frete incluso. E a mão de obra ficou um pouco mais cara: R$ 350,00.
A troca demorou 1h30min e como neste processo saiu uns 3 litros de óleo, a reposição foi feita pelos litros que comprei. Depois disso, ele passou o scanner no carro para ajustar a nova configuração das eletrovalvulas e zerar os contadores. Neste instante, o mecânico informou-me o scanner acusou problema com a pressão da caixa de cambio e isto estava relacionada com as eletrovalvulas.
O carro ficou bom, sem nenhum tranco e até o consumo melhorou. Consegui fazer com o C4 Picasso com 4 pessoas 12,2 km/l na volta na estrada. Mas ainda estou com alguns problemas, que acredito ser de configuração eletrônica do scanner. De vez em quando, acontecem as seguintes situações:

a) em 2x vezes o piloto automático não funcionou
b) ao ligar, coloca-se em D ou N mas o visor mostra dois pauzinhos e demora uns 15 seg para acionar

Na páscoa vou voltar para o interior de SP e ver com o mecânico esses probleminhas. Mas no geral, gostei do resultado pois as trocas de marchas agora são imperceptiveis e não travou mais em 3a marcha.

Se alguém quiser os link do mercado livre posso enviar.

Abraços.

Pode me enviar o link?