Bold,
boldfinger escreveu: (...)
No som que fiz no meu VTR, fikou algo bem SIMPLES e sem muitas pretençoes em termos de ganho (nao curto som estilo "PORRADA", nem som alto, que chamam de "SPL")...minha ideia era somente ganhar um pouco mais de graves, pouco mais encorpados, jah que nao ouço som muito alto no carro (quero manter minha audiçao em bom estado pelo menos ateh os 50 anos de idade hahahaah).
A minha pretensão é simplicidade e qualidade. Apesar de ser carioca, não curto funk, pancadão, bate estaca, trio elétrico, disparar alarme de outros carros à distância nem nada do gênero. Um volumezinho alto de vez em quando é maneiro para desestressar, mas a idéia é um som de qualidade voltado para o interior do carro.
boldfinger escreveu:
- Se vc vai usar o som original, vai ter que puxar o sinal de dentro do aparelho (pois ele infelizmente nao tem saida RCA) ou senao usar um conversor RCA, que transforma a saida de 'fiozinho' em sinal RCA (de melhor qualidade). Soh assim vc vai conseguir usar um modulo mosfet, caso contrario, vai ter q utilizar um modulo tipo booster.
Eu imaginei que haveria esta necessidade mesmo, em utilizar o conversor de saída alta para RCA. Pelo que andei lendo, a grosso modo, o módulo tipo Booster tem como "efeito colateral" amplificar os ruídos que por ventura existirem ou forem introduzidos no sinal. Algo que no módulo tipo Mosfet é minimizado... Minha idéia é partir para o Mosfet mesmo.
boldfinger escreveu:
- Eu ia trocar os falantes dianteiros (...) No final meio que 'descobri' que o kit 2 vias original nao eh nenhuma porcaria, muito pelo contrario, cumpre bem o papel de tocar medios e agudos. Por enquanto vou deixar original os falantes
No meu caso, creio que não terei escolha. O famigerado kit argentino do Pallas é sofrível. O carro merece uns falantes à altura.
boldfinger escreveu:
- O sub foi um grande dilema, pois era justamente isso que eu keria de diferente no som do meu VTR. Particularmente nao gosto dakelas caixas enormes no porta-malas ocupando espaço do sub. Mesmo assim pesquisei varios tipos e tamanhos de sub e caixas seladas, dutadas, slim etc. No final, isso vai depender muito da sua EXPECTATIVA em relaçao ao grave q vc ker. Eu acabei optando pelo sub da bravox slim de 10''. Eu ia fazer a caixa no porta-malas bem rente a lateral, de modo que nao fikasse nada saliente. No final, na loja que eu tinha negociaçao, soh tinha o modelo com akela caixa slim integrada. Acabei que testando esse conjunto, o grave atendeu o que eu queria.
Em relação à localização do sub, ainda estou avaliando os custos. O ideal seria uma caixa selada slim customizada integrada à lateral da mala, próximo ao banco dos passageiros. Só que o custo dessa fabricação é meio alto... Talvez inicialmente eu utilize uma caixa selada tradicional, pequena, de uns 25 litros. A vantagem da caixa tradicional é que na necessidade de espaço, eu posso removê-la facilmente.
No meu carro anterior (Mondeo 97 Sedan) eu fiz duas caixas integradas em fibra para o subwoofer e para o módulo, de maneira que o espaço fosse utilizado de uma maneira racional, pois eu ainda tinha o cilindro do kit GNV no fundo da mala.
As fotos abaixo não são as do meu carro, mas foram a inspiração para o meu projeto. No meu carro, o sub ficou menos destacado pois utilizei o Pioneer Slim de 12" (o mesmo do meu projeto atual).
Depois vou tirar umas fotos do sub e módulo do meu Mondeo e posto aqui.
boldfinger escreveu:
- Modulo: ae vai do gosto tbm...eu to usando um Audiobank 4060 de 4 canais. 2 canais dianteiros em alta, 2 traseiros em bridge pro sub. Os falantes traseiros continuam originais por causa do bip dos sensores.
Cara, essa é uma parada que eu ainda não consegui entender direito... Qual é o motivo de se perder o bip dos sensores? Quem manda este sinal (os bips) não é o RD4? Ou os sensores são ligados diretamente nos falantes traseiros?
O meu carro tem sensores dianteiros e traseiros de fábrica e bluetooth integrado no RD4. Se é o próprio aparelho que manda o som do telefone e dos bips, nada deveria ser perdido com a adição do módulo... Ou não?
boldfinger escreveu:
RESUMO: tudo vai muito do SEU GOSTO musical. Aprendi com esse tempo de pesquisa e instalaçao, NÃO existe certo ou errado, pois os projetos de som sao muito individuais e peculiares. Lembre-se tbm de que a INSTALAÇAO faz toda diferença, e no caso do C4, eh um carro super sensivel a captar ruidos de tudo qto eh lado.. E falando em projetos, sempre bom traçar um PLANEJAMENTO do que vc ker e do que vai instalar.
A idéia é realmente fazer a instalação em um local especializado e com equipamentos e acessórios de boa qualidade. A minha instalação no Mondeo foi feita na Leotomóvel do Recreio, quem é do RJ sabe que é um local onde trabalham direitinho, apesar de não ser muito barato. Mas qualidade tem seu preço.
Essa questão do ruído me preocupa, mas já disponho de 2 cabos RCA Monster 302 XLN (2 canais cada) para ligar o RD4 ao módulo. Espero que com estes cabos a questão do ruído seja minimizada, já que esta marca é bem conceituada no mercado e fabrica produtos de altíssima qualidade.
As specs dos cabos podem ser vistas no link
http://www.monstercable.com/mpc/product ... tion=three
Valeu Bold, obrigado pelas dicas!
Abraços,
Luiz Eduardo