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robinholuz
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por robinholuz »

PessoALL!

Andei pesquisando preços.. e achei o seguinte:

Widmen Niterói
Amortecedores Cofap Turbogas - R$ 560,00
Kit de amortecedores - R$ 234,00
MO - R$ 200,00

Está no preço ou eu consigo mais em conta?
Quanto vcs pagaram pelas peças?
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jcreboucas
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por jcreboucas »

Pessoal, tenho um C4 Hatch 2010 exclusive 2.0. Esta com 55mil km e a suspensão já está batendo. Fui na concessionária em Natal e eles disseram que precisa do número do chassi para saber o modelo. Essa informação confere? Quais marcas vocês recomendam?

maxcwb
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por maxcwb »

Só para ratificar:
Coloquei cofap turbogás: GP32691(E) e o GP32692 (D). Eles são do 307. Paguei 480 no par... meio caro, mas é a vida.

Aproveitando a mão de obra:
- troquei os dois retentores da caixa (retentor caixa 1.6 16V c4 307), 28,00 lado motorista e 32,00 o lado passageiro (na concessionária peugeot, na citroen era respectivamente 52 e 48, o mesmo...)
- coloquei óleo transmission ELF TRJ 75W80 (32,00 o litro / 2 litros) e o molykote FC (18,00).
- troquei o coxim do motor, em baixo da caixa, por onde passa o semi-eixo. Paguei 26,00 um paralelo (coxim cartucho 65mm no C4 1.6 16V flex 2010). O conjunto completo na concessionária sai 500 conto... o original estava bem rachado, com 38mil km (!!!)
- mandei embuchar as pinças, que estavam batendo muito
- troquei as pastilhas por bendix (54 reais no ML)

Citroen f_deu o c4 com amortecedor sachs de baixa qualidade, retentores e coxins 1/2 boca e as pinças ruins (eletroválvula é um caso a parte, felizmente o meu é mecânico). Com uns trocados a mais poderiam ter feito um carro bem mais apreciado. Pra mim, esse c4 é o fim da linha.

Abs pra turma.

RaphaelF
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por RaphaelF »

maxcwb escreveu:Só para ratificar:
Coloquei cofap turbogás: GP32691(E) e o GP32692 (D). Eles são do 307. Paguei 480 no par... meio caro, mas é a vida.

Aproveitando a mão de obra:
- troquei os dois retentores da caixa (retentor caixa 1.6 16V c4 307), 28,00 lado motorista e 32,00 o lado passageiro (na concessionária peugeot, na citroen era respectivamente 52 e 48, o mesmo...)
- coloquei óleo transmission ELF TRJ 75W80 (32,00 o litro / 2 litros) e o molykote FC (18,00).
- troquei o coxim do motor, em baixo da caixa, por onde passa o semi-eixo. Paguei 26,00 um paralelo (coxim cartucho 65mm no C4 1.6 16V flex 2010). O conjunto completo na concessionária sai 500 conto... o original estava bem rachado, com 38mil km (!!!)
- mandei embuchar as pinças, que estavam batendo muito
- troquei as pastilhas por bendix (54 reais no ML)

Citroen f_deu o c4 com amortecedor sachs de baixa qualidade, retentores e coxins 1/2 boca e as pinças ruins (eletroválvula é um caso a parte, felizmente o meu é mecânico). Com uns trocados a mais poderiam ter feito um carro bem mais apreciado. Pra mim, esse c4 é o fim da linha.

Abs pra turma.

Você trocou o fluido do câmbio manual?Gostaria de fazer essa manutenção preventiva no meu...!

maxcwb
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por maxcwb »

RaphaelF escreveu:
maxcwb escreveu:Só para ratificar:
Coloquei cofap turbogás: GP32691(E) e o GP32692 (D). Eles são do 307. Paguei 480 no par... meio caro, mas é a vida.

Aproveitando a mão de obra:
- troquei os dois retentores da caixa (retentor caixa 1.6 16V c4 307), 28,00 lado motorista e 32,00 o lado passageiro (na concessionária peugeot, na citroen era respectivamente 52 e 48, o mesmo...)
- coloquei óleo transmission ELF TRJ 75W80 (32,00 o litro / 2 litros) e o molykote FC (18,00).
- troquei o coxim do motor, em baixo da caixa, por onde passa o semi-eixo. Paguei 26,00 um paralelo (coxim cartucho 65mm no C4 1.6 16V flex 2010). O conjunto completo na concessionária sai 500 conto... o original estava bem rachado, com 38mil km (!!!)
- mandei embuchar as pinças, que estavam batendo muito
- troquei as pastilhas por bendix (54 reais no ML)

Citroen f_deu o c4 com amortecedor sachs de baixa qualidade, retentores e coxins 1/2 boca e as pinças ruins (eletroválvula é um caso a parte, felizmente o meu é mecânico). Com uns trocados a mais poderiam ter feito um carro bem mais apreciado. Pra mim, esse c4 é o fim da linha.

Abs pra turma.

Você trocou o fluido do câmbio manual?Gostaria de fazer essa manutenção preventiva no meu...!

Então,
Não achei o óleo total 75W80 - segundo o site, com base sintética.
Mas achei o óleo ELF TRJ 75W80, que segundo o rótulo, passou a ter base sintética (e custa o mesmo, 33,50 o litro).

Não vi em lugar algum o volume de óleo da caixa. O mecânico tirou o semi-eixo e coletou o óleo = 2,5 a 2,7L. Ele completou com 2,8L. Até agora não sei qual o volume e como ver o nível correto..... então meu amigo, o primeiro lance é saber qual o volume e como ver o nível.

Em teoria, estimo que deve ser 2L e o nível deve ser visto por um "bujão" lateral, mas não tive tempo de confirmar. Preciso ver isso logo porque muito óleo na caixa vaza pelo retentor do eixo primário (onde fica a embreagem) e pode dar problema.

A troca do óleo + molyote deixa o cambio mais silencioso (bem mais). Certamente voltará a ficar mais barulhento, mas menos que o estado original.



Aproveitando:

Sobre os amortecedores:
Ficaram bons os dianteiros cofap, mas a diferença foi 1/4 da troca dos sachs traseiros para os cofap. Ou seja, os meus sachs dianteiros até que não estavam tão moles. Enfim, agora quero ver se melhora um pouco a saída de frente, que acontecia antes.

Sobre as pinças:
embuchei as pinças e agora não batem mais. Só precisa ter cuidado para fazer o serviço bem feito, senão a pastilha não encosta perpendicularmente e começa a gastar de modo irregular. Saiu bem salgado: 250 conto... obviamente mandei bastante gente ir para lugares sórdidos antes de passar o cartão.

Sobre as pastilhas:
coloquei as bendix. Elas tem um tipo "teflon" nas costas, isso evita o chiado. Elas tem maior área de contato também. Mandei dar um micro-passe no disco (fremax, 4000km rodados +/-). Agora o carro freia e não vi sinal de superaquecimento do disco e fading das pastilhas. Isso se traduz em: agora tenho 2 chances de frenagem de emergência, antes só tinha uma pisada até ficar sem freio.

Sobre o coxim:
Achei um lugar que vende o coxim do motor por 26 reais, e bem melhor que o vendido no mercado livre.
Agora em arrancada forte "não dá mais um tranco seco", que era do coxim quebrado batendo, possivelmente.

Sobre a correia poly-v dos agregados:
Troquei também, coisa simples. Parou de chiar (um chiado normal de correia ressecada) quando acelera. Troquei mais porque agora consigo ouvir quando a dentada começar a chiar... segundo a citroen, deve ser trocada com 100 mil km ou 10 anos, eu acho um absurdo, com 4 anos ou 60mil é bom trocar ou pelo menos fazer uma boa inspeção.

Fuis!

ricardovix
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por ricardovix »

maxcwb escreveu:
RaphaelF escreveu:
maxcwb escreveu:Só para ratificar:
Coloquei cofap turbogás: GP32691(E) e o GP32692 (D). Eles são do 307. Paguei 480 no par... meio caro, mas é a vida.

Aproveitando a mão de obra:
- troquei os dois retentores da caixa (retentor caixa 1.6 16V c4 307), 28,00 lado motorista e 32,00 o lado passageiro (na concessionária peugeot, na citroen era respectivamente 52 e 48, o mesmo...)
- coloquei óleo transmission ELF TRJ 75W80 (32,00 o litro / 2 litros) e o molykote FC (18,00).
- troquei o coxim do motor, em baixo da caixa, por onde passa o semi-eixo. Paguei 26,00 um paralelo (coxim cartucho 65mm no C4 1.6 16V flex 2010). O conjunto completo na concessionária sai 500 conto... o original estava bem rachado, com 38mil km (!!!)
- mandei embuchar as pinças, que estavam batendo muito
- troquei as pastilhas por bendix (54 reais no ML)

Citroen f_deu o c4 com amortecedor sachs de baixa qualidade, retentores e coxins 1/2 boca e as pinças ruins (eletroválvula é um caso a parte, felizmente o meu é mecânico). Com uns trocados a mais poderiam ter feito um carro bem mais apreciado. Pra mim, esse c4 é o fim da linha.

Abs pra turma.

Você trocou o fluido do câmbio manual?Gostaria de fazer essa manutenção preventiva no meu...!

Então,
Não achei o óleo total 75W80 - segundo o site, com base sintética.
Mas achei o óleo ELF TRJ 75W80, que segundo o rótulo, passou a ter base sintética (e custa o mesmo, 33,50 o litro).

Não vi em lugar algum o volume de óleo da caixa. O mecânico tirou o semi-eixo e coletou o óleo = 2,5 a 2,7L. Ele completou com 2,8L. Até agora não sei qual o volume e como ver o nível correto..... então meu amigo, o primeiro lance é saber qual o volume e como ver o nível.

Em teoria, estimo que deve ser 2L e o nível deve ser visto por um "bujão" lateral, mas não tive tempo de confirmar. Preciso ver isso logo porque muito óleo na caixa vaza pelo retentor do eixo primário (onde fica a embreagem) e pode dar problema.

A troca do óleo + molyote deixa o cambio mais silencioso (bem mais). Certamente voltará a ficar mais barulhento, mas menos que o estado original.



Aproveitando:

Sobre os amortecedores:
Ficaram bons os dianteiros cofap, mas a diferença foi 1/4 da troca dos sachs traseiros para os cofap. Ou seja, os meus sachs dianteiros até que não estavam tão moles. Enfim, agora quero ver se melhora um pouco a saída de frente, que acontecia antes.


Sobre as pinças:
embuchei as pinças e agora não batem mais. Só precisa ter cuidado para fazer o serviço bem feito, senão a pastilha não encosta perpendicularmente e começa a gastar de modo irregular. Saiu bem salgado: 250 conto... obviamente mandei bastante gente ir para lugares sórdidos antes de passar o cartão.

Sobre as pastilhas:
coloquei as bendix. Elas tem um tipo "teflon" nas costas, isso evita o chiado. Elas tem maior área de contato também. Mandei dar um micro-passe no disco (fremax, 4000km rodados +/-). Agora o carro freia e não vi sinal de superaquecimento do disco e fading das pastilhas. Isso se traduz em: agora tenho 2 chances de frenagem de emergência, antes só tinha uma pisada até ficar sem freio.

Sobre o coxim:
Achei um lugar que vende o coxim do motor por 26 reais, e bem melhor que o vendido no mercado livre.
Agora em arrancada forte "não dá mais um tranco seco", que era do coxim quebrado batendo, possivelmente.

Sobre a correia poly-v dos agregados:
Troquei também, coisa simples. Parou de chiar (um chiado normal de correia ressecada) quando acelera. Troquei mais porque agora consigo ouvir quando a dentada começar a chiar... segundo a citroen, deve ser trocada com 100 mil km ou 10 anos, eu acho um absurdo, com 4 anos ou 60mil é bom trocar ou pelo menos fazer uma boa inspeção.


Fuis!
Colega, 2 dúvidas:

Tenho que fazer uma manutenção no meu c4 agora e por enquanto preciso trocar os 4 pneus e os amortecedores DIANTEIROS. Por enquanto não preciso trocar o traseiro com urgência, mas caso compense, troco os 4 logo pelos cofap turbogás. Você acha que compensou a troca? O dianteiro tenho que trocar porque está vazando óleo, o traseiro seria mais por questão de conforto (pois o carro ficaria mais estável e, consequentemente, balançando menos)

A outra dúvida é sobre esse "chiado" das correias. Meu C4 faz um chiado entre 55~65km/h mais ou menos, o que me incomoda muito, pois no trânsito da minha cidade é a velocidade média que eu acabo andando quase sempre. Caso esse chiado seja proveniente de alguma das duas correias eu gostaria de saber, pois irei providenciar a troca o quanto antes.

Valeu!
Editado pela última vez por ricardovix em 16 Out 2013, 23:44, em um total de 1 vez.

maxcwb
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por maxcwb »

Olá amigo,

Compensa muito colocar os traseiros também, paguei em torno de 210 reais cada no mercado livre, chama-se elu auto peças, só fiquei meio assim porque não me mandaram NFe nesta última compra, vou dar uma cobrada neles para caso eu tenha que requerer garantia.

Assim, pra mim, me incomodava muito (irritava muito) o balanço traseiro, desde os primeiros dias com o carro. Até descobrir que era algo normal no C4. Então a primeira coisa que fiz no carro foi trocar esses amortecedores traseiros.

Os dianteiros (240 cada) já não compensaram tannnnnnto assim porque os originais não estavam tão horríveis quanto eu havia imaginado, tanto que guardei os originais para vender como peça usada (38mil km rodados).

O chiado acho difícil que seja somente a correia. Tem que avaliar com maior precisão.
Dica importante: se for trocar a correia, observe o código que deve estar escrito nela => 6pk1069, por exemplo, essa é a medida (1069mm). Fica mais fácil comprar outra corretamente igual.

No meu caso, o barulho aparecia quando acelerava com o carro parado - era um barulho mais agudo, mais para chiado/assobio do que um "ronco".

Se existe chiado com o carro andando, em qualquer marcha por exemplo (qualquer rotação), pode ser a caixa. Se chia em uma rotação específica e varia com motor frio ou quente, daí pode ser correia. É bom inspecionar a dentada, que como disse, no manual dizia para trocar em um período de tempo que é o dobro do que as outras montadoras recomendam... ou seja, se tem mais de 60mil km ou 4 anos, é bom inspecionar com bastante atenção, a correia dentada é barata e nem sempre precisa trocar o rolamento (por várias vezes deixei um rolamento original SKF canadense ao invés de colocar um "inna" nacional, o Bob Sharp estava brigando com a associação dos engenheiros que obrigava a troca, bla bla bla para venderem mais rolamento).

Outra coisa que costuma fazer barulho é rolamento, tanto da bomba de água quanto do alternador. Nesse caso é mais pra "ronco". As vezes a bateria ruim força o alternador, que também dá um chiado em correia ressecada (o alternador fica mais pesado e tende a patinar a polia na correia).

Resumo: barulho sempre tem a ver com rotação e esforço. Precisa pensar nas coisas girando/funcionando e as vezes isolar alguma coisa (desacoplar o motor pisando na embreagem ou engatando N, reduzindo ou aumentando a rotação, acelerando ou desacelerando, ligando vários acessórios elétricos para aumentar o esforço do alternador, etc etc etc) para conseguir identificar ao que ele está associado.

PS: depois de trocar tudo, ainda tem um barulhinho chato batendo. Já identifiquei que um dos suportes de plástico dos canos do ar condicionado está quebrado (o primeiro que fixa as mangueiras na longarina do carro, ao lado do radiador). Fica a dica pro pessoal inspecionar pois dependendo de onde os tubos ficam batendo, podem de desgastar e romper... acho que vou tentar tirar e colar com "durepóxi".

Boa sorte aí.
Abs!

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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por ricardovix »

maxcwb escreveu:Olá amigo,

Compensa muito colocar os traseiros também, paguei em torno de 210 reais cada no mercado livre, chama-se elu auto peças, só fiquei meio assim porque não me mandaram NFe nesta última compra, vou dar uma cobrada neles para caso eu tenha que requerer garantia.

Assim, pra mim, me incomodava muito (irritava muito) o balanço traseiro, desde os primeiros dias com o carro. Até descobrir que era algo normal no C4. Então a primeira coisa que fiz no carro foi trocar esses amortecedores traseiros.

Os dianteiros (240 cada) já não compensaram tannnnnnto assim porque os originais não estavam tão horríveis quanto eu havia imaginado, tanto que guardei os originais para vender como peça usada (38mil km rodados).

O chiado acho difícil que seja somente a correia. Tem que avaliar com maior precisão.
Dica importante: se for trocar a correia, observe o código que deve estar escrito nela => 6pk1069, por exemplo, essa é a medida (1069mm). Fica mais fácil comprar outra corretamente igual.

No meu caso, o barulho aparecia quando acelerava com o carro parado - era um barulho mais agudo, mais para chiado/assobio do que um "ronco".

Se existe chiado com o carro andando, em qualquer marcha por exemplo (qualquer rotação), pode ser a caixa. Se chia em uma rotação específica e varia com motor frio ou quente, daí pode ser correia. É bom inspecionar a dentada, que como disse, no manual dizia para trocar em um período de tempo que é o dobro do que as outras montadoras recomendam... ou seja, se tem mais de 60mil km ou 4 anos, é bom inspecionar com bastante atenção, a correia dentada é barata e nem sempre precisa trocar o rolamento (por várias vezes deixei um rolamento original SKF canadense ao invés de colocar um "inna" nacional, o Bob Sharp estava brigando com a associação dos engenheiros que obrigava a troca, bla bla bla para venderem mais rolamento).

Outra coisa que costuma fazer barulho é rolamento, tanto da bomba de água quanto do alternador. Nesse caso é mais pra "ronco". As vezes a bateria ruim força o alternador, que também dá um chiado em correia ressecada (o alternador fica mais pesado e tende a patinar a polia na correia).

Resumo: barulho sempre tem a ver com rotação e esforço. Precisa pensar nas coisas girando/funcionando e as vezes isolar alguma coisa (desacoplar o motor pisando na embreagem ou engatando N, reduzindo ou aumentando a rotação, acelerando ou desacelerando, ligando vários acessórios elétricos para aumentar o esforço do alternador, etc etc etc) para conseguir identificar ao que ele está associado.

PS: depois de trocar tudo, ainda tem um barulhinho chato batendo. Já identifiquei que um dos suportes de plástico dos canos do ar condicionado está quebrado (o primeiro que fixa as mangueiras na longarina do carro, ao lado do radiador). Fica a dica pro pessoal inspecionar pois dependendo de onde os tubos ficam batendo, podem de desgastar e romper... acho que vou tentar tirar e colar com "durepóxi".

Boa sorte aí.
Abs!
Opa, muito obrigado pela resposta rápida e completa!

Vou trocar os 4 amortecedores então!

Quanto ao barulho, é um chiado como se fosse rolamento, que ocorre entre 50~65km/h e por alguns relatos que já vi aqui no fórum é normal, sem contar que na concessionária me falaram a mesma coisa... É uma pena que perdi o tópico aqui no fórum e não encontro mais, pois eu ainda não tinha terminado de ler ele :S

Vou procurar um pouco mais e tentar encontrar para terminar e tentar encontrar o problema.

Obrigado novamente!

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Dowglas
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por Dowglas »

Boa dica, uma vez nao apertaram direito o amortecedor do meu Vectra e eu passei foi raiva!
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Central Multimidia M1 - Aerofolio Original - Rodas Roskilde 17 - Xenon Direcional - Banco de Couro - Pingo Led 42 leds na sombracelha

marqjc
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Re: Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!

Mensagem por marqjc »

Aê pessoal, quem estiver querendo trocar o amortecedor e não quiser pagar a bica que a concessionária cobra nos originais, o cofap é ótimo, quem for aqui de SP, o MercadoCar é minha indicação, comprei o jogo ontem, com o kit para fixação, por um preço muito justo, só não instala lá, aí precisa levar em algum mecânico.

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