Não, não é brincadeira...Alagoas estuda derrubada de 2.000 árvores às margens de "rodovia da morte"
Os constantes acidentes com morte num trecho de 20 km da AL-220, entre os municípios alagoanos de São Miguel dos Campos (63 km de Maceió) e Campo Alegre (81 km de Maceió), levaram autoridades a iniciarem uma campanha para a derrubada de 2.000 árvores de uma reserva ambiental que fica às margens da “rodovia da morte” no Estado.
Segundo balanço do DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), a rodovia justifica a fama de mais violenta no trânsito e registra o maior número de mortes entre todas as pistas estaduais. Entre 2006 e 2010, foram 92 óbitos de condutores e passageiros de veículos.
Os relatórios não especificam o trecho do acidente, mas somente este ano oito pessoas morreram em colisões com árvores no trecho de 20 km que abriga a reserva ambiental particular. De várias espécies, a maioria delas é frutífera, em geral, pés de azeitona preta.
A gota d'água para a fúria das autoridades com as árvores ocorreu após um acidente no último dia 15, que provocou a morte de quatro pessoas que estavam em uma Pajero. O veículo acertou de lado uma árvore de tronco grosso e, apesar da força da batida, ficou intacto.
(...)
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
- Contato:
É tudo culpa das árvores!
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/20 ... morte.jhtm
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- murgolindo
- Membros
- Veiculo: C4 VTR
Re: É tudo culpa das árvores!
Total falta do que fazer!
C4 VT[color=#FF0000]R[/color]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R
[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]
TETO BLACK PIANO
AERO
COLUNAS DI-NOC
XENON DIRECIONAL
LEDS INTERNOS
RODAS GALLOP VENEZA
ANTENA C5
Molas H&R
[url=http://imageshack.us/photo/my-images/641/dsc01224i.jpg/][img]http://img641.imageshack.us/img641/9621/dsc01224i.th.jpg[/img][/url]
- Zeppelin
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Não conheço esta estrada e tb concordo que a culpa não é das arvores, mas com certeza a proximidade de árvores em rodovias podem aumentar as chances de acidentes fatais.
Na minha cidade há uma curva fechada onde haviam várias árvores de grande porte do lado externo da mesma. Cresci ouvindo sobre frequentes acidentes fatais que ocorreram nesta curva. Há alguns anos retiraram estas árvores e já ouvi sobre vários acidentes lá, mas nenhum fatal.
Já sofri um acidente onde o carro desceu uns 6m em um barranco. Dos 4 passageiros, somente 2 tiveram ferimentos leves. Cerca de 1 ano depois um amigo teve o mesmo tipo de acidente, mas tinha uma árvore e infelizmente sua estrada terminou ali.
Sempre fui contra a derrubada de árvores, mas qndo se trata de proteger vidas, neste caso sou a favor.
Na minha cidade há uma curva fechada onde haviam várias árvores de grande porte do lado externo da mesma. Cresci ouvindo sobre frequentes acidentes fatais que ocorreram nesta curva. Há alguns anos retiraram estas árvores e já ouvi sobre vários acidentes lá, mas nenhum fatal.
Já sofri um acidente onde o carro desceu uns 6m em um barranco. Dos 4 passageiros, somente 2 tiveram ferimentos leves. Cerca de 1 ano depois um amigo teve o mesmo tipo de acidente, mas tinha uma árvore e infelizmente sua estrada terminou ali.
Sempre fui contra a derrubada de árvores, mas qndo se trata de proteger vidas, neste caso sou a favor.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black

viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

-
- Membros
- Contato:
Este é o trecho citado*:

E esta é uma foto da estrada*:

* retirados do Google, já que também não conheço a estrada pessoalmente.
Zeppelin, concordo com você quando diz que “quando se trata de proteger vidas”, mas acho inaceitável o poder público tomar isto como a única saída para o problema.
Porém concordo também com a Sandra Menezes (superintendente do Ibama de Alagoas) quando ela diz:
Não quero parecer militante do Greenpeace (também não tenho nada contra que é). Fico nervoso mais pelo governo que sempre adota a solução mais fácil para os problemas...
- As pessoas morrem porque os carros se chocam contra as árvores? Corte as árvores!
- O lucro das montadoras nacionais será prejudicado por causa da concorrência dos coreanos/chineses? Aumente o IPI deles!
- A cidade de SP não tem um estádio para a Copa do Mundo? Dê uma isenção de impostos que pode chegar a R$ 536 milhões para a construção de um novo estádio!

E esta é uma foto da estrada*:

* retirados do Google, já que também não conheço a estrada pessoalmente.
Zeppelin, concordo com você quando diz que “quando se trata de proteger vidas”, mas acho inaceitável o poder público tomar isto como a única saída para o problema.
Porém concordo também com a Sandra Menezes (superintendente do Ibama de Alagoas) quando ela diz:
Ou com o Adriano Augusto de Araújo (presidente do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas):“Como cidadã, avalio que se os motoristas andassem na velocidade correta, não excedessem os limites, as árvores não causariam problema nenhum (...)”
Pode ter certeza que grande parte destes acidentes fatais foram causados pelos próprios motoristas (excesso de velocidade, cachaça, imperícia, etc) e aqueles que não foram causados por estes motivos podem muito bem serem resolvidos com guardrails, muretas de contenção e não com a derrubada das árvores (principalmente nos trecho de reta, que são a maioria da estrada).“Os problemas não são só as árvores. Existem postes, placas de sinalização e plantações de cana que a menos de 15 metros da faixa de rolamento (...)”
Não quero parecer militante do Greenpeace (também não tenho nada contra que é). Fico nervoso mais pelo governo que sempre adota a solução mais fácil para os problemas...
- As pessoas morrem porque os carros se chocam contra as árvores? Corte as árvores!
- O lucro das montadoras nacionais será prejudicado por causa da concorrência dos coreanos/chineses? Aumente o IPI deles!
- A cidade de SP não tem um estádio para a Copa do Mundo? Dê uma isenção de impostos que pode chegar a R$ 536 milhões para a construção de um novo estádio!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- fmiglior
- Moderador
- Veiculo: C4 VTR
pela foto lincão, da pra ver q tem uma arvore com vontade de entrar na pista quando vem um cara correndo hehehe
agora acho q não precisa tirar as avores, mas um guard rail ajuda!
agora acho q não precisa tirar as avores, mas um guard rail ajuda!
EX C4 VTR
- Zeppelin
- Membros
Sim, concordo com todos os argumentos do Lincão. Em muitos países há estradas antigas com árvores plantadas às margens e muitas vezes até sem acostamento, mas a verdade é que a cultura dos motoristas é outra. Se nosso governo investisse em EDUCAÇÃO, resolveria muitos dos nossos problemas.
Deixando a utopia de lado, o fato é que estamos no BRASIL. Então guard rail em uma rodovia estadual no interior de Alagoas e sem pedágio? Se a estrada não tiver buracos já é lucro.
Ainda lembrando que estamos no Brasil, a maioria dos motoristas abusam de tudo que é imprudência: veículos sem manutenção, ultrapassagens perigosas, alta velocidade, motoristas alcoolizados, rebites, etc, etc, etc... Tanto isto é fato que em muitas rodovias pelo país, foi só reformar as estradas que o índice de acidentes aumentou consideravelmente.
Agora, do meu ponto de vista de engenheiro civil, há requisitos de segurança a serem cumpridos atualmente na elaboração de novos projetos de estradas. Veja no link abaixo o item 3.4.5 – Áreas Marginais.
http://vias-seguras.com/documentacao/do ... _seguranca
Um fato curioso desta reportagem: vá no Google maps no trecho em questão, coloque no satélite e procure a “reserva ambiental” citada na reportagem (não consigo postar fotos aqui no trampo). É só plantação de cana.
Já faz muito tempo que não acredito em tudo que é divulgado pela imprensa...
EDIT: Segue a imagem

Deixando a utopia de lado, o fato é que estamos no BRASIL. Então guard rail em uma rodovia estadual no interior de Alagoas e sem pedágio? Se a estrada não tiver buracos já é lucro.
Ainda lembrando que estamos no Brasil, a maioria dos motoristas abusam de tudo que é imprudência: veículos sem manutenção, ultrapassagens perigosas, alta velocidade, motoristas alcoolizados, rebites, etc, etc, etc... Tanto isto é fato que em muitas rodovias pelo país, foi só reformar as estradas que o índice de acidentes aumentou consideravelmente.
Agora, do meu ponto de vista de engenheiro civil, há requisitos de segurança a serem cumpridos atualmente na elaboração de novos projetos de estradas. Veja no link abaixo o item 3.4.5 – Áreas Marginais.
http://vias-seguras.com/documentacao/do ... _seguranca
Um fato curioso desta reportagem: vá no Google maps no trecho em questão, coloque no satélite e procure a “reserva ambiental” citada na reportagem (não consigo postar fotos aqui no trampo). É só plantação de cana.
Já faz muito tempo que não acredito em tudo que é divulgado pela imprensa...
EDIT: Segue a imagem

C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black

- Zeppelin
- Membros
Agora eu vi a árvore. hahahafmiglior escreveu:pela foto lincão, da pra ver q tem uma arvore com vontade de entrar na pista quando vem um cara correndo hehehe

-
- Membros
- Contato:
Hahahahahahahahahahahahaha.....essa aí f0de o motorista...hahahahahahahaZeppelin escreveu:Agora eu vi a árvore. hahahafmiglior escreveu:pela foto lincão, da pra ver q tem uma arvore com vontade de entrar na pista quando vem um cara correndo hehehe
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
-
- Membros
- Contato:
Aposto que você se interessou só por causa da foto que o Zeppelin colocou, nnnnéééééééééé?!?!?!?!?!?!?!brunollo escreveu:
QUANDO COMEÇO???
Hahahahahaha
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook