Página 1 de 1

C4 1.6 Glx ou 2.0 Exclusive Sport

Enviado: 18 Jan 2012, 16:19
por Duhh
Bom galera estou na dúvida entre C4 1.6 10/11 por R$ 43.000,00 ou 2.0 Exclusive Sport 10/11 R$ 45.000,00
andei lendo varios tópicos e na maioria percebi problemas com o 2.0 minha dúvida é a seguinte , problemas mecânicos são comuns no exclusive sport? e quanto a custo de manutenção? o 2.0 supera o 1.6?

Eu quero mesmo o C4 Exclusive Sport mas depois de ler tantos tópicos a respeito de problemas com o mesmo estou com um pé atras

Desde já agradeço as respostas
Eduardo

Re: C4 1.6 Glx ou 2.0 Exclusive Sport

Enviado: 19 Jan 2012, 00:14
por marcelomatos
Caro Eduardo,

E preciso desmistificar aqui varias coisas, de maneira que voce possa tomar a sua decisao com tranquilidade.

Em primeiro lugar, todo carro ja deu, da e dara problema. O que voce ve por aqui, principalmente no topico de "Manutencao e Prevencao", sao duvidas e situacoes corriqueiras, de coisas que acontecem com todo mundo que USA MESMO seus carros.

Se voce for entrar nos foruns dos concorrentes (i30, Focus, Golf, Bravo, Tiida, Punto, Astra, entre outros), vera que isso nao e uma particularidade da Citroen. O i30 e um que os seus donos reclamam bastante das pecas de reposicao que nem sempre estao disponiveis nas CCS. E isso nao tira a sua boa posicao no ranking dos mais vendidos. Portanto, balela!!! Toyota, Honda, BMW, VW, GM, todas elas tem seus problemas com seus carros que, SIM, quebram!!!

O segundo ponto e o custo da manutencao. Nao espere que os precos de um carro que, 0km, custa em torno de R$ 53.000,00/R$ 67.000,00, seja comparada a Gol, Uno, Celta, Voyage, Fiesta... Voce compra um carro deste nivel e as contas vem mais pesadas no IPVA, seguro, manutencao, pecas, revisao. E o preco da tecnologia e do conforto. Mais uma vez isso nao e particularidade da Citroen. Os concorrente em preco tambem pedem altos valores nos pontos que elenquei. Portanto, se voce quer economizar, este nao e seu futuro carro, e nenhum dos que citei.

Em terceiro lugar, visite as CCS's dos modelos que mencionei, aprecie os carros peca para fazer o test-drive. Com isso, voce vera que, comparado a qualquer um deles, o C4 se destaca em todos os pontos. Experimente ter as maos, por exemplo, um volante de cubo fixo com uma infinidade de funcoes do carro!!! Falo porque fiz os testes antes de comprar o meu zero, e porque as pessoas confirmam isso cada vez que rola uma conversa ou um post no forum.

Por ultimo, compre o carro! Arrependimento por nao faze-lo o levara a nao aproveitar o que ha de melhor em tecnologia, design, conforto, segurana e desempenho no segmento (pelo menos ate agora).

Seja feliz, e depois poste fotos por aqui (antes e depois das mods, hehehe).

Abracos,

Re: C4 1.6 Glx ou 2.0 Exclusive Sport

Enviado: 19 Jan 2012, 08:01
por Duhh
Eu fiz Test no i30 , Vectra , Focus e C4 e sem duvidas o C4 está no primeiro da lista
Eu vou comprar o carro com carta de crédito então preciso ficar com ele no minimo 30 meses(as parcelas restantes) tenho medo de pegar o C4 e ele der problema sério por exemplo em 2010 comprei uma montana e com 2 semanas de uso a roda se desprendeu do carro e sofri um grave acidente , alem da GM me fornecer outro carro novo arcou com todas as despesas possiveis (logico que foi acordado mediante o precesso) .
Jé li muita coisa aqui no forum por isso fiquei com dúvida sobre problemas "da marca", mas por outro lado vi muitas pessoas satisfeitas com o carro.
O Alto preço da manutenção já está nos meus "planos" mas queria saber se vale cada centavo comprar o exclusive sport ao invés do 1.6 GLX , e nada mais que a opinião dos donos para me ajudar nessa questão.

Obrigado pela resposta Marcelo

Re: C4 1.6 Glx ou 2.0 Exclusive Sport

Enviado: 19 Jan 2012, 11:58
por marcelomatos
Eduardo,

Ao comprar um automóvel semi-novo, como é o seu caso, deve-se tomar alguns cuidados, além da questão da documentação, a saber:

a) No caso do C4, peça ao vendedor que lhe apresente o manual. Nele, deverão constar todas as revisões realizadas até agora, carimbadas e assinadas pela CCS Citroen. Estas se dão a cada 10.000km;

b) Na CCS Citroen, eles mantém em seu sistema um histórico de OS´s (Ordens de Serviço) abertas para cada veículo. Com isso, lá você poderá obter o histórico de problemas (se houver) e manutenções realizadas, desde 0km;

c) Se algo tiver acontecido com o veículo, e este tiver sido reparado fora das CCS´s Citroen, convém levar um mecânico de sua confiança para andar e avaliar o estado geral dele, não só de mecânica, mas também de pintura;

d) Alguns detalhes internos, como o acabamento dos plásticos, o forro dos bancos, o assoalho, a manopla, o volante, entre outros, acabam por denunciar se o antigo dono tratava bem do carro. Você poderá encontrar coisas gritantes, como bancos rasgados ou manchados, volante e manoplas descascadas, painel e soleiras soltas/quebradas, console solto/quebrado, entre outros. Esse é o check visual;

e) Ao pegar o veículo, convém substituir os filtros e fluidos (todos). Sabe lá quando o dono anterior mandou trocá-los. Com isso, você começa a contar a manutenção destes desde quando pegou;

f) Algumas empresas, como a Widmen (essa eu sei porquê faço isso lá com o meu), podem te ajudar numa revisão de suspensão também. Mande fazer, ao pegá-lo, alinhamento, balanceamento, cambagem (se necessário) e rodízio dos pneus. Além de preservar a direção e componentes da suspensão, ajuda a evitar o desgaste irregular dos pneus (que não são baratos, ficando entre R$ 350,00 e R$ 500,00 cada um, de uma marca boa, em média). Lá mesmo, eles podem verificar para você, além do estado da suspensão, dos freios e caixa de direção também (em algumas, até a parte elétrica eles fazem);

g) Algumas questões são pontuais e que você terá de conviver, comprando um C4 Hatch. Como todo carro dessa categoria, ele sofre com os buracos de nossas ruas, e aparecem de vez em quando alguns barulhos na parte traseira. Nada que um reaperto na suspensão não resolva (é como eu faço periodicamente). Alguns amigos aqui do fórum experimentaram molas esportivas, amortecedores do Peugeot 307, entre outras soluções (ver "Manutenção e Prevenção"), que melhoraram bastante esta questão.

A outra é a sua frente baixa, que raspa em algumas descidas de rampas, ou ao subir em calçadas. Características de um carro com parachoque dianteiro prolongado, mas nada que tire o sono.

O seu consumo também gira em torno de 6,5 e 7,5km/l. Alguns camaradas relatam aqui uma média mais elevada no consumo urbano, coisa que eu não consegui até hoje.

Face ao exposto, acho que você agora tem bastante subsídios para tomar a sua decisão. Lembrando ainda que, comprando com PJ, você tem uma garantia de 3 (três) meses, do carro todo (e não só caixa e motor, como eles fazem questão de frisar. O CDC é bem claro com relação a isso, afinal de contas, você comprou o carro inteiro), e pode reclamar a tempo e hora dentro deste prazo os vícios ocultos, aqueles que não estavam evidentes na hora da compra e que se manifestaram durante o seu uso. Comprando com PF, acredito que seja da mesma maneira, o que deixo para os nossos camaradas advogados aqui do fórum responderem.

Preconceito com a marca Citroen você também escutará muito. Algumas coisas fazem sentido, como o pós-venda que, na sua maioria, é sofrível. Mas eu já tive problemas dessa ordem também com a Renault, a Volkswagen, a Fiat e a GM. É relaxar com isso. Não mudará esse quadro tão cedo.

Desvalorização? Melhor comprarmos ações, outro, investir em previdência privada, imóveis... Carro não é a melhor maneira de você aplicar o seu dinheiro. A desvalorização do C4 é compatível com carros da mesma categoria e porte. Desvaloriza tanto quanto um i30, Focus, etc. Alguns mais, outros menos, mas está na média.

O que importa aqui, para quem paga o que um C4 vale, acredito eu que não é a relação custo x benefício. E sim, a relação investimento x prazer que proporciona. Já tive vários carros de vários portes e marcas, já dirigi outros tantos de amigos e conhecidos, e afirmo categoricamente que nenhum até agora me proporcionou tanto prazer quanto ele. Ter tudo à mão em termos de controle do veículo, mimos de conforto, enfim, bastando ver aqui o que ele tem, faz realmente a diferença. talvez Audi´s, BMW´s, Mercedes, e outros sejam melhores que ele. Mas, dentro do que o meu dinheiro pôde pagar até agora, não vejo nenhum outro no mesmo nível.

Às vezes me pego pensando: "E se eu quiser trocá-lo um dia? Qual será o próximo?", eu desisto porquê nada me apetece.

Problemas? Sim, já tive. Agora mesmo ele está na CCS Saint Martin, aqui no RJ (viewtopic.php?f=18&t=12217) esperando o conjunto do câmbio retornar de SP, para ser montado, testado e devolvido para mim. Já tive alguns outros pequenos apontamentos durante o período de garantia, mas levo sempre em consideração a forma como o utilizo. Ele, desde que o peguei, há um ano atrás, rodas todos os dias, o dia inteiro, tal qual fosse como um táxi. Viajo com ele direto, e rodo, em média, cerca de 1.800km/mês. Uma hora ele reclamaria, assim como qualquer outro carro. Ledo engano acharmos que eles duram a eternidade sem problemas. Pura jogada de marketing. Conheço donos de Toyotas, Hondas e Volkswagens, famosos pela robustez e confiabilidade mecânica, que reclamam de seus carros e conhecem outros tantos que também tem queixas. Eu mesmo tive, antes do C4, um VW Polo que só me deu apurrinhação. Passou mais tempo com a VW do que comigo.

Cara, vá ser feliz! Compre o C4 e conte-nos as suas experiências aqui! Poste fotos também! Ah, e não se esqueça: adesivo C4C nele!

Abração,

Re: C4 1.6 Glx ou 2.0 Exclusive Sport

Enviado: 19 Jan 2012, 17:32
por Duhh
Muito Obrigado pelas dicas Marcelo!
assim que eu comprar posto as fotos aqui e compro meu adesivo C4C