Eduardo,
Ao comprar um automóvel semi-novo, como é o seu caso, deve-se tomar alguns cuidados, além da questão da documentação, a saber:
a) No caso do C4, peça ao vendedor que lhe apresente o manual. Nele, deverão constar todas as revisões realizadas até agora, carimbadas e assinadas pela CCS Citroen. Estas se dão a cada 10.000km;
b) Na CCS Citroen, eles mantém em seu sistema um histórico de OS´s (Ordens de Serviço) abertas para cada veículo. Com isso, lá você poderá obter o histórico de problemas (se houver) e manutenções realizadas, desde 0km;
c) Se algo tiver acontecido com o veículo, e este tiver sido reparado fora das CCS´s Citroen, convém levar um mecânico de sua confiança para andar e avaliar o estado geral dele, não só de mecânica, mas também de pintura;
d) Alguns detalhes internos, como o acabamento dos plásticos, o forro dos bancos, o assoalho, a manopla, o volante, entre outros, acabam por denunciar se o antigo dono tratava bem do carro. Você poderá encontrar coisas gritantes, como bancos rasgados ou manchados, volante e manoplas descascadas, painel e soleiras soltas/quebradas, console solto/quebrado, entre outros. Esse é o check visual;
e) Ao pegar o veículo, convém substituir os filtros e fluidos (todos). Sabe lá quando o dono anterior mandou trocá-los. Com isso, você começa a contar a manutenção destes desde quando pegou;
f) Algumas empresas, como a Widmen (essa eu sei porquê faço isso lá com o meu), podem te ajudar numa revisão de suspensão também. Mande fazer, ao pegá-lo, alinhamento, balanceamento, cambagem (se necessário) e rodízio dos pneus. Além de preservar a direção e componentes da suspensão, ajuda a evitar o desgaste irregular dos pneus (que não são baratos, ficando entre R$ 350,00 e R$ 500,00 cada um, de uma marca boa, em média). Lá mesmo, eles podem verificar para você, além do estado da suspensão, dos freios e caixa de direção também (em algumas, até a parte elétrica eles fazem);
g) Algumas questões são pontuais e que você terá de conviver, comprando um C4 Hatch. Como todo carro dessa categoria, ele sofre com os buracos de nossas ruas, e aparecem de vez em quando alguns barulhos na parte traseira. Nada que um reaperto na suspensão não resolva (é como eu faço periodicamente). Alguns amigos aqui do fórum experimentaram molas esportivas, amortecedores do Peugeot 307, entre outras soluções (ver "Manutenção e Prevenção"), que melhoraram bastante esta questão.
A outra é a sua frente baixa, que raspa em algumas descidas de rampas, ou ao subir em calçadas. Características de um carro com parachoque dianteiro prolongado, mas nada que tire o sono.
O seu consumo também gira em torno de 6,5 e 7,5km/l. Alguns camaradas relatam aqui uma média mais elevada no consumo urbano, coisa que eu não consegui até hoje.
Face ao exposto, acho que você agora tem bastante subsídios para tomar a sua decisão. Lembrando ainda que, comprando com PJ, você tem uma garantia de 3 (três) meses, do carro todo (e não só caixa e motor, como eles fazem questão de frisar. O CDC é bem claro com relação a isso, afinal de contas, você comprou o carro inteiro), e pode reclamar a tempo e hora dentro deste prazo os vícios ocultos, aqueles que não estavam evidentes na hora da compra e que se manifestaram durante o seu uso. Comprando com PF, acredito que seja da mesma maneira, o que deixo para os nossos camaradas advogados aqui do fórum responderem.
Preconceito com a marca Citroen você também escutará muito. Algumas coisas fazem sentido, como o pós-venda que, na sua maioria, é sofrível. Mas eu já tive problemas dessa ordem também com a Renault, a Volkswagen, a Fiat e a GM. É relaxar com isso. Não mudará esse quadro tão cedo.
Desvalorização? Melhor comprarmos ações, outro, investir em previdência privada, imóveis... Carro não é a melhor maneira de você aplicar o seu dinheiro. A desvalorização do C4 é compatível com carros da mesma categoria e porte. Desvaloriza tanto quanto um i30, Focus, etc. Alguns mais, outros menos, mas está na média.
O que importa aqui, para quem paga o que um C4 vale, acredito eu que não é a relação custo x benefício. E sim, a relação investimento x prazer que proporciona. Já tive vários carros de vários portes e marcas, já dirigi outros tantos de amigos e conhecidos, e afirmo categoricamente que nenhum até agora me proporcionou tanto prazer quanto ele. Ter tudo à mão em termos de controle do veículo, mimos de conforto, enfim, bastando ver aqui o que ele tem, faz realmente a diferença. talvez Audi´s, BMW´s, Mercedes, e outros sejam melhores que ele. Mas, dentro do que o meu dinheiro pôde pagar até agora, não vejo nenhum outro no mesmo nível.
Às vezes me pego pensando: "E se eu quiser trocá-lo um dia? Qual será o próximo?", eu desisto porquê nada me apetece.
Problemas? Sim, já tive. Agora mesmo ele está na CCS Saint Martin, aqui no RJ (
viewtopic.php?f=18&t=12217) esperando o conjunto do câmbio retornar de SP, para ser montado, testado e devolvido para mim. Já tive alguns outros pequenos apontamentos durante o período de garantia, mas levo sempre em consideração a forma como o utilizo. Ele, desde que o peguei, há um ano atrás, rodas todos os dias, o dia inteiro, tal qual fosse como um táxi. Viajo com ele direto, e rodo, em média, cerca de 1.800km/mês. Uma hora ele reclamaria, assim como qualquer outro carro. Ledo engano acharmos que eles duram a eternidade sem problemas. Pura jogada de marketing. Conheço donos de Toyotas, Hondas e Volkswagens, famosos pela robustez e confiabilidade mecânica, que reclamam de seus carros e conhecem outros tantos que também tem queixas. Eu mesmo tive, antes do C4, um VW Polo que só me deu apurrinhação. Passou mais tempo com a VW do que comigo.
Cara, vá ser feliz! Compre o C4 e conte-nos as suas experiências aqui! Poste fotos também! Ah, e não se esqueça: adesivo C4C nele!
Abração,