Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
jfcastron
Membros
Mensagens: 200
Registrado em: 27 Jul 2008, 11:23
Estado: MA
Cidade: Caxias
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por jfcastron »

Hoje notei que o AC não funcionava adequadamente, ora esfriando normal, ora apenas ventilando, imaginei que fosse o gás. Já estava chegando perto de uma oficina que mexia com AC de carros, quando deu o alerta no display para parar de imediato. Parei.

Aí que notei o marcador de temperatura topado. Chequei fusível ok. Nível do líquido do radirador, ok. Fluído trocado há 30.000km na revisão de 70k. Após esfriar soprando vento no radiador, e usando água na colméia para fazer a troca de temperatura, liguei o carro e o AC e não disparava o ventilador.

O eletroventilador não dispara. Ao menos o diagnóstico foi feito.

Como será o reparo? Será simple? Ou tem que trocar algo mais caro? Tô com medo da facada.

Alguém poderia dar uma luz?
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

Pedro H
Membros
Mensagens: 306
Registrado em: 11 Nov 2008, 21:21
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: RJ

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por Pedro H »

jfcastron escreveu:Hoje notei que o AC não funcionava adequadamente, ora esfriando normal, ora apenas ventilando, imaginei que fosse o gás. Já estava chegando perto de uma oficina que mexia com AC de carros, quando deu o alerta no display para parar de imediato. Parei.

Aí que notei o marcador de temperatura topado. Chequei fusível ok. Nível do líquido do radirador, ok. Fluído trocado há 30.000km na revisão de 70k. Após esfriar soprando vento no radiador, e usando água na colméia para fazer a troca de temperatura, liguei o carro e o AC e não disparava o ventilador.

O eletroventilador não dispara. Ao menos o diagnóstico foi feito.

Como será o reparo? Será simple? Ou tem que trocar algo mais caro? Tô com medo da facada.

Alguém poderia dar uma luz?
Checa se não é o relé que controla ele, fica junto ao eletroventilador(ventoinha), ele é reposnsável por acionar e controlar as velocidades. Se for ele, custa 120 na concessionária
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box

jfcastron
Membros
Mensagens: 200
Registrado em: 27 Jul 2008, 11:23
Estado: MA
Cidade: Caxias
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por jfcastron »

PROBLEMA RESOLVIDO

Ontem já tinha testado a parte elétrica, td ok.
Só podia ser mesmo o eletroventilador. A ccs orçou 1.098 + M.O. pela troca e 1 dia todo sem o carro, morrendo me cerca de 1.300.
Fui numa autoelétrica que sabia mexer nessa parte, e o diagnóstico foi certeiro, as escovas do motor do ventilador. Elas são 4, como fosse uma cruz e vão gastando com o uso. É normal. Aproveitei pra trocar o rolamento do eletroventilador pra não ter problemas futuros. Foi 2,5h de serviço e R$260.

Quem tiver problemas no eletroventilador, vai lá ver as escovas direto, se nao for pane elétrica ou fusíveis.

Tá dada a dica.
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

sergioty
Membros
Mensagens: 50
Registrado em: 08 Set 2009, 23:11
Estado: SP
Cidade: Campinas
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por sergioty »

Realmente, os Peugeot 307 e C4 as escovas do eletroventador duram 60~70 mil Km. As escovas sao responsaveis pelo contato eletrico dentro do motor do ventilador, sao feitas de grafite e se desgastam. Custam R$ 15,00, e so trocar quando o ventilador parar, o motor custa R$ 300,00.

jfcastron
Membros
Mensagens: 200
Registrado em: 27 Jul 2008, 11:23
Estado: MA
Cidade: Caxias
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por jfcastron »

Creio que esse uso depende de como vc rodava. Em cidade deve dar por aí, rodovia a km deve ser bem estendida.
Hoje tô de Puglia e aos 73mil km, 90% só rodovia, chego de viagem e o ventilador nem entra em ação, motor fresquinho (sem trocadilhos aviadados, por favor) rsrs
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

Gabatz
Membros
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mar 2014, 15:52
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por Gabatz »

aconteceu o mesmo com o meu c4 pallas , reparei que o ar condicionado nao estava gelando bem... e logo a seguir apareceu o STOP, dizendo que o motor estava muito quente .
Fui na concessionaria e o preco que me passaram e de 1000,00 mais MO.
VOU PROCURAR ALGUMA AUTO ELETRICA AQUI EM LAJEADO AONDE VIVO... espero que possa somente ser as ESCOVAS tambem .

Cristiano Mengue
Membros
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Mar 2014, 08:02
Estado: PR
Cidade: Foz do Iguaçu
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por Cristiano Mengue »

jfcastron escreveu:PROBLEMA RESOLVIDO

Ontem já tinha testado a parte elétrica, td ok.
Só podia ser mesmo o eletroventilador. A ccs orçou 1.098 + M.O. pela troca e 1 dia todo sem o carro, morrendo me cerca de 1.300.
Fui numa autoelétrica que sabia mexer nessa parte, e o diagnóstico foi certeiro, as escovas do motor do ventilador. Elas são 4, como fosse uma cruz e vão gastando com o uso. É normal. Aproveitei pra trocar o rolamento do eletroventilador pra não ter problemas futuros. Foi 2,5h de serviço e R$260.

Quem tiver problemas no eletroventilador, vai lá ver as escovas direto, se nao for pane elétrica ou fusíveis.

Tá dada a dica.
exatamente o que eu precisava ouvir, aqui na minha cidade, com meu 307 aconteceu isso, o v***o do mecanico diz que era lacrado o eletroventilador, e me fez trocar,,,, cuidem dos mecanicos, quando nao sabem arrumar, mandam trocar, melhor trocar de mecanico

Gabatz
Membros
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mar 2014, 15:52
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por Gabatz »

Fui numa auto elétrica de confiança e o diagnóstico foi este mesmo das escovas !
Trocamos as escovas e o eletromotor voltou a funcionar !!!
Custo total do serviço , 120 reais. Na concessionária 1000 reais mais a mão de obra... Economia de 90% !

Aconselho a quem tiver problemas no Eletroventilador a passar numa auto elétrica de confiança antes de fazer concerto na concessionárias !!!
Estarei enviando as fotos em anexo , do motor com as escovas usadas e depois com as escovas novas !!

Renan Galhano
Membros
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Mar 2015, 14:13
Estado: RJ
Cidade: Niterói
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por Renan Galhano »

Boa noite, estou com um problema mais ou menos parecido no meu c4, o ar funciona bem se o carro estiver andando, agora se ele ficar parado em engarrafamento, agora se o carro ficar muito tempo no sol o ar não arma, levei na CC e o mecânico disse que é o eletroventilador e a resistência, na CC a peça custa certa de 1,300$ no ML achei por 300$, li o tópico acima e vi que o carro de vocês acendeu uma luz no painel, no meu carro não acontece isso, só o ar que não arma quando o carro fica quente, e nem quando fica parado em engarrafamento, quando pego estrada ou ando com ele a noite, chega a fazer frio dentro do carro, será o mesmo problema relatado acima por vocês ou é realmente o eletroventilador e resistência?

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Pallas - Pane no eletroventilador?

Mensagem por Arr »

Renan Galhano escreveu:será o mesmo problema relatado acima por vocês ou é realmente o eletroventilador e resistência?
Com o motor frio ligue o carro na garagem, ligue o ar condicionado e verifique se a ventoinha do radiador aciona. No C4 ligou o ar, a ventoinha tem que funcionar, não importa a temperatura.

Se não funcionar = o mais provável é o motor da ventoinha com defeito ou algum defeito elétrico (fusível ou relê) no meio do caminho.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”