Minivan francesa chega para brigar com Grand Scénic





A Citroën lançou hoje (9) a C4 Picasso no mercado brasileiro. Com espaço para sete ocupantes, a minvan da marca francesa chega importada da Espanha pelo valor de R$ 89.800. Ela chega para roubar vendas da nacional Chevrolet Zafira e da francesa Renault Grand Scénic, ambas com sete assentos. Seus diferenciais são o alto nível de equipamentos - e um único item opcional - e a garantia de fábrica de 3 anos.
O visual conhecido da C4 Picasso é moderno e arrojado. Suas linhas estão de acordo com a identidade adotada pela Citroën e sua plataforma deriva do C4 hatch. Além de soluções estilísticas como a coluna A avançada, a grande área envidraçada, as grandes lanternas verticais, a minivan hispâno-francesa traz diversos porta-objetos espalhados pelo habitáculo. Eles estão nas portas, no painel e no console central.
A minivan chega ao mercado brasileiro bem equipada. Sistema de freios antitravamento (ABS), controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), sete bolsas infláveis, cinto de segurança de três pontos para os sete assentos, terceira luz de freio (brake-light), fixação Isofix para cadeiras infantis, entre outros itens. Há também um sensor que detecta o espaço disponível na vaga de estacionamento e calcula se há possibilidade ser feita a manobra.
O motor é o mesmo 2 litros que equipa o Xsara Picasso, o C4 VTR, C4 Pallas e o C5 - além dos Peugeot da linha 307 e 407. Ele gera 143 cv de potência máxima (6.000 rpm) e 20,4 kgfm de torque (4.000 rpm) e trabalha em conjunto com a transmissão automática seqüencial auto-active. A tração da minivan é dianteira. O motor garante desempenho contido à C4 Picasso, mas nada que chegue a incomodar um pai de família mais apressado.
A C4 Picasso chega ao mercado, como já mencionamos, com preço tabelado em R$ 89.800. Seu único opcional é o teto-solar panorâmico, que aumenta o valor final para R$ 93.800. São números bem próximos aos da conterrânea Grand Scénic - R$ 87.990 e R$ 94.990. A Citroën espera comercializar cerca de 500 unidades por mês, bem mais esperançosa que a minivan da Renault - com expectativa de 100 veículos mensais.