Página 1 de 1

GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 28 Fev 2012, 22:35
por Arr
Depois do que a GM fez com a SAAB, uma notícia temerosa..


Desde a última semana, circula no noticiário internacional que a General Motors estuda adquirir uma pequena participação na PSA Peugeot Citroën. A fabricante norte-americana compraria entre 5% e 7% das ações, em acordo no qual a GM não poderá ampliar o volume de papéis sem autorização prévia do grupo francês. Reportagens de agências internacionais, como Reuters e Bloomberg, afirmam que o anúncio está próximo e pode acontecer até o início da próxima semana, na abertura do Salão de Genebra (Suíça).

Para ambas as montadoras, a aliança é estratégica e pode ser a “chave” para a retomada diante de uma Europa devastada pela crise econômica. No lado da GM, a Opel – sua divisão alemã e principal marca no continente europeu – acumula déficits nos últimos anos. A bandeira inclusive chegou bem perto de ser negociada, em meados de 2009, época em que a fábrica norte-americana “quebrou” e pediu concordata. A situação da PSA não é muito diferente. Desde o fim de 2008 o grupo francês vai mal nas vendas, com seguidas retrações.

Sendo assim, a intenção das fábricas é compartilhar para reduzir custos de produção – no melhor estilo “unidos venceremos”. Como nada é oficial até o momento, não se sabe o que exatamente GM e PSA irão dividir. O site LaTribune.fr afirmou nos últimos dias que o acordo vai contemplar apenas a produção de carros e peças. Já especialistas consultados pela Reuters acreditam que a aliança permitirá o desenvolvimento de projetos futuros. O problema é que esses veículos demorariam a sair, sem resolver a crise do presente.

Nota da redação: Em comunicado oficial, a matriz da PSA Peugeot Citroën (na França) confirmou que estuda possíveis parcerias, porém sem especificar com que empresas o grupo está em contato. Do lado da General Motors, não houve qualquer posicionamento sobre negociação de futuras alianças. As empresas não comentaram a possível união.
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... A+PSA.html

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 28 Fev 2012, 23:55
por bruno figueiredo
A Saab estava falida, e pertencia integralmente a GM. Em relação a PSA, a conversa é outra, trata-se de uma possível parceria. Mas ainda não tem nada certo.

Abs.

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 29 Fev 2012, 15:35
por Arr
A compra foi confirmada:
http://www.autoblog.com/2012/02/29/gm-b ... -platform/

Apesar de ser apenas 7%, a GM passa a ser a segunda maior acionista da PSA Peugeot Citroën, atrás apenas da família Peugeot, Entretanto sem direito a decisões de governança.

Quanto à SAAB, faliu sob a administração GM e embora tivesse compradores interessados em seu estado terminal os norte-americanos preferiram sepultar a marca e sua história do que deixar outros tocarem o barco.

Vejo com bons olhos as parcerias de desenvolvimento como no caso do Motor THP com a BMW ou o compartilhamento de plataformas com a Mitsubishi, mas nesse caso onde um concorrente direto (via Opel) passa a ser dono de parte da empresa, não vislumbro um futuro brilhante. Vide o caso da GM/Suzuki. Tomara que eu esteja errado.

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 29 Fev 2012, 17:52
por Pinwinnie
Matéria no G1: http://glo.bo/zTKGmi

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 01 Mar 2012, 21:37
por mmbdp
Saudades do Bold?

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 24 Mar 2012, 20:28
por Arr
Primeiros "frutos" da parceria:
PSA cancela projeto de carro compacto e adia desenvolvimento de carros com dupla embreagem.

Nesta sexta-feira (23), a PSA Peugeot-Citroën anunciou a ampliação de seus projetos que serão feitos em conjunto com a General Motors. No final de fevereiro, os planos divulgados previam apenas o desenvolvimento e a produção de veículos de passeios compactos e de comerciais leves (veja aqui). Mas agora, foram criados cinco diferentes grupos de trabalho que estudarão a viabilidade de alguns projetos, como o desenvolvimento de uma plataforma com baixa emissão de CO2 e o compartilhamento de plataformas para sedãs grandes e crossover. Já os carros compactos terão como foco mercados emergentes, com a possibilidade inicial de direcionamento para a América Latina.

Por conta desses novos projetos, a PSA Peugeot-Citroën suspendeu o desenvolvimento de carros de baixo custo que seriam fabricados em Madri (Espanha). Outro plano que ficou de lado (pelos próximos sete meses) foi o desenvolvimento de carros com dupla embreagem – que seriam lançados em 2013. Segundo a montadora, essas áreas serão exploradas por meio de caminhos mais rentáveis, ou seja, usufruindo da aliança com a GM.

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... CUSTO.html

Logo logo sai o Agile by Peugeot.

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 25 Mar 2012, 08:53
por Zeppelin
O que dizer?

VTC!

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 25 Mar 2012, 20:45
por mmbdp
VTC x 2

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 27 Mar 2012, 18:16
por sergiocsferreira
Só falo o seguinte... tá parecendo parceria CARACU: GM entra com a cara... e a PSA com o resto.

Lastimável!!!


[]'s

Re: GM estuda comprar parte da PSA

Enviado: 28 Mar 2012, 09:39
por VTR2008
Depois de a GM usar a plataforma de Corsa 94 no Agila, Montana e cia....tenho até medo do que virá no carro "popular" dessa parceria. Pq na teoria o Agile é um compato "premium" da GM.