GM estuda comprar parte da PSA
Enviado: 28 Fev 2012, 22:35
Depois do que a GM fez com a SAAB, uma notícia temerosa..
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... A+PSA.htmlDesde a última semana, circula no noticiário internacional que a General Motors estuda adquirir uma pequena participação na PSA Peugeot Citroën. A fabricante norte-americana compraria entre 5% e 7% das ações, em acordo no qual a GM não poderá ampliar o volume de papéis sem autorização prévia do grupo francês. Reportagens de agências internacionais, como Reuters e Bloomberg, afirmam que o anúncio está próximo e pode acontecer até o início da próxima semana, na abertura do Salão de Genebra (Suíça).
Para ambas as montadoras, a aliança é estratégica e pode ser a “chave” para a retomada diante de uma Europa devastada pela crise econômica. No lado da GM, a Opel – sua divisão alemã e principal marca no continente europeu – acumula déficits nos últimos anos. A bandeira inclusive chegou bem perto de ser negociada, em meados de 2009, época em que a fábrica norte-americana “quebrou” e pediu concordata. A situação da PSA não é muito diferente. Desde o fim de 2008 o grupo francês vai mal nas vendas, com seguidas retrações.
Sendo assim, a intenção das fábricas é compartilhar para reduzir custos de produção – no melhor estilo “unidos venceremos”. Como nada é oficial até o momento, não se sabe o que exatamente GM e PSA irão dividir. O site LaTribune.fr afirmou nos últimos dias que o acordo vai contemplar apenas a produção de carros e peças. Já especialistas consultados pela Reuters acreditam que a aliança permitirá o desenvolvimento de projetos futuros. O problema é que esses veículos demorariam a sair, sem resolver a crise do presente.
Nota da redação: Em comunicado oficial, a matriz da PSA Peugeot Citroën (na França) confirmou que estuda possíveis parcerias, porém sem especificar com que empresas o grupo está em contato. Do lado da General Motors, não houve qualquer posicionamento sobre negociação de futuras alianças. As empresas não comentaram a possível união.