Aquaplanagem e o ESP
Um dia desses passei um susto danado na estrada. Felizmente não corria muito, ou então o ESP funcionou, não sei dizer, consegui transpor a poça d'água sem problemas.
Queria tirar essa dúvida contando com os mais experientes. A aquaplanagem é uma situação em que o ESP pode funcionar ajudando a retomar o controle do carro?
Obrigado
Queria tirar essa dúvida contando com os mais experientes. A aquaplanagem é uma situação em que o ESP pode funcionar ajudando a retomar o controle do carro?
Obrigado
- GuiCastro
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
Re: Aquaplanagem e o ESP
Sim, aqui em SP basta andar na Dom Pedro de baixo de chuva que o ESP vai ligar adoidado! A estrada vira um rio durantes as chuvas mais fortes...
zz
-
- Membros
- Veiculo: Outros
- Contato:
Boa tarde olive,
Pois é...no começo eu também me assustei um pouco com o ESP atuando nestas situações porque não estava acostumado (o antigo carro não tinha).
Se você pensar na teoria de funcionamento do ESP (que atua na correção de trajetória e na perda de tração – TCS), ele entra por causa do segundo cenário (TCS) por perca de trajetória...
[]’s
Lincão!
Pois é...no começo eu também me assustei um pouco com o ESP atuando nestas situações porque não estava acostumado (o antigo carro não tinha).
Se você pensar na teoria de funcionamento do ESP (que atua na correção de trajetória e na perda de tração – TCS), ele entra por causa do segundo cenário (TCS) por perca de trajetória...
[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- fmiglior
- Moderador
se aquaplanar as 4 rodas não tem ESP q ajuda, e ja ouvi historias de gente que aquaplanou com carro com ESP e rodou.
o que ja vi entrar varias vezes quando passa por possa d'agua é o controle de tração, principalmente em piso de concreto, com chuva e primeira ou segunda marcha engatada.
o que ja vi entrar varias vezes quando passa por possa d'agua é o controle de tração, principalmente em piso de concreto, com chuva e primeira ou segunda marcha engatada.
EX C4 VTR
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Contato:
O ESP ajuda e muito, mas NÃO FAZ MILAGRES!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
- Mauzi
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Sabem me dizer se todas as versões do C4 tem ESP?
Tenho um 1.6 Glx 2010, sera que tem o ESP ? Se tem eu ainda não vi ele em funcionamento. (comprei o carro este ano) .
Tenho um 1.6 Glx 2010, sera que tem o ESP ? Se tem eu ainda não vi ele em funcionamento. (comprei o carro este ano) .
“A única verdade incontestável que o passado nos ensina é que o futuro sempre nos surpreendera – sempre! “ Ben Graham
- VTR2008
- Moderador
- Contato:
Não amigo, Controle de Estabilidade + ESP vem de série no C4 VTR e nas versões exclusive do C4 Hatch e Exclusive Pach Tech do Pallas, mas a Citroën andou mudando um pouco a tabela de opcionais do C4 Hatch e acho que agora vem só no Exclusive AT. Virou uma confusão agora
Mas pode ter certeza que o C4 GLX não vem com ESP, Somente ABS+EBD+AFU. Abraço
Mas pode ter certeza que o C4 GLX não vem com ESP, Somente ABS+EBD+AFU. Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
Obrigado pelas respostas. Dúvida esclarecida.
O C4 Hatch Exclusive Mecânico (BVM) também continua vindo com ESP de série
- fmiglior
- Moderador
ja vi exlusive com ESP, ja vi sem ESP... a única maneira de saber é olhando se tem o botão de ESP junto com o do sensor de estacionamentomarpaian escreveu:O C4 Hatch Exclusive Mecânico (BVM) também continua vindo com ESP de série
EX C4 VTR