Dando a minha contribuiçao sobre o xenon:
Caro amigo, não sei se vc sabe da diferença real entre um xenon original de fabrica e um "colocado na concessionária", mas vou explicar, até para efeitos de registro aqui no fórum.
1a diferença - Arquitetura do farol
Como vc pode ver na imagem acima, temos o exemplo com dois carros, o nosso C4 e o VW Jetta. Repare que as imagens da direita mostram os farois "comuns", sem o opcional de xenon original, que vem em ambos os modelos. Esses farois são arquitetados com o mesmo príncipio refletor por parabola que vigora desde os 1os carros do seculo passado, e pode ser encontrado em carros como o Fusca ou a Kombi, explicado pelo seguinte esquema:
Nos faróis simples por parabola refletora, que equipam os modelos mais baratos no mercado, uma fonte de luz colocada no ponto focal da parabola espelhada do farol emite raios diretamente para o escudo do fundo do farol, que são direcionados em linha reta visando iluminar a direção desejada, mais adiante veremos qual a diferença prática deste tipo de farol.
Agora repare, os faróis da esquerda, na primeira foto, são os farois que são instalados em praticamente TODOS os carros nos quais de pede pelo xenon original de fábrica. Repare na diferença, esse farois não são dotados no que tange à luz do farol baixo de parábolas, mas sim de lentes elípticas refletoras, o famoso "farol projetor", veja o esquema:
A principal diferença desse tipo de farol é que ele é mais complexo, e o resultado na iluminação final dá de MIL A ZERO em qualquer farol por parábola refletora simples, que seria o farol onde a concessionária instalaria seu kit xenon adaptado. Nele a angulação dos raios de luz na parabola que os reflete é toda especial, ela não é redonda e sim eliptica, sendo o sistema de direcionamento de luz muito mais complexo, dotado de solenoides e uma lente no final do tubo de reflexao que redireciona os raios de luz optimizando a qualidade da iluminacao.
MAs aí vc me pergunta, qual a diferença visivel desse blá blá todo? Vou te mostrar por imagens, simplesmente por que a luz emitida por uma lâmpada de gás xenon tem uma taxa de "lúmens" (unidade que mede a luminosidade da fonte de luz) muito maior do que uma lampada halógena original, sendo assim esta precisa de no mínimo um farol projetor para obter um direcionamento do faixo de luz de maneira satisfatória.... caso o contrário, o que o ocorre é o famoso "glare", que é aquele vazamento de luz e ofuscamento próprio de farois por parabola refletora onde a galera anda instalando os kits xenon chineses de 300 reais (o que foi proibido por lei), veja:
Aqui temos um carro com parabola refletora, onde foi instalado um kit xenon simples, ofusca não? Olha o "vazamento" de luz para os lados, o tal do "glare"... repare que o farol de neblina esquerdo é o único que continua com uma lampada halogena original... esse não produz o efeito ofuscante do resto do conjunto.
Agora, repare a diferença que um farol desapropriado para xenon, farol de parabola, com kit chines instalado faz para VOCE, a pessoa que está dirigindo:
O carro da direita tem sistema de iluminacao xenon por parabola, o da esquerda por projetor, REPARE NA DIFERENCA GRITANTE da qualidade da iluminacao, olhe o tanto de luz que está sendo jogada pra fora do faixo o qual se quer iluminar no caso do carro da direita.
Mais exemplos,
Parabola com glarë:
Projetor sem glare:
2a diferença - Regulagem automatica de altura
Um carro com xenon de fábrica vem com regulagem automatica da altura do farol.
Tá, aí vc vai pensar "O C4 sem opcional de xenon tem isso tb, o botao de regulagem eletrica com as 3 posicoes e talz..."
Mas não é a mesma coisa. A regulagem automatica depende de sensores instalados na suspensao do carro e por toda a carroceria que detectam a inclinacao do veiculo em relacao ao solo e estão constantemente e automaticamente sempre mudando a altura do faixo do seu farol para iluminar o ponto certo desejado, não importa a situacao, em uma subida, com o carro carregado, passando por uma lombada, e por aí vai...
Assim vc não ofusca os outros, e não perde nenhum detalhe da pista por onde está passando. É um conjunto de sensores complexo, muito mais do que um simples "motorzinho eletrico" que vem nos farois normais para que vc no "olhometro" regule a altura do faixo do seu farol.
3a diferença - Qualidade do reator e temperatura de cor do kit original de fábrica
O Xenon original da citroen, posto na fábrica, é fabricado pela empresa alemã "Hella", renomada especialista em iluminação automotiva que a muito anos fornece reatores e sistemas de iluminação xenon para as marcas alemas como a BMW, Mercedes e Audi, sem falar no carros de competiçao de rally e outras categorias.
Existem outras marcas de confianca no mercado, como a Bosch e a Phillips, que também fornecem sistemas de iluminacao para a linha de montagem de grandes montadoras, porém ACHAR UM KIT XENON INDEPENDENTE DE ALGUMA DESSAS MARCAS É QUASE IMPOSSIVEL.
Quem acha não conta onde comprou, e normalmente paga mais de 2 mil reais. Isto deve-se pela qualidade e confiabilidade de iluminação serem muito maiores do que nesses kits fabricados na china que se popularizaram no Brasil por 300 reais, e que, com toda certeza, é o kit que a concessionária vai instalar no seu carro por 500.
Fora isto, temos outro problema, a frequencia de cor do xenon instalado por kit chines independente, que é medido pela escala Kelvin. (Que nada tem a ver com temperatura neste caso)
O que normalmente se encontra no mercado, são xenons "xing ling" de 8.000k a 13.000k, que são frequencias de cores que variam do azul ao roxo. Um xenon original, em QLQ CASO, em qlq montadora e em qlq modelo é SEMPRE na taxa de cor de 4.300k a 5.200k, que é branca. ISTO TEM UM MOTIVO.
Veja a escala:
Muitos consumidores de kits Xenon têm um conceito errôneo assumindo que quanto mais alta a temperatura Kelvin (K), maior o fluxo luminoso da luz emitida. Na verdade a relação é inversa. O que se relaciona proporcionalmente é quanto clara a luz visível se torna. Também, a temperatura de superfície ao contato é muito mais baixa que a de referência de luminosidade, uma vez que lâmpadas de Xenônio operam em temperatura mais baixa que as lâmpadas halógenas.
Cor/temperatura de refêrencia: 3000K
Lâmpadas de 3000K geram aproximadamente 3200 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Esta lâmpada emite luz amarelo-ouro e oferece penetração luminosa adequada para condições de neblina intensa. Recomenda-se esse kit 3000K para uso em iluminação secundaria, como em faróis de neblina ou faróis auxiliares. Operacionalmente, a lâmpadas 3000K é na verdade uma lâmpada de 5000K coberta com uma película que filtra todo o espectro luminoso, com exceção dos comprimentos de onda que compõem a luz amarela. A luz amarela, por sua vez, é a que mais chama atenção nas estradas.
:: Cor/temperatura de referência: 5000K
Esta é a lâmpada de maior fluxo luminoso, com aproximadamente 3100 lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. A luz emitida é branco-palida ao observador, com uma nuance amarelada quando refletida na estrada. Essa é a cor de opção de consumidores que desejam melhorar a visibilidade e performance, ao mesmo tempo melhorando o visual de seus faróis. Também é ideal para aqueles que fazem off-roading, em razão da refletividade da luz emitida ser também apropriada para objetos e superfícies não pavimentadas. Em suma, essa lâmpada é a opção que garante mais iluminação por centavo investido
:: Cor/temperatura de referência: 6000K
Com aproximadamente 2800 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 5000K, esses bulbos 6000K ainda garantem uma intensidade luminosa aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Essas lâmpadas são para aqueles que desejam faróis emitindo uma luz extremamente branca, com leve nuance azul/anil quase imperceptível.
:: Cor/temperatura de referência: 8000K
Com 2550 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 6000K, esses bulbos ainda garantem uma intensidade luminosa muito superior a de uma lâmpada halógena. Estas lâmpadas de 8000K emitem uma luz um pouco mais azulada que os bulbos de 6000K.
:: Cor/temperatura de referêcia: 10000K
Com aproximadamente 2200 lumens de luminosidade, as lâmpadas de 10000K permitem uma intensidade luminosa acima do dobro da proporcionada por uma lâmpada halógena tradicional. Estas lâmpadas de 10000K geram uma luz azul-violeta de maior tonalidade que os bulbos de 8000K.
:: Cor/temperatura de referência: 12000K
Estas lâmpadas, por sua vez, geram 2100 lumens de saída, acima do dobro de uma lâmpada halógena tradicional. A luz gerada é de uma tonalidade azul-violeta mais escura que a gerada pelas lâmpadas 10000K. Essa é a escolha de consumidores que buscam a aparência mais exótica e extrema para seus veículos.
Portanto, uma luz xenon com temperatura de cor próxima aos 5.000k é a luz que mais tem eficácia na iluminação, emitindo mais lumens, e as montadoras sabem disso, por isso esta é a unica cor dos xenons originais de fábrica.... agora, o que vaum te colcocar na concessionaria eh de 8.000k pra cima, pode ter certeza... é dificil achar kits de 4.300k no mercado, justamente por essa crenca erronea de que quanto mais "K" mais se ilumina, além de claro, xenon ter virado enfeite, o cara sempre quer colocar a luz azul pq quer chamar a atenção dos outros.
