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Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 24 Mai 2012, 23:03
por VTR2008
Eu particularmente gosto muito da avaliação do site Best Cars, normalmente são as mais completas, por isso vou deixar em tópico separado

http://bestcars.uol.com.br/testes3/citroen-ds3-1.htm

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Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 25 Mai 2012, 11:25
por VTR2008
Avaliação N.A.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/c ... -completa/

O mercado brasileiro tem uma boa dose de responsabilidade pela invenção da linha DS pela Citroën. Foi aqui nos trópicos, no início dos anos 90, que a marca francesa experimentou a imagem de sofisticação, que não sentia desde meados dos anos 70, quando foi absorvida pela Peugeot Société Anonyme, a PSA.

Naquela época, exatamente, saíram das linhas da fábrica do Quai de Javel, já rebatizado de Quai André Citroën, em Paris, na França, as últimas das 500 mil unidades do DS produzidas em 20 anos – número assombroso para um modelo de alto luxo e tecnologia.

A memória desses anos de glamour vem sendo reavivada pela divisão DS, criada em 2009, com o lançamento do compacto DS3. E o Brasil, apesar de ser germinal no projeto, só agora recebe os primeiros exemplares do modelo – enquanto na Europa já estão nas ruas os projetos subsequentes, o hatch médio DS4 e o crossover médio-grande DS5.

Mesmo que tenha buscado no passado suas referências de requinte, a Citroën apostou em linhas e conceitos futuristas para sua nova divisão. Um desses recursos moderninhos é a personalização do carro através da combinação de cores e de adesivos, que podem ser aplicados tanto no interior quanto na carroceria, como ocorre com o MINI Cooper e com o Fiat 500.

E estas composições são ainda mais valorizadas pelo teto “flutuante”, impressão provocada pelo fato das colunas serem pintadas de preto ou ficarem ocultas atrás dos vidros. O toque mais charmoso é dado pela chamada “barbatana de tubarão” na lateral, formato aproximado da parte da coluna central que aflora em relação à área envidraçada.

As linhas frontais e traseiras também são cheias de detalhes e são uma espécie releitura da atual identidade de marca da Citroën. Na frente, grandes faróis triangulares começam na metade do para-lama dianteiro e se afilam bruscamente em direção à parte frontal.

A grade consiste de duas barras cromadas que formam o “double chevron”. Ela fica no topo da grande entrada de ar contornada por um grosso friso cromado e é ladeada pelos faróis de neblina redondos e por leds em uma linha vertical, que compõem a iluminação diurna. A traseira é um pouco menos burilada, com a tampa do porta-malas bem lisa e duas lanternas quadrangulares com detalhes cromados.

A ponteira de escapamento dupla, na lateral direita, também faz um bom efeito estético. Mas também é um prenúncio de que o DS3 tem uma proposta esportiva, além de um design bastante atrevido. E, de fato, o compacto da Citroën tem um conjunto mecânico de grande capacidade.

A plataforma é a da nova geração do C3, lançado também em 2009 e utilizada no Brasil pelo C3 Aircross e Picasso. Sob o capô, o propulsor 1.6 16V THP, da família Prince, desenvolvido em conjunto com a BMW – a sigla THP vem de Turbo High Pressure, ou turbo de alta pressão.

Nesta configuração, ele desenvolve 165 cv a 6 mil giros e 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm, com um overbooster que adiciona 2 kgfm por 25 segundos quando a acelerador é pressionado acima de 90% do curso total. O gerenciamento é feito por um câmbio mecânico de 6 marchas e auxiliado por controles de tração e estabilidade. Segundo o diretor geral da Citroën, Francesco Abbruzzesi, este trem de força faz do DS3 um carro “mais econômico que o Gol 1.0 flex”.

O arsenal tecnológico do DS3 ainda inclui seis airbags, ABS com EBD, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sistema de som com Bluetooth, etc. Tudo envolto numa atmosfera de luxo, aprimorada pelo ótimo acabamento típico da Citroën.

Para o DS3, a marca francesa aposta novamente, na medida do possível, na boa relação custo/benefício. Apesar de ser sido um tanto atrapalhado pelo adicional de 30 pontos no IPI no início do ano – o que atrasou por meses seu desembarque no Brasil –, o DS3 chega por R$ 79.900.

Este valor deixa o recém-chegado em vantagem no confronto com outros modelos estilosos em faixas de preço próximas. Casos do MINI Cooper, do Audi A1 e do Hyundai Veloster, que estão na mira da Citroën para poder alcançar as 250 unidades mensais que deseja.

Primeiras impressões - Aula de esportividade

Itu, São Paulo – Não é difícil perceber a ferocidade de um carro, antes mesmo de pisar no acelerador pela primeira vez, diante da seguinte equação: 1.165 kg empurrados por um motor de 165 cv e torque de 24,5 kgfm já aos 1.400 giros. Mas além do motor forte, a esportividade do DS3 é ainda mais instigada pela estabilidade impressionante.

Claro que isso tem a ver com a plataforma compacta da PSA, que tem boa rigidez torcional e um entre-eixos de 2,46 metros, que não privilegia tanto o espaço interno mas dá grande agilidade em curvas. Tem também a ajuda do bom ajuste de suspensão.

Para o Brasil, ela recebe a configuração designada “Mundo”, que se mantém rígida, mas busca dar um pouco mais de curso, para enfrentar buracos, valas e quebra-molas. O que torna o DS3 mais interessante é a permissividade do controle eletrônico de estabilidade.

E isso ficou logo explícito no Kartódromo de Itu, numa pista que é bem travada, mas capaz de reproduzir em escala algumas solicitações de um autódromo. O ESP do DS3 permite que o motorista/piloto brinque um pouco com o modelo. E quando o controle entra em ação, chega como quem diz: “nessa você teria dançado”.

Aí freia rodas e esvazia o motor, sem se importar com melindres. Essas intervenções – não preventivas, mas corretivas – são uma espécie de aula prática. E permitem que se busque os limites da pista e do carro no sentido inverso. Em vez de ir num crescente até chegar ao máximo possível, pode-se começar bem acima do razoável e buscar até onde pode ir antes que o ESP venha lhe puxar as orelhas.

Ficha Técnica - Citroën DS3 Sport Chic


Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,3 segundos.

Velocidade máxima: 219 km/h.

Torque máximo: 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com barra de torção, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 205/45 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.

carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e cinco lugares. Com 3,94 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,48 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.

Peso: 1.165 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 280 litros.

Tanque de combustível: 50 litros.


Lançamento mundial: 2009.

Lançamento no Brasil: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica, travamento das portas por controle remoto, rodas de liga leve de 17 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, leds de iluminação diurna, rádio/CD com Bluetooth, apoio de cabeça central traseiro, alarme perimétrico.

Opcional: Bancos em couro (R$ 2.900).

Preço: R$ 79.990.

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Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 25 Mai 2012, 11:45
por Zeppelin
"Produção: São José dos Pinhais, Brasil"?

Taí, esta eu não sabia...

Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 25 Mai 2012, 11:55
por cfilth
Vi de perto e curti muito... belo carro! O preço do brasil em geral estraga a diversão.. a desvalorização comum em carros acima de 40k e mais ainda que este tipo de carro sofre também é triste. Mas desconsiderando essas coisas e comparando com os seus concorrentes acho que ele esta bem e deve conseguir um bom espaço no seu nicho!

Eu queria um.. se estivesse em uma condição mais favorável compraria sim!

Estou na lista do test drive.. e estou ansioso para testar esse belo carrinho!

Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 25 Mai 2012, 15:03
por VTR2008
Zeppelin escreveu:"Produção: São José dos Pinhais, Brasil"?

Taí, esta eu não sabia...
É essa informação do N.A foi triste mesmo...hehe

Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 26 Mai 2012, 14:14
por VTR2008
Citroën DS3 x Audi A1

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Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 30 Jul 2012, 08:59
por ciro nolasco
bom dia atodos,acabei de comprar um ds3 branco, o carro é fantastico,anda muito,parece um kart no asfalto!0 a 100 em 7.5,e cola ponteiro rapido!vou postar fotos! abc

Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 30 Jul 2012, 14:25
por Arr
Teste no AutoEntusiastas
CITROËN DS3, NO USO

Depois de falar a respeito do Citroën DS3 por ocasião da sua apresentação há dois meses, usei-o durante uma semana, suficiente para confirmar o que já havia dito e observar mais pontos. Um deles é que quem não quiser chamar a atenção não deve comprar um. Cabeças se viram para ele, nos semáforos motoristas curiosos fazem as perguntas mais diversas, moradores do prédio onde moro querendo sabar que carro é aquele. Há muito eu não via isso. De fato, seu desenho é muito interessante, tem personalidade marcante.

Andar com o DS3 por aí, como se diz, dá enorme satisfação. Como acelera, como é ágil no trânsito! E depois de dirigir vários carros ultimamente com chave de presença e botão de partida, como é bom pegar a velha chave, introduzi-la no interruptor de ignição/partida e girá-la para acionar o motor de arranque. Pode ser coisa antiga, "de velho", mas é como prefiro. Certas "mudernidades" são inúteis.

É mais um carro em que o compromisso da calibração da suspensão é ideal, firme como se espera mas sem apresentar desconforto ao rodar pelo nosso piso miserável. Porém é algo rumorosa, percebe-se seu funcionamento. Particularmente não me incomoda, mas há quem não goste.

Como ocorre com a maioria dos carros de duas portas, puxar o cinto para atá-lo requer certa habilidade. Descobri que fica mais fácil puxá-lo por baixo do braço do que "caçá-lo" por cima. No fim já era um ato automático. É que bancos! O corpo encaixa perfeito, mas sem exageros de formas ou que dificulte o entrar e sair. Qualquer um encontra a posição de dirigir que mais agrada graças ao ajuste de altura e distância dos bancos, o mesmo para o pequeno volante de 363 mm de diâmetro. O apoio de pé tem inclinação lateral perfeita, voltada para a perna.

Tive oportuidade de fazer uma pequena viagem a Campinas e na estrada ele também está no seu elemento. O controle automático de velocidade é do tipo observado no Chrysler 300C, em que primeiro se escolhe a velocidade para depois ativar o controle, o que facilita usá-lo. O uso fácil compensa a dificuldade de encontrar o comando, uma vez que ele fica escondido atrás do raio esquerdo do volante. Mas depois que se decora o lugar dos botões, vai bem. No mesmo comando está o ajuste do limitador de velocidade, recurso cada vez mais útil em tempo de "campanha de faturamento" da prefeitura paulistana

Consome pouco combustível, o computador de bordo acusava com consistência 1 litro por 14,5~14,8 km, isso em ritmo de viagem de 125 km/h pelo GPS e usando o ar-condicionado. Na cidade, sempre ao redor de 1 L/9~9,5 km, variando em função do tráfego e saboreando umas arrancadas fortes de vez em quando. Coisa mesmo do trinômio motor pequeno-turbocompressor-injeçãodireta. O que o carro ganha velocidade rápido nesta faixa de velocidade de viagem é surpreendente. O baixo Cx 0,31 ajuda É mesmo um motor admirável, esse 1600 THP turbo de 165 cv. Em qualquer rotação e marcha é acelerar para dar um salto para frente. Pula-se uma marcha e o motor nem sente.

A seta tem o esquema das três piscadas e desliga que vem sendo cada vez mais aplicado, caso do novo Gol, muito útil (sim, uso seta, mas só quando é preciso). O conta-giros cujo ponteiro está na vertical a 6.000 rpm é outra atenção para com o motorista. A leitura dele e do velocímetro (com numeração por dezenas e centenas ímpares, gosto) é imediata, mas bem que poderiam ter lluminacão vermelha em vez de branca.

Outro auxílio útil é indicador de subir marcha exibido no instrumento da direita. Quando pode ser trocada para consumir menos, aparece o número da marcha seguinte e uma seta apontando para cima. Até eu me vali dele depois de um pedágio, em que não passei a sexta (a quinta por sí só já é bem longa, 3.000 rpm a 120 km/h).

Os espelhos externos incluem repetidoras dos indicadores de direção e são rebatíveis eletricamente, tanto por comando interno quanto automaticamete ao trancar o veículo pelo comando a distância. Estando parado e notar uma fila de motos se aproximando pelo "corredor", poder recolher os espelhos é uma tranqüilidade. E, claro, ambos são convexos, que deveria ser obrigatório pelo maior campo de visão nos dois lados proporcionado, fator de segurança no trânsito indiscutível.

Um pequeno vídeo dirigindo-o à noite:

Este novo Citroën vale mesmo a pena.
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... o-uso.html

Re: Avaliação DS3 - Best Cars / N.A.

Enviado: 30 Jul 2012, 19:18
por feLIpEnOVe
ciro nolasco escreveu:bom dia atodos,acabei de comprar um ds3 branco, o carro é fantastico,anda muito,parece um kart no asfalto!0 a 100 em 7.5,e cola ponteiro rapido!vou postar fotos! abc
Lamento informar. Mas você é alvo da minha inveja... kkkkk