Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Zeppelin
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Melhorando a rampa de casa - Projeto

Mensagem por Zeppelin »

Como inúmeras vezes citei que meu C4 raspa na rampa do meu prédio, resolvi solucionar ou pelo menos amenizar o problema fazendo as devidas alterações na rampa.
Como sou engenheiro civil, fiz uma sequência do projeto mostrando em fotos, vídeos e em autocad a situação atual dos 2 níveis da rampa. Em seguida a solução do enchimento a ser realizado.

Primeiro nivel da rampa:

Fotos e vídeo:
Imagem
Imagem

Tirando inclinação no autocad:
Imagem

Situação atual no autocad:
Imagem

Enchimento projetado:
Imagem

Reparem nas fotos e na seção do autocad que já foi feito um enchimento antigamente. Este enchimento foi feito com uma geometria triangular, o que não é a forma ideal. No caso funcionou para o Civic, mas o meu C4 com Eibach raspa bem neste enchimento.
No caso desta rampa, basta fazer o enchimento conformando o ângulo entre a rampa original e o enchimento antigo. O ideal é fazer este enchimento em formato côncavo com uma curvatura bem suave.

Segundo nivel da rampa:

Fotos e vídeo:
Imagem
Imagem

Video:

Tirando inclinação da rampa no autocad:
Imagem

Situação atual no autocad:
Imagem

Enchimento projetado:
Imagem

Nesta rampa também já foi feito um enchimento para um Vectra e novamente na forma triangular.
Meu C4 raspa na parte inferior da rampa, mas se eu simplesmente fazer um prolongamento da rampa na parte inferior, acontecerá como na rampa anterior e a frente do carro raspará no enchimento. Portanto deve ser feito um enchimento maior que o anterior pegando tanto a parte superior qnto a inferior. Novamente o ideal é uma curvatura suave para melhor conformação da rampa com o piso da garagem.

Para quem quiser fazer uma melhoria de rampa, o primeiro passo é tirar fotos o mais próximo possível do piso para poder se tirar a inclinação da rampa. Depois tem que fazer as medidas do carro: altura e comprimento da parte da frente e entre eixos (de preferencia na própria rampa com a pessoa na frente).
Com isso pode ser imprimir a foto e fazer um croqui das 2 rodas e a frente em escala, recortar e "brincar de carrinho" até achar a rampa ideal.
Caso alguém tenha dificuldade em desenhar na escala, poste fotos e as medidas aqui que assim que eu puder coloco no autocad.

Abs.
Editado pela última vez por Zeppelin em 22 Jun 2012, 23:13, em um total de 1 vez.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem
viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

Zeppelin
Membros

Re: Melhorando a rampa de casa - Projeto

Mensagem por Zeppelin »

Espero poder acompanhar o pedreiro e registro aqui os passos e materiais utilizados.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

Show de bola as projeções e as explicações ! Aqui em casa eu tenho problema com a rampa tb, mas é pq a rua é uma descida e tem um caimento muito grande nas laterais, então nao adianta aliviar a rampa, pois o carro pega da mesma maneira. Mas aqui eu posso entrar e sair bem de lado, já vc nao tinha outra saida mesmo.
BMW 120i

Zeppelin
Membros

Mensagem por Zeppelin »

Vlw, espero que ajude alguém. O problema é qndo é como na casa do meu irmão que tem revestimento, aí fica mais caro.

Olha Serginho, quase sempre dá para melhorar. Só se não tiver espaço e a geometria da rampa já estar otimizada.
Imagem

serginhoarnoud
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por serginhoarnoud »

Zeppelin escreveu:Vlw, espero que ajude alguém. O problema é qndo é como na casa do meu irmão que tem revestimento, aí fica mais caro.

Olha Serginho, quase sempre dá para melhorar. Só se não tiver espaço e a geometria da rampa já estar otimizada.
Com certeza, com a reforma, eu vou tirar todos os basaltos e recolocar, ai vou refazer a rampa mais pra traz, seguindo essa sua dica de concavidade, pra chegar na rua já quase sem caimento, ficando só a "rampa" que é de escoamento dos paralelepipedos.
BMW 120i

kneotti
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por kneotti »

Legal...

Aquele esquema que te passei, só livraria a subida. tinha esquecido da descida....rsrssr
Imagem

Cartola FC do C4Clube [ viewtopic.php?f=28&t=14826 ]

Lucas Menezes
Membros

Mensagem por Lucas Menezes »

Nuu o meu raspa muito mais que isso na rampa aqui de casa!
Povo na rua até fica olhando quando o carro desce....

Zeppelin
Membros

Mensagem por Zeppelin »

Lucas Menezes escreveu:Nuu o meu raspa muito mais que isso na rampa aqui de casa!
Povo na rua até fica olhando quando o carro desce....
Vc trocou as molas ou é original? Se vc quize melhorar sua rampa, agora vc já sabe como. Se precisar de ajuda, tire uma foto e poste aqui.

Lucas, criei um tópico para fazer um encontro qui em BH. Se interessar, clique no link da minha assinatura e poste lá no tópico.

Abs.
Imagem

VETE ERRE
Membros
Estado: DF

Mensagem por VETE ERRE »

O meu daqui uns dias, depois das esportivas vai raspar é o meio do carro na garagem da frente aqui em caso, só vai rolar de estacionar nos fundos ¬¬

felipeacarvalho84
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por felipeacarvalho84 »

Cara, peguei o meu C4 hj e aconteceu o que eu temia: a frente pega na rampa aqui de casa.
Aqui eu entro de ré, o punto que eu tinha não pegava, o C4 pegou. Vou tentar entender direito estas explicações do Zeppelin, pra ver se eu consigo resolver o problema. Pensei em comprar ou mandar fazer uma peça de madeira ou ferro pra ver se resolve, será que dá?
Abraços

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”