Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Ivan Lima
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Grand Picasso

Câmbio não reduz

Mensagem por Ivan Lima »

Não sei se isto já foi discutido aqui. Se foi peço a gentileza de unir os tópicos.

Tenho uma Grand C4. O câmbio não apresenta nenhum dos problemas relatados aqui (trancos, travamento, modo de emergência), ao contrário do AL4 que tive em uma Xsara Picasso anterior.

Porém, uma característica está me intrignado:

Quando inicio uma subida íngreme na segunda marcha (pode ser qualquer uma, em rua ou mesmo estacionamentos), o câmbio não reduz automaticamente para a primeira ao perder velocidade. Ele chega a um ponto que o carro "para" e não consegue avançar.

Somente continua a subir quando reduzo, via comando manual (borboleta) para a primeira. Não indica nenhuma anomalia no câmbio, não dá tranco, nada. Da mesma forma, se coloco a alavanca em "N" e depois recoloco no "D", o câmbio inicia na primeira marcha.

Em nenhuma outra condição o câmbio dá qualquer tipo de problema.

Em tempo: Comprei o carro usado.

Alguém tem ideia do que possa ser?

Deste já agradeço as sugestões.

Abraços a todos,

Ivan Lima

eduardoapena
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Câmbio não reduz

Mensagem por eduardoapena »

Esse comportamento não é normal, deveria entrar a primeira marcha. Nem se você em baixa velocidade acelerar forte a primeira não entra?

O meu carro veio com uma configuração do câmbio onde a primeira marcha quase nunca entrava. Mesmo em baixa velocidade ele só ficava na segunda, mas acelerando forte a primeira entrava. Numa revisão reclamei da lentidão do câmbio e uma outra versão foi colocada e hoje a primeira marcha entra com mais frequência.

Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Ivan,
Nem usando o kickdown (pisando tudo no acelerador, como disse o eduardoapena) o câmbio não reduz?
Meu irmão teve um problema semelhante no xsara hatch dele, o kickdown só funcionava em subidas... no plano só reduzia marchas em velocidades excessivamente baixas, não adiantava nada acelerar.

O defeito era o sensor de velocidade (que pra falar a verdade eu nem sei onde fica). Nosso mecânico tinha um usado de Scenic, colocou no carro e voltou ao normal.

Vale a pena dar uma passadinha na concessionária também para descobrir se o software do carro está atualizado.

Ivan Lima
Membros

Mensagem por Ivan Lima »

Valeu pelas respostas pessoal,

Realmente, o kick down está funcionando normalmente. É só pisar fundo que o câmbio reduz. Mas, exclusivamente nas subidas, e da 2ª para a 1ª, o câmbio não está reduzindo.

Devo levar o carro semana que vem para ver a programação do câmbio. Acredito que seja aprogramação, pois está mais ou menos como o carro do eduardoapena, com a 1ª marcha quase nunca entrando em reduzidas.

Mais uma vez, valeu pelas dicas.

Abraços a todos,

Ivan Lima

ROBSON-PALLAS
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por ROBSON-PALLAS »

AMIGO O MEU CAMBIO DEU UNS TRANCOS PORÉM TROCAVA DE MARCHA SOZINHO O MEU PROBLEMA ERA O COXINHO DO MOTOR TINHA ESTOURADO GASTEI 450,00 E RESOLVEU FIQUEM ESPERTO

PROBLEMAS COM O CAMBIO AUTOMATICO

MUITASSSS VEZES RESOLVE COM O TELECARREGAMENTO (REALIZADO NA CONCESSIONARIA) TEORICAMENTE NÃO PODE SER COBRADO -->> ISSO É APENAS A ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE/PROGRAMA QUE GERENCIA O CAMBIO AUTOMATICO.
-> NO MEU CASO RESOLVEU E NAO TIVE DESPESAS COM CAMBIO...

-> COXINHO DO MOTOR ESTOURA ( O CARRO COMEÇA DAR TRANCO P/ TROCA DE MARCHA NO CAMBIO AUTOMATIC ) SOLUÇÃO TROCA DO COXINHO PREÇO + - 450,00 E ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE/PROGRAMA DO CAMBIO ( TELECARREGAMENTO TERMO UTILIZADO PELO PESSOAL DAS CONC. CITROEN )
ROBSON-PALLAS

Ivan Lima
Membros

Mensagem por Ivan Lima »

Atualizando o tópico:

Levei o carro ontem (21/09) na concessionária para o telecarregamento.

O rapaz que me atendeu disse que tanto o câmbio quanto a injeção estavam com os programas desatualizados.

O fato é que o carro ficou bem mais esperto, sem perder força nas subidas, seja em que marcha for.

Destaco também o atendimento da Concessionária Versailles, aqui em Botafogo (RJ). Foram muito atenciosos, e o serviço não levou mais de 15 minutos. E não foi cobrado - como é o certo.

Abraços a todos

Ivan Lima

Elkronner
Membros
Estado: PB
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por Elkronner »

Tenho um duvida, procurei e nao achei topicos novos com essa duvida.

tem como colocar o cambio borboleta do Grand C4 nos nossos C4 Hatches?

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS
Veiculo: Outros

Mensagem por rodrigo cardozo »

Ivan Lima escreveu:Atualizando o tópico:

Levei o carro ontem (21/09) na concessionária para o telecarregamento.

O rapaz que me atendeu disse que tanto o câmbio quanto a injeção estavam com os programas desatualizados.

O fato é que o carro ficou bem mais esperto, sem perder força nas subidas, seja em que marcha for.

Destaco também o atendimento da Concessionária Versailles, aqui em Botafogo (RJ). Foram muito atenciosos, e o serviço não levou mais de 15 minutos. E não foi cobrado - como é o certo.

Abraços a todos

Ivan Lima
Parceiro, fiz todos os telecarregamentos que saíram desde 2010 (se não me engano, foram 3), e, comigo junto, nenhum levou menos de 40-50min... Quando fiz caixa+injeção, levou mais de hora...

Saliento isto, pois em 15min, o processo pode não ter se "completado"... É mais um alerta, pois como falei, acompanhei todos os meus processos e, quando um deles interrompeu, o mecânico teve de refazê-lo desde o início...
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”