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CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 10 Jul 2012, 22:14
por keke
galera, meu volante nao para de puxar pra um lado e pra outro...
sera q o problema eh cambagem ????
se sim, quais os angulos corretos de fabrica de cambagem para o c4?
abracos
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 09:13
por RodVTS98
Amigo,
O C4 não possui ajuste de cambagem em sua suspensão. Sendo assim, caso o problema seja de cambagem (deverá verificar em máquina de alinhamento específica), o problema estará nos amortecedores q podem estar empenados. Se for isso, apenas trocando os amortecedores.
Porém, fique de olho! Leve em um alinhador de confiança, pois se chegar com essa dúvida em um trambiqueiro, ele vai fazer vc gastar em amortecedores novos sem necessidade. E, aconselho levar num alinhador q possua a máquina computadorizada. Lá eles puxam os parâmetros do veículo e comparsm com a medição. Fica mais fácil de vc ver quais são os parâmetros de fábrica e aqueles que seu carro está apresentando.
Abraço e boa sorte,
Rodrigo.
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 11:56
por keke
rodvts,
primeiramente , obrigado pela ajuda...
mas, acredito nao ser os amortecedores pq troquei recentemente os originais por outros preparados para trabalhar com as molas eibach . O problema eh meio q no volante mesmo, tipo parece q tem vida propria, pq ele nao para de se movimentar para um lado e para o outro...
pode ser tb q seja algo relacionado a caixa de direcao, mas queria alguma ajuda para saber mais ou menos oq eh o problema ...
abracao
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 18:42
por Lincão
Boa tarde keke,
Antes de você trocar os amortecedores o problema já ocorria? Começou logo depois da troca? Como estão os seus pneus? Qual o aro da sua roda e a medida dos seus pneus?
Pergunto da medida da roda e dos pneus porque depois que eu substituí as rodas originais de 15’’ pelas atacamas de 18’’, a direção ficou muito mais sensível com as imperfeições da rua, por exemplo, quando temos alguma canaleta ou imperfeição na pista o carro parece tender a “cair” mais facilmente nestas imperfeições, como se estivesse num trilho. Sabe quando há um “rasgo” na rua na mesma direção em que os carros seguem? Nesses casos meu carro simplesmente entra como se realmente fosse um trilho, o que é um comportamento “normal” dada à largura do pneu.
Recentemente fiz a manutenção da minha suspensão e também tive que trocar a caixa de direção.
A troca da caixa foi mais por recomendação do mecânico (de confiança, várias pessoas aqui do C4C levam o carro no mesmo local) do que por algum problema.
Meu carro tinha um “problema” de trepidação forte dos 120km/h-130km/h e eu achava que era balanceamento e/ou problema nos pneus, mas depois da troca da caixa o problema praticamente sumiu (ainda existe, mas 90% menos intenso), ou seja, agora sim é problema de balanceamento e antes era culpa da caixa de direção que estava com folga (digamos que uma das rodas estava “bamba”, causando a trepidação).
Outros sintomas de problema na caixa de direção são:
- folga na direção: você vira o volante e há uma folga entre o ângulo que você vira para a resposta nas rodas;
- barulho: quando você faz uma curva onde o asfalto possui ondulações dá pra escutar um “tec tec” vindo do volante.
Uma última observação que pode parecer básica e estúpida, mas nestas ocasiões a rua/estrada pela qual você dirigia estava com ventos laterais (mesmo que fracos)? Isso foi outra coisa que eu reparei depois que troquei as rodas e que ficou ainda mais perceptível agora que troquei as molas...dá pra sentir o vento lateral querendo puxar o carro com muito mais facilidade.
Amanhã vou busca meu carro no mecânico e pergunto pra ele o que mais pode ser. Volto aqui caso tenha alguma novidade...
Sei que não ajudei muito, mas vamos filosofando....vai que dá “aquele estalo”...rsrsrsrs
[]’s
Lincão!
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 19:13
por techardware
Ola tudo bem?
O ajuste ideal de cambagem para o C4 é de -1º.
Meu carro tava a 0,75 e ainda marcava os pneus.
Abçs.
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 21:09
por keke
a medida dos meu pneus sao 225-45-r17 ...
mas velho, nao acredito q so pela medida ser um pouco mais larga q a original teria um efeito tao grande. Tipo, quando vou dar uma arrancada boa , nao tou sentindo mais o carro sob o meu controle...
quero muito resolver isso... vou ver o q acontece qdo for abrir o carro pra trocar a embreagem...
abracao
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 21:38
por kravitz
Dae Lincão, só por curiosidade, qto vc gastou pra arrumar/trocar a caixa de direção? E essa folga na caixa de direção não eh a mesma coisa que folga no setor? Abrass!
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 11 Jul 2012, 21:50
por Zeppelin
keke escreveu:a medida dos meu pneus sao 225-45-r17 ...
mas velho, nao acredito q so pela medida ser um pouco mais larga q a original teria um efeito tao grande. Tipo, quando vou dar uma arrancada boa , nao tou sentindo mais o carro sob o meu controle...
quero muito resolver isso... vou ver o q acontece qdo for abrir o carro pra trocar a embreagem...
abracao
Troquei meus pneus por 225x45 R18 e quase não percebi diferença com relação aos originais (215x55 R16), não acho que seja isto (ou só isto).
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 17 Jul 2012, 15:42
por Lincão
kravitz escreveu:Dae Lincão, só por curiosidade, qto vc gastou pra arrumar/trocar a caixa de direção?
A caixa "nova" (entre aspas porque ela não é nova-zero-bala, e sim recondicionada - já que uma nova custa R$5.000) foi R$990 + M. O. (que acabou entrando junto da M. O. da troca dos amortecedores, molas e cia).
kravitz escreveu:E essa folga na caixa de direção não eh a mesma coisa que folga no setor?
Folga no setor? Prazer, Lincoln....rsrsrsrs
Não faço idéia do que seria "folga no setor"...
[]'s
Re: CAMBAGEM ORIGINAL C4
Enviado: 18 Jul 2012, 01:14
por kravitz
Lincão escreveu:kravitz escreveu:Dae Lincão, só por curiosidade, qto vc gastou pra arrumar/trocar a caixa de direção?
A caixa "nova" (entre aspas porque ela não é nova-zero-bala, e sim recondicionada - já que uma nova custa R$5.000) foi R$990 + M. O. (que acabou entrando junto da M. O. da troca dos amortecedores, molas e cia).
kravitz escreveu:E essa folga na caixa de direção não eh a mesma coisa que folga no setor?
Folga no setor? Prazer, Lincoln....rsrsrsrs
Não faço idéia do que seria "folga no setor"...
[]'s
Hahahahaha pior que tbm não sabia oque era folga no setor, até o meu VTR anterior ter acusado isso. Ele dá a impressão de "direção solta", semelhante ao sintoma de qdo está com uma axial ou pivô ruim. Se levar num mecânico ele confere isso pra vc, só botar numa rampa ou elevacar, ai ele puxa e empurra várias vezes segurando na própria barrinha axial, e tu ouve um barulho de folga, metal no metal. O único encômodo disso é o barulho mesmo, qdo pega terreno acidentado, mas não prejudica em nada a estabilidade e a segurança do carro! :]
Abraço!