Página 1 de 1

Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 06 Mai 2009, 22:47
por Luigi
Daltro, na descrição do acidente que sofreu com o Subaru, você escreveu o seguinte :
tinha uma elevação na pista "uma raiz de arvore" e o carro 4x4 se comporta de maneira muito estranha .
Em conversa com proprietários de SUVs escutei que em estradas normais, quando chove, liga-se o 4x4 e o
carro cola no chão, etc.
O que significa um carro ter comportamento estranho na estrada, sendo 4x4 ? Com a nova cultura de SUVs,
muitos donos desses carros jamais usaram fora de cidades e boas estradas. Sempre acreditei que um Subaro
4x4 direto poderia ter mais estabilidade e segurança que qualquer outro carro com tração normal.
Gostaria da opinião dos amigos
Abs Luigi

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 06 Mai 2009, 23:11
por VTR2008
Acho que esse assunto podia ser movido pro OFF TOPIC.. já que o Assuntos Gerais é para Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.

Senão começa a virar bagunça! Abs

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 06 Mai 2009, 23:24
por Dec0 VTR
Existe uma diferença entre carros AWD (All wheel drive), que é o caso do Impreza WRX e os 4X4 (four wheel drive), que é o caso dos SUV.

Os carros 4x4 não são contruidos para rodar em estradas normais, em velocidades altas, de cruzeiro, com a tração 4x4 ligada, essa é uma função que usa-se apenas em terrenos de baixa aderencia e em velocidades baixas, tanto que em quase a totalidade dos casos, o SUV desativa sozinho a tração 4X4 quando ultrapassa certa velocidade e usando-se apenas a 4X2.

Já os carros AWD, rodam SEMPRE com a tração integral nas 4 rodas, em qlq velocidade, e não tem a opção 4X2 usada pela maioria dos Utilitários quando rodam em condicoes normais.



Os meandros técnicos e os porques disso eu não sei, mas se o colega do acidente pegou um desnivel grande na pista, em alta velocidade e no meio de uma curva, não faz nenhuma diferença a tração do carro, dependendo de como for vc perde o controle de qlq jeito.


Agora, que os carros AWD tem um controle mais estável em condicoes de baixa aderencia isso eles tem, como por exemplo o asfalto na chuva. Quando agente acelera algo que mantém tração com um solo de baixa aderencia, a tendencia do conjunto com as rodas patinando eh voltar ao trilho o qual estava seguindo, um carro com tracao simples soh faz isso com a parte da frente ou de tras, e por isso acaba por rodar, ou sair de frente ou de traseira... jah um carro AWD quando provocado dessa maneira manda todo o conjunto de volta pra trajetoria original, é por isso que por exemplo, pilotos de rally sempre fazem as curvas despejando a tracao do carro de maneira ativa, enquanto um piloto de stock car por exemplo, naum ganha nenhuma compensacao ao fazer a curva patinando, ou algo do tipo.

Sobre os SUVs, existem prós e contras, dificilmente vc vai ver um aquaplanar ou desgarrar em uma curva em condicoes de baixa aderencia por exemplo, isso deve-se pelo maior peso que o conjunto do carro (carro mais pesado) exerce sobre a area de contato dos 4 pneus com o chão, maior pressão significa um limite de atrito maior.... porém, a estabilidade de um carro desses é comprometida pela altura do carro (maior centro de gravidade), e pela suspensão de carater mais macio e oscilante.

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 06 Mai 2009, 23:25
por Dec0 VTR
Acho a questão aqui interessante, de carater cultural e geral em relacao a condução automotiva.... por enquanto vou deixando.

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 07 Mai 2009, 00:15
por Luigi
Obrigado Dec0 VTR

A sua ampla e bem informada resposta à minha dúvida, demonstra
o excelente nível de boa vontade para com os membros deste clube.
Abs
Luigi

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 07 Mai 2009, 14:44
por hacktek
Boa tarde a todos

Na época do acidente eu estava com o carro a uma semana, ainda nao estava acostumado em ele, e passei em uma grande elevação na pista, parecia mais um quebra molas (mas nao era), eu meio que saltei nesta elevação, a questão é que o carro estava tracionando no momento e quando ele tocou o solo foi como se ele me jogasse para o lado.

não senti deiferenca em do meu antigo 307 para o subaru andando na boa e com o subaru nunca andei em alta, acho que não passei de 120 com ele!

abraço a todos

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 07 Mai 2009, 17:33
por Dec0 VTR
O impreza wrx é caso ímpar de estabilidade, alem da tracao AWD, ele tb tem a distribuição em exatos 50% do peso para cada eixo... porém como disse o colega, tem situação que as vezes nada disso adianta.

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 07 Mai 2009, 22:01
por hacktek
deco... o meu nao era o wrx e sim o 2.0

o wrx é outro nivel e custa odobro!

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 08 Mai 2009, 18:26
por Dec0 VTR
hacktek escreveu:deco... o meu nao era o wrx e sim o 2.0

o wrx é outro nivel e custa odobro!

Mas continua com a traçao AWD e distribuiçao de peso em 50% o 2.0.

Re: Acidente com o Subaru 4x4

Enviado: 28 Jan 2015, 09:04
por paulomoc
Bom dia club!pois bem os carros possuem tecnologia para evitar pequenos erros e corrigidos normal que se sinta numa segurança meio Q falsa já Q esses carros mais altos e pesados exercem características de condução precisa.eh como as pessoas tem costume de dizer Q as caminho nestes andam melhor com peso atrás. Exatamente os veículos são testados com é sem peso porém se vc o incomoda nas curvas virando e corrigindo eles começam a fazer uma transferência de peso e o carro mais pesado essa massa começa a se desequilibrar. Possivelmente após a depressão na pista Q passou fez com Q o carro se incomodasse e o sistema precisa de tempo pra corrigir e se eu tento corrigir o sistema não terá a mesma performance. Meu vtr possui controle de estabilidade e em curvas mais fechadas ele acaba retirando as 4 rodas da trajetória e não deixa meu carro sair ou frente ou fundo Já Q entrei mais forte na curva o sistema ajuda muito mais não faz milagre se oq aconteceu com vc o sistema não ajudou eh pq a situação foi msm difícil.