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Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 09 Set 2012, 18:26
por kravitz
Pois bem, gostaria de saber se o pessoal, principalmente os que usam aros 17" (mas todos os demais podem colaborar) fazem o balanceamento com a roda fora do carro ou com a roda conectada no carro (local). Qdo eu usava flanges, fazia sempre local e ficava muito bom, quase imperceptível a vibração, apenas andando na faixa dos 120~125 km. Agora que uso rodas com offset 15, estou fazendo balanceamento fora, pois espero não perder o balanceamento qdo furar um pneu e precisar tirá-lo, por exemplo... Porém ninguém consegue acertar e treme mais do que com os flanges. Me recuso a continuar fazendo local, já que o carro não tem nenhuma adaptação! Troquei os pneus tbm, botei mais largos, 225/45/17 NEXEN N3000 e antes usava os TOYO DRB 215/50/17. Será que pode ser o modelo ou tamanho do pneu? Alguém passa ou passou por isso?
Abraço!
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 09 Set 2012, 23:23
por Zeppelin
Roda 18" original, faço fora do carro e só tive problemas após rodízio por ter rodado muito com as rodas empenadas. Depois disto, sem problemas.
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 10 Set 2012, 00:28
por kravitz
Zeppelin escreveu:Roda 18" original, faço fora do carro e só tive problemas após rodízio por ter rodado muito com as rodas empenadas. Depois disto, sem problemas.
E não trepida nadinha fazendo fora?
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 10 Set 2012, 01:52
por VTRPOA
Pô rapá! Já te falei pessoalmente umas 5x. Mas vou falar publicamente assim talvez vc leve fé...
Todos os carros que já tive com rodas plug n´ play, sempre pegaram balanceamento sendo feito com a roda fora. Inclusive a M3 com o cubo rápido. NUNCA tive problema com nenhum deles, assim como nos 2 VTR´s.
Sempre tive dor de cabeça quando utilizei as flanges, sejam as 5x100 ou 4x100 no ex VTR, ou nos espaçadores que usava no turbo com motor central. Daí sim, só melhoravam com a roda montada, quando feito fora ficava uma bost.
Balanceamento nada mais é do que compensar com chumbo algum excesso nas rodas/pneus a fim de resolver a área que tem desigualdade de peso ou mesmo uma má distribuição de massas no conjunto pneu e aro para com esse equilíbrio a roda não ficar desbalanceada. Refletindo principalmente no volante (não descartando em alguns casos bancos, laterais, etc).
A roda sendo 0km, é bastante improvável que tenha algum defeito de fabricação (ter um pouco mais de material na construção em determinado ponto), porém não impossível.
O pneu, nada influencia se é mais largo, mais fino, maior ou menor aro, fabricante (exceto os remould) ou país de fabricação.
Pode sim o mesmo ter caído em um buraco e deformado a estrutura interna, não necessariamente sendo visível.
Resumindo, as causas mais prováveis de não pegar balanceamento com as rodas fora são:
1) Incompetência do cara que está fazendo
2) Pneus deformados
3) Rodas amassadas
4) Defeito de fabricação da roda ou do pneu com maior composto em determinada área (bem improvável).
Caros amigos do clube, postem relatos diferentes ao citado acima para acalmar o coração angustiado do Kravitz. rs
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 10 Set 2012, 08:17
por kravitz
Pois eh, sei que tu já me disse um milhão de vezes, mas como é que 3 pessoas diferentes não conseguiram fazer o balanceamento? Então isso não pode ser normal... Já estou cogitando até problema de rolamentos danificados, devido ao barulho que está dando nas rodas. Isso pode explicar esse mistério... Enquanto isso, vou observar os relatos.
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 10 Set 2012, 11:57
por rodrigo cardozo
Balanceamento é um assunto chato p/mim... Sei o que o kravitz está passando...
Concordo com o VTRPOA, mas acrescentaria o que mais me incomodou neste quesito..., Máquinas desreguladas e/ou sem manutenção... Não tem jeito, se a máquina estiver desregulada (ou desbalanceada...) não tem como acertar a aferição... Isto, claro, considerando que o vivente é bom no que faz, seleciona o modelo de roda certo, tamanho, etc..
Kravitz, pede p/ técnico fazer o balanceamento e tentar acertar até o "Fine" da máquina, que mede diferenças inferiores a 5gr, quem sabe resolve.
Boa Sorte! (para constar, a única vez que fiz no C4, foi na Toulon quando ainda estavam montando a oficina (comigo do lado), ficou perfeito. O carro tinha vindo com o balanceamento ruim de fábrica...
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 10 Set 2012, 17:11
por kravitz
rodrigo cardozo escreveu:Balanceamento é um assunto chato p/mim... Sei o que o kravitz está passando...
Concordo com o VTRPOA, mas acrescentaria o que mais me incomodou neste quesito..., Máquinas desreguladas e/ou sem manutenção... Não tem jeito, se a máquina estiver desregulada (ou desbalanceada...) não tem como acertar a aferição... Isto, claro, considerando que o vivente é bom no que faz, seleciona o modelo de roda certo, tamanho, etc..
Kravitz, pede p/ técnico fazer o balanceamento e tentar acertar até o "Fine" da máquina, que mede diferenças inferiores a 5gr, quem sabe resolve.
Boa Sorte! (para constar, a única vez que fiz no C4, foi na Toulon quando ainda estavam montando a oficina (comigo do lado), ficou perfeito. O carro tinha vindo com o balanceamento ruim de fábrica...
Pois é Rodrigo, vou esperar pra olhar os rolamentos semana que vem e inspecionar a caixa de direção. Se houver folga em algum deles, possivelmente não terei a trepidação sanada!
Abraço!
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 10 Set 2012, 18:06
por VTRPOA
rodrigo cardozo escreveu:Balanceamento é um assunto chato p/mim... Sei o que o kravitz está passando...
Concordo com o VTRPOA, mas acrescentaria o que mais me incomodou neste quesito..., Máquinas desreguladas e/ou sem manutenção... Não tem jeito, se a máquina estiver desregulada (ou desbalanceada...) não tem como acertar a aferição... Isto, claro, considerando que o vivente é bom no que faz, seleciona o modelo de roda certo, tamanho, etc..
Kravitz, pede p/ técnico fazer o balanceamento e tentar acertar até o "Fine" da máquina, que mede diferenças inferiores a 5gr, quem sabe resolve.
Boa Sorte! (para constar, a única vez que fiz no C4, foi na Toulon quando ainda estavam montando a oficina (comigo do lado), ficou perfeito. O carro tinha vindo com o balanceamento ruim de fábrica...
Concordo plenamente contigo Rodrigo, as máquinas desbalanceadas somado ao fator humano (inserindo dados errados) é fogo. As máquinas dependendo do local podem estar bem fora mesmo, mas em outros lugares que estão constantemente sendo utilizadas, presume-se que estão bem aferidas (até mesmo porque o índice de reclamação ou retorno por seguir trepidando é quase zero). Porém no caso do carro dele, três lugares diferentes e todos bem conceituados falharem é dose.
Folgas na caixa de direção, trizeta descentralizada ou rolamentos ´vencidos´, todos iriam mostrar seus defeitos característicos desde baixíssima velocidade (ou até parado) e continuando a qualquer velocidade.
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 11 Set 2012, 09:42
por LRossi
Brother, eu tinha um problema bem parecido no meu 206... tava complicado de acertar o balanceamento até que meu véio indicou uma loja (Águia Pneus, na Ipiranga, vindo sentido puc - centro fica uma quadra antes da silva só), fui lá e os caras resolveram o pepino.
Desde então só faço lá, geometria, balanceamento, tive até que fazer no VTR um serviço no eixo e os caras gabaritaram! O próprio filho do dono é quem recepciona os carros e fiquei impressionado com a qualidade do serviço... de repente vale a pena dar um pulo lá e trocar uma idéia com os caras, fala a real e vê o que eles te dizem.
Abs
Re: Como vocês fazem o balanceamento? Fora ou local?
Enviado: 11 Set 2012, 10:16
por kravitz
LRossi escreveu:Brother, eu tinha um problema bem parecido no meu 206... tava complicado de acertar o balanceamento até que meu véio indicou uma loja (Águia Pneus, na Ipiranga, vindo sentido puc - centro fica uma quadra antes da silva só), fui lá e os caras resolveram o pepino.
Desde então só faço lá, geometria, balanceamento, tive até que fazer no VTR um serviço no eixo e os caras gabaritaram! O próprio filho do dono é quem recepciona os carros e fiquei impressionado com a qualidade do serviço... de repente vale a pena dar um pulo lá e trocar uma idéia com os caras, fala a real e vê o que eles te dizem.
Abs
Pow LRossi, valeu pela dica. Vou dar uma passada la semana que vem e tirar uma febre com a galera lá. Já to apelando ateh pra igreja universal, pra fazer um "descarrego" hehehehe
Abraço!