Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
matheoscp
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

duvida...

Mensagem por matheoscp »

bom,
primeiramente queria saber se alguem ai sabe a rotação ideal pra trocar de marcha quando eu quiser dirigir esportivamente o VTR...
2- se o carro tem controle de tração pq ele canta pneu? e em qual situação esse controle vai funcionar, uma vez que nao temos neve????
3-as vezes quando eu chego em um quebra bola e tal, preciso reduzir pra uns 15, 20 por hora pra passar....ai se eu coloco segunda marcha, o carro nao desenvolve rapido, pq fica em baixa rotação, e se eu tento por primeira, nao entra..(isso quando eu quero retomar a velocidade rapido).
alguem sabe alguma dica pra essa situação?

4- qual a calibragem recomendada pelo fabricando quando o carro estiver com carga baixa? no meu carro aparece em bar, sei la...fiquei com receio de simplesmente ir no google e procurar um tranformador de unidade...

5- percebi que mta gente coloca gasolina podium no carro, essa gasolina é da petrobras neh? porem pq todo posto da petrobras que eu vejo so tem aquela aditivada chamada supra? essa é boa tbem? e ja me falaram que gasolina aditivada é pior que a comum pq estraga o cilindro por ter mta substancia sei la, alguma coisa do tipo...
eai? tem podium ainda?essa supra é boa? qualquer aditivada é boa?

bom por emqunato eh so
vlww ae aos que ajudarem :D

MarcoVTS
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Re: duvida...

Mensagem por MarcoVTS »

matheoscp escreveu:bom,
primeiramente queria saber se alguem ai sabe a rotação ideal pra trocar de marcha quando eu quiser dirigir esportivamente o VTR... (para vc saber a rotação ideal para trocar a marcha do seu carro vc teria que passa-lo em um dinamometro pq alí gera-se um grafico que pode lhe dar a rotação ideal, mas pelo que já li a rotação ideal é de 6500rpm em média)
2- se o carro tem controle de tração pq ele canta pneu? e em qual situação esse controle vai funcionar, uma vez que nao temos neve???? (será que o seu ESP não está desligado? Pq o meu não acontece isso com o ESP acionado)
3-as vezes quando eu chego em um quebra bola e tal, preciso reduzir pra uns 15, 20 por hora pra passar....ai se eu coloco segunda marcha, o carro nao desenvolve rapido, pq fica em baixa rotação, e se eu tento por primeira, nao entra..(isso quando eu quero retomar a velocidade rapido). alguem sabe alguma dica pra essa situação? (O câmbio do C4 é muito longo se não me engano nas primeiras marchas e por isso ele demora a desenvolver mesmo)
4- qual a calibragem recomendada pelo fabricando quando o carro estiver com carga baixa? no meu carro aparece em bar, sei la...fiquei com receio de simplesmente ir no google e procurar um tranformador de unidade... (Quanto a pressão do pneu é relativo no meu VTS que tem o sensor no pneu ele fica em 34libras, mas o meu aro é 17).
5- percebi que mta gente coloca gasolina podium no carro, essa gasolina é da petrobras neh? porem pq todo posto da petrobras que eu vejo so tem aquela aditivada chamada supra? essa é boa tbem? e ja me falaram que gasolina aditivada é pior que a comum pq estraga o cilindro por ter mta substancia sei la, alguma coisa do tipo...
eai? tem podium ainda?essa supra é boa? qualquer aditivada é boa? A podium é a gasolina que tem a maior octanagem vendida no Brasil. Ela é mais pura e com isso reduz o aparecimento de sujeira no inteior do motor como TBI, coletor, bicos etc. A gasolina normal e aditivada eu não recomendo, pois são mais fáceis de serem adulteradas e contem um maior número de impurezas tb.

bom por emqunato eh so
Imagem
*****EX - C4 VTS 180CV*****
Imagem

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

So um detalhe o ESP tanto no VTR como no VTS mesmo desligado volta automaticamente apos os 60km/h ou seja nao e possivel desliga-lo efetivamente.
abs!

viperboyrs
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por viperboyrs »

primeiramente queria saber se alguem ai sabe a rotação ideal pra trocar de marcha quando eu quiser dirigir esportivamente o VTR...
2- se o carro tem controle de tração pq ele canta pneu? e em qual situação esse controle vai funcionar, uma vez que nao temos neve????
3-as vezes quando eu chego em um quebra bola e tal, preciso reduzir pra uns 15, 20 por hora pra passar....ai se eu coloco segunda marcha, o carro nao desenvolve rapido, pq fica em baixa rotação, e se eu tento por primeira, nao entra..(isso quando eu quero retomar a velocidade rapido).

4- qual a calibragem recomendada pelo fabricando quando o carro estiver com carga baixa? no meu carro aparece em bar, sei la...fiquei com receio de simplesmente ir no google e procurar um tranformador de unidade...

bom por emqunato eh so
Vamo la
1) Se tu ker dirigir ele esportivamente (ou seja sentando o sarrafo), tera ir tentando ateh descobrir qual o melhor desempenho, ou colocar num dinamometro... se ker andar na manha... troca ateh 3000 rpm q ele fica bem economico ( +ou- 8~8,5 km/l)

2)ele canta pneu se tu arranca com um giro relativamente alto, mas ele naum permanece cantando pneu... fica por pouco tempo...o controle de traçao ajuda tambem a manter a estabilidade quando se entra chutado em alguma curva um pouco mais fechada, aliado ao sistema de controle de instabilidade soh se perde o controle do carro se for muito maneta ou se entrar muito...mas muuuuiiittooo rapido mesmo na curva... acredite... eu jah tentei ;]

3)eh pq as marchas saum longas mesmo (como disso o amigo ae)

4) cara, isso tem na porta do motorista, qdo tu abre tem em BAR, e nos calibradores (digitais pelo menos), tem um botaum q da a diferença... o meu apesar de ter roda 17" eu uso o que manda de fabrica... q se naum me engano eh 33 e 35 libras (frente e tras respectivamente)

5) o IDEAL eh sempre andar de podium pela octagem melhor da gasolina, o carro desenvolve mais e rende mais tambem, porem, eu como todo bom chinelaum, naum tenho grana pra ficar colocando podium todas as vezes, entaum coloco a cada 2 tanques de gasolina supra (aditivada) eu coloco 1 de podium...
mas se possivel coloca a podium q faz toda a diferença... se naum... vai de supra mesmo q kebra um gaio bom =]

axo q era isso...
se falei bobagi o boldfinger vai corrigir-me ae =]

abraços
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais

"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks

marcusthedriver
Membros
Estado: SP

Mensagem por marcusthedriver »

viperboyrs escreveu:

bom por emqunato eh so
Vamo la
1) Se tu ker dirigir ele esportivamente (ou seja sentando o sarrafo), tera ir tentando ateh descobrir qual o melhor desempenho, ou colocar num dinamometro... se ker andar na manha... troca ateh 3000 rpm q ele fica bem economico ( +ou- 8~8,5 km/l)

2)ele canta pneu se tu arranca com um giro relativamente alto, mas ele naum permanece cantando pneu... fica por pouco tempo...o controle de traçao ajuda tambem a manter a estabilidade quando se entra chutado em alguma curva um pouco mais fechada, aliado ao sistema de controle de instabilidade soh se perde o controle do carro se for muito maneta ou se entrar muito...mas muuuuiiittooo rapido mesmo na curva... acredite... eu jah tentei ;]

3)eh pq as marchas saum longas mesmo (como disso o amigo ae)

4) cara, isso tem na porta do motorista, qdo tu abre tem em BAR, e nos calibradores (digitais pelo menos), tem um botaum q da a diferença... o meu apesar de ter roda 17" eu uso o que manda de fabrica... q se naum me engano eh 33 e 35 libras (frente e tras respectivamente)

5) o IDEAL eh sempre andar de podium pela octagem melhor da gasolina, o carro desenvolve mais e rende mais tambem, porem, eu como todo bom chinelaum, naum tenho grana pra ficar colocando podium todas as vezes, entaum coloco a cada 2 tanques de gasolina supra (aditivada) eu coloco 1 de podium...
mas se possivel coloca a podium q faz toda a diferença... se naum... vai de supra mesmo q kebra um gaio bom =]

axo q era isso...
se falei bobagi o boldfinger vai corrigir-me ae =]

abraços
Quanto a essa questão da gasolina... Compensa mesmo por a podium?? to usando a V-Power da Shell... to gostando... mas Podium eh de f... 3 conto o litro gente!! dá alguma diferença no desempenho??
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

bom por emqunato eh so
1- A rotação ideal para troca de marchas e modo ESPORTIVO está em torno de 10% acima da RPM onde se encontra a potência máxima do motor. Se o seu motor tem potência máxima à 6.000rpm, troque as marchas à 6.600rpm. Esta "folga" a mais é para compensar a queda de rotação que naturalmente temos durante o tempo para o engate das próximas marchas, de forma a que a rotação de entrada da próxima marcha seja próxima do momento de maior torque do motor. Essa receita é boa, mas não é soberana! Ou seja, faça testes no seu VTR. Siga a receita e veja a rotação em que entra a próxima marcha. Se ela estiver na marca da rotação de maior torque, está certo!

2- Com o controle de tração, seu carro não deveria cantar pneu. Aquelas pequenas cantadas, acho que é normal... assim como aquelas pequenas cantadas quando vc soca o pé no freio e o ABS entra em funcionamento!... No VTR, vc pode desligar o ESP, mas ele entra em funcionamento automaticamente. No VTS, vc pode desligar permanentemente se quiser;

3- Como o motor é 16V, a curva de torque em baixa rotação é um pouco prejudicada. Sendo assim, tem que recorrer à 1a. marcha. Porém, quando o carro está rolando (entre 10 e 20km/h), vc não consegue engatar a 1a. Somente pisando na embreagem e deslocando a alavanca para engatá-la, não dá certo. Isto, porque a sincronização do câmbio fica prejudicada e, normalmente, você não consegue engatar somente assim. O que vc deve fazer? Quando o carro está rolando entre 10 e 20km/h, você já saiu da lombada (ou quebra mola, como queira), pise na embreagem até o fundo, desloque a alavanca em direção à primeira marcha e, ao mesmo tempo, pise no acelerador apenas para elevar a rotação de forma a sincronizar o câmbio com o motor. Eleve a rotação para algo em torno de 3.000 ~ 4.000rpm. Isto já deve ser suficiente para sincronizar o câmbio e daí é só continuar o movimento de engate da primeira marcha. Ela deveria entrar;

4- Com relação à calibragem, não sei te informar. Porém, além de procurar aqui no fórum (pois acredito que já existem tópicos falando sobre isso), uma transformação de psi para bar pode ser feita pelo google. Sem problemas. Acho que funciona numa boa! Porém, siga a pressão especificada no manual!

5- Sobre gasolina... Pódium! É difícil achar às vezes, pois é uma gasolina que não é vendida muito, então tem muito posto BR que não comercializa, dado o custo alto e a depreciação do produto nas bombas. Mas, com certeza vc deve encontrar em algum BR de sua cidade. Se não achar, estão dizendo que a V-Power Racing da Shell também é muito boa. Não no mesmo nível da Pódium, mas próximo! As gasolinas normais e aditivadas, não são boas. À médio-longo prazo, seu carro vai apresentar outros problemas, infelizmente! E... eu já fiz essa conta várias vezes! A diferença entre colocar uma gasolina normal ou aditivada para a Pódium é de cerca de R$ 20 a R$ 30 por tanque. Não acho que seja nenhuma fortuna e o benefício em custo de mannutenção e desempenho é compensador!

Abração,
Rodrigo.
Editado pela última vez por RodVTS98 em 18 Mai 2009, 11:20, em um total de 1 vez.

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

Rod tem certeza que da pra desligar o ESP no VTS??? coloquei isso pq o Bora me falou que nao tem como,ele ja andou com VTS e conhece bem citroen...
abs!

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

R1C4 escreveu:Rod tem certeza que da pra desligar o ESP no VTS??? coloquei isso pq o Bora me falou que nao tem como,ele ja andou com VTS e conhece bem citroen...
abs!
Mestre Rica!! Tudo bom!?

Então, eu só não vou te afirmar agora com a EXTREMA das certezas absolutas... hehehhehe..., porque infelizmente ainda não andei com o meu que está guardadinho lá em casa aí no Brasil!... hhehehe.... Mas, as materías que já li a respeito dizem que somente no VTS é possível desligar o ESP.

Talvez, o MarcoVTS possa nos dar essa certeza que me falta no momento. Ele já está andando com o dele há alguns meses, então acredito que ele possa falar com mais propriedade que eu!

Abração!
Rodrigo.

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

Ehehehehe de boa!!!
So falei isso pq no aniversario do Johnny essa ultima sexta feira exatamente esse assunto do ESP apareceu na mesa, e ao que parece carros como o A3 antigo mesmo o 180 tb religa automaticamente...
abs!!!

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

hehehehhe... tranqüílo!!!....

Então, vcs tbém tiveram uma sessão "Quiz" no aniver do Johnny! Pô... tô perdendo eventos importantíssimos, caçamba...!!! heheheheh...

Dizem as matérias que SIM, porém a voz da experiência fala mais alto, então acho que o MarcoVTS pode nos tirar essa dúvida cruel!... hehehhe..

Abração!

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”