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tiago orlando
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Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por tiago orlando »

Boa noite galera, sempre tive uma duvida e até hj ninguém soube me responde...
se adaptar 2 canos de escape em meu c4, ajudaria em desempenho, consumo, etc???
Quais os pontos positivos e negativos?
Fico no aguardo, abços
Tiago Orlando
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RodVTS98
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por RodVTS98 »

Tiago, vou tentar responder da forma mais completa e simples.

Seu carro original depende de uma determinada quantidade de contra pressão no escapamento. Essa contra pressão vem do diâmetro, comprimento e formato das peças que compõe o escapamento. Com essa contra pressão e a programação da sua central de injeção original, seu carro consegue desenvolver um determinado torque e uma determinada potência, conforme dados da fábrica.

Quando alteramos o escapamento, alteramos essa contra pressão e com isso, mesmo com os ajustes automáticos da injeção eletrônica, seu escapamento que fica bem mais aberto, tende a diminuir o torque e, eventualmente, ganhar alguns cavalos potência. Aí vc diz: "Ótimo..., quero ganhar potência!"... Mas, o que acontece é que vc ganha potência no final da rotação (por volta das 6000rpm) e perde torque desde a mais baixa rotação até o ponto de pico (que em um motor 16v está por volta das 4000rpm). Ou seja, perde-se muito em baixa e ganha-se muito pouco em alta rotação. Ou seja, teu carro fica pior que original!

Em uma mudança de escapamento, apenas, perde-se! É necessário mexer em programação dancentral e, muitas vezes, em mais coisas para conseguir um melhor resultado que o original e valer a pena a troca do escapamento.

Espero que eu tenha conseguido explicar de uma forma que ficou claro e te ajude na sua decisão.

Abraço,
Rodrigo.
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vagnerflorindo
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por vagnerflorindo »

RodVTS98 escreveu:Tiago, vou tentar responder da forma mais completa e simples.

Seu carro original depende de uma determinada quantidade de contra pressão no escapamento. Essa contra pressão vem do diâmetro, comprimento e formato das peças que compõe o escapamento. Com essa contra pressão e a programação da sua central de injeção original, seu carro consegue desenvolver um determinado torque e uma determinada potência, conforme dados da fábrica.

Quando alteramos o escapamento, alteramos essa contra pressão e com isso, mesmo com os ajustes automáticos da injeção eletrônica, seu escapamento que fica bem mais aberto, tende a diminuir o torque e, eventualmente, ganhar alguns cavalos potência. Aí vc diz: "Ótimo..., quero ganhar potência!"... Mas, o que acontece é que vc ganha potência no final da rotação (por volta das 6000rpm) e perde torque desde a mais baixa rotação até o ponto de pico (que em um motor 16v está por volta das 4000rpm). Ou seja, perde-se muito em baixa e ganha-se muito pouco em alta rotação. Ou seja, teu carro fica pior que original!

Em uma mudança de escapamento, apenas, perde-se! É necessário mexer em programação dancentral e, muitas vezes, em mais coisas para conseguir um melhor resultado que o original e valer a pena a troca do escapamento.

Espero que eu tenha conseguido explicar de uma forma que ficou claro e te ajude na sua decisão.

Abraço,
Rodrigo.
RodVTS98, será que só remapeando a injeção eletrônica (chipando) não resolve?

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RodVTS98
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por RodVTS98 »

Vagner,

Eu creio que consiga melhorar um pouco, mas nada que fique perfeito. O carro vai funcionar certinho etc, mas vai ficar xoxo de saída. Se vc só acelerasse em pista, poderia ser legal, mas como 99% das pessoas dirige em cidade, o carro fica barulhento, dando a impressão que ficou mais fote, mas é só psicológico.

Tem que nexer na admissão, bicos maiores, comandos, cabeçote... Enfim.. Tem que buscar fazer ele respirar mais pra poder aumentar a saída de gases. Senão vc vai experimentar esse efeito de carro xoxo.

Abraço,
Rodrigo.
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por Kbelooooo »

Acho que não é bem assim...
Já andei em vários carros que apenas com a mudança do escape melhoraram bastante sem comprometer o torque em baixa nem o conforto ao dirigir.

Bom, em questão de escape o que mais funciona é o coletor dimensionado, apenas aumentar escape realmente não vai dar muita diferença. Outra coisa que muda o carro, deixa ele mais solto, é a retirada do catalisador.

Se puder fazer tudo, melhor e claro que o ganho vai ser maior com um reprogramação, que eu indicaria uma piggyback ou então uma IE programável pq esses chips que vem de brinde em salgadinho não faz muita diferença.
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vagnerflorindo
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por vagnerflorindo »

Bom não sou um expert no assunto mas acho que se mexer na admissão + escape o carro fica melhor e não perde em nada.

Também não tenho coragem de colocar chip no meu carro, tem várias lojas que se dizem saber reprogramar com seus dinamômetros roubando mas não sabem nada, ECU é coisa seria, depois de modificada nunca mais fica stock e é um componente muito caro. Já vi alguns vídeos de alguns membros que chiparam e estão andando ate menos que o meu stock.

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RodVTS98
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por RodVTS98 »

Devem existir alguns poucos carros que a fábrica apenas coloca um escape restritivo por causa de barulho e emissões, e o carro fica mais amarrado do que com um escape bem projetado e programação de ECU original..., mas atualmente, eu desconheço qual carro está assim.

Via de regra, hj em dia, as fábricas conseguem otimizar bem seus ajustes nesses sentidos, com softwares que simulam tudo e que determinam diametro de escape, formato do escape e coletores, etc. Para realmente ganhar algo nos carros mais modernos, é preciso fazer muito. Só jogar um abafador no fim da linha ao invés de um silencioso (que é o que a maioria faz), só vai te aumentar o barulho e deixar o carro mais lento de saída.

Abraços,
Rodrigo.
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por Kbelooooo »

RodVTS98 escreveu:Devem existir alguns poucos carros que a fábrica apenas coloca um escape restritivo por causa de barulho e emissões, e o carro fica mais amarrado do que com um escape bem projetado e programação de ECU original..., mas atualmente, eu desconheço qual carro está assim.

Via de regra, hj em dia, as fábricas conseguem otimizar bem seus ajustes nesses sentidos, com softwares que simulam tudo e que determinam diametro de escape, formato do escape e coletores, etc. Para realmente ganhar algo nos carros mais modernos, é preciso fazer muito. Só jogar um abafador no fim da linha ao invés de um silencioso (que é o que a maioria faz), só vai te aumentar o barulho e deixar o carro mais lento de saída.

Abraços,
Rodrigo.
Sim, neste caso tem razão, apenas trocar o abafador final não muda NADA.
Eu falo de fazer o escape TODO. O problema que temos é que mesmo com muito projeto na criação das peças, as fábricas precisam pensar também em consumo, ruído, conforto ao dirigir e etc.
E todos sabemos que pra tirar mais potência do carro temos que abrir mão do resto, por isso que temos ganhos ao mudar o escape e/ou admissão.
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por RodVTS98 »

Kbelooooo escreveu:
RodVTS98 escreveu:Devem existir alguns poucos carros que a fábrica apenas coloca um escape restritivo por causa de barulho e emissões, e o carro fica mais amarrado do que com um escape bem projetado e programação de ECU original..., mas atualmente, eu desconheço qual carro está assim.

Via de regra, hj em dia, as fábricas conseguem otimizar bem seus ajustes nesses sentidos, com softwares que simulam tudo e que determinam diametro de escape, formato do escape e coletores, etc. Para realmente ganhar algo nos carros mais modernos, é preciso fazer muito. Só jogar um abafador no fim da linha ao invés de um silencioso (que é o que a maioria faz), só vai te aumentar o barulho e deixar o carro mais lento de saída.

Abraços,
Rodrigo.
Sim, neste caso tem razão, apenas trocar o abafador final não muda NADA.
Eu falo de fazer o escape TODO. O problema que temos é que mesmo com muito projeto na criação das peças, as fábricas precisam pensar também em consumo, ruído, conforto ao dirigir e etc.
E todos sabemos que pra tirar mais potência do carro temos que abrir mão do resto, por isso que temos ganhos ao mudar o escape e/ou admissão.
O que vc está dizendo é certo, mas está considerando a troca desde o coletor de escape (colocando um 4x1, ou um 4x2x1), canos o mais retos possível ou com as partes soldadas ao invés de dobradas para evitar o estrangulamento nas curvas, uma ou no máximo duas peças na linha para não restringir etc.. Isso tudo mantendo o diâmetro dos tubos ou aumentando apenas uma medida, porque se aumentar demais também causa o problema de perda de contra pressão e consequente torque em baixa rpm.

Enfim, é importante ressaltar isso, porque a grande maioria das pessoas pensa na troca de silenciosos por abafodores e fala que trocou o escapamento! Só faz barulho!

Abraço,
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Re: Escape ajuda no desempenho do carro?

Mensagem por Kbelooooo »

Verdade, é que tem muita gente que considera a troca do abafador como escape feito. Hahahahaha
Pra mim , escape feito é escape feito de VERDADE.
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