Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
JohnZaccardi
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

AL4 Manco.... 1a pra 2a marcha... Buraco negro na potencia.

Mensagem por JohnZaccardi »

Boa tarde meus amigos...

Uma coisa que sempre me chamou atenção de forma negativa no meu C4 equipado com AL4 é o gap de potencia monstruoso que existe da primeira pra 2a marcha e algumas situações.

Quando voce esta andando em Drive, de 1a marcha, ele logo coloca a 2a para um rodar suave.. a 2a marcha entra por volta de 18, 20km/h, se nao me engano... neste momento, se voce precisa realizar uma ultrapassagem de emergencia, ou de potencia por algum motivo, voce enfia o pé no acelerador até o fim de curso e ele reduz para 1a marcha novamente, gritando e fazendo o carro arrancar com mta força, indo até 50km/h, e ai então passando para a 2a marcha, no corte. Perfeito! O problema é que isso só funciona até +ou- 30km/h...

Se voce estiver em 2a marcha, a 32km/h por exemplo (salvo engano) e enfiar o pé no acelerador... surpresaaa... a 1a marcha NAO ENTRA e nao entra nem no Tip Tronic se nao me engano... o carro parece um 1.0 manco e sofre para chegar até perto de 3500rpm, só ai o conversor de torque parece que engrena e o carro deslancha um pouco mais... é um absurdo....

As vezes entro atras de caminhoes, em uma subida por exemplo, tenho que ja colocar no TIPTronic e segurar o carro na 1a marcha, pq se ele passar para a 2a marcha e eu precisar de potencia eu vou ficar na mao. Ja passei perrengues em algumas situações que chegaram a ser perigosas... pé atolado no assoalho e o carro mais lerdo que 1.0.

Se a 1a marcha vai até 50km/h porque quando eu enfio o pé no acelerador de 2a marcha a 35km/h, ele nao entra!? A 2a marcha entra a 105km/h, que é o corte em qualquer situação, gritando a altos 5000 giros caso voce precise...

Tem alguma coisa haver com o lock do conversor de torque que só entra da 2a pra frente?

voces sentem este problema tambem?!

Uma programação nao resolveria?

Enfim... é isso. Valeu! Abs.
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA

JohnZaccardi
Membros

Re: AL4 Manco.... 1a pra 2a marcha... Buraco negro na potenc

Analisando novamente voltando pra casa hoje notei os seguintes números.

Com o pé embaixo a 1 marcha passa para a 2a a 57/60km/h.

Com o TipTronic eh possível reduzir abaixo de 40km/h.
Com o carro em 2a, soh reduz para a 1a marcha com o kickdown abaixo de 35km/h. Bem ruim isso. O kickdown deveria ser considerado emergência e dar toda a potência.

Agora... Pq a 1 marcha nao entra com o carro a 40/50 eu nao entendo.

Em um carro manual a 2a marcha tem bastante desenvoltura a 40km/h. No AT 4 marchas faz mta falta.

Nao vejo a hora de testar o 308 THP :)

Citroen comendo mosca. C4 nao deve estar vendendo nada agora.
308 Feline com teto Cielo, LED, ESP, 6 airbags por 65... (com AT8)

THP deve aparecer por 72. Caro, mas pelo que oferece.
Abs

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Algumas observações

A distância de escalonamento da 1ª para 2ª é grande como dá para ver pelas velocidades, 55/105 km/h, a rotação cairia quase para a metade se não fosse a "patinância" do conversor de torque.

Não entrar 1ª no kickdown a 40km/h foi opção dos engenheiros que (espero...) tenham testado e verificado que era mais rápido prosseguir em segunda do que reduzir.
Reduzir primeira aos 50 km/h (ou próximo disso) já acho que é desvantagem para acelerar só 5km e já passar marcha de novo.

Gosto da minha boa e velha Xsara Break nesse ponto, que apesar do câmbio ZF "burro", a regulagem do kickdown é no cabo e dá para deixar ao gosto do freguês. Há, 1ª é mais longa e estica até 70km/h ;-) O C4, que tem motor mais forte e mais esperto em baixa, podia ter a primeira um pouquinho mais longa também.

Quando meu C4 chegou, o atraso no kickdown para 1ª era assustador e chegava a criar situações de perigo. Depois da primeira atualização de soft ele ficou rápido, esperto mesmo. Tenho medo de atualizar para a versão atual (que reduz espontaneamente aos 9 como era no início e não mais aos 19) e o câmbio ficar lento de novo nessas ocasiões.

Hoje em dia, já mais íntimo do carro, essas indecisões entre 2ª e 1ª não me incomodam mais. E olha que pego caminhão lerdo na subida em estrada simples, dia sim e outro também, na volta da escola da minha filha. Ultrapasso sem sustos em 1ª ou 2ª, no drive mesmo.

O C3 da patroa é lento até hoje e dá uma vacilada feia no kickdown para primeira. Não dá para confiar...

O AT8 é um AL4 com melhorias no conversor. Não muda muta coisa.

Não fique tão triste com seu AL4 que tem outros câmbios hoje em dia mais lentos ou indecisos.

No Tiptronic o conversor patina bem menos que no Drive.

Já passou da hora da Citroen oferecer o C4 com o 1.6 thp com o Aisin 6 marchas... ou pelo menos colocar o câmbio novo no motor 2.0 velho mesmo que não ia fazer feio....
Lembrando que a 6ª marcha é overdrive, o que conta para desempenho são as 5 marchas.

JohnZaccardi
Membros

Fala Arr, blz?

Sem duvida, o escalonamento é muito grande.... uma pena esse motor com apenas 4 marchas... já fui empurrado por POLO... pé no assoalho 70km/h e o Polinho grudado em mim... zuado.

É... espero que tenha sido decisão dos engenheiros, mas eu tenho qse ctz que com o Kickdown seria mais rápido.. precisaria cronometrar...
Não se esqueça que foram os mesmos “engenheiros” que colocaram os amortecedores de 'palio' na traseira do C4.... e ainda acho que falta uma barra de torção na dianteira pra tirar de vez o 'molejo' (putz.. lembrei da banda de pagode, aff, rs)

Eu mudaria o escalonamento tambem desse cambio.. mas é o que temos para hoje, rs..
Só nao sei se alogando mais a 1a marcha perderia a saída, que é muito boa e forte.

Putz... estou com medo dessa nova atualização ai... a minha é a 2.0.5 se não me engano, que é a que reduz de 2ª pra 1ª a 17/18 km/h se não me engano. Lembro que o carro melhorou MUITO depois dessa atualização. Vou deixar o carro na CCS essa semana pra revisão dos 20k e vou perguntar como é a atualização, dependendo do que o cara falar vou pedir pra NÃO instalar.

Não passo mais sustos também com essa falta da redução, porém em alguns momentos sei que vou ter que esperar atrás do caminhão, situações essas que, se estivesse de 1ª marcha, seria facil realizar a ultrapassagem.

Não fico triste com o AL4 não. é um cambio que tem seus problemas, mas os outros câmbios por ai são MUITO piores... aff. Nós que somos muito exigentes... maioria do povo pega o que for e nem sabe qtas marchas tem nem nada. Ignorance is a bliss, rs.

Se o AL4 tivesse 5 ou 6 marchas eu estaria MUITO satisfeito. Esse motor 2.0 é muito bom.. só que perde mto com esse cambio.
Daqui 1 aninho eu vendo meu querido C4 e pego um PUG THP semi-novo, rs.

Valeu! Abs

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Pois então...
A Xsara com a 1ª longa é meio letárgica nas saidas de farol até uns 10-15km/h. Qualquer carrinho pula na frente nos primeiros metros, mas quando o pessoal tá passando para segunda a "Xsaurona" some na frente.
Entretanto quando se precisa de retomadas em situações como essas do caminhão ela é muito esperta. Aos 40km/h entra 1ª que estica que é uma beleza.
Nesse ponto tem uma diferença importante em relação aos câmbios mais modernos. Na hora que afunda o pé, o acelerador (a cabo) continua acelerando durante o kickdown, é como se queimasse um pouquinho a embreagem num carro manual.
No C4 a eletrônica desativa o acelerador durante a troca. É coisa de microsegundo, mas faz diferença.

Quanto a primeira marcha ser mais longa, a Xsaura tem o motor (138cv) com comando fixo, só deslancha mesmo depois dos 3500rpm.
O C4 com comando variável é MUITO mais forte já aos 2000 rpm, por isso acho que ficaria bom com o escalonamento da Xsara. Ia perder pouca coisa nos primeiros 10 metros, mas em retomadas de trás do caminhão entre 30-70km/h ficaria mais rápido, justamente no espaço onde hoje a 1ª fica curta e a 2ª ainda é muito longa.

Em tempo: Os limites na xsara são os seguintes:
1ª 70 km/h
2ª 120
3ª 160
4ª ... só Deus sabe...

Repare que apesar da diferença entre 1ª e 2ª ser aproximadamente os mesmos 50km/h como no C4, percentualmente essa diferença é menor.

JohnZaccardi
Membros

"Xsaura" aahahahaha. mto bom!

É... talvez ficasse bom mesmo...
Meu sonho seria mexer nesses parametros em algum menu do carro.

Alguem ja se aventurou por esses lados? rs

Abs

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”