-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
Câmbio VTR
Amigos, tenho meu carro a pouco tempo, achei um excelente carro, já que gosto de acelerar um pouco.
Mas uma coisa me deixou um pouco desanimado com o modelo, o câmbio.
Viajo bastante pela Rod. dos Bandeirantes e direto tem uns engraçadinhos querendo colar, e já que não sou de deixar queto começo a acelerar também. Acelerando com uma Mercedes C 180 CGI e me deparo com um câmbio diferente do que o motor suporta. Esta lado a lado com a C 180 até os 209 km/h, depois o carro simplesmente "morreu" e lá se foi a Mercedes :( O carro foi morrendo até os 220 km/h e parou!
Agora lhes pergunto, tem algum tipo de limitador no câmbio ou ele é horrível mesmo?
Na minha opinião tem dois tipos, aquele câmbio que suporta o motor e não deixa o motor sair de giro na última marcha e outro que não aguenta e o motor fica pedindo outro!
Duvido que se o VTR tivesse um câmbio de 6 marchas ou um câmbio mais longo não conseguiria uns 230 km/h.
Venho de um Brava HGT 1.8 16v, o VTR anda mais que ela até os 200 km/h. O HGT chegava aos 230 na boa.
Mas uma coisa me deixou um pouco desanimado com o modelo, o câmbio.
Viajo bastante pela Rod. dos Bandeirantes e direto tem uns engraçadinhos querendo colar, e já que não sou de deixar queto começo a acelerar também. Acelerando com uma Mercedes C 180 CGI e me deparo com um câmbio diferente do que o motor suporta. Esta lado a lado com a C 180 até os 209 km/h, depois o carro simplesmente "morreu" e lá se foi a Mercedes :( O carro foi morrendo até os 220 km/h e parou!
Agora lhes pergunto, tem algum tipo de limitador no câmbio ou ele é horrível mesmo?
Na minha opinião tem dois tipos, aquele câmbio que suporta o motor e não deixa o motor sair de giro na última marcha e outro que não aguenta e o motor fica pedindo outro!
Duvido que se o VTR tivesse um câmbio de 6 marchas ou um câmbio mais longo não conseguiria uns 230 km/h.
Venho de um Brava HGT 1.8 16v, o VTR anda mais que ela até os 200 km/h. O HGT chegava aos 230 na boa.
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Câmbio VTR
Existe uma lenda entre os fabricantes nacionais que o brasileiro gosta de câmbio curto. Pro brasileiro o carro tem passar lombada em 3ª marcha e na estrada andar em 5ª sem pedir reduzidas em subidas ou ultrapassagens. Se precisar baixar marchas o carro "é fraco"...
O resultado é que a maioria dos carros vendidos aqui têm seu diferencial encurtado em 15% na média em relação aos seus correspondentes no exterior.
Não tenho certeza se o VTR vendido aqui foi encurtado em relação aos vendidos na Europa, mas acho que foi. Ele gira aos 3500rpm aos 120km/h não é? Isso daria a velocidade máxima declarada pela Citroen de 207km/h bem proxima ao pico de potência aos 6.000rpm.
Quanto a velocidade máxima no velocímetro é preciso considerar que nos carros da PSA a margem de erro é bem pequena, sempre uns 2 a 3 km/h sem variar muito com o aumento da velocidade.
Em carros da Fiat que tive essa diferença passava fácil dos 10%.
Agora, sem querer ser chato e dar lição de moral, mas ficar fazendo pega na Bandeirantes...
O resultado é que a maioria dos carros vendidos aqui têm seu diferencial encurtado em 15% na média em relação aos seus correspondentes no exterior.
Não tenho certeza se o VTR vendido aqui foi encurtado em relação aos vendidos na Europa, mas acho que foi. Ele gira aos 3500rpm aos 120km/h não é? Isso daria a velocidade máxima declarada pela Citroen de 207km/h bem proxima ao pico de potência aos 6.000rpm.
Quanto a velocidade máxima no velocímetro é preciso considerar que nos carros da PSA a margem de erro é bem pequena, sempre uns 2 a 3 km/h sem variar muito com o aumento da velocidade.
Em carros da Fiat que tive essa diferença passava fácil dos 10%.
Agora, sem querer ser chato e dar lição de moral, mas ficar fazendo pega na Bandeirantes...
- Kbelooooo
- Membros
- Estado: RS
Olha cara, verdade foi intensional o cambio curto, para dar uma tocada um pouco mais esportiva para o carro.
Assim ele fica bem esperto em retomadas, fica bom pra fazer curva é bem legal de tocar no marcha a marcha. Mas não posso deixar de concordar que falta uma sexta marcha, podia continuar assim curto mas com umas sexta marcha.
Mesmo assim não acho o câmbio horrível, acho bem bom até.
Não dou lição de moral pq também gosto de acelerar.
Assim ele fica bem esperto em retomadas, fica bom pra fazer curva é bem legal de tocar no marcha a marcha. Mas não posso deixar de concordar que falta uma sexta marcha, podia continuar assim curto mas com umas sexta marcha.
Mesmo assim não acho o câmbio horrível, acho bem bom até.
Não dou lição de moral pq também gosto de acelerar.

- VTR2008
- Moderador
- Contato:
Não acho horrível um câmbio pq limita um pouco a velocidade final...é simplesmente ridículo ficar dando velocidade final! Prazer se tem em acelerar e fazer curvas!
Quase impossível você encontrar um autódromo que você consiga passar de 200km/h com o VTR! E mesmo assim é muito melhor fazer um track day do que ficar dando velocidade final no carro em auto estrada!
PrefiroMIL VEZES que o VTR tivesse um aceleração melhor e só chegasse a 180km/h do que chegar a 207km/h REAL e fazer 0-100 na casa do 10segundos ou 9 segundos alto! Muito melhor um carro experto que de um pouco menos de final do que um MANCO que de 230km/h!
Quase impossível você encontrar um autódromo que você consiga passar de 200km/h com o VTR! E mesmo assim é muito melhor fazer um track day do que ficar dando velocidade final no carro em auto estrada!
PrefiroMIL VEZES que o VTR tivesse um aceleração melhor e só chegasse a 180km/h do que chegar a 207km/h REAL e fazer 0-100 na casa do 10segundos ou 9 segundos alto! Muito melhor um carro experto que de um pouco menos de final do que um MANCO que de 230km/h!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
- Kbelooooo
- Membros
hahahahahavagnerflorindo escreveu:Amigos, felizmente nem todos tem o mesmo tipo de mentalidade, queria lembrar alguns de vocês que o assunto do tópico é o Câmbio do VTR, conforme o título, não quero saber se é melhor fazer um track day ou correr em rodovias.
Na minha opinião o carro tem que ter um bom conjunto, uma boa aceleração e uma boa velocidade final, fazer de 0 a 100 km/h em 8s e máxima de 180 km/h, aff!
VTR2008, compra um Chevrolet Volt então!
Verdade, também acho que foi exagero.
Por mais que também ache mais legal acelerar e fazer curve, andar rápido é bom também, uma sexta que deixasse chegar até uns 225˜230 seria bem suficiente.

-
- Membros
Isso aí Kabelão, seria legal mesmo, até serviria para economizar mais, imagina só vc à 120 km/h em sexta marcha.Kbelooooo escreveu:hahahahahavagnerflorindo escreveu:Amigos, felizmente nem todos tem o mesmo tipo de mentalidade, queria lembrar alguns de vocês que o assunto do tópico é o Câmbio do VTR, conforme o título, não quero saber se é melhor fazer um track day ou correr em rodovias.
Na minha opinião o carro tem que ter um bom conjunto, uma boa aceleração e uma boa velocidade final, fazer de 0 a 100 km/h em 8s e máxima de 180 km/h, aff!
VTR2008, compra um Chevrolet Volt então!
Verdade, também acho que foi exagero.
Por mais que também ache mais legal acelerar e fazer curve, andar rápido é bom também, uma sexta que deixasse chegar até uns 225˜230 seria bem suficiente.
- fmiglior
- Moderador
o que dizem é q os c4 que vieram pra cá usa um diferencial mais curto que os de fora.
lembro que o RodsVTS me disse uma vez q o VTS dele na estrada a 120 fazia quase 14km/l já que o giro ficava mais baixo q nos vtr q fica a quase 4.000rpm
concordo com o VTR2008! e tirando algumas estradas q são retas intermináveis , as demais tem bastante curvas, aclives e declives. e nessas situações quem sabe tocar bem os C4, acompanha carros bem superiores.
já andei de C180 CGI, o motor responde muito bem mas o cambio automático mata a esportividade, mas o carro a o que se propõem (conforto) é show, lembro q mostrei o VTR pro vendedor e nosso carro não deixa nada a desejar nos itens internos em relação a Mercedes.
Agora Vagner, vc já teve o Brava HGT, se tiver a 200km/h e tiver q freiar fazer uma manobra bruscas, prefere estar no brava ou no VTR? Quem é aqui de SP sabe a m***a que da quando um Astra 2.0 tenta acompanhar os C4 no mesmo ritmo.
lembro que o RodsVTS me disse uma vez q o VTS dele na estrada a 120 fazia quase 14km/l já que o giro ficava mais baixo q nos vtr q fica a quase 4.000rpm
concordo com o VTR2008! e tirando algumas estradas q são retas intermináveis , as demais tem bastante curvas, aclives e declives. e nessas situações quem sabe tocar bem os C4, acompanha carros bem superiores.
já andei de C180 CGI, o motor responde muito bem mas o cambio automático mata a esportividade, mas o carro a o que se propõem (conforto) é show, lembro q mostrei o VTR pro vendedor e nosso carro não deixa nada a desejar nos itens internos em relação a Mercedes.
Agora Vagner, vc já teve o Brava HGT, se tiver a 200km/h e tiver q freiar fazer uma manobra bruscas, prefere estar no brava ou no VTR? Quem é aqui de SP sabe a m***a que da quando um Astra 2.0 tenta acompanhar os C4 no mesmo ritmo.
EX C4 VTR
-
- Membros
Cara, como é a história? 120 km/h à 4000 rpm? Nunca prestei atenção, vou ver!fmiglior escreveu:o que dizem é q os c4 que vieram pra cá usa um diferencial mais curto que os de fora.
Você já pensou em trocar seu VTR por um C 180 CGI? Desistiu?
hehe Prefiro estar em um VTR claro.
Só uma dúvida, se o diferencial foi encurtado, o câmbio foi refeito completamente?
Lembro uma vez que estava nesta velocidade e o meu estava fazendo 14 km/l na podium, só não lembro o giro.
Nunca ouvi falar desta, o Astra não conseguiu frear e bateu?
- VTRPOA
- Membros
O cambio do VTR não é ruim, a mancada foi a ´tropicalização´ do diferencial encurtado nos que vieram ao Brasil. Por isso ele fica mais ´esperto´ em aceleração e retomada, porém fica sempre com giro a mais do que o necessário em velocidade cruzeiro e na final então, o motor é esgoelado.
Também sou de acelerar bem e brincar nos track days há mais de 10 anos com alguns carros diferentes neste tempo todo. Na minha modesta opinião o carro tem um conjunto legal, poderia ter mais motor? Poderia. Poderia ter uma 6a? Poderia. Mas colocando na balança o conjunto suspensão/freio/motor/transmissão/segurança em geral é bacana.
Também sou de acelerar bem e brincar nos track days há mais de 10 anos com alguns carros diferentes neste tempo todo. Na minha modesta opinião o carro tem um conjunto legal, poderia ter mais motor? Poderia. Poderia ter uma 6a? Poderia. Mas colocando na balança o conjunto suspensão/freio/motor/transmissão/segurança em geral é bacana.
VT[color=#FF0000]R[/color] Noir Obsidian, Aero, Xenon Direcional, Couro c/ aquecimento, K&N, Resolfen, Eibach Pro-Kit, Continental Extreme Contact, Mini Antena.
- fmiglior
- Moderador
Não isso nunca passou pela cabeça $$ hehe um amigo queria uma e fui junto fazer test drive, levei ele de VTR e enquanto o vendedor mostrava q a mercedes tem banco com aquecedor, esp, piloto automático, ar dual zone.... aquele sorrisinho no meu rosto (meu carro tem igual e não custou 100mil)vagnerflorindo escreveu: Cara, como é a história? 120 km/h à 4000 rpm? Nunca prestei atenção, vou ver!
Você já pensou em trocar seu VTR por um C 180 CGI? Desistiu?
hehe Prefiro estar em um VTR claro.
Só uma dúvida, se o diferencial foi encurtado, o câmbio foi refeito completamente?
Lembro uma vez que estava nesta velocidade e o meu estava fazendo 14 km/l na podium, só não lembro o giro.
Nunca ouvi falar desta, o Astra não conseguiu frear e bateu?
EX C4 VTR