Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Rodrigo Peres
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Primeira semana com C4 - Impressões e manutenção

Mensagem por Rodrigo Peres »

Pessoal,

Entrei recentemente no forum e li muitos tópicos referentes a alguns problemas que encontrei, referente a óleo de motor, amortecedores, freios e som.
Fazem 9 dias que peguei um C4 hatch 2.0 GLX, 09/10. O carro está com 55K rodados e externamente tudo muito bom, rodas originais de 16", sensor de estacionamento e pintura impecável.
No primeiro dia com o carro peguei alguns probleminhas... Vidro do passageiro da frente não sobe e nem desce através do comando do passageiro. Só funciona com o comando do motorista. A regulagem do retrovisor elétrica também não funciona para o lado direito, o que me faz pensar que algum chicote ou fiação deve estar com problemas. Coisa mínima de carro usado, vou focar nos outros itens que testei.
Nos primeiros kilometros achei o carro meio mole em curvas e em piso irregular, imaginei logo problemas com o amortecerdor. Os freios funcionavam muito bem, apesar da ocilada da frente quando precisava parar totalmente em velocidade. Achei estranho também a regulagem da marcha lenta, que faz o carro vibrar quando se está com o acelerador em "idle". Apesar do conta-giros marcar 800 RPM nessa situação o carro me pareceu desconfortável nesse quesito.
Ontem levei o carro para uma geral, a idéia era fazer a troca de óleo que já havia comprado o Mobil EcoPower 5w30. Como estava em uma oficina de amortecedores, levantamos o carro para olhar o estado geral, com foco em amortecedores e freios.
Assim que subimos o carro vimos um grande vazamento no amortecedor esquerdo dianteiro. Os amortecedores traseiros estavam "meia boca", então resolvi trocas os 4 pelo turbogas Cofap. Olhando as pastilhas e discos vi alguns desgastes nos discos, mas as pastilhas estavam em pessímo estado. Troquei os discos pelos Fremax ventilados, pastilhas TWR da Varga.
Haviam 3 rodas que estavam um pouco amassadas, foram colocadas no Ciborg e depois balacedadas.
Com o alinhamento feito peguei o carro dar uma volta... Meu feeling foi de ter outro carro nas mãos, não o que eu havia comprado.
Nas curvas e imperfeições de pista melhorou muito, o carro está rodando liso e sem aquelas ocilações chatas em freadas ou entradas de curvas. O freio ainda não está 100% eficiente, ainda preciso rodar um pouco para avaliar. Usei o fluido de freio Elf Dot4, sangramos no pedal e colocamos o líquido.
A troca de óleo reduziu um barulho que ouço na parte de baixo do carro, acredito que seja um parafuso que está faltando no protetor de carter, que faz com que ele vibre em altas rotações.
Enfim essa parte foi resolvida... Ainda estou com um problema que não encontrei solução na parte do sensor de estacionamento, mas essa posto em outro tópico.
Lendo o tópico sobre freios e amortecedores resolvi fazer as mudanças de cara, e percebo que fiz bom jogo. Se alguém estiver com problemas em amortecedores siga a dica do Cofap que é sucesso.
Estou avaliando ainda o consumo com o óleo que promete 4% em economia, em primeira instância em trajetos semelhantes estava com o consumo de 7.8 KM/L. Parace que hoje melhorou, vim para o trabalho e o CB mostrava consumo de 8.9KM/L. Detalhe : O carro pediu 5 litros de óleo para ficar com a marca em 1/4 para frente do mínimo. Vou precisar de mais um litro, acredito que seja por conta da troca do filtro de óleo.
Próxima mexida será na parte do motor, trocando a bomba e filtro de combustível, limpando corpo do acelerador e verificar atualizações de software.
Se precisarem informo onde troquei os amortecedores e freio, gostei da oficina, muito competente, é o segundo carro que levo lá e saio satisfeito.

Abraço!

Rodrigo Peres

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Re: Primeira semana com C4 - Impressões e manutenção

Mensagem por fmiglior »

para os comandos do vidro, recomendo desmontar eles, é facinho e de uma limpada nos contatos com alcool iso propilico, o meu quando peguei tb não funcionava o comando do retrovisor, uma limpada rápida desmontando e voltaram a funcionar normal.

carro vibrando em ponto motor, eu apostaria em coxim do motor.
EX C4 VTR

Rodrigo Peres
Membros

Vou levar o carro para dar uma olhada, mas estou para fazer limpeza nos bicos, trocar as velas por novas e bomba/filtro de combustível. Acho que esse trio vai resolver o problema.

feLIpEnOVe
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por feLIpEnOVe »

É automático seu carro?
Ótimo relato! Que DEUS o abençoe!

Rodrigo Peres
Membros

feLIpEnOVe escreveu:É automático seu carro?
Ótimo relato! Que DEUS o abençoe!
C4 Hatch manual

AndréLS
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por AndréLS »

O ADG atribui a vibração em idle devido ao corpo de borboleta sujo.

Em alta rotação, disse um consultor de css, que alguns carros têm ressonância do capô.

Rodrigo Peres
Membros

AndréLS escreveu:O ADG atribui a vibração em idle devido ao corpo de borboleta sujo.

Em alta rotação, disse um consultor de css, que alguns carros têm ressonância do capô.
Esse um dos trampos que falta fazer, dar uma geral nessa parte de injeção e limpeza do corpo.
A ressonância que percebo vem da parte de baixo e isso faz um barulhão dentro do carro.
Mas vou levar na CSS até para ver se tem atualizações de software e já mando fazer isso.
Hoje vim para o trampo com o carro e que maravilha ficou apenas com uma troca de óleo, amortecedores e freios, parece outro carro fiquei muito satisfeito.

Valeu pela ajuda AndréLS.

Rodrigo Peres
Membros

Hoje medi o consumo de casa para o trabalho, trajeto dentro da cidade com tráfego pesado, 100% no ar-condicionado. O trajeto é em são paulo, entre o mandaqui e a lapa, tanque com gasolina comum de boa qualidade. Hatch GLX 2.0 manual.

Imagem
Editado pela última vez por Rodrigo Peres em 15 Dez 2012, 15:26, em um total de 1 vez.

kanove
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por kanove »

Rodrigo, quanto gastou nos amortecedores?
Bom relato, sucesso com o carro. Ate

Rodrigo Peres
Membros

kanove escreveu:Rodrigo, quanto gastou nos amortecedores?
Bom relato, sucesso com o carro. Ate
Cara vou dar uma olhada na nota pois não lembro, mas sei que paguei a metade do serviço que eles iam cobrar, pois acabei gastando mais fazendo o freio e tal.
Posto assim que pegar a nota.

Abraço!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”