Em maio de 1919 os primeiros Type A Torpedo começaram a sair da fábrica de Javel, em Paris. Mas foi em 1902 que, com apenas 24 anos, André Citroën fundou sua primeira empresa. O logotipo (duplo chevron), inspirado em cortes de engrenagens em "V" mantém-se até hoje.
Mas nem o revolucionário Traction Avant, idealizado por André Lefebvre, lançado em 1934, conseguiu salvar a montadora, então a maior da Europa, de uma crise mundial. A Michelin, principal credora, assumiu o controle da empresa e, um ano depois, André Citroën morreu.
Seu espírito inovador continuou vivo e em 1948 surge o 2CV, que ajudou a reerguer a França. Em 1955 foi a vez do DS. Também obras de Lefebvre, os dois, ao lado do Traction Avant, são os carros mais importantes da história da marca.

Foto 1: Tudo começou com ele: o Type A Torpedo, feito de 1919 a 1921, tinha versão única, para facilitar a produção. No total, acumulou mais de 24 mil exemplares.

Foto 2: A nomenclatura atual da Citroën, com a letra C e um número, não é nova, como provam os modelos C4 Roadster (na foto) e o C6G. Ambos foram produzidos entre 1928 e 1934.

Foto 3: Hoje comum, a tração dianteira era um desafio em 1934, quando o Traction Avant surgiu. Com chassi monobloco, o carro era muito mais baixo, leve e estável do que a média da época.

Foto4: 'Dechavô' (dir.) de 1950 ao lado de um modelo de 1966.
Na década de 70, a Peugeot foi gradativamente aumentando sua participação na Citroën até criar o Grupo PSA, que tem fábrica inclusive no Brasil. Em Porto Real (RJ) a Peugeot produz as linhas 206 e 207 e a Citroën, o C3 e a Picasso.
A Citroën se destaca também em competições. Em 2008, ganhou o quinto título seguido no mundial de rali.
Como parte das celebrações dos 90 anos, a marca atualizou seu símbolo.